Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

30.1.08

Speed Racer movido a bio-combustível

Speed Racer
(com combustível da Petrobras)



A atenta jornalista Nicola Pamplona, nos trás notícia que uma equipe brasileira, com carros movidos a uma misteriosa fonte de energia, estará no encalço de Speed Racer no longa-metragem que estréia nos Estados Unidos no dia 9 de maio deste ano. Trata-se da Petrobrás Bioenergy, a mais recente estratégia de marketing global da estatal petroleira, em parceria com o estúdio Warner Bros. e a distribuidora Village Roadshow Pictures. O filme, escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski, responsáveis pela trilogia Matrix, traz para a tela o famoso corredor criado na década de 60 pelo desenhista japonês Tatsuo Yoshida.

http://www.advancedgrafx.com/images/misc/SpeedRacer.jpg

Na verdade a Warner que procurou a Petrobrás, para entrar no mercado latino-americano (como se eles já não estivessem). Já a Petrobrás, não queria aparecer somente como um simples posto de gasolina, quando o personagem abastecia o seu carro - queria aparecer mais. Resultado: criou-se a Petrobrás Bioenergy, que aparece nos paineis dos autódromos criados para o filme, custando à Petrobrás algo em torno de R$ 3.600.000,00 - do seu dinheiro, súdito brasileiro. A Petrobrás, vai usar o modelo do carro aqui no Brasil, para fazer uma campanha (para quem? A criançada?). Bom... dinheiro público é assim: o Presidente Lula mandou que a Petrobrás colocasse 6 milhões de reais, nas escolas de samba do Rio de Janeiro. O pior é que a Petrobrás patrocina o time do River Plate!!!
http://apowpunj.homestead.com/files/Members/Graphics/speed_Racer.JPG
But... para quem esqueceu:


Speed Racer é o nome de um desenho (hoje chamado de anime), dos anos 60, criado por Tatsuo Yoshida, sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado pelos americanos e seguida pela dublagem brasileira, mas na verdade chama-se "Go Mifune"), é um jovem piloto de corridas de dezoito anos, que dirige um carro chamado de Mach 5, carro esse criado por seu pai (Pops). Este cara vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora. Estes são os personagens:

  • Go Mifune (Speed) - está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos e sonha em ser o melhor piloto do mundo.
  • Corredor X (o corredor mascarado) - é na verdade Rex, o irmão mais velho de Speed, que fugiu de casa após sofrer um acidente durante uma corrida e discutir com seu pai, que não queria que seu filho voltasse às pistas. Tornou-se agente secreto da Interpol.
  • Gorducho - o irmão mais novo de Speed com 7 anos de idade junto com Zequinha (Chim Chim em Inglês), seu macaco de estimação, estão sempre presentes nas aventuras, normalmente escondidos no porta-malas do Mach 5. Sempre aparecem em situações cômicas, mas também como a "arma secreta" de Speed, ajudando-o a se livrar dos apuros, assim como o faz o outro irmão de Speed, o Corredor X.
  • Trixie - a suposta namorada de Speed, (apesar de nunca tê-lo beijado) tem 18 anos e faz parte da equipe, pilotando o helicóptero que o auxilia quando ele se mete em encrencas.
  • Pops Racer - é o pai de Speed. Engenheiro renomado, após ser demitido de uma grande Time de corridas, resolveu montar seu próprio time e efetivar o seu mais audacioso projeto: a construção do Mach 5.
  • Sparky - o mecânico faz-tudo da equipe, sempre tentando evitar que Speed se dê mal tomando decisões precipitadas, tanto dentro como fora das pistas.

O Mach 5, carro de corrida de Speed, tinha um arsenal de equipamentos que ajudavam Speed a se safar das enrascadas em cada uma de suas aventuras. Em seu volante existe um painel de controle com 7 botões, cada equipamento especial estava relacionado com a letra de seu respectivo botão (estes japoneses eram visionários nos anos 60 - vejam):

http://img161.imageshack.us/img161/4016/speed20raceroq4.gif

  • Autojack: Macaco automático -Originalmente Speed usa para agilizar o pit stop do Mach 5 (largamente utilizado nas corridas de hoje em dia). Mas em movimento faz com que o carro seja catapultado e salte obstáculos.
  • Belt Tire (Traction Control): Cinta que recobre os pneus permitindo andar em terrenos irregulares. Na série Speed utiliza este controle para transferir a potência do motor de seu carro para as rodas, dando melhor tração. Uma espécie de controle de tração atual.
  • Cutter: Duas serras que aparecem na frente do carro e cortam qualquer obstáculo (ideal nos dias de hoje...).
  • Defenser: Para-Brisa à prova de balas - muito utilizado nos dias de hoje, em São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá.
  • Evening Eye: Faróis Super Brilhantes, como os utilizados pelos carros japoneses de hoje em dia.
  • Frogger: Equipamento para dirigir embaixo d´água (Carga de Oxigênio e Periscópio). O Periscópio do Mach 5 lembra as câmeras on board dos carros de corrida de hoje em dia.
  • Gizmo Robot: Robô mensageiro em forma de pombo que dá a localização exata do Mach 5, tipo gps de hoje.
  • Homingunit: Joystick entre os assentos do carro e serve para controlar o robô.
A imagem “http://retrotv.uol.com.br/speedracer/SpeedRacer_boomerang.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O Mach 5 de Speed Racer, originalmente um carro japonês, se inspirou em carros da marca italiana Ferrari, em especial a Ferrari Dino, e na série de desenhos originais o Mach 5 exibia ruidos que se assemelhavam ao motor italiano.

Em toda a série apareceram vários Mach 5: Mach 5-I-É o carro de Speed Racer; Mach 5-II-Cópia criada pelo Dr. Nitecoll - ele usava um dispositivo de raios no lugar do pombo robô e, podia voar como o carro voador de Sacaramanga, em "007 contra o Homem com a pistola de ouro"; Mach 5-III - ao participar da Corrida Alpina era dotado de aletas (asas) retrateis, que faziam com que o carro saltasse e tivesse estabilidade no vôo; Mach 5-IV - versão de "as novas Aventuras de Speed Racer" - o Mach 5 ganha laterais típicas de carro de Fórmula 1 atual e se torna um monoposto; Mach 5-V - Na nova série Speeed Racer, este carro ganha novo desenho.

Filminhos

Trailer do filme (já com legendas)

Apresentação dos atores e do carro

Abertura do desenho no Japão

Abertura nos Estados Unidos

Speed num VW GTi

Luis Cezar

Nenhum comentário: