Muitos achavam estranha aquela asa em vertical, atras do Jaguar D Type, but... hoje a F1 utiliza o mesmo conceito e fórmula. O D Type foi um sucesso de carro de corrida, seguindo o mesmo prestígio o carro de rua - XKDSS - para quem gosta dos Big Cats esses carros são o máximo. A história aqui começa após a WWII, mais precisamente em 1948, quando o dono da Jaguar - William Lyons - desenvolve e apresenta no Earls Court Motor Show o XK120 - um verdadeiro sport car (com um coração de 3.4 litros a 210 cubic inches - batizado de 120 porque atingia as 120 milhas por hora). Este two-seat com um grande nariz, como pai, teve dois filhos o "C" e o "D" types, e esse último deu dois lindos netos (o XKSS e o E-Type). Para ser menos entusiasta e mais polido: Que baita família!
O C Type era (e é) um carro fabuloso, obtendo vitórias importantes com a motorização do XK120, com 210hp (por exemplo nas 24 Horas de Le Mans em 1951). Grandes caras pilotaram esse charmoso carro (o C era de Charmoso - brincadeira), como Stirling Moss e Jack Fairman, Peter Walker e Peter Whitehead, e a dupla Leslie Johnson e Clemente Biondetti. But... o D Type é outro carro - a partir do estudo feito com a Jaguar em conjunto com a Dunlop, onde se desenvolveu os freios a disco (durante décadas, copiado por outros times e montadoras). O "D" vinha com o desenvolvimento realizado no ano de 1954, sobre a motorização do XK 140, que tinha 190hp e a carroceria era de alumínio, feita sob influência da construção aeronáutica (vide o plástico do para-brisas que rodeia o assento - plexiglas bubble canopy / plexiglas wrap-round screen - e no lugar do banco do passageiro, um tonneau de alumínio). Pesava 1.900lb ou 862kg ou seja, 170lb (77kg) mais leve que o C-Type. Tinha um motor de 3.442cc com 3 carburadores duplos da Weber (45DCO3), gerando 245bhp a 5.750rpm / 4 marchas com caixa seca de óleo.
Jaguar D Type - primeiro protótipo (1954)
O piloto de testes Norman Dewis chegou a 178.383mph ou 287.018kph na pista belga de Jabbeke em outubro de 1953 (esse protótipo foi chamado de XK120D)
O piloto de testes Norman Dewis chegou a 178.383mph ou 287.018kph na pista belga de Jabbeke em outubro de 1953 (esse protótipo foi chamado de XK120D)
No Jag-D houve um ground-breaking innovation, com a introdução do monocoque chassis (magnesium-alloy tubular chassis) e com a introdução de elementos de engenharia aeronáutica, como aliás, a Saab já vinha fazendo em seus carros. O responsável por essas mudanças foi o Malcolm Sayer que trabalhava na Jaguar, trazendo sua experiência adquirida na Bristol Aeroplane Company, durante a WWII (ele chegou a trabalhar no C Type, mas o chassis era separado e por esse motivo, havia limitações, já no D Type ele pode exercer toda a sua criatividade). Há que reconhecer que a influência veio da Alfa Romeo Disco Volante de 52. O Walter Hassan, que era da Bentley, desenvolveu o dry sump para a lubrificação, diminuindo, mais ainda, a questão do peso. Inicialmente o "D" era chamado de XK120C Mark II. Rodas de 16 polegadas e pneus da Dunlop (com tanque de borracha para 166 litros).

Antes de falar da saga em Le Mans, cabe ressaltar que o D Type ganhou a dura prova das 12 Horas de Reims (a campanha no TT não foi um sucesso - um Jag-D de 2.482cc e 2 Jag-D com 2.483cc com 190bhp a 6.000rpm). Na prova de Le Mans de 1954, os Jags eram os favoritos para ganhar, contudo, tiveram problemas com o motor (havia areia na gasolina do Time da Jaguar...). Mesmo assim, resolvido esse problema, Hamilton e Rolt mandaram bala na pista, ficando apenas 1 minuto e 45 segundos atrás da Ferrari ganhadora (era uma 375 plus de 4.9 litros - o que chamamos de Maranello Burte Force - MBF). Em 1955 retorna a Le Mans, agora mudado na aerodinâmica, com válvulas maiores e com o chamado nariz longo (long nose). O D Type vence, mas a um alto custo, pois, um dos carros do Time, foi protagonista do maior acidente da história do automobilismo (já comentado neste blog - assim como a história do C-Type e do XK120), envolvendo além do D uma Mercedes-Benz 300SLR e um Austin Healey (mais de 80 espectadores morreram). A MB retira da corrida Moss e Fangio, deixando o caminho livre para o Jag-D de Mike Hawthorn e Ivor Bueb. 1956 foi um mal ano para os D Types, digo, para os works cars, but... um time privado chamado Ecurie Ecosse (equipe escocesa) que corrida com dois Jags-D, colocou um deles na posição vitoriosa, com Ron Flockhart e Ninian Sanderson (aliás a Jaguar em 56, anunciou que não iria mais participar com carros works, nas próximas provas de Le Mans, but... dava apoio a times privados). Neste ano os D Types terminaram em 1, 2, 3, 4 e 6!!! Fantástico. Baseado neste sucesso, a Jaguar produz e vende uma série muito limitada de "D".
Apesar do D Type ser um sucessor do C Type, este era muito melhor do que o modelo anterior (up-rated C-Type - e o C era ótimo - só em Le Mans de 1953, ele conquistou o 1, 2, 4 e 9 lugar), tanto no motor, como na questão aerodinâmica, além de ser utilizado elementos avionicos neste carro. O standard D Type era um one-seater (alguns tinham 2 lugares, outros transformados como carro de rua, designados de XKSS, eram o máximo em 2 portas). Essa produção de Ds e de XKSS iria continuar, se não fosse o grande incêndio ocorrido na fábrica de Brown Lane, no dia 12/02/57 - 9 dos 25 carros que estavam sendo fabricados, foram destruídos pelo incêndio - os outros ainda estavam em linha. O quadro final ficou assim: 53 D Types foram construídos, 18 Team Race Cars e 16 XKSS (ou seja setenta e um - 71 - D Type, foram fabricados - chassis XKC401 a XKD606 - com a designação XKC foi de 401 a 405 - e 17 carros se tornaram XKSS - chasis de 701 a 769). Quem quiser ver a ficha de todos os carros e fotos de muitos deles, acessem a listagem contida em Conventry Racers.Com - lá você encontra os 71 modelos: http://www.coventryracers.com/cars/results/?series=d-type
Meus caros... o XKSS era e é lindo, com duas portas e dois bancos, além de não acompanhar nesse carro, a aleta atrás do piloto - o Steve McQueen tinha um de uso pessoal - chato ou não!!!
O primeiro D Type - puro sangue - feito (chassis XKD-509), foi vendido em julho de 2008, pela Bonhams em leilão, por "apenas" £ 2.201.500,00!!! Um outro D fjá havia sido vendido em setembro de 1999, por £ 1.706.000,00!!! Bom valor... no Earls Court Show, quando o Jag-D foi apresentado ele custava £2.585,00 mas com o desconto, você poderia levar o D-Type por £1.895,00. O XKSS que foi lançado em 1956, custa hoje dependendo de quem pertenceu, custa entre US$ 200 mil a US$ 800 mil. Para a prova de Le Mans de 1960 Briggs Cunningham montou um "D" chamado Jaguar E2A (protótipo) - de 2.996cc, com 295bhp - dizem que era o link entre o D e o E Type (esse último que surgiu em março de 1961 no Salão de Genebra).
24 Horas de Le Mans (Circuito de 8.475 milhas)
Place des Jacobins 1954: inspeção pre-race do Jag #12 de Moss/Walker

Técnico da Dunlop checa as temperaturas dos pneus radiais do Jag #14 de Rolt/Hamilton - este radial tinha cinta de aço, o primeiro pneu assim utilizado em competição!
Muffler inspeciona - Moss (afastado a esquerda), Alfred Moss (o quinto da esquerda para direita), chief engineer Bill Heynes (sexto da esquerda para direita), William Lyons (oitavo da esquerda para direita), e o piloto de testes da Jaguar Norman Dewis (no carro)
Técnico da Dunlop checa as temperaturas dos pneus radiais do Jag #14 de Rolt/Hamilton - este radial tinha cinta de aço, o primeiro pneu assim utilizado em competição!
1954
(um C ficou em quarto)
Tony Rolt/Duncan Hamilton | XKC 402 | Jaguar | #14 | Segundo lugar |
Peter Whitehead/Ken Wharton | XKC404 | Jaguar | #15 | fora - caixa de câmbio |
Stirling Moss/Peter Walker | XKC 403 | Jaguar | #12 | fora - freios |
1955
(o ano do maior acidente automobilístico em Le Mans)
(nomes com *asterisco - pilotos inscritos mas não participaram da prova)
Volta mais rápida Mike Hawthorn #6 - 122.388mph / 196.964kph
Mike Hawthorn/Ivor Bueb Jimmy Stewart*/Norman Dewis*/Robert E.Berry*/Tony Rolt* | XKD 505 | Jaguar | #6 | Primeiro lugar |
Jacques Swaters/Johnny Claes Roger Laurent*/Olivier Gendebien*/Andre Pilette* | XKD 503 | Jacques Swaters | #10 | Terceiro lugar |
Tony Rolt/Duncan Hamilton Norman Dewis*/Robert E.Berry*/Jimmy Stewart* | XKD 506 | Jaguar | #7 | fora - câmbio |
Don Beauman/Norman Dewis Robert E.Berry*/Desmond Titterington* | XKD 508 | Jaguar | #8 | fora da prova |
Phil Walters/William Spear Sherwood Johnston*/Briggs Cunningham*/John Fitch* | XKD 507 | Briggs Cunningham | #9 | fora - ignição |
Mike Hawthorn | XKD 504 | Jaguar | #- | não foi classificado - motor |
Henri Peignaux/Jean-Marie Brousselet | Jaguar D-Type - | Henri Peignaux | #- | sequer foi para Le Mans |
24 Horas de Le Mans (Circuito de 8.364 milhas)
Le Mans 56 - 90 minutos no box - problemas na injeção
# 3 Fairman/Wharton e # 2 Frere/Titterington
Ecurie Ecosse: Ron Flockhart com Ninian Sanderson - vitoriosos em Le Mans de 56

Jaguar D Types em Le Mans (1956)
Jaguar D Types em Le Mans (1956)
1956Volta mais rápita Mike Hawthorn #1 - 115.813mph / 186.383 kph
Ron Flockhart/Ninian Sanderson | Jaguar D-Type | Ecurie Ecosse | #4 | Primeiro lugar |
Jacques Swaters/Freddy Rousselle Roger Laurent* | XKD573 | Jacques Swaters | #5 | Quarto lugar |
Mike Hawthorn/Ivor Bueb Desmond Titterington* | XKD605 | Jaguar | #1 | Sexto lugar |
Jack Fairman/Ken Wharton Paul Frere* | XKD602 | Jaguar | #3 | fora - acidente |
Paul Frere Desmond Titterington | XKD603 | Jaguar | #2 | fora - acidente |
Paul Frere/Desmond Titterington Duncan Hamilton*/Ivor Bueb* | XKD606 | Jaguar | #- | fora - acidente |
Ron Flockart #3 - termina em primeiro e Sanderson e Lawrence #15 em segundo
Ecurie Ecosse - orientado por Lofty England (segundo da direita para esquerda)?!
2 D Types não largaram
Ivor Bueb/Ron Flockhart | XKD 606 | Ecurie Ecosse | #3 | Primeiro lugar |
John Lawrence/Ninian Sanderson | XKD 603 | Ecurie Ecosse | #15 | Segundo lugar |
Jean Lucas/Jean-Marie Brousselet | XKD 513 | Equipe Los Amigos | #17 | Terceiro lugar |
Paul Frére/Freddy Rousselle Andre Pilette*/Gerard Laurent* | XKD 573 | Equipe National Belge | #16 | Quarto lugar |
Masten Gregory/Duncan Hamilton Tony Kaze* | XKD 601 | Duncan Hamilton | #4 | Sexto lugar |
Jaguar D Type Short Nose (1958)
1958Ivor Bueb/Duncan Hamilton | XKD 601 | J. Duncan Hamilton | #8 | fora - acidente |
André Guelfi/Jean-Marie Brousselet | XKD 513 | Henri Peignaux | #11 | fora - acidente fatal |
Maurice Charles/John Young | XKD 502 | Maurice Charles | #57 | fora - acidente |
Jack Fairman/Masten Gregory Ron Flockhart* | XKD 603 | Ecurie Ecosse | #6 | fora - quebra de motor |
Ninian Sanderson/John Lawrence Ivor Bueb* | XKD 504 | Ecurie Ecosse | #7 | fora - quebra de motor |
1959
Innes Ireland/Masten Gregory John Lawrence* | XKD 603 | Ecosse | #3 | fora - quebra de motor |
1960
Ron Flockhart/Bruce Halford | Jaguar D-type | Ecurie Ecosse | #5 | fora - quebra da embreagem |
Richard Green conversa com Tony Rolt no D-Jag OKV3 em Laguna Seca de 1976
Idem com o Michael Green sem o capacete



Luis Cezar
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