Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

5.9.07

Goodwood Revival 2007 - Parte I

Goodwood Revival 2007
dsc_5697.jpg

Vamos lá - quero sinceridade: onde os amigos vão encontrar numa mesma prova e, na mesma bateria, indivíduos pilotando durante uma hora, com troca de pilotos (somente dois por carro - no caso em espécie carros GT, com closed-cockpit, fabricados entre 1960-1964)? Até ai, pode ser que encontramos alguns exemplos, but... se estes pilotos forem: Sir Stirling Moss, Sir Jack Brabham, John Surtees, Damon Hill, Phil Hill, Danny Sullivan, Alan Jones, Derek Bell, Allan McNish, Johnny Herbert, Gerhard Berger, Martin Brundle, Jochen Mass, Emanuele Pirro, Patrick Tambay, René Arnoux, Henri Pescarolo dentre outros??? Agora matei a pau! But... ainda tem os carros dirigidos por esses pilotos - alguns exemplos: Ferrari 250GT SWBs, 250GTOs e 330LMBs, Jaguar E-type Lightweights, AC Cobras, Shelby Daytonas, Aston Martin DB4GT Zagatos, Chevrolet Corvette Sting Rays, Sunbeam Lister Tigers, dentre outros avaliados na pista em £30 milhões!!!

Agora basta!

Sim - meus caros - isso é o Goodwood Revival 2007! É o que nós súditos chamamos de "the greatest motor race in the world". E alguém duvida? E tem muita gente que gasta um bom $$, para ir quase na mesma época, para os Estados Unidos, com o intuito de ver carro parado em campo de golfe, e alguns carros clássicos, descendo o saca-rolhas de Laguna Seca (quase sempre, são os mesmos carros - diferente, mesmo, foi ver descendo essas curvas um Puma Malzoni). Tudo bem... lá tem carros lindos - CONTUDO - repita-se: CONTUDO - nada como Goodwood (isso sem contar o clima criado na pista e em outro lado, com os aviões da Primeira e Segunda Guerra). Eu aposto: Para quem já esteve naqueles campos de golf e no circuito de Laguna Seca dos EUA, e já esteve em Goodwood Revival (mesmo no Goodwood Festival no primeiro semestre) na Ilha Mãe, não vai ter outra opinião - Goodwood é infinitamente melhor - inclusive - para comprar carros... (só perde, neste quesito, na verdade, pelo preço dos carros - nos EUA eles são mais baratos, but... em Goodwood tem carros fantásticos colocados a venda).

d20_5573.jpg

Para ter acesso direto aos carros, precisa - como a placa acima indica - estar vestido com roupas da época (até a década de 60), ou com roupas que lembrem essas épocas - um barato. Alguns são chiques e vem com o próprio avião clássico. O Goodwood Revival tem um ambiente fantástico - você tem que entrar no clima e se não estiver com a roupa certa, você pode alugar ou até mesmo comprar - vale a pena experimentar, pelo menos uma vez na vida. E diga-se de passagem, que os pilotos - tirando o capacete, que deve usar o que dá mais proteção e autorizado pela FIA, os macacões são originais ou similares. As roupas dos mecânicos, geralmente de macacão branco, seguem padrões de época. Eu lembro que num rallye do pessoal do Classic Car Club do Rio Grande do Sul, havia uma dupla com um Ford 29 (ou 28), com roupas confeccionadas por orientação do Museu da Ulbra. Na area da Chicane Paddock, você pode comprar muita coisa no Revival Market, principalmente, moda dos anos pré-66. E para entrar no clima, dê um pulinho no Pit Stop Café, ou no NAAFI Wagon ou no Spitfire Restaurant (tem outros, como os pubs Gales Real Ale e o Oily Rag - fantásticos revival bars. Tem - também - roupas militares - o que é um barato, pois, neste caso, você chega perto dos aviões e se junta com uma turma de loucos (o bonus, é que pode transitar nos boxs dos carros. O duro é que deve-se seguir um certo ritual militar - mas isso é outra história)! Essa pista funcionou para corridas, de 1948 a 1966 e atualmente os seus proprietários, realizam dois eventos por ano: um que nada mais é do que uma subida de montanha, passando por parte do circuito, e outro que é a corrida propriamente em pista (motos inclusive). A abertura sempre é com uma cantora lírica, entoando o hino britânico e depois, ao som de Rule Britannia (este ano tocado pela gaita de fole de Sir Henry Wood acompanhado de coral), passa uma esquadrilha de Spitfires e Mustangs, que cruzam em baixa altura os céus de Goodwood - é de arrepiar. Esse ano um dos aviões saiu da formação e subiu aos céus, em homenagem ao aniversário da morte da Princesa Diana.

Aliás, para quem gosta de avião: Um Spitfire foi trazido funcionando para a reta principal de Goodwood, escoltado por seus mecânicos e pilotado por um integrante da Batalha da Gran-Bretanha (aquela batalha imortalizada pelo dito popular: "nunca tantos, deveram tanto a tão poucos" - não foi bem isso que Churchill falou no dia 20 de agosto de 1940, na Câmara dos Comuns - a frase foi: "Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos"). Cena de arrepiar.




d20_5668.jpg

Spirit of Aviation

P51D Mustang

Bearcat

Um pouco mais do ambiente no complexo de Goodwood

d20_5630.jpg

d20_5631.jpg

d20_5571.jpg

d20_5544.jpg

looking for a runabout?


(7 of 10) Classic Jag on the move

Aermacchi

garage scene

dsc_5796.jpg

(1 of 10) Ferrari GTO racer

Vamos aos carros:


Após o público presente enxugar as lágrimas, começa-se os treinos (sexta-feira é dedicada a isso e, esse ano estava fechado ao público comum - but... menos para sócios do Goodwood Club). Este ano o sábado (já é tradicional ser um Ladies' Day), foi o dia principal junto com o domingo. Para quem quiser ver o resultado de sábado, anexo 97 páginas dos carros e participantes, com seus tempos - Halooou - 97 pp. (e tem uma turma que acha que tem muito carro em Laguna Seca!! -PDF Friday's Results ). Na verdade, na sexta-feira deste ano, além dos treinos, foi reservado um espaço para homenagear carros da F1, ou mais especificamente celebrar um ícone inglês: os motores Ford-Cosworth DFV. Tinha desde a famosa Lotus 49B, até outros carros de época, como o carro ganhador em 1975 de Le Mans, com a equipe Gulf, isso sem contar com o Ligier JS2 (ao todo 31 carros, roncando os seus V8 Cosworth).

Ainda na sexta-feira, o dono da pista - o chique mas muito simpático Lord March, estava autografando os DVDs sobre Goodwood (chamado "Goodwood - The Motor Racing Story 1948-1966" - Imagine se já não o possuo! Muito legal, com entrevistas do próprio Lord March e de Sir Stirling Moss, com cenas inéditas (trabalho realizado pela Duke). Para quem quer ver os resultados de sábado e o resultado final acessem: PDF Saturday's Results e PDF Goodwood Revival Final Results .

Sábado, também, é dia de leilão. A Bonhams vendeu um lote de carros históricos muito, mas muito importante (isso sem contar com os carrinhos). Vamos aos destaques: 1929 Isotta-Fraschini Tipo 8A Sport Laundaulette, saiu por £298,500 (valor estimado: £200,000 a 250,000). Um ex-Paddy Hopkirk Austin Mini Cooper S, que foi pilotado na sua vitória no rallye de 1967, no Circuit of Ireland, foi arrematado por £84,000 (estimado entre £70,000 a 80,000); teve um 1956 Lotus X1 Le Mans Series 1 Climax, que saiu por £81,800. Um ex-Lord March 1959 Lola-Climax Mark 1 (sports-racer), foi vendido por £93,277.

O truque é: Primeiro, estar vestido com roupas de época. Segundo, escolher um Pavilhão para ficar e assistir as provas. É nesse pavilhão (dependendo dele), que você curte o melhor starting-grid position, mas em todo o circuito você ouve o que nós chamamos de authentic surroundings! Vamos aos Pavilhões:

No Clark Pavilion, fica bem pertinho dos carros, além de estar situado ao longo do Hawthorn Pavilions - você fica num jardim e no mesmo nível da pista. Neste pavilhão é obrigatório o uso de gravata e/ou de roupa de época.

Brabham Pavilion
Catering é dividido em 4 partes, fincado ao lado do Clark Pavilion, but... neste chique pavilhão, tem pianista (com piano meia-cauda). Você tem acesso ao Racing Car Assembly Area, e tem acesso ao Drivers’ Club. É o melhor lugar para tirar fotos com as lendas vivas do automobilismo, e pegar autógrafos (levem fotos ou livros, para as lendas autografarem tais peças). Eu considero o melhor dos pavilhões.

Hawthorn Pavilions (private trackside pavilions) - abriga grupos de 30 pessoas até 50 - em locais pré determinados - fica bem na linha de chegada e linha de largada.

Supershell Building - é uma construção histórica, situado do outro lado da curva Woodcote, que aliás, é a curva mais dramática do circuito - é onde fica a famosa chincane. É o pavilhão mais procurado - sempre é o primeiro a acabar os ingressos.

No SuperShell Lawn, o negócio é assistir as corridas nos telões e se quiser, dar uma olhadinha na famosa curva Woodcote. É legal, but... meio esnobe.

The Brooks Pavilion, pavilhão com o nome do mais famoso piloto de Goodwood (Tony Brooks), localizado na pista perto da March - é utilizado para festas particulares e pelos clubes ingleses de carros clássicos.

E quanto aos troféus? Como são chamadas as provas e qual a divisão?

DFVs

Goodwood Trophy
Esse troféu é para carros pre-war (apesar de eu achar um ou outro pos-war), nomo posto. Há carros na pista condiderados Formule Libre single seaters. Desfilaram tipos como Alfa Romeo Tipo B (P3); BRM V16; Bugatti Type 54 e 59; ERA; Maserati 4CM, 6CM e 4CLT; Alta e Talbot Lago;

Woodcote Cup
Os carros participantes, são carros iguais o do Goodwood Trophy. Há no Woodcote Cup uma race revival com carros pre-1955 Grand Prix, Formula 2 e Formule Libre - tudo mono-posto;

Richmond Trophy
É em homenagem ao Duke of Richmond and Gordon. O negócio é carros de Fórmula 1, com motores localizados na frente, ou seja, carros localizados na década de 1950 e 1960. Tem cada carro... várias Maserati 250F; Lancia D50; Ferrari 212, 500 e 246 Dino; Aston Martin DBR4; BRM Type 25; Connaught e Cooper-Bristol;

Gordon Trophy
Em homenagem - de novo - ao Duke of Richmond and Gordon. É troféu para carros mono-posto fabricados nos anos 50, na categoria de 1.5 litros - até 1961 - temos: Cooper-Climax T43, T45 e T51; mais Lotus 18 e 21; várias BRM, Gilbey, JBW, LDS e Scarab;

Richmond and Gordon Trophies
Aqui, mistura-se grid de Formula 1 de carros fabricados de 1954 a 1961 - pura pauleira;

Glover Trophy
O ganhador (na verdade dos 3 vencedores da prova Richmond Formula 1), andam na pista com carros contemporâneos de F1 (post-1961 Formula 1 e Formula 1 baseado nos Tasman cars). Os carros são aqueles de 1.5 litros de 1961 a 1965, tais como os ATS, Brabham, BRM, Cooper, Lola, Lotus e Scirocco. Entretanto, em 1999, foi aditado a essa prova carros asa de 3 litros, que correram entre 1966 a 1969;

Earl of March Trophy
Aqui - meu chapa - são aqueles carros com 500cc F3, com motor de motocicleta. É um tipo de kart dos anos passados, onde legendas como Sir Stirling Moss, Ken Tyrrell e John Cooper, começaram a correr pra valer. Estes carros ficam localizados entre os anos de 1948 a 1959 - claro que os Coopers dominam a festa, mas tem a participação de carros como Kieft, JBS, Martin, Emeryson, Trenberth, dentre outros com motores de motocicleta como JAP, Norton, Triumph, BMW e Vincent;

Chichester Cup
É outra prova para carros de Formula Juniors, com cubagem de 500cc pra cima. Muitos Formula Ford e F3 (acima de 1.100cc) - tal prova é dividida em carros fabricados nos anos (1957-1960 - motores a frente), (1961-1963 - motores atrás e freios a disco), e carros com freios a tambor de 1958 a 1961;

Brooklands Trophy
Aliás, nunca teve prova chamada de Brooklands Trophy em Goodwood. É para carros fantásticos da época pre-war - é o mais histórico dos eventos em Goodwood. O grid é sempre formado por "exotic larger-capacity racing cars", como os fantásticos Bentley Specials, Alfa Romeo 8C Monza e Bugatti Type 35 (também tem algumas Maserati 26M, Mercedes-Benz SSK e Delage). Goodwood é a nova casa do The Brooklands Automobile Racing Club e o British Automobile Racing Club;

Corridas para Sports e GT Cars


Freddie March Memorial Trophy

Prova em homenagem ao nono Duke of Richmond and Gordon (aquele que fundou Goodwood). Aqui tenta-se resumir o espírito da famosa Goodwood Nine Hours, que ocorria entre 1952 e 1955. Fica geralmente entre 12 voltas no pau, que deve dar uns 90 minutos de endurance. Dá para ver carros como Alfa Romeo 3000CM, Allard, Aston Martin DB2 e DB3S, Cooper-Jaguar, Ferrari, Frazer Nash, HWM, Jaguar C-type, Lotus, Maserati A6GCS dentre outros;

Royal Automobile Club TT Celebration race
Em Goodwood essa prova de TT (Tourist Trophy), dura exatos 3 horas de endurance race (resumo na verdade da prova de 9 horas, realizadas antigamente para os TT), para World Championship Sports Cars (e alguns GT cars). Esta prova está localizada no domingo pela manhã (é a melhor prova - eu e muita gente acha). Tem a famosa one-hour, two-driver challenge for closed-cockpit GT cars (1960-1964), que reúne grande parte dos carros mais caros do evento (este ano na mesma prova estavam presentes carros que somavam algo em torno de £30million - e dá-lhe porradas;

Lavant Cup
Essa é outra prova de Goodwood que é de você assistir ajoelhado e com babador. É prova de velocidade dos sports-racing cars (ocasionalmente há carros de Formula 2 mono-posto). Só entram peças World Championship sports cars, que representam o spirit of the Tourist Trophy races de 1957-1959. Desfilam na maior "vula", carros como Aston Martin DBR1, Ferrari 246S Dino, Jaguar D-type, Porsche RS61, Maseratis 300S e T61 'Birdcage';

Sussex Trophy
É bom não levantar, pois, essa é outra prova que tem que ser vista de joelhos - agradecendo a Deus de estar lá. Corrida de sports cars, desde os British limited-production até carros de preparação de equipes de época entre 1955 e 1960. Dá para ver Lister ‘Knobbly’, Jaguar D-type, Aston Martin DBR1, Ferrari Testarossa e 246S Dino, Maserati 300S, 450S e T61 ‘Birdcage’, Tojeiro-Jaguar, Devin-Chevrolet, Scarab-Offenhauser, Kurtis-Pontiac, Sadler-Chevrolet e o famoso Buick ‘Ol Yeller’;

Madgwick Cup
Pronto, agora você pode ficar de pé e procurar comer um lanche, pois, essa prova é chatinha. É pra predominantly small-capacity sports-racing cars. Parece um kart grande, com motores de 2.5 litros, fabricados entre 1955 e 1960, isso inclui Alfa Romeo 1900S, Cooper-Climax T39 ‘Bobtail’ e T49 ‘Monaco’, Lotus 11, 15 e 17, Maserati 150S e 250S, Porsche 550 Spyder e RS60, e mais uma porrada de carros equipados com motores Climax, especialmente carros como o Elva, EJS, Kieft, Lola e Willment (tinha algumas BMW 2 litros, Lotus 19 e 23; Elva Mk7 e Mk 8; Brabham BT5 e BT8; Ferrari 206 Dino e Maserati Tipo 63 ‘Birdcage’). Olha - tirando a Maserati e o Porsche 550, o resto é meio cansativo depois, das provas anteriores;

Whitsun Trophy
Bom agora que você já comeu e colocou gelo nos joelhos, toma um remédio para a pressão alta para assistir o Whitsun Trophy. Trata-se de prototypes que correram entre 1963 e 1966, incluindo Ford GT40, Ferrari 250LM e os famosos P-cars, além de Lotus 19, 30 e 40, Cooper-Chevrolet, Brabham BT8, McLaren M1 e many others. Barrrrrrrrbaro. O ronco dos motores é assustador (para quem gosta de muscle cars - é um prato cheio);

Fordwater Trophy
Esse é o troféu para carros GT de produção em série. Tem de tudo, com carros que nós algum dia já dirigimos. Tem inúmeros AC Ace, Alfa Romeo Sprint Zagato, Jaguar XK150S, Mercedes-Benz 300SL, MGA e MGB, Morgan Plus 4 e Porsche 356. Tem carros raros como Alfa Romeo Giulia TZ1 e TZ2, Austin-Healey Sebring e Speedwell Sprite, Porsche 904 GTS, Mini Marcos GT, Sunbeam Harrington Alpine Le Mans, Triumph TRS, OSCA-Maserati Zagato e WSM Sprite. Não são tão rápidos, mas que é legal isso é;

Saloon Cars
dsc_5704.jpg

St Mary’s Trophy
Como acima, conhecemos todos esses carros com a palma de nossas mãos. São caros de produção em série localizados entre os anos de 1950 e final de 1960. É dividido em duas partes: uma para pilotos profissionais e outra para os proprietários dos carros na pista. Nesta prova há pilotos legendários como o Sir Stirling Moss, Sir Jack Brabham, Alan Jones, Derek Bell, Steve Soper, Gabriele Tarquini, Perry McCarthy, Jackie Oliver, Johnny Herbert, Emanuele Pirro, Jason Plato, Darren Manning, Anthony Reid, David Leslie, Tiff Needell, Arturo Merzario. Tem até pilotos legendários de rallye como Rauno Aaltonen e Rosemary Smith. Tem aquela norte-americana que só faz festa e atrapalhar os outros na pista da Indy as senhoras Lyn St. James e Desiré Wilson - além de outros convidados como o 'Smokin' John Rhodes, Win Percy, John Fitzpatrick, Marc Surer, Frank Sytner, Stuart Graham, Barrie ‘Whizzo’ Williams, e claro, o sempre presente em Goodwood - o ator cômico Rowan Atkinson (o Mr. Beam - que no usa um Mini Cooper, mas sim um Jaguar MKII). O grid dos anos 60 é formado por Mini Cooper, Lotus Cortina, Jaguar Mk2, Alfa Romeo 1600 GTA, Hillman Imp, Mercedes-Benz 300SE, BMW 1800 TiSA, mais Ford’s Anglia, Mustang, Falcon e o Galaxie. O grid dos anos 50 é formado por Jaguar MkVII e 2.4-litre MkI, Morris Minor, Austin A35 e A40, MG Magnette e Riley 1.5, Ford 100E e Zephyr/Zodiac, Alfa Romeo Giulietta Ti, DKW, Lancia Aurelia B10, Peugeot 203, Standard Ten e Sunbeam Rapier. Imperdddddddddddddddddddível; e,

Motos
http://www.motorcyclenews.com/upload/199384/images/Sun%20race1.jpg

Barry Sheene Memorial Trophy (formerly the Lennox Cup)
Esta prova tem duas participações - no sábado e no domingo. É para motos de 350cc a 500cc, construídas entre 1962 e 1966. Tem de tudo incluindo Norton, Matchless, McIntyre, Aermacchi, BMW, Benelli, Gilera, Linto, Moto Guzzi MV Agusta.

Claro - Vamos a uma imensidão de fotos (selecionadas):

Obs.: Não só de carros (e de aviões), é feito Goodwood - tem as motos. São ao todo algo em torno de 360 carros e motos todo o ano, e olha que há uma diversidade de carros e motos todo o ano, para competirem em 12 diferentes corridas (até o final de março aceita-se o pedido de entrada para as corridas). Há vários troféus em jogo e o povo, manda bala no pé direito. É o fundo do poço ou nada. Este ano teve porrada que deu dó - aguardem as fotos abaixo.

Motos - também é uma grande pedida para assistir.

http://www.motorcyclenews.com/upload/199384/images/Chandler1.jpg

http://www.motorcyclenews.com/upload/199384/images/Gardner+McW1.jpg

http://www.motorcyclenews.com/upload/199384/images/Rutter1.jpg

http://www.motorcyclenews.com/upload/199384/images/Sat%20race%202.jpg

Tá bom né... vamos aos carros...
(vou ter colocar mais fotos em artigo seguinte - tenho mais de 1200)

BOXs
















d20_5567.jpg

d20_5570.jpg

d20_5551.jpg

d20_5553.jpg

d20_5554.jpg

d20_5555.jpg

d20_5556.jpg

d20_5576.jpg

d20_5579.jpg

d20_5582.jpg

d20_5583.jpg

d20_5586.jpg

d20_5694.jpg

Ele e Eles


dsc_5759.jpg

Treino, Sábado e Domingo (nem sempre nesta mesma ordem).





d20_5545.jpg

d20_5548.jpg

d20_5600.jpg

d20_5591.jpg

d20_5605.jpg

d20_5616.jpg

d20_5636.jpg

d20_5643.jpg

d20_5644.jpg

dsc_5702.jpg

dsc_5724.jpg

dsc_5718.jpg

dsc_5745.jpg

dsc_5748.jpg

dsc_5747.jpg

dsc_5757.jpg

dsc_5758.jpg

dsc_5764.jpg

dsc_5768.jpg

dsc_5774.jpg


(1 of 10) - Driver wrestles a Dodge Dart around Goodwood


(10 of 10) - Classic Merc was an unusual choice of racer




(2 of 10) Classics preparing for their day on track


V8s

Deslises
(um novo nome para o braço duro)

Vamos começar por Martin Stretton - vinha ele com sua ISO Bizzarini A3C - aliás, o primeiro e único carro construído neste modelo. Pois bem - na curva Madgwick ele vai pela grama, vai pela grama, vai pela grama até encontrar a barreira de proteção. Saiu bem do carro e acenou - estava até rindo, mas acho sinceramente que era um riso nervoso - muito nervoso:

Martin Stretton crash

Martin Stretton crash

Martin Stretton crash

A culpa aqui foi o óleo na pista...


oil on track!

Este aqui era o Derek Bell - acho que o negócio dele é Porsche

oil on track!

Aqui o antes...


(2 of 10) - Riley Elf shortly before a big smash

O durante...


(6 of 10) - Post-smash Riley Elf

Isso foi no treino, imagine na prova!



Isso foi no treino de sexta-feira (está mais para sexta-feira 13)

dsc_5792.jpg

Filminhos
(eles são bem caseiros - a maioria dos "realizadores" estavam alcoolizados, mas refletem o ambiente)

De uma dupla de bebuns - 07:54

XX

Outros bebuns - 06:29

XX

Visão da retinha - 03:00hs

XX

Aqui todo mundo espera alguém rodar - 0:39

XX

Idem - 02:19

XX

Nenhum comentário: