Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

1.5.07

The Masters Series - 2007




Há alguns eventos organizados na Ilha Mãe que traz uma reunião de carros clássicos de corrida em pista. Não ocorre só corridas em UK, mas em outros países. É o máximo. Muito legal. Muitos pilotos da era clássica participam destes eventos, não só na F1 Master, mas em outros eventos. É um divertimento... é só isso que queremos, e o melhor de tudo, que podemos sair da arquibancada direto para a pista, com chances de você pilotar não só carros de Turismo, mas carros de F1!












Categorias




Grand Prix Masters é composta por carros de F1 com motores de 3 litros, ou seja, carros antes do efeito solo (pre-ground effects) e antes dos carros turbo (pre-turbo), entre os anos 1966 – 1977. Um typical grid encontra-se Tyrrell, Lotus, Matra, McLaren, Cooper, BRM e mais alguns carros desta fantástica década dos chamados melhores Grand Prix Racing. Os pilotos são alguns dos mais fantásticos que a categoria já teve (dos que ainda pilotam), tais como o Hunt, Fittipaldi, Stewart, Amon, Rindt, Hill, Beltoise, Cevert e Peterson.



World Sportscar Masters, é onde se apresentam os carros Le Mans, do Grupo 4 - Protótipos, contruídos entre a metade dos anos 60, até 1974. Estes chamados de big sports cars, são carros como a Ferrari, Porsche 917, Lola T70 Coupe, Alfa 33/3, Matra 650, Chevron e Abarth. O grid é formado por 5 classes diferentes, com motores diversos.


Sports Racing Masters é para carros de corrida pre-1966 (carros da CanAm Series), maioria com motores V8, tais como o Lola T70 Spyder, os "velhos" McLarens, Fords como o GT40, Lotus 23, Elva Mk’s 6-8, dentre outros.



O Masters GT & Sports Endurance races, é a prova conhecida e chamada de Gentleman Drivers series, aliás, a mais longa e bem sucedida prova européia. Os carros são pre-66 GT e pre-63 sportscars, que participam de provas de Endurance de longa duração, assim como as chamadas de ‘mini-endurance’, com pit-stops e troca de pilotos, como ocorriam na época de ouro destas provas. Os carros tem que ter FIA papers e preparados para corridas deste tipo, com pneus corretos da Dunlop, como aqueles que participavam das corridas Tour de France, Goodwood, Spa e Monza. Os carros vão de Ferrrari a MGs, passando por Bizzarini, Morgan, Cobra, Lotus XI dentre outros.



Masters Top Hat é bem legal. São 6 corridas, tendo como carros desde um Austin A35 até um AC Cobra. Eram carros que participavam de provas em circuitos de Chimay, Spa, Silverstone e Brands Hatch. As pistas utilizadas agora são as de Silverstone, Goodwood e Mallory Park!




Na verdade esses carros dão um show de carros clássicos e históricos, acelerando o máximo, em circuitos dentro e fora do Reino Unido, mandando ver em Goodwood, Castle Combe, Silverstone, Chimay, Mallory Park e culminando em Spa 6-Hours (em outubro)!



O calendário anual contempla todas as divisões acima citadas:
  • Grand Prix Masters – carros F1 de 1966-77
  • World Sportscars Masters – Carros Le Mans dos anos 60 e 70
  • GT & Sports Endurance Masters – Carros GT & Sports dos anos 50 e 60
  • Sports Racing Masters – Sports cars até 1965
  • Masters Top Hat Touring – Carros pre-66 (FIA - Appendix K saloons)
  • Top Hat series (para corridas somente em UK), baseados em carros pre-60 saloons; corridas na categoria ‘best of British’, para sports cars (anos 70 Touring Cars); ‘Cloth Cap’ sports cars e Sebring salute series.


Sabe o que é mais legal? Você pode comprar um carro e participar destas corridas. Quer algo melhor? VOCÊ PODE ALUGAR UM CARRO, PARA PARTICIPAR DE QUALQUER CATEGORIA!!! Para aluguel: AMON F1: Contato com Ron Maydon no Masters office + 44 1908-587545. Vamos a alguns carros que você pode alugar:

March 761 - ex-Brambilla car. Esse carro foi restaurado por Foxcraft. Ele tem novos FIA papers. Contatos com Peter Dunn: petersdunn@btinternet.com (ou celular: +377 680 862 463).


AMON F101 (categoria F1). Contato com team@themastersseries.com



Este está a venda. É um Ford Falcon Sprint – YRD 522C - 1964. Está especificado pelas regras da FIA, e tem histórico nos 400kms na Marathon de Nordschleife, duas vezes em Silverstone Classic e duas vezes em Spa 6 Hour race, ganhando na classe em 2005 (esteve no Masters Goodwood Track Day, em março deste ano). O bichinho tem 400 bhp. Já esteve no Masters Top Hat, FIA Historic Touring Car Championship, HSCC HSRS (Appendix K class), CSCC “Swinging Sixties”, Silverstone Classic, Goodwood Revival, V d V longa distância e outro eventos FIA européia, como Spa 6 Hours, Marathon (Nordschleife), etc. (custa £ 50.000 mas dizem que ele aluga).


Fotos de eventos passados

SPA SIX HOURS











OULTON PARK GOLD CUP






34o OLDTIMER GRAND PRIX







SILVERSTONE CLASSIC





DIJON L'AGE D'OR







BRANDS HATCH








GRAND PRIX DE PAU HISTORIQUE








Luis Cezar

Nenhum comentário: