Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

25.8.10

Rallye Histórico - Gymkhana MG

Rallye Histórico
Gymkhana MG

Goodyear Tire and Rubber Company

O que agrada mais o antigomobilista? É se divertir com seu carro. Essa é a proposta do rallye do MG Club do Brasil, chamado de Gymkhana MG. Trata-se de um rallye histórico de regularidade, que irá percorrer no dia 25 de setembro, algumas rodovias e terminando no famoso Campo de Provas da Gooddyear (um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo, situado na cidade paulista de Americana, com 382.000m2 de área). 

A pista onde será realizada a prova de slalon, tida como VDA – Vehicle Dynamics Area – ou área para testes dinâmicos de veículos em pista molhada –  tem um formato retangular, medidndo 380 metros de comprimento por 130 de largura, e pode ser inundada com um volume de água regulável, constante e uniforme de 1,5 mm a 12 mm, por um sofisticado conjunto hidráulico.

A prova de habilidade será composta das mais variadas manobras e em alguns níveis de severidade. Além do retão com 1.600 metros de extensão por 15 metros de largura, dotado de pavimentação de alta precisão (onde haverá prova de aceleração e frenagem de precisão - acceleration and braking tests), os participantes farão os dois grandes loops do circuito, sendo um deles com inclinação de 10 graus.

Os times certamente irão observar condições de oversteer (saída de traseira), understeer (saída de dianteira),  frenagens e acelerações. Haverá prova de slalon em piso com espelho d´água (simulação de chuva) e rodagem na pista de skid pad (circuito concêntrico com 90 metros de diâmetro, com a superfície da pista com asfalto de baixo coeficiente de atrito).

A gincana, ou como os ingleses chamam - Gymkhana - é uma sub-classe do rallye, ou um complemento do rallye (timed events over marked courses of varying complexities and tests different aspects of driver control, including reversing), que poderia ser aplicado no início ou no final da prova. Os ingleses nos anos 30/40/50 usavam a gymkhana, com as seguintes séries (que poderiam ser aplicadas em conjunto, ou separadamente): slalom (serpentine), garagem (garaging - geralmente com 1 entrada de frente e duas entradas de ré), frenagem de precisão, gangorra e circulo controlado (rope and circle).


O rallye do MG vai adotar várias destas séries,  como garagem, frenagem e curva de precisão, além do slalom feito em piso com um filme de água (limited space sepentine). Não perca - é 25 de setembro. Informações e inscrições podem ser feitas na Secretaria do MG Club do Brasil - secretaria@terra.com.br ou mgcbr@mgcbr.com.br ou pelo telefone (011 - 3673-5065) - fax (011-36757489). As vagas estão limitadas a 50 carros.

Luis Cezar

18.8.10

Ayrton Senna

Honenagem ao Ayrton Senna

Programa Top Gear com tradução em português. Aproveitem



Parte I

XX

Parte II

XX

Luis Cezar

16.8.10

Talbot Sunbeam-Lotus - G4

Talbot Sunbeam Lotus
A Raposa do Grupo 4

Tem muitos marmanjos que não conhecem o Talbot Sunbeam-Lotus - dá para acreditar?! Ele nasceu da "Costela de Adão" do que aqui no Brasil, chamava-se de Dodge Polara (aliás, o Talbot Sunbeam-Lotus é tudo o que o Dodginho sempre tentou ser e nunca conseguiu). O Black Beauty - como é chamado o Talbot Sunbeam Lotus no Reino Unido, foi lançado em março de 1979 no Salão de Genebra, mas só foram entregues as primeiras unidades em agosto daquele ano (originalmente a cor única oferecida era o Embassy Black, com uma faixa prateada do lado, com interior cinza, depois, foi vendido, também, na cor azul e vermelho - mas o preto com uma faixa prateada do lado, é a imagem tradicional, por isso Black Beauty - e apesar do público inglês preferir a cor vermelha para seus carros, no caso do Talbot eles preferiam o preto).
http://images.forum-auto.com/mesimages/796850/lozere 84 (7).jpg1..jpg
Debaixo do capô havia um motor Lotus (originário do Lotus Elite 501 - na verdade a Lotus já fornecia esse motor para o Jensen Healey - esse motor Lotus teve a designação de 911), de 2.2 litros twin-cam de 4 cilindros, que chegava no carro de rua a 122 milhas, com 150bhp a 5.500rpm (tinha uma velocidade menor do que o MGB V8, contudo, era muito mais ágil e rápido, para rallye - que tinha um setup onde o carro atingia mais de 200kph). O câmbio era um ZF de 5 marchas, com dog-leg com a primeira para baixo (but... muito melhor do que o câmbio similar do Porsche 911 - o câmbio do Talbot era similar mesmo, com o da Ferrari).


Na verdade a Talbot queria afirmar junto com a Chrysler Europe (detentora da montadora), a marca e resolveram dar uma injeção de "otimismo" na marca no final dos anos 70 (o mesmo estava sendo feito com a F1, com a Ligier - Matra V12, com motor Ford Cosworth DFV). Assim surgiu o Talbot Sunbeam Lotus [a homologação do carro de rallye para o Grupo 2, foi datada em 01/02/1982 - B227, com motor de 2.172cc em linha - 4 cilindros, com compressão de 11:1 (compressão do carro de rua era 9.4:1), 16 válvulas DOHC, 2 carburadores Dellorto 48mm, 234hp - 60mph em 5 segundos - tá bom pra ocê?]. O Talbot F1 teve um relativo sucesso em duas temporadas, e o Talbot Sunbeam-Lotus fez sucesso em 1980, no Lombard-RAC Rally, quebrando anos de domínio da Ford inglesa, primeiramente com o Cortina e depois com a série Escort. Os planos da Sunbeam para rallyes não passava de 1981, surgindo, assim na França o memorável Renault 5 Turbo.


A carreira internacional de rallye do Talbot Sunbeam-Lotus, foi desenvolvida entre 1979 a 1982, ganhando o World Championship em 1981. Em 1980, quando ganhou o duro rallye Lombard-RAC (o chamado britain's round do WRC), com Henri Toivonen, já havia uma certeza que aquele carro de 4 cilindros era bem bravo (nesta prova inglesa, o Talbot Sunbeam-Lotus ficou em 1, 3 e 4 lugar - aliás, foi o último carro que não era tracionado nas 4 rodas, que ganhara o RAC na sua classe - Grup 2).

http://www.riminituning.it/img/bott/rally/bolidi/foto_max/talbot_2max.jpg
O RAC foi vencido por 3 vezes consecutivas com esse modelo (80/81/82) - o sucesso do Talbot Sunbeam-Lotus só foi "brecado", por assim dizer, depois que a FIA resolveu mudar as regras, para os Grupos A, B, etc. - e mesmo assim, alguns Talbot ainda conseguiram, mesmo sendo protestados por outros participantes, correr alguns rallyes do WRC, no Grupo B, até o final de 1983 - a verdade é que seus pilotos e navegadores, gostavam de atuar com esse modelo, dentre eles como works drivers tinha o Henri Toivonen, Guy Fréquelin (tendo como navegador o Jean Todt), Stig Blomqvist, Tony Pond, Andrew Cowan e Jean-Pierre Nicolas (há que se ressaltar que o Russell Brookes, que também pilotava um works-built car, tinha patrocinio privado, chegando a alugar o carro para Andrews Heat). Em 1981 a fábrica de Linwood na Escócia, lar dos Sunbeams desde 1970, fecha e a produção do Talbot Sunbeam-Lotus é terminada - como dizem os escoceses: "The Sunbeam name was never again revived" - para a tristeza do meu amigo Richard.


400 carros foram prometidos para produção (para efeitos de homologação), com 234bhp, com dois carburadores italianos de 48mm e compressão de 11:1 (a Chrysler pretendia produzir 4.500 destes motores). Esta primeira homologação chegou em abril de 1979, com a produção efetiva de 32 carros (converted by the Competitions Department). Na verdade eles enrolaram os delegados da FIA na linha de montagem (os carros eram montados na Sunbeam de Linwood, perto de Glasgow, e depois, transportados para a Lotus em Norfolk, para colocação de motor e câmbio ZF).

A modificação para os carros de rallye era na carroceria, aumentado o radiador, mexendo na suspensão, colocando rodas de competição, gaiola, instrumentos e instalando sistema de comunicação por satélite na Ludham airfield (tinham que levar o carro mais 20 milhas até Hethel). Depois disto tudo, o carro era levado para Coventry, para final checagem.

http://www.riminituning.it/img/bott/rally/bolidi/foto_max/talbot_4max.jpg
Oficialmente foram construídos 2.298 carros (1.150 right-hand-drive), mais os carros de competição, que somam um total de 2.308 unidades (10 works rally cars, foram feitos - carroceria - pela Humber Road Competitions Department, entre 1980 e 1982). Aliás, ainda falando em competição de rallye, o Talbot Sunbeam-Lotus de número 1, tirou no Rallye do Brasil, pelo WRC, o segundo lugar pilotado por Guy Frequelin e Jean Todt como navegador (quem tiver uma foto, me envie por favor - tenho só uma 3x4).



A Saga (não há participação no Safari Rallye)

http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/1981suurajot0846oc5.jpg

Há que esclarecer que, houve participação de protótipo em 1976 com o carro de licença inglesa WRW 30S (esse carro ficou em sexto, terceiro e segundo em alguns rallyes, mas nada de excepcional - acidentou-se em 1 e quebrou em 2 - e em 1979 acidentou-se com perda total. Ele atuou, também, em muitos rallyes no Reino Unido, em 1978). Os works cars foram datados de 1978 a 1982. 

1979
- Welsh Rally: Pond/Peters (5)

- BP TV Rally sprint: Pond (5)
- Mille Pistes: Pond/Syer (2) / Nicolas/Todt (5)
- Sanremo Rally: Pond/Grindrod (4)
 

1980
- Rallye de Portugal: Fréquelin/Todt (3)
- Welsh Rally: Brookes/Bryant (3) / Toivonen/White (4)
- Scottish Rally: Toivonen/White (13)
- Mille Pistes: Frequelin/Jaubert (1)
- Sanremo Rally: Fréquelin/Todt (4) / Toivonen/Lindqvist (5)
- Lombard-RAC Rally: Toivonen/White (1) / Fréquelin/Todt (3) e Brookes/Bryant (4)


No WRC for Manufacturesrs, a Talbot fica em sexto na frente da Toyota, Peugeot, Porsche e Lancia e o Guy Fréquelin fica em oitavo, com 34 pontos e o Henri Toivonen fica em décimo com 28 pontos.
 

1981
- Monte Carlo Rallye: Fréquelin/Todt (2) / Toivonen/Gallagher (5)
- Mintex Rally:  Brookes/Broad (5)

- Rallye de Portugual: Toivonen/Gallagher (2) / Frequelin/Todt (6)
- Tour de Corse: Fréquelin/Todt (2)
- Acropolis Rallye: Fréquelin/Todt (4)
- Scottish Rally: Brookes/Broad (8)

- Suécia do Sul: Blomqvist/Cederberg (2)
- Codasur Rallye (Argentina): Fréquelin/Todt (1)
- Rallye do Brasil: Fréquelin/Todt (2)
- Sanremo Rally: Toivonen/Gallagher (2)
- Lombard-RAC Rally: Blomqvist/Cederberg (3)


Neste ano a Talbot consegue ficar em primeiro lugar no WRCM e o Guy Fréquetin fica em segundo com 89 pontos (7 pontos atrás do Ari Vatanen) e o Henri Toivonen fica em sexto, no Drivers' World Rally Championship


1982
- Welsh Rally: Blomqvist/Cedervberg (3)

- Lombard-RAC Rally: Blomqvist/Cederberg (8) / Frequelin/Fauchille (11)
- 1000 Lakes Rally: Laine/Virtanen (5)
Esse foi o ano do Audi Quattro



http://www.riminituning.it/img/bott/rally/bolidi/foto_max/talbot_5max.jpg

Delivery Statistics da fábrica:
País
1979 1980 1981
Total







Reino Unido

423

304

457


1.184
Áustria

14

1

0


15
Bélgica

36

39

14


89
França

235

125

28


388
Alemanha

52

121

31


204
Holanda

20

10

0


30
Itália

32

291

68


391
Suíça

4

0

0


4
Outros (menos para o Brasil)

0

3

0


3







Total

816

894

598


2.308

 
Fotos
http://images.forum-auto.com/mesimages/724614/service1.jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/314508/img069.jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/82hunsruckbuffumservice.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3403/3318848397_17df7256f7_b.jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/611964/F1000021.JPG1..jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/611964/F1000035.JPG3..jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/337802/IMG_0008.jpg4..jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/55771/19042010(001).jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/337802/IMG_0003.jpg7..jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/611964/Scan10183.JPG1..jpg
 http://img27.imageshack.us/img27/4671/81acropolisrallyhenrito.jpg
 http://img518.imageshack.us/img518/3291/80rallyedeportugalhenri.jpg
http://img154.imageshack.us/img154/1341/henritalbotmonte.jpg
 http://farm4.static.flickr.com/3007/3035245455_7335e471d1_b.jpg
 http://images.forum-auto.com/mesimages/394421/1979TDCNicolas.jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/srturs.jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/TalbotHorizonLotus.jpg1..jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/1979SanRemoToivonen.jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/xrtur.jpg2..jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/510700/aerye.jpg
http://images.forum-auto.com/mesimages/540251/Ain jura 82-1.jpg
 

 




http://www.rallyefans.de/galerie/sonstige2005/eifelclassic2005/image210.jpg









http://www.talbot-sunbeam.de/LotusRallyeScan1.jpg

http://www.talbot-sunbeam.de/LotusRallyeScan2.jpg

http://www.talbot-sunbeam.de/LotusRallyeScan5.jpg

http://www.rallyefans.de/galerie/sonstige2005/eifelclassic2005/image214.jpg

http://www.rallyefans.de/galerie/sonstige2005/eifelclassic2005/image218.jpg

http://www.riminituning.it/img/bott/rally/bolidi/foto_max/talbot_3max.jpg

http://www.riminituning.it/img/bott/rally/bolidi/foto_max/talbot_6max.jpg







Talbot Sunbeam Lotus - M1 - NVC 777W
Talbot Sunbeam Lotus - M1 - NVC 777W

Filminhos

Henri Toivonen com seu Talbot Lotus - 7:53

XX

Idem - 2:01

XX

Subida de montanha - Harewood Hill Climb - 3:12

XX

Em ação - 1:44

XX

Henri Toivonen Memorial - 4:24

XX

Luis Cezar