A origem das Marcas
O meu amigo Paulo "lenda viva" Martinelli, me informa que os  emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de  identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da  história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficionados por  carros.  
Os  logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final  do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações,  os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de  identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os  brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais ficaram marcados na  história do automóvel: 
 
 
Audi  - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto  Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de  janeiro de 
 
 
Alfa  Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade  de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa).  O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A  (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola  Romeo, fundador da marca. 
BMW  - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que  os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para  produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca  alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de  Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).  
 
 
Chevrolet  - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na  ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da  marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na  carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria  com o piloto Louis Chevrolet.  
 
 
 
Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a  partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da  engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado  entre as décadas de 30 e 50.  
 
 
 
Citroën - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França  como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo  engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.  
 
 
 
Dodge - O búfalo simboliza a cidade de Dodge,  localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste  norte-americano.
Ferrari  - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco  Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da  mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus  carros a partir de 1923.  
 
 
Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul  significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.  
 
 
Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford  permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele  inspira o desenho das grades dos carros da marca.  
 
 
 
Jeep  - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P.  (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários  tipo de uso. 
Lamborghini  - O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do  fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era  fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros  famosos.  
 
 
Maserati  - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da  cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo,  Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. 
Mercedes-Benz  - A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para  uso na terra, água e ar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal  para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua  obra (Alteração realizada pelo blogero Mário Lot).  
 
 
 
Mitsubishi  - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo  veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi",  diamante.
 
 
Nissan  - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo  vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao  provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria  japonesa".  
 
 
 
Porsche  - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade  de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo  a partir de 1949.  
 
 
 
Quadrifoglio  - O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo  piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um  acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os  carros de corrida passaram a ter esse logotipo na  carroceria.  
 
 
 
Renault  - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir  sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O  primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel  Renault, fundadores da marca francesa.  
 
 
 
Rolls  Royce - Os dois "R" do logotipo eram estampados 
Saab  - Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em  1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis  começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de  águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da  marinha.  
Volvo  - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o  símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado por movimentos  feministas na Europa
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