Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

28.8.06

VI Rally Internacional do Vale dos Vinhedos - RS

VI Rally Internacional
Bento Gonçalves - 2006
Classi Car Club RS

Este ano os gaúchos - como eles mesmos falam - puseram fogo em caixa d'água! O rallye que eles fizeram, estava o máximo. A começar pela organização. Nada muito sofisticado, contudo, indicava com precisão o local e horário de saída de Porto Alegre para Bento Gonçalves. Não que houvesse necessidade, pois, as estradas do Rio Grande do Sul são bem sinalizadas, mas ai conta a hospitalidade riograndense que é imbatível no Brasil. Havia mapas, até mesmo com imagem plotada de satélite, com os caminhos para a largada em Bento, assim como, indicações precisas como chegar aos hotéis e o caminho de volta em planilha, dos hotéis à largada.

O livro de bordo, foi bem feito. Havia trecho de 7 kms para aferição (no gps havia uma diferença de 130mts, mas nada que uma continha aqui outra ali não resolvesse). Somente duas informações não estavam precisas - o que não é nada! Os PCs ficam realmente escondidos (estacionavam os carros em estradas de acesso, atrás de pontos de onibus - que lá no sul são uma espécie de construção pequena - atrás da mata, etc.) - para quem está acostumado, era fácil de achar.



A camaradagem prevaleceu no evento, fazendo surgir até mesmo um certo erro: Quando o carro (alemão) do Oscar Leke travou o motor (Puma DKW), foi parando um, depois outro, e assim de forma sucessiva - quando vimos havia uns 9 carros parados - parecia um deslocamento, e dois desavisados falavam: onde está a placa para zerar o odômetro?! Eu, de minha parte e risco, parei 2 vezes (no meio da cronometragem), para ajudar os mais desesperados - eu tenho esta "vontade" de ser um misto de Madre Tereza de Calcutá e Mecânico (num dos casos o piloto falava: el coche está fallando - será la gasolina brasileña, llamada "bautizada"? Era apenas o cabo da vela solto... o outro era problema no trambulador - e para falar trambulador em portunhol!!! Felizmente era um MG, até eu explicar... consertei) - assim como outros, também, fizeram o mesmo, sem se importar com a marcação.

Para nós pilotos os pontos altos foram as curvas e a prova em pista. Nos dois casos a diversão foi garantida [apenas o presidente do Classic Car Club - Mauro Beirão - emprestou o Camaro RS para a mulher (Dra. Carla), no autódromo, não por gentileza - é que ele não gosta de pista - contudo, limitou com um taco debaixo do acelerador, a velocidade do carro, que atingia a velocidade média e máxima de 22 mph!]. A paisagem, principalmente da Serra do Rio das Antas, foi o máximo.



Quanto aos carros (algo em torno de 62): Havia algumas carreteras, contudo a mais impressionante, não só na conservação (com seu motor Corvette), mas no seu histórico (ganhou algumas provas, inclusive as mil milhas dos anos 50, e nos mesmos anos, bateu o record de velocidade de São Paulo ao Rio de Janeiro, em menos de 3 horas), era o carro de número 4 (Chevrolet Coupe 1936 - do Carlos Bertuol). Outro destaque ficou para o Austin Healey MKII, com a participação dos Big Jags (XK120 do Veppo, MKII do Gilbert, do E-Type do Gerolomo e do XJ6 do Cezar); Ford Cortina disfarçado em Lotus Cortina; do Puma Espartano GTE do Halle; e da participação incrível de um Ford Speedster 1929 da dupla de Garibaldi Sergio e Ibanor (vestidos a carater). Outros destaques, podem ser citados, como as Alfas Giuliettas Sprint dos anos 60 (dos Buela e do Brock); Ford Capri S dos Carambula; da Alfa Montreal dos Trein; da Mercedes 250SE do Marcelo Patron; do Maserati Spider dos Estima e do Isuzu Lotus dos Mieres. E é claro, do meu bom e amigo Volvo Amazon.

O rallye como um todo, as duplas, a comida e a hospedagem - e para muitos - a bebida, fizeram deste rallye um exemplo a ser seguido - espero que o ano que vem haja uma repetição igual.

Eu quero agradecer toda a fidalguia e elegância que todos, sem a menor discriminação, foram tratados e recebidos no Vale dos Vinhedos pelo Classic Car Club-RS. Como diretor do MG Club do Brasil, entidade essa que tem a honra de dar apoio a tal evento, olha tal rallye como um fruto do trabalho de mais de 20 anos de provas de rallye, raid e endurance que realiza. Já não estamos sozinhos nesta caminhada, estamos muito bem acompanhados - e o que é mais importante - por amigos.

Obs.: As fotos foram tiradas neste final de semana prolongado, não representam a data correta ali estampada.






































Luis Cezar

Nenhum comentário: