Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

28.4.08

Nomes e Apelidos

Nomes e Apelidos



Olhando os resultados de todas as corridas realizadas no Brasil, de 1960 a 1970, vocês vão notar nomes bem interessantes, tanto de pilotos como de carros. Na verdade são apelidos, que se tornaram nomes de inscrição (tanto para os carros, como para os pilotos), tais como (pilotos), Jaú, Pardal, Brucutu, Coruja, Toco, Águia, Áquila, Arquimedes, Santo, Zé Peixinho, Mago, Mustache, Bigode, Volante Audaz, Chuvisco, Dr. Jivago (ele se achava "sinistro"), Volante 13 (ele adotou esse nome, para esconder da família - principalmente da mãe - que ele corria), Joluan, Rio Negro, O'Hara (era muito comum o carro de corrida ficar na casa do piloto ou na oficina da equipe - tem uma história, que o carro do O'Hara estava estacionado e precisava ser retirado da frente de uma casa, e uma determinada pessoa foi avisar o piloto: "seu zero hora, dá para puxar o carro!!!" - e ai o O'Hara - que já era um apelido, ficou conhecido, também, como Zero Hora), Marinho, Toninho Martins e Toni Bianco. Já os carros, tinha: Alfa-Romeo-Corvette (também chamado de Duchen Especial), Fúria-FNM, Landi-Bianco Gordini, Snob's, Ovo de Codorna, Mickey Mouse (era um DKW com chassis cortado, ficando um DKW pequeno, que ganhava em circuitos de rua), Renault-Rabo-Quente (sempre com a tampa do motor semi aberta), Zé-do-Caixão, Alfazoni, Kinko, Tempestade, Perereca e Patinho Feio (alguns deles com mais de uma versão - era para horrorizar). A foto ao lado era do Bino (também conhecido como Christian Heins). Claro, que na pista poucos pilotos eram chamados pelo nome e sim pelos apelidos, contudo, na classificação e na ficha de inscrição vinha o nome como José Carlos Pace e não Moco, ou Fittipaldi e não Rato, e assim por diante. But... Volante 13 era Volante 13 mesmo e fim de papo!

A imagem “http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Valente_Fotos/DasPioneirasDuchenEspecial.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Duchen Especial (Alfa-Romeo-Corvette)

A imagem “http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Celso%20Lara%20Barberis_Fotos/F_Jr_63-Alfa.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Landi-Bianco-Gordini
(havia o com motor DKW e Simca)

Coruja no Rio de Janeiro em 1967


A imagem “http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Toco_Fotos/Interlagos_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Toco e seu Simca


Kinko


O "Tempestade" que depois da sua primeira corrida em Brasília, virou "Perereca"


Traseira do Tempestade-Perereca da Simca


Perereca pilotado pelo Jaú


Fúria-FNM


Zé-do-Caixão


Camber ou Pato Feio


Patinho Feio


Patinho Feio - versão 1


Patinho Feio - Versão 2


Patinho Feio - versão 3


Fiat-Abarth pilotado pelo Dr. Jivago

Fangio no Mickey Mouse - esse mesmo carro era pilotado pelo Volante 13


Ovo de codorna - primeiro carro a esquerda


[Fusca+Ovo+de+codorna+back.jpg]

Ovo de codorna III

[Fusca+casca+de+ovo.jpg]
Ovo de codorna II


Primeira vitória do Sérgio Cardoso em 9/10/66 (que aliás, foi o campeão da prova de Kombis). Do lado esquerdo Armando Brada e do lado direito o caladão Dr. Jivago...


Que corrida é essa de Kombis?


E... para fechar uma foto da única corrida de Kombi realizada no Brasil, em 21 de julho de 1968... Ave Santa... Pior que isso só corrida de Lambreta, que era realizada em Interlagos.


Danilo e a sua Lambreta Envenenada

Luis Cezar

Um comentário:

Anônimo disse...

Howdy! I just would like to give a huge thumbs up for the great info
you might have here on this post. I might be coming back
to your blog for extra soon.

my web page; SEO公司