O MK1 foi produzido de julho de 1966 a setembro de 1968 (15.818 unidades), com um motor de 6 cilindros em linha, de 1.998cc, com 2 carburadores Zenit Stromberg - top speed de 108mph. O MK2 foi produzido de julho de 1968 a dezembro de 1970 (12.066 unidades), com top speed de 111mph (teve uma produção do MK2 chamada de Plus, que era uma versão para ser vendida nos EUA - tinha 95bhp ao invés dos 104bhp originais). O MK3 foi produzido de outubro de 1970 a 1973 (13.042 unidades) com top speed de 112mph (a versão americana tinha em 1971 90bhp, em 1972 e 1973, 79bhp, ao invés dos 104bhp originais).
Alpine Rally - 1964
Mas esse carro foi desenvolvido, na sua primeira fase, para que a Triumph pudesse participar de corridas na categoria GT em Le Mans. Na verdade o Michelotti tinha feito o desenho entre 62 e 63, mas a estréia foi em 64 (3 Spits, sendo que 2 bateram - só um chegou ao final em 21 lugar - o radar na reta de Mulsanne marcou 133mph - esse mesmo carro participou em 65 nas 12 Horas de Sebring, ficando em segundo lugar), com carros com hardtops removíveis e alguns já modelados à carroçeria - este tipo de capota, já desenhada em 62/63, era chamada de fastback tops (era feita em fibra de vidro). A participação em Le Mans foi essencial para o lançamento definitivo do GT6 no mercado.
Geneva Rally - 1964
O segundo evento foi no mesmo ano no Tour de France. Também, não fizeram muito sucesso no Alpine Rally (Coupe des Alpes), e no Geneva Rally neste ano de 64. Em 65 novamente nas 24 Horas de Le Mans, 2 carros foram inscritos chegando em 13 e 14 lugar (eram carros de alumínio - lightweight, mas fizeram a mesma velocidade máxima do que no ano passado - contudo, há livros onde citam que o light atingiu 137mph). Em 65 fica em segundo no Rallye de Monte Carlo, e fica em primeiro e segundo Alpine. No final de 65, como já sabemos, as regras mudam no motor sport com aplicação do Appendix J. Ai... as coisas mudaram mesmo. Lembre-se que estes GTs eram com motor de 1.296cc e não era 6 cilindros.Monte Carlo Rallye de 1965
Em dezembro de 1963 a montadora reativa o seu Departamento de Competições, com isso prepara carros para competir em rallyes a partir de 1964 com o modelo Spitfire, com o objetivo ainda, de levar a marca a Le Mans. Em 6 meses construirão seus works cars em número de nove. 4 destes carros foram para Le Mans (licenças ADU 1B, ADU 2B, ADU 3B e ADU 4b), e 4 destinados a provas de rallyes (licenças ADU 5B, ADU 6B, ADU 7B e ADU 467B). O nono carro, com licença ADU 8B, era usado para testes e nunca foi utilizado em competições. O ADU 467B foi construído para ser usado nas provas de SMART racing, com um time de Stirling Moss. Para a temporada de 65 um décimo carro foi construído com direção do lado esquerdo, setado para rallye, para atender ao filandês Simo Lampinen (licença AVC 654B), que teve sucesso no Monte e no Geneva com um motor de 1296cc (para atender o regulamento do Alpine Rally).
O Triumph ADU 2B ficou em 21 na geral e em 3 na classe em Le Mans de 1964; o ADU 1B e o ADU 3B, quebraram e bateram (ou melhor, bateram porque quebraram). Para a campanha de 65 em Le Mans, os carros receberam alguns desenvolvimentos. O time dos 4 carros entraram novamente na pista e o ADU 4B terminou em primerio na classe e 13 na geral, o ADU 3B ficou em segundo na classe e 14 na geral - os outros dois quebraram, mas não bateram. Neste ano os carros de rallye tiveram um relativo sucesso - o ADU 7B ficou em terceiro na classe no Alpine Rally; e o ADU 7B, terminou em primeiro na classe e em décimo na geral nos 6.000km do Tour de France. O ADU 5B ganha os 1000kms de Paris. Ainda em 65, ficam em segundo e terceiro na classe com os ADU 6B e AVC 654B no Rallye de Monte Carlo.
Tour de France - 1964
O único racing Spitfire construído em 65 foi aquele montado por um distribuidor de Hong Kong, baseado num projeto de Le Mans (era ainda, parecido com o Jag D - vide foto neste blog como Macau Car). Correu no GP de Macau, depois, foi utilizado nos EUA pelo Time Kastner com motor do GT6. Outro carro utilizando o projeto Le Mans foi o de licença ERW 412C, com uma suspenção modificada da Lotus, pilotado por Bill Bradley, que era um work piloto.Crystal Palace - 1966
Abril de 1964 - Le Mans
Le Mans Protótipo
Macau Car
Literatura
Luis Cezar
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