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10.12.12

Jaguar D Type

The  Jaguar D-Type won LeMans once again in 1957.
Muitos achavam estranha aquela asa em vertical, atras do Jaguar D Type, but... hoje a F1 utiliza o mesmo conceito e fórmula. O D Type foi um sucesso de carro de corrida, seguindo o mesmo prestígio o carro de rua - XKDSS - para quem gosta dos Big Cats esses carros são o máximo. A história aqui começa após a WWII, mais precisamente em 1948, quando o dono da Jaguar - William Lyons - desenvolve e apresenta no Earls Court Motor Show o XK120 - um verdadeiro sport car (com um coração de 3.4 litros a 210 cubic inches - batizado de 120 porque atingia as 120 milhas por hora). Este two-seat com um grande nariz, como pai, teve dois filhos o "C" e o "D" types, e esse último deu dois lindos netos (o XKSS e o E-Type). Para ser menos entusiasta e mais polido: Que baita família!
http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com/media/2009/04/d-type.jpg
O C Type era (e é) um carro fabuloso, obtendo vitórias importantes com a motorização do XK120, com 210hp (por exemplo nas 24 Horas de Le Mans em 1951). Grandes caras pilotaram esse charmoso carro (o C era de Charmoso - brincadeira), como Stirling Moss e Jack Fairman, Peter Walker e Peter Whitehead, e a dupla Leslie Johnson e Clemente Biondetti. But... o D Type é outro carro - a partir do estudo feito com a Jaguar em conjunto com a Dunlop, onde se desenvolveu os freios a disco (durante décadas, copiado por outros times e montadoras). O "D" vinha com o desenvolvimento realizado no ano de 1954, sobre a motorização do XK 140, que tinha 190hp e a carroceria era de alumínio, feita sob influência da construção aeronáutica (vide o plástico do para-brisas que rodeia o assento - plexiglas bubble canopy / plexiglas wrap-round screen - e no lugar do banco do passageiro, um tonneau de alumínio). Pesava 1.900lb ou 862kg ou seja, 170lb (77kg) mais leve que o C-Type. Tinha um motor de 3.442cc com 3 carburadores duplos da Weber (45DCO3), gerando 245bhp a 5.750rpm / 4 marchas com caixa seca de óleo.
Jaguar D Type 1st Prototype (1954)
Jaguar D Type - primeiro protótipo (1954)
O piloto de testes Norman Dewis chegou a 178.383mph ou 287.018kph na pista belga de Jabbeke em outubro de 1953 (esse protótipo foi chamado de XK120D)
No Jag-D houve um ground-breaking innovation, com a introdução do monocoque chassis (magnesium-alloy tubular chassis) e com a introdução de elementos de engenharia aeronáutica, como aliás, a Saab já vinha fazendo em seus carros. O responsável por essas mudanças foi o Malcolm Sayer que trabalhava na Jaguar, trazendo sua experiência adquirida na Bristol Aeroplane Company, durante a WWII (ele chegou a trabalhar no C Type, mas o chassis era separado e por esse motivo, havia limitações, já no D Type ele pode exercer toda a sua criatividade). Há que reconhecer que a influência veio da Alfa Romeo Disco Volante de 52. O Walter Hassan, que era da Bentley, desenvolveu o dry sump para a lubrificação, diminuindo, mais ainda, a questão do peso. Inicialmente o "D" era chamado de XK120C Mark II. Rodas de 16 polegadas e pneus da Dunlop (com tanque de borracha para 166 litros).

Antes de falar da saga em Le Mans, cabe ressaltar que o D Type ganhou a dura prova das 12 Horas de Reims (a campanha no TT não foi um sucesso - um Jag-D de 2.482cc e 2 Jag-D com 2.483cc com 190bhp a 6.000rpm). Na prova de Le Mans de 1954, os Jags eram os favoritos para ganhar, contudo, tiveram problemas com o motor (havia areia na gasolina do Time da Jaguar...). Mesmo assim, resolvido esse problema, Hamilton e Rolt mandaram bala na pista, ficando apenas 1 minuto e 45 segundos atrás da Ferrari ganhadora (era uma 375 plus de 4.9 litros - o que chamamos de Maranello Burte Force - MBF). Em 1955 retorna a Le Mans, agora mudado na aerodinâmica, com válvulas maiores e com o chamado nariz longo (long nose). O D Type vence, mas a um alto custo, pois, um dos carros do Time, foi protagonista do maior acidente da história do automobilismo (já comentado neste blog - assim como a história do C-Type e do XK120), envolvendo além do D uma Mercedes-Benz 300SLR e um Austin Healey (mais de 80 espectadores morreram). A MB retira da corrida Moss e Fangio, deixando o caminho livre para o Jag-D de Mike Hawthorn e Ivor Bueb. 1956 foi um mal ano para os D Types, digo, para os works cars, but... um time privado chamado Ecurie Ecosse (equipe escocesa) que corrida com dois Jags-D, colocou um deles na posição vitoriosa, com Ron Flockhart e Ninian Sanderson (aliás a Jaguar em 56, anunciou que não iria mais participar com carros works, nas próximas provas de Le Mans, but... dava apoio a times privados). Neste ano os D Types terminaram em 1, 2, 3, 4 e 6!!! Fantástico. Baseado neste sucesso, a Jaguar produz e vende uma série muito limitada de "D".
Jaguar D-Type
Apesar do D Type ser um sucessor do C Type, este era muito melhor do que o modelo anterior (up-rated C-Type - e o C era ótimo - só em Le Mans de 1953, ele conquistou o 1, 2, 4 e 9 lugar), tanto no motor, como na questão aerodinâmica, além de ser utilizado elementos avionicos neste carro. O standard D Type era um one-seater (alguns tinham 2 lugares, outros transformados como carro de rua, designados de XKSS, eram o máximo em 2 portas). Essa produção de Ds e de XKSS iria continuar, se não fosse o grande incêndio ocorrido na fábrica de Brown Lane, no dia 12/02/57 - 9 dos 25 carros que estavam sendo fabricados, foram destruídos pelo incêndio - os outros ainda estavam em linha. O quadro final ficou assim: 53 D Types foram construídos, 18 Team Race Cars e 16 XKSS (ou seja setenta e um - 71 - D Type, foram fabricados - chassis XKC401 a XKD606 - com a designação XKC foi de 401 a 405 - e 17 carros se tornaram XKSS - chasis de 701 a 769). Quem quiser ver a ficha de todos os carros e fotos de muitos deles, acessem a listagem contida em Conventry Racers.Com - lá você encontra os 71 modelos: http://www.coventryracers.com/cars/results/?series=d-type
http://iedei.files.wordpress.com/2008/12/mcjag1.jpg
Meus caros... o XKSS era e é lindo, com duas portas e dois bancos, além de não acompanhar nesse carro, a aleta atrás do piloto - o Steve McQueen tinha um de uso pessoal - chato ou não!!!
http://www.chichesterweb.co.uk/goodwood/speed08/fos08_images/bontopjag.jpg
O primeiro D Type - puro sangue - feito (chassis XKD-509), foi vendido em julho de 2008, pela Bonhams em leilão, por "apenas" £ 2.201.500,00!!! Um outro D fjá havia sido vendido em setembro de 1999, por £ 1.706.000,00!!! Bom valor... no Earls Court Show, quando o Jag-D foi apresentado ele custava £2.585,00 mas com o desconto, você poderia levar o D-Type por £1.895,00. O XKSS que foi lançado em 1956, custa hoje dependendo de quem pertenceu, custa entre US$ 200 mil a US$ 800 mil. Para a prova de Le Mans de 1960 Briggs Cunningham montou um "D" chamado Jaguar E2A (protótipo) - de 2.996cc, com 295bhp - dizem que era o link entre o D e o E Type (esse último que surgiu em março de 1961 no Salão de Genebra).
24 Horas de Le Mans (Circuito de 8.475 milhas)
The Jaguar D-type's first run at LeMans in June 1954.http://image.europeancarweb.com/f/8622485+w750+st0/0412_02z+Jaguar_D_Type+Front_Side_Pits_Le_Mans.jpg
http://image.europeancarweb.com/f/8873659+w750+st0/0412_01z+Jaguar_D_Type+Front_Crowd_Le_Mans.jpg
Place des Jacobins 1954: inspeção pre-race do Jag #12 de Moss/Walkerhttp://image.europeancarweb.com/f/8873689+w750+st0/0412_03z+Jaguar_D_Type+Side_Muffler_Check_Le_Mans.jpg

Muffler inspeciona - Moss (afastado a esquerda), Alfred Moss (o quinto da esquerda para direita), chief engineer Bill Heynes (sexto da esquerda para direita), William Lyons (oitavo da esquerda para direita), e o piloto de testes da Jaguar Norman Dewis (no carro)

http://image.europeancarweb.com/f/8873716+w750+st0/0412_05z+Jaguar_D_Type+Rear_Side_Checking_Tires_Le_Mans.jpg
Técnico da Dunlop checa as temperaturas dos pneus radiais do Jag #14 de Rolt/Hamilton - este radial tinha cinta de aço, o primeiro pneu assim utilizado em competição!
1954
(um C ficou em quarto)
Tony Rolt/Duncan Hamilton XKC 402 Jaguar #14 Segundo lugar
Peter Whitehead/Ken Wharton XKC404 Jaguar #15 fora - caixa de câmbio
Stirling Moss/Peter Walker XKC 403 Jaguar #12 fora - freios

1955
(o ano do maior acidente automobilístico em Le Mans)
(nomes com *asterisco - pilotos inscritos mas não participaram da prova)
Volta mais rápida Mike Hawthorn #6 - 122.388mph / 196.964kph
Mike Hawthorn/Ivor Bueb
Jimmy Stewart*/Norman Dewis*/Robert E.Berry*/Tony Rolt*
XKD 505 Jaguar #6 Primeiro lugar
Jacques Swaters/Johnny Claes
Roger Laurent*/Olivier Gendebien*/Andre Pilette*
XKD 503 Jacques Swaters #10 Terceiro lugar
Tony Rolt/Duncan Hamilton
Norman Dewis*/Robert E.Berry*/Jimmy Stewart*
XKD 506 Jaguar #7 fora - câmbio
Don Beauman/Norman Dewis
Robert E.Berry*/Desmond Titterington*
XKD 508 Jaguar #8 fora da prova
Phil Walters/William Spear
Sherwood Johnston*/Briggs Cunningham*/John Fitch*
XKD 507 Briggs Cunningham #9 fora - ignição
Mike Hawthorn XKD 504 Jaguar #- não foi classificado - motor
Henri Peignaux/Jean-Marie Brousselet Jaguar D-Type - Henri Peignaux #- sequer foi para Le Mans

24 Horas de Le Mans (Circuito de 8.364 milhas)
http://image.europeancarweb.com/f/8622536+w750+st0/0412_06z+Jaguar_D_Type+Rear_Refueling_Pits_Le_Mans.jpg
Le Mans 56 - 90 minutos no box - problemas na injeção
http://image.europeancarweb.com/f/8873725+w750+st0/0412_07z+Jaguar_D_Type+Front_Start_Le_Mans.jpg
# 3 Fairman/Wharton e # 2 Frere/Titterington
http://image.europeancarweb.com/f/8622566+w750+st0/0412_08z+Jaguar_D_Type+Side_Driving_Le_Mans.jpg
Ecurie Ecosse: Ron Flockhart com Ninian Sanderson - vitoriosos em Le Mans de 56
Jaguar D Types In Le Mans (1956)
Jaguar D Types em Le Mans (1956)

1956Volta mais rápita Mike Hawthorn #1 - 115.813mph / 186.383 kph

Ron Flockhart/Ninian Sanderson Jaguar D-Type Ecurie Ecosse #4 Primeiro lugar
Jacques Swaters/Freddy Rousselle
Roger Laurent*
XKD573 Jacques Swaters #5 Quarto lugar
Mike Hawthorn/Ivor Bueb
Desmond Titterington*
XKD605 Jaguar #1 Sexto lugar
Jack Fairman/Ken Wharton
Paul Frere*
XKD602 Jaguar #3 fora - acidente
Paul Frere
Desmond Titterington
XKD603 Jaguar #2 fora - acidente
Paul Frere/Desmond Titterington
Duncan Hamilton*/Ivor Bueb*
XKD606 Jaguar #- fora - acidente

http://image.europeancarweb.com/f/8622584+w750+st0/0412_09z+Jaguar_D_Type+Rear_Side_Driving_Finish_Line_Le_Mans.jpg
Ron Flockart #3 - termina em primeiro e Sanderson e Lawrence #15 em segundo
http://image.europeancarweb.com/f/8622596+w750+st0/0412_11z+Jaguar_D_Type+Rear_Leaving_Pits_Le_Mans.jpg
Ecurie Ecosse - orientado por Lofty England (segundo da direita para esquerda)?!
Jaguar D-Type

1957
2 D Types não largaram
Ivor Bueb/Ron Flockhart XKD 606 Ecurie Ecosse #3 Primeiro lugar
John Lawrence/Ninian Sanderson XKD 603 Ecurie Ecosse #15 Segundo lugar
Jean Lucas/Jean-Marie Brousselet XKD 513 Equipe Los Amigos #17 Terceiro lugar
Paul Frére/Freddy Rousselle
Andre Pilette*/Gerard Laurent*
XKD 573 Equipe National Belge #16 Quarto lugar
Masten Gregory/Duncan Hamilton
Tony Kaze*
XKD 601 Duncan Hamilton #4 Sexto lugar

Jaguar D Type   Short Nose Front view (1958)
Jaguar D Type Short Nose (1958)

1958
Ivor Bueb/Duncan Hamilton XKD 601 J. Duncan Hamilton #8 fora - acidente
André Guelfi/Jean-Marie Brousselet XKD 513 Henri Peignaux #11 fora - acidente fatal
Maurice Charles/John Young XKD 502 Maurice Charles #57 fora - acidente
Jack Fairman/Masten Gregory
Ron Flockhart*
XKD 603 Ecurie Ecosse #6 fora - quebra de motor
Ninian Sanderson/John Lawrence
Ivor Bueb*
XKD 504 Ecurie Ecosse #7 fora - quebra de motor

1959
Innes Ireland/Masten Gregory
John Lawrence*
XKD 603 Ecosse #3 fora - quebra de motor

1960
Ron Flockhart/Bruce Halford Jaguar D-type Ecurie Ecosse #5 fora - quebra da embreagem


Jaguar D-type



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http://www.yorkwa.com.au/Motor.Museum/images/1955DTypeJaguar.500x280.jpg


Ganhador de Sebring de 54 - D Type Short Nose XKD406






long nose


XKD-Cunningham



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http://www.jaguar-club.de/Jaguar-Modelle/D-Type-Jaguar.jpg
http://www.forix.com/8w/reviv03/reviv03-sat-fv-dtype-longnose-knobbly.jpg
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http://stadium.weblogsinc.com/autoblog/hirezpics/1995JaguarDType.jpg
1956 Jaguar D-Type


Fotos Históricas

Jaguar D-Type
The Jaguar D-type's first run at LeMans in June 1954.
Esse Jaguar correu em junho de 54, em Le Mans, mas não ganhou, contudo ficou em primeiro em Rheims.
Jaguar D-Type

http://www.forix.com/8w/transporters/ecurie-ecosse-transporter.jpg
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Richard Green conversa com Tony Rolt no D-Jag OKV3 em Laguna Seca de 1976


Idem com o Michael Green sem o capacete
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http://carblueprints.narod.ru/images/jaguar/jaguar-d-type-2.gif
http://www.racing-art.com/hawthorn55.jpg
http://carblueprints.narod.ru/images/jaguar/jaguar-d-type.gif


Luis Cezar

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