28.10.07

La Carrera Panamericana - 2007

La Carrera Panamericana
2007

Este rallye-endurance já está rolando desde o dia 25 de outubro - é a XX edição renovada. Evento que envolve a Secretaría de Turismo (SECTUR); a Confederación Deportiva Mexicana (CODEME); a Federación Mexicana de Automovilismo Deportivo, A.C. (FMADAC); a Comisión Nacional de Rallies México, A.C. (CNRM) e o Lindavista Automóvil Club, A.C., inúmeros competidores esmagadoramente do México e Estados Unidos, fazem o trecho histórico da "La Carrera Panamericana", de 2007.

Este rallye que vai de 25 de outubro a 1° de novembro, percorre algo em torno de 3.000kms em 7 etapas sobre asfalto, com etapas nas cidades de Oaxaca, Tehuacán, Puebla, Querétaro, Morelia, Aguascalientes, Zacatecas y Nuevo Laredo e Tamaulipas (certos trechos das estradas são fechados para o trânsito local, para serem realizadas as provas de velocidade, onde pelos tempos, será determinada a ordem de largada no dia seguinte - maiores informes pelo site oficial: (www.lacarrerapanamericana.com.mx).

Eu já escrevi neste blog sobre a clássica prova dos anos 50 e sobre essa prova revivida de 2006 (chamada de The Mexican Road Race - vide: http://luiscezar.blogspot.com/2006/05/uma-carrera-panamericana-curta-e-uma.html e http://luiscezar.blogspot.com/2006/11/mercedes-asa-de-gaivota-e-carrera-de-52.html). Originalmente, essa prova tinha 3.114kms, que ia do norte do México (Tuxtla), até Juárez. Alfred Neubauer dizia que esta prova era uma combinação do Gran Prix de Tripoli, a Mille Miglia, Nurburgring e 24 Horas de Le Mans! As dificuldades passam por uma prova realizada em clima tropical, com sol e chuva, alta umidade tanto na beira do mar, como na planíce, e altas altitudes com mais de 3.000 metros. Dizem que é necessário fazer ajustes no carburador a cada 160kms! Durante mais ou menos 1.000kms sobre o asfalto há uma camada de cinza vulcânica, que é altamente abraziva para os pneus.

Diferentemente de um rallye europeo, cada um dos competitores deve passar por exames médicos, e obter após isso uma autorização dos médicos da organização para poder competir. Todos os participantes, inclusive os navegadores devem ter licença da FIA e com a ficha médica internacional, fornecida pela FIA preenchida (para os mais idosos, ou seja, aqueles com mais de 45 anos, devem apresentar prova médica, laboratorial ou clínica de esforço e evidências que podem competir - é..., mais os competidores com mais de 40 anos, devem apresentar eletrocardiograma recente e prova que podem competir).


Fotos deste ano da primeira etapa:




























CARRERA PANAMERICANA OAXACA 2007

Luis Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário