15.1.10

Lancia Aurelia - Serie B

Lancia Aurelia
Liège-Roma-Liège 1953 Claes-Trasenter
O sucesso foi de 1950 a 1960. O sucesso tem nome: Lancia Aurelia B - A saga começa com a B 10, depois, veio a 15, 21, 22, 12 e coroando a série a fantástica Lancia Aurelia B20 GT. (isso sem falar com as roadsters B24Spider e GT 2500 Convertible). O DNA foi o seguinte: Lancia Aprilia produzida entre os anos de 1936 e 1949, que já fazia sucesso nos rallyes, com um motor de bloco de alumínio de 4 cilindros V4, com 1500cc (80mph – era um saloon montado por vários carroceiros, que produziram 27.642 unidades). Depois, veio a série B, com as Lancia B10, B15, B21, B22 e B12. A B10 tinha 1.754cc V4, a B22 vinha com motor V4 de 1.991cc. Em 51 foi lançada a B21 com 2 litros e 6 cilindros. A B15 era uma limousine, lançada em 52. Em 54, veio a B12 (chamada de segunda série), já com a suspensão De Dion na traseira e com motor de 2.3 litros. Iam de 80 a 96mph (dependendo do motor) – a carroceria era saloon, “perua”, conversível e limosine (ao todo foram produzidas 12.786 Lancias).

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Aliás, tudo começou com Vicenzo Lancia, que era leading works Fiat driver, quando no ano de 1904 ele e Claudio Fogolin, criaram a montadora Lancia – o carro foi lançado desde os primórdios, com o espírito de competição. Vide atuação em rallyes e em corridas de rua, com a Mille Miglia. A Lancia se caracterizou desde cede em ter uma tecnologia de ponta, para a sua época – vide por exemplo o modelo Lambda de 1924, que já tinha uma carroceria integralizada com chassis, tinha freios nas 4 rodas e um motor de 4 cilindros em V. Este negócio de tecnologia e de colocar carros em pista e em rallyes, quase quebrou a empresa, que teve a sua divisão de automobilismo vendida para a Ferrari (em 56 Fangio foi campeão mundial com uma Lancia, pela Equipe Ferrari – veja só!) – em 1969 a Fiat assume a Lancia.

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Antes do Sr. Lancia morrer em abril de 37, ele vendeu sua participação para Vittorio Jano, que era um belo engenheiro de carros (foi ele que desenvolveu os famosos motores V6 da Lancia – que foram aperfeiçoados, com o lançamento da Lancia V6 1.754cc Aurelia B10, em 1950). A Aurelia tinha uma ótima suspensão, uma excelente distribuição de peso-potência, e um câmbio fantástico. O GT surgiu, então, em 1951 com desenho do Vittorio Jano (o modelo Lancia Aurelia Spyder e Lancia Aurelia America, foram fabricadas entre 55-56 e 56-58, respectivamente – a America tinha um pára-brisa panorâmico muito legal – ao todo as conversíveis foram fabricadas em 761 unidades) – a Z40 não tinha janelas (vidros laterais). Alguns historiadores falam que o verdadeiro GT veio com a Lancia Aurelia (Mas não vou falar de dois modelos da Lancia, como os fantásticos D20 e D24, que fez um imenso sucesso entre os anos de 53 e 54 - but... já o fiz em outro artigo neste blog).
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A B20 e a B24 (de forma genérica, ambas são tratadas como B). A B20 Aurelia GT tinha um motor de 1.991cc (mais tarde teve uma versão com motor 2.451cc que foi considerada a melhor das Aurelias) e foi desenhada com linhas limpas, pela Casa Pinin Farina. Era um cupê elegante. Nestes anos foi a era de Giani Lancia, filho de Vicenzo em comandar a montadora e adquirir o controle acionário da empresa – como o pai, tinha um gosto especial pelas competições. Em 1951 Giani funda a Scuderia Lancia, com a direção de Attilio Pasquerelli. As GTs tiveram um estrondoso sucesso nas pistas, nos rallyes e em rotas de corrida, como o segundo lugar do Giovanni Bracco nas Mille Miglia de 51 (há que se ressaltar que foi o departamento de competições da Lancia, que fez o maravilhoso sedã D20, tirado da B20). Ettore Zaccone foi o responsável pelo desenho do V6 (60º) 2.962cc, com twin cam, duas velas por cilindro e e twin-choke Weber 42DCF4, gerando uma força de 245bhp dos originais 217bhp de potência. Esse motor foi posto originalmente na D20.

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Lancia B20 GT de Felice Boneto, vencedora em 1952
O código genético da D20 era a B20, mas essa tinha como antecessora a Aprilla que já vinha fazendo muito sucesso, inclusive com sua irmã menor a Ardea. A Aurelia tinha similitudes com a Aprilla, pois, ambas eram possuidoras de 4 portas, o que não tirava a esportividade. Como dito acima, a B20 tinha motor de 1.800cc e a B21 tinha um motor de 2 litros (esta já deixou de ser saloon e passa a ser vendida com sedan e fastback two-door coupé. A B20 atingia 161kph e a fabricada em 1953, chamada de 3ª Série, atingia 185kph, com um motor de 2.451cc. Todas as partes de madeira interna, inclusive o volante eram fabricados pela Nardi (um lembrete: a Pinin Farina construiu Aurelias conversíveis, denominadas de B24 Spyder e, a Vignale fez uma Aurelia bem exótica linda de lado e de traseira, feia de frente).

A B20 ganhou em Le Mans na sua categoria em 1951, e como noticiado, no mesmo ano fica em segundo, com a dupla Giovanni Bracco e Umberto Maglioli, nas Mille Miglia a poucos segundos da Ferrari a na frente de outra Ferrari, que eram muito mais fortes em motor. Em 1953 a Lancia B20 GT ganha o rallye endurance Liège-Rome-Liège e em 1954 o Rallye de Monte Carlo (esse rallye deu o que falar). A Série #6 (a mais luxuosa e refinada, cobiçada pelos colecionadores) é a última da Aurelia, que encerra sua produção em junho de 1958, com 2.568 carros feitos (há informes de 3.871 carros feitos de toda a Série B), vindo em seguida a linha Flaminia, montada pela Touring e pela Zagato. Os ingleses até hoje falam que a B20 GT Série #6 “was a classic from birth”. Fangio e Hawthorn adoravam e tinha em suas garagens uma B20.
Lancia Aurelia GT Liège-Roma-Liège


O Rallye de Monte Carlo de 1954, presenciou inúmeros protestos (mais exatamente, 8 – fato esse inédito na competição, desde a sua criação – o resultado só saiu 3 semanas depois), por causa da vitória da Lancia GT Aurelia B20, vitória essa nas mãos do piloto (ex-Grand Prix driver) Louis Chiron, tendo como navegador C. Basadonna. O carro do Chiron ao invés de ter um motor de 2 litros, tinha um de 2.5 litros com o qual a Lancia ficaria inelegível para o rallye (era considerado um carro de edição limitada, o que era vedado). Um expert em Lancia foi quem denunciou – era o “invejoso” Georges Houel – piloto da Alfa-Romeo (que aliás, terminou em 10º lugar, com sua Alfa-Romeo 1900Ti). Ele entrou até com protesto na FIA, em Paris, mas perdeu seu pleito meses depois. Entraram com protesto: P. David e P. Barbier (ficaram em segundo com um Peugeot 203); A. Blanchard e A. Lecoq (ficaram e terceiro com um Panhard 750); R. J. Adans e J. Titterington (que ficaram em sexto com um Jaguar Mk VII), dentre outros não classificados. Até hoje permanece uma névoa sobre essa prova (isso sem contar com o que fizeram na prova de 66 – nem gosto de lembrar...), pois, houve muita “conversa ao pé do ouvido”, nos bastidores da organização do rallye, na FIA e, inclusive, na família real. Nesta prova, estava presente o Stirling Moss com o works Sunbeam Talbot 90 (chamado de Alpine). No ano seguinte (1955) a Lancia Aurelia B20 Saloon fica em sexto com W. Lier e H. Ziegler.
Lancia Aurelia GT Liège-Roma-Liège


Na chamada Marathon de La Route – ou mais comumente conhecido rallye endurance Liege-Rome-Liege, já em 1951 a dupla italiana Caramelli-Dourando, ficou em 9º lugar com uma de modelo anterior a B20, e com uma nova GT B20, a dupla Bossetti-Brunetto ficou em 18º (essa prova havia sido ganha pelo pai do Jack Ickx, com um Jaguar de 3442cc – aliás a Jaguar também ficou em segundo). Em 1952 a Lancia fica em 6º, 13º, 15º, e 20º (Coupe des Constructeurs, ficou para a Lancia, Jaguar, Porsche e Peugeot – respectivamente). Em 1953 houve a consagração na prova. Tinha equipe belga com uma GT, equipes italianas com duas Aurelia e duas GT; equipes francesas com uma Lancia e uma GT – but... quem fica em primeiro lugar é o time belga Claes (ex-companheiro de Ickx eTrassenster) com uma GT; 4º e 5º lugar duas GT (times italianos); em 6º fica o time italiano com uma Aurelia 2500cc e em 7º outro time italiano com uma Lancia 1980cc. O Trophee des Nations ficou para o time belga com a GT e a Coupe des Constructeurs, ficou mais uma vez para a Scuderia Lancia com os carros # 3, 77 e 68. Em 54 um time belga ficou em segundo, com a dupla Gendebien-Fraikin com uma Lancia 2.451cc. Em 55 o campeão belga Claes e o italiano Bianchi, ficaram em 3º com uma Lancia 2500cc (um tima italiano ficou em 14º com uma 2500cc; e um time francês ficou em 15º com uma GT).
Vamos aos resultados esportivos
pqp...

1950

Immagine:Debutto aurelia.jpeg
Aurelia berlina B10 no seu debut, no Rallye Stella Alpina = agosto de 1950
Itália, 1950, 24/27 agosto - IV Stella Alpina
  • 12° na Geral
  • 4° na classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.500 cc: 4° Christillin Emilio (Lancia Aurelia B10 berlina)

1951

Immagine:Aurelia sestriere 1951.JPG
Aurelia B 10 de Ascari/Villoresi
Itália, 1951, 23/26 fevereiro - II Rallye del Sestriere
  • Vitória na Geral
  • vitória na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 1° Ascari Alberto/Villoresi Luigi (Lancia Aurelia B10)
Itália, 1951, 1 abril - XI Giro di Sicilia
  • um 12° e um 20° lugar na Geral
  • uma vitória e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe da 1.501 a 2.000 cc: 1° Castiglioni Umberto (Lancia Aurelia B21 berlina) - 1.080 kms em 12 hs 24’23” - média 87,051kph
Itália, 1951, 28/29 abril - XVIII Mille Miglia
  • 2° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Vetture Veloci, classe de 1.101 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni/Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 1.564,kms em 13hs 10’14” - média 118,749kph
Itália, 1951, 3 junho - III Coppa della Toscana
  • Um 9° e um 24° na Geral
  • Uma vitória na Categoria e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo: 1° Magi Diligenti Alberto/Crescioli Amelio (Lancia Aurelia B10 berlina) - 680kms em 6hs 21’30” - com uma média de 106,946kph
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 2° Bracco Giovanni/Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 680kms em 5hs 37’03” numa média de 121,050kph
França, 1951, 23/24 junho - XIX 24 Horas de Le Mans
  • 12° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Sport, classe 1..501 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni/Lurani Giovanni (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 3.172,380kms percorridos, com uma média horária de 132,182kph.
Itália, 1951, 15 julho - V Coppa delle Dolomiti
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe da 1.501 a 2.000 cc: 1° Anselmi Enrico (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 303,800kms de percurso em 3hs 45’07” - média de 80,971kph
França, 1951, 12/20 julho - XIV Rallye Internazionali delle Alpi
  • Vitória na Geral e prêmio de mérito com 9 outros times Lancia
  • 2° lugar na Classe
  • Classe da 1.501 a 2.000 cc: 2° Piodi Roberto/Frajria A. (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 3.000Kms
Itália, 1951, 5 agosto - III Giro delle Calabrie
  • 4° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.100 cc: 1° Anselmi Enrico/Gianni Luciano (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 723kms de percurso com 8hs - com média 81,633kph
Itália, 1951, 11 agosto - Ia 6 Horas di Pescara
  • Vitória na Geral
  • um 7° lugar
  • duas vitórias na classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe na 1.501 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 733kms e 239mts numa média de 122,2kph
  • Categoria Turismo: 1° Romano Piacenza (Lancia Aurelia B10 berlina) - 611kms 537mts com uma média de 101,923kms
Bélgica, 1951, 15/19 agosto - Liége-Rome-Liége
Immagine:Aurelia Liegi Roma Liegi 1951.JPG
Aurelia B21 de Caramelli/Durando no controle em Brescia
  • 9° lugar na Geral
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Unica, Classe 1.501 a 3.000 cc: 2° Caramelli Franco/Durando (Lancia Aurelia B21 berlina) - 5.000kms
Itália, 1951, 23/26 agosto - V Stella Alpina
  • um 2° e um 7° lugar na Geral
  • duas vitórias na Classe ou na Categoria
  • Categoria Turismo Nazionale di Serie: 1° Piacenza Riccardo (Lancia Aurelia B10 berlina) - 1.200 kms.
  • Categoria Gran Turismo Internazionale, Classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Immagine:Aurelia ippocampo.JPG
França, 1951, 30 agosto/12 setembro -Tour de France
  • um 32° lugar na Geral
  • um 8° na Classe
  • Categoria Unica, classe 1.501 a 3.000 cc: 8° Gennary/Billieri (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
México, 1951, 20/25 novembro - II Carrera Panamericana
  • 3 etapas: dois segundos lugar e um 49° lugar na Geral
  • Classificação Geral, primeira etapa (20 novembro Thxtla Gutiérrez/Oaxaca - 530kms ): 49° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Classificação Geral, segunda etapa (21 novembro Oaxaca/Puebla, 412kms): 2° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Classificação Geral, terceira etapa (21 novembro, Puebla/México, 130kms: 2° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)

1952

Montecarlo, 1952, 22/29 janeiro - XXII Rallye de Monte Carlo
  • 122° lugar na Geral
  • Classificação geral: 122° Puyenbroeck/Vroom (Lancia Aurelia B10)
Itália, 1952, 22/25 fevereiro - III Rallye del Sestrière
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Única Turismo/Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Paltrinieri P. (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952, 9 março - XII Giro di Sicilia
  • um 2° lugar na Geral
  • duas vitórias na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 1° Bonetto Felice/Volpini Gianpaolo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Bellucci Luigi/Colucci Alfredo (Lancia Aurelia B21)

Immagine:Aurelia MM 52 Fagioli.JPG
B20 de Luigi Fagioli e Vincenzo Borgi chegando em Brescia
Itália, 1952, 3/4 maio - XIX Mille Miglia
  • um 3° ,um 19° e um 43° lugar na Geral
  • 2 vitórias e um 4° lugar na Classe
  • Categoria Turismo Nazionale, classe 1.500: 1° Maglioli Umberto/Monteferrario Luciano(Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo Internazionale, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Fagioli Luigi/Borghi Vincenzo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Sport , classe 1.101 a 2.000 cc: 4° Michelangelo Leonardi/R. Tomatis (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Monte Carlo, 1952,1 junho - Prêmio Monte Carlo
  • 4° Lugar
  • Categoria Sport, 2.000 cc: 4 Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - nesta prova o Luigi Fagioli, acidentou-se com sua Lancia B20 e veio a falecer no dia 20 de junho.
Itália, 1952,1 junho - IV Coppa della Toscana
  • um 6°, um 8° e um 28° lugar na Geral
  • duas vitórias e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Turismo Nazionale, classe 1.500 cc: 1° Bonetto Felice/Volpini Gianpaolo (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Sport, classe 1.101 a 2.000 cc: 3° G. Kestenholz/Aldo Conconi (Lancia Aurelia)
Austria, 1952,1/2 junho - Dachstein
  • um 2° lugar na Geral
  • uma vitória e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Smolinar (Lancia Aurelia B10 berlina)
  • Categoria Sport, classe 1.500 cc: 2° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
França, 1952,14/15 junho - XX 24 Horas de Le Mans
  • 6° lugar na Geral
  • Vitória na classe
  • Categoria Sport, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Castiglioni Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952,15 junho - IV Giro dell’Umbria
  • um 9° e um 12° lugar na Geral
  • uma vitória e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, classe 1.101 a 2.000 cc: 1° Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B21
  • Categoria Gran Turismo, classe 750 cc: 3° Mignini Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Austria, 1952,21/22 junho - Rallye Alpi Austriache
  • Vitória na Geral
  • duas vitórias na Classe
  • Categoria Sport, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Turismo, classe 1..501 a 2000 cc: 1° Ferri Cormons (Lancia Aurelia B21)
Portugal, 1952, 22 junho, Circuito do Porto
  • 9° lugar na Geral
  • 4° lugar na Classe
  • Categoria Sport, classe 1.101 a 2.000 cc: 4° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952, 29 junho - IIIVI Targa Florio
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Sport, classe da 1.101 a 2.000 cc: 1° Bonetto Felice (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Immagine:Aurelia della chiesa.JPG
Rallye feminino - Perla di San Remo - B20 da Condessa Paola Della Chiesa, no Circuito di Ospedaletti.
Itália, 1952, 13 julho - VI Coppa delle Dolomiti
  • 4° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.101 a 2.000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
França, 1952, 11/17 julho - XV Rallye Internazionale delle Alpi
  • 7° lugar na Geral
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Unica Turismo/Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Gatta Ferdinando/Ickx Jacques (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952, 3 agosto - IV Giro delle Calabrie
  • 2° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Mantovani Sergio/Mantovani Luciano (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Immagine:Coppa intereuropa 1952.JPG
Coppa Inter-Europa 1952 - Monza: Largada "tipo Le Mans"
Itália, 1952, 15 agosto, 12 Horas de Pescara
  • 8° lugar na Geral
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 2° Mantovani Sergio/Trivelli (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Bélgica, 1952, 13/18 agosto - Rallye Liége-Roma-Liége
  • 6° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Unica, classe 1.501 a 3.000 cc: 1° Damonte Mario/Matuella Erardo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952, 23/24 agosto - Ia 10 ore notturna di Messina
  • 10° lugar na Geral
  • 5° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 5° Zuffi Cesare/Tinti (Lancia Aurelia B21)
Itália, 1952, 28/31 agosto - VI Stella Alpina
  • um 2° e um 7° lugar na Geral
  • uma vitória e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Quadrio Curzio Pericle (Lancia Aurelia B21)
  • Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Rodenghi Fausto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1952, 14 setembro - II Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
  • um 3° e um 12° lugar na Geral
  • uma vitória e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, classe 751 a 2.000 cc: 1° Colocci Vittorio (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Turismo, classe 1.500: 3° Devoto G. (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Dame: segundo lugar para Leila Crespi, com uma Aurelia B21
Immagine:Aurelia carrera 1952.JPG
Giulio Cabianca (a esquerda) e Umberto Maglioli na aduanda de New York, depois do desembarque, para a Carrera Panamericana - B20 com compressor.
México, 1952, 19/23 novembro - III Carrera Panamericana
  • 4° lugar na Geral
  • 4° lugar na categoria Sport
  • Categoria Sport, classe única: 4° Maglioli Umberto/Bornigia Franco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé, speciale com compressor)


1953

Immagine:B21 Monte 1953.JPG
B21 de Christillin-Fiorio no Rallye de Monte Carlo
Monte Carlo, 1953, 20/27 janeiro - XXIII Rallye de Monte Carlo
  • 7° lugar na Geral
  • 6° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 6° Christillin Emilio/Fiorio Sandro (Lancia Aurelia B 21 berlina
Itália, 1953, 26 fevereiro/2 março - IV Rallye Sestrière
  • um 3° e um 4° lugar na Geral
  • uma vitória na Classe e uma vitória na categoria
  • Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 1° Marsaglia Stefano/Damonte Mario (Lancia Aurelia B 22 berlina)
  • Categoria Sport Commerciale, Classe Única: 1° Valenzano Piero/Sposetti Renato (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1953, 12 abril - XIII Giro di Sicilia
  • um 2°, um 4°, um 24° e um 31° lugar na Geral
  • uma vitória e dois segundo lugar e um 4° lugar na Classe
  • Categoria Sport Internazionale, Classe 1.101-2.000 cc: 4° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Pignatelli Giovanni/Colabattisti Mario(Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Piodi Roberto/Paltrinieri P. (Lancia Aurelia B22 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Ramella S. (Lancia Aurelia B20-2500 coupé) - início de carreira da nova coupé Gran Turismo B20 com 2,5 litros.
Itália, 1953, 25/26 abril - XX Mille Miglia
  • um 7°, um 38° e um 40° lugar na Geral
  • um 6° , um 11° e um 13° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 11° Antolini Ossi Vincenzo/Antolini Ossi T. (Lancia Aurelia B22 berlina)
  • Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cmc: 13° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 6° Anselmi Enrico/Maggio Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 14 maio - XXXVII Targa Florio
  • 4° lugar na Geral
  • 4° lugar na Classe
  • Categoria Sport, Classe Única: 4° Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 24 maio - III Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
  • um 3° lugar na Geral
  • um 3° e um 9° lugar na Classe
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Biondetti Clemente (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 9° Leopardi Giuseppe (Lancia Aurelia B22 berlina)
Itália, 1953, 31 maio - V Coppa della Toscana
  • Vitória na Geral
  • um 17° e um 18° lugar na Geral
  • uma vitória, um 2° e um 6° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 6° Biagiotti Otello (Lancia Aurelia B22 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Pignatelli Giovanni/Bibbi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Biondetti Clemente/Bronzoni Gino (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 28 junho - V Giro dell’Umbria
  • um 2°, um 12° e um 25° lugar na Geral
  • uma vitória, um 2° e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Ribaldi Franco-Matteucci C. (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 3° Nataloni Germano-Brunelli (Lancia Aurelia B22 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Piodi Roberto/Veglio Alessandro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 19 julho - VII Coppa D’Oro delle Dolomiti
  • um 6° e um 22° lugar na Geral
  • uma vitória e um 4° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1101-2000 cc: 4° Siena Piero (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Marzotto Umberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
França, 1953, 10/16 julho - XVI Rallye des Alpes
  • 8° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2.001-2.600 cc: 1° Gatta Ferdinando/Cottino (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 25/26 julho - IIa 10 Ore notturna di Messina
  • um 3° e um 17° lugar na Geral
  • uma vitória e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Faranda Giuseppe/Consiglio Ignazio (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Sport Commerciale, Classe 2.000 cc: 1° Pucci Antonio/De Sarzana Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 2 agosto - V Giro delle Calabrie
  • Vitória na Geral
  • um 7° lugar na Geral
  • duas vitórias e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Musso Giuseppe/Favero Giuseppe (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 1° Colucci Alfredo/D’Ippolito (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe oltre 2.000 cc: 1° Palmieri Pietro/Maggio Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Immagine:B20-2500 coppa intereuropa 1953.jpg
Copa Inter-Europa 1953 - duas B20-2500 "competizione" de Castellotti e Manzon.
Itália, 1953, 15 agosto, 12 Ore di Pescara
  • 5° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe Única: 1° Colocci Vittorio/Musso Giuseppe (Lancia Aurelia)
Belgio, 1953, 19/23 agosto - Rallye Liège-Roma-Liège
  • Vitória na Geral
  • 7° lugar na Geral
  • uma vitória e um 2° lugar na Classe
  • Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 2° Barozzi/Colombo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Claes Johnny/Trasenster (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1953, 27/30 agosto - VII Stella Alpina
  • Vitória na Geral
  • um 17° e um 28° lugar na Geral
  • duas vitórias e um 11° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 1° Musso Giuseppe (Lancia Aurelia B21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 11° Finzi Adolfo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Marrocos, 1953, 2/4 novembro - Rallye del Marocco
  • 5° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2000 cc: 1° Dominici/Tony (Lancia Aurelia 2000)

1954

Monte Carlo, 1954, 18-25 janeiro - XXIV Rallye de Monte Carlo
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Turismo/Sport de Série, Classe 1.500 cc: 1° Chiron Louis/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
Itália, 1954, 21-25 fevereiro - V Rallye del Sestrière
  • Vitória na Geral
  • Um 2° e um 5° lugar na Geral
  • Três vitórias na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 1° Munaron Gino/Finucci Lucio (Lancia Aurelia B 22 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 1° Brignone Guido/Meregalli Guido (Lancia Aurelia B 20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Piero/Sposetti Renato(Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
Itália, 1954, 4 abril - XIV Giro di Sicilia
  • Um 9° e um 27° lugar na Geral
  • Uma vitória e um 5° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° De Sarzana Giuseppe/Fleres G. (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 5° Perrella Guido/X (Lancia Aurelia B 20-2000 coupé)
Itália, 1954, 11 abril - VI Coppa della Toscana
Immagine:Toscana 1954.JPG
Aurelia B20 "2 litri" de Rosati/Gualdi
  • um 4°, um 13° e um 21° lugar na Geral
  • duas vitórias e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 1° Gualdi Fausto/Rosati (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ribaldi Franco/Basili Romano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Piodi Roberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1954, 1-2 maio - XXI Mille Miglia
  • um 7° e um 35° lugar na Geral
  • uma vitória e um 8° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.500 cc: 1°Serafini Giuseppe/Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 1.501-2.000 cc: 8° Perrella Guido/Ruggiero Giuseppe (Lancia Aurelia-Paganelli 2 litros)
Itália, 1954, 30 maio - XXVIII Targa Florio
  • um 3°, um 7° e um 12° lugar na Geral
  • uma vitória, um 2° e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 2° Piodi Roberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 1° Arezzo Francesco (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 3° Perrella Guido (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Immagine:B20-2500 all'aosta-gs bernardo 1954.jpg
Gran San Bernardo 1954: B20-2500 de Sergio Ramella
Itália, 1954, 2 junho - VI Giro dell’Umbria
  • um 10° e um 26° lugar na Geral
  • uma vitória e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ribaldi Franco/Basili Romano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 3° Nataloni Germano/Rosichelli (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1954, 29 junho - IV Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
  • um 5° e um 14° lugar na Geral
  • um 2° e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Perrella Guido (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1954, 11 junho - VIII Coppa d’oro delle Dolomiti
  • um 7°, um 13° e um 28° lugar na Geral
  • uma vitória, um 3° e um 5° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 1° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 5° Ferri Cormons (Ferri-Lancia Aurelia B20-2500 barchetta)
Itália, 1954, 24/25 julho - IIIa 10 Ore notturna di Messina
  • um 5° e um 13° lugar na Geral
  • um 3° e um 5° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe única: 3° Cerri/Chiappini (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 5° Perrella Guido/Ruggiero Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1954, 1 agosto - VI Giro delle Calabrie
  • um 5°, um 16°, um 17° e um 25° lugar na Geral
  • uma vitória, um 2°, um 3° e um 5° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Nataloni Germano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Zurlo Antonio/Zurlo Gaetano (Paganelli-Lancia Aurelia 2000 siluro)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Morettini (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Bélgica, 1954, 18/23 agosto - Rallye Liége-Roma-Liége
  • 2° lugar no Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Unica, Classe 2.000 cc: 1° Gendebien Olivier/Fraikin Charles (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1954, 26/29agosto - VIII Stella Alpina
  • 2° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Italia, 1954, 27 setembro a 6 de outubro - Giro Automobilistico d’Italia
  • um 2° e um 18° lugar na Geral
  • uma vitória e um 4° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Sposetti Renato (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 4° Guidetti Carlo/Ubezio Giancarlo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)

1955

Monte Carlo, 1955, 17-24 janeiro - XXV Rallye de Monte Carlo
A imagem “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/3/34/Montecarlo_1955.JPG” contém erros e não pode ser exibida.
Aurelia do time suíço Lier/Ziegler - vitoriosa em Monte Carlo
  • 6° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Turismo Normale, Classe 1.001 a 2.000 cc: 1° Lier W.C./Ziegler H. (Lancia Aurelia B 21 berlina)
Italia, 1955, 25 febbraio-1 marzo, VI Rallye del Sestrière
Immagine:Sestriere 1955.JPG
Aurelia B20 com carroceria Zagato de Ferdinando Gatta - vitoriosa em Sestrière
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo Speciale, Classe 2.000 cc: 1° Gatta Ferdinando/Mazzonis Vittorio (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé Zagato)
Italia, 1955, 3 abril - XV Giro di Sicilia
  • un 27° ed un 51° posto assoluti
  • un 2° ed un 4° posto di classe
  • Categoria Turismo Speciale, Classe 1.300 cc: 4° Arena Salvatore (Lancia Aurelia B 21 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Zappalà Stellario (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
Itália, 1955, 30 abril a 1 de maio - XXII Mille Miglia
  • 18° lugar na Geral
  • 6° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 6° Croce Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Immagine:Targa Puglia 1955.JPG
Largada para a Targa Puglia de 1955 : no centro a Fiat 8V de Carlo Siciliani, entre as duas Aurelias B20
Itália, 1955, 22 maio - V Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
  • 6° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Lumbroso Gualberto (Lancia Aurelia B20-2500)
Itália, 1955, 10 julho - IX Coppa d’Oro delle Dolomiti
  • Um 7° e um 29° lugar no Geral
  • Um 2° e um 5° lugar na Classe
Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Pozzato Antonio (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 Zagato coupé)
Bélgica, 1955, 17/21 agosto - XXV Rallye Liége-Roma-Liége
  • 3° lugar na Geral
  • 3° lugar na Classe
Categoria única, Classe 2.000 cc: 3° John Claes/Bianchi Lucien (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1955, 21 agosto - VII Giro delle Calabrie
  • um 8° e um 34° lugar na Geral
  • uma vitória e um 4° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Di Francia Francesco (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 4° Sarno Enzo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Itália, 1955, 25/28 agosto - IX Stella Alpina
  • 3° lugar na Geral
  • 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 Zagato coupé)
Itália, 1955, 16 otubro - XXXIX Targa Florio
  • 20° lugar na Geral
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe única: 2° Arena Vincenzo/Tomaselli Gianfernando (Lancia Aurelia B20-coupé)

1956

Monte Carlo, 1956, 15-23 janeiro - XXVI Rallye de Monte Carlo
  • um 31° e um 35° lugar na Geral
  • uma vitória na Classe
  • Categoria Turismo Normale, Classe 2.000 cc: Lancia Aurelia B12 - 2,3 litros berlina de Lier/Mesritz
  • Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Chiron Louis/Longo Gino (Lancia Aurelia B20-2500)
Immagine:B20-2500 Lualdi-Consuma 1956.jpg
Coppa della Consuma 1956: Lualdi (B20-2500)
Itália, 1956, 24-28 fevereiro - VII Rallye del Sestrière
  • um 5° lugar na Geral
  • um 2° e um 3° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Mantovani Sergio/Morolli Olinto (Lancia Aurelia B 12-2,3 litros berlina)
  • Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Arezzo Francesco/Dagnino Ernesto (Lancia Aurelia B20-2500)
Itália, 1956, 8 abril - XVI Giro di Sicilia
  • um 23° e um 32° lugar na Geral
  • dois 5° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 5° Alotta Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2500)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Taraschi (Lancia Aurelia 2 litri)
Itália, 1956, 28-29 abril - XXIII Mille Miglia
  • um 17° e um 83° lugar na Geral
  • um 7° e um 20° lugar na Classe
  • Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 7° Mantovani Sergio/Cantuseno Nereo (Lancia Aurelia B20-2500)
  • Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 1.601-2.000 cc: 20° Putz H./Pelz A. (Lancia Aurelia B20-2000)
Itália, 1956, 20 maio - VI Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
  • um 9° lugar na Geral
  • um 3° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Mennato Boffa (Lancia Aurelia B20-2500)
Itália, 1956, 10 junho - XL Targa Florio
Immagine:Aurelia TF 1956.jpg
B20 de Mennato Boffa
  • um 34° lugar na Geral
  • uma vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 3° Boffa Mennato/Maresca Vincenzo (Lancia Aurelia B20-2500)
Itália, 1956, 29 julho - VIII Giro delle Calabrie
  • um 12° lugar na Geral
  • um 2° lugar na Classe
  • Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Terzi Guido Maria (Lancia Aurelia B24 spider)

1957

Una B20 ritratta in azione nella gara "Autosciatoria Triveneta" svoltasi nel febbraio 1957 secondo una "formula" - assai in voga in quegli anni - che prevede la compilazione di una classifica finale che tiene conto del risultato ottenuto nella prova automobilistica di regolarità (resa difficoltosa dallo stato delle strade, in genere innevate) e di quello che ciascun "pilota" ottiene in una gara sciistica "a discesa libera".
Una B20 na "Autosciatoria Triveneta" - fevereiro de 1957
Itália, 1957, 25 fevereiro-1 marzo - VIII Rallye del Sestriere
  • um 52° e um 105° lugar na Geral
  • um 7° e um 11° lugar na Classe
  • Categoria Turismo, classe 1.600 cc: 7° Lier/Brandt (Lancia Aurelia B12-2300 berlina)
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 11° Cagnana Piero/Barozzi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1957, 14 abril - XVII Giro di Sicilia
  • Vitória na Geral
  • uma vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.600 cc: 1° Montesano F. (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Itália, 1957, 11/12 maio - XXIV Mille Miglia
Immagine:B24 millemiglia 1957.jpg
B24 de G.M. Terzi em Brescia - Mille Miglia
  • 19° lugar na Geral
  • 7° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 7° Terzi Guido Maria (Lancia Aurelia B24 spider)
Yugoslavia, 1957, 24/28 julho - VI Rallye dell'Adriatico
  • Vitória na Geral
  • 3° lugar na Classe
  • Categoria Turismo & Gran Turismo, Classe 1.600 cc: 3° Valencic (Lancia Aurelia)

1958

Immagine:B24 Conigliaro Giro Sicilia 1958.jpg
Giro di Sicilia 1958: B24 de Giuseppe Conigliaro
Monte Carlo, 1958, 21-29 janeiro - XXVII Rallye de Monte Carlo
  • 39° lugar na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo/Turismo Speciale, Classe 2.000 cc: 1° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Italia, 1958, 24-28 fevereiro - IX Rallye del Sestriere
  • 7° lugar na Geral
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo/Turismo Speciale, Classe 1.301 a 2.600 cc: 2° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Immagine:B20 acropoli 58.jpg
Última vitória importante da Aurelia: B20-2500 de Villoresi/Basadonna no Rallye Acropolis
Grécia, 1958, 2-8 abril - VI Rallye Acropolis
  • Vitória na Geral
  • Vitória na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe 1.600 cc: 1° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé) - última vitória importante de uma Lancia Aurelia
Itália, 1958, 21-22 julho - Mille Miglia
  • 37° lugar na Geral
  • Categoria N.D., Classe N.D.: Berger Georges/Foiret René (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)

1959

Immagine:Frascati-tuscolo nataloni 1959.jpg
Frascati-Tuscolo (19-04-1959): B24 de Germano Nataloni

1960

Itália, 1960, 21 agosto - Giro dei Due mari
  • 2° lugar na Classe
  • Categoria Gran Turismo, Classe da 1301 a 2500 cmc: 2° Donato Bartolomeo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Monza, Coppa Intereuropa 1955
Monza 1955, Coppa Inter-Europa.
Note as duas Aurelia B20 Zagato's (#154 e #156)

Lancia Aurelia B10 Sedan Berlina 1951
Lancia Aurelia B10 Sedan Berlina 1951

Lancia Aurelia GT 1951
Lancia Aurelia GT 1951

Lancia Aurelia GT 1955
Lancia Aurelia GT 1955
A primeira série era formada pelas berlinas B10, que usavam o motor de 1754cc, V6, com 56hp. A B21, lançada em 1951, tinha um motor de 1991cc, com 70hp. A duas portas B20 GT Coupé, apareceu no mesmo ano - ela tinha um chassis um pouco menor, desenhado pela Ghia e construído plea Pinifarina. Tinha um motor de 1991cc, com 75hp (foram produzidas 500 Lancias). A segunda série da Aurelia, vinha com 80hp, com um motor de 1991cc V6, com uma alta compressão. Os instrumentos eram maiores e a suspensão alterada. A nova Lancia B22, foi lançada em 1952, com dois Webers que produzia 90hp. Fizeram na Holanda uma rara B50 conversível.A terceira série surge em 1953, com um motor de 2451cc, e com uma nova suspensão traseira.

A quarta série é introduzida a nova suspensão traseira De Dion. No motor muda-se alguns componentes internos. Surge a B24 Spieder em 1954, fabricada até 1955 - era um carro similar a B20 coupé, com 8 polegadas a menos. Os carros da série 4 eram fabricados com o volante do lado esquerdo e foram as primeiras a serem exportadas para o mercado norte-americano. Esse modelo foi imortalizado pelo diretor Dino Risi, no filme de 1962 entitulado: Il Sorpasso (The Easy Life), estrelado por Vittorio Gassman (aliás essa carro sofreu um acidente nas filmagens, e foi substituído por uma Alfa Giulia Spider em close-up - coisa de cinema). A quinta série surge em 1956, com um luxo maior do que as anteriormente fabricadas. A sexta série tinha 112hp, e foi lançada em 1957.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b8/Lancia_Aurelia_B20_GT_i.jpg/800px-Lancia_Aurelia_B20_GT_i.jpg
Image:Lancia Aurelia B20 GT vl.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/13/Lancia_Aurelia_B20_GT_h.jpg/800px-Lancia_Aurelia_B20_GT_h.jpg

Lancia Aurelia B10


Lancia Aurelia B20 GT, terceira Série

Lancia Aurelia B20 GT, quarta Série

Lancia Aurelia B20 GT, sexta série

http://www.ianhardy.net/gallery/main.php/d/48110-2/IR0E4085.jpg
http://www.ianhardy.net/gallery/main.php/d/48127-2/IR0E4111.jpg

http://lh3.ggpht.com/_vVe8LtN-k_I/SEdxhb7SjEI/AAAAAAAAF1E/tSFE3kmMPYs/Imperial+Palace+Cars+368.JPG

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Lancia Aurelia B20 GT coupe IV
Lancia Aurelia B20 GT coupe IV (1957)
Luis Cezar

Um comentário:

  1. Anônimo22:46

    I rarely comment, but i did a few searching and wound up here "Lancia Aurelia - Serie B".
    And I actually do have 2 questions for you if it's allright. Is it just me or does it appear like a few of these comments come across as if they are written by brain dead people? :-P And, if you are posting at other online social sites, I'd like to keep up
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