Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

6.8.10

Rallye Histórico Goodyear - Gymkhana

Rallye Histórico
Gymkhana MG

Goodyear Tire and Rubber Company
O MG Club do Brasil vai realizar no dia 18 de setembro, o Rallye Histórico Gymkhana MG. Trata-se de rallye de regularidade com término no famoso Campo de Provas para a América Latina da Goodyear, onde será realizada uma fantástica prova de habilidade (track-and-field test). Nunca foi realizado neste circuito, um rallye histórico. Este circuito é um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo (foi projetado para pesquisa, desenvovimento e testes de pneus, situado na cidade paulista de Americana), funcionando desde 2001, com 382.000m2 de área. A Goodyear é a terceira maior fabricante de pneus do mundo,  com mais de 60 fábricas em 26 países.
Foi o norte-americano Charles Goodyear que descobriu e registrou, em 1841, o processo de vulcanização da borracha. Homenagenado o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, na pequena cidade de Akron, em Ohio, USA. Em 1917 a Goodyear já era o maior fabricante de pneus do mundo. Depois de iniciar a fabricação de pneus de avião em 1909, a companhia expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, passando a fabricar máscaras contra gases, balões e dirigíveis, utilizados para observação das posições inimigas na guerra. Ao final da guerra, em 1918, começou a expansão internacional. No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. Em 1939, inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Em 1973, inaugurou fábrica na cidade de Americana (SP), como a maior fábrica de pneus da América Latina e uma das mais modernas do mundo.

O campo de provas da Goodyear é o mais avançado da América Latina.  A pista onde será realizada a prova de slalon, tida como VDA – Vehicle Dynamics Area – ou área para testes dinâmicos de veículos em pista molhada –  tem um formato retangular, medidndo 380 metros de comprimento por 130 de largura, e pode ser inundada com um volume de água regulável, constante e uniforme de 1,5 mm a 12 mm, por um sofisticado conjunto hidráulico. A prova de habilidade será composta das mais variadas manobras e em alguns níveis de severidade. Além do retão com 1.600 metros de extensão por 15 metros de largura, dotado de pavimentação de alta precisão (onde haverá prova de aceleração e frenagem de precisão - acceleration and braking tests), os participantes farão os dois grandes loops do circuito, sendo um deles com inclinação de 10 graus. Os times certamente irão observar condições de oversteer (saída de traseira), understeer (saída de dianteira),  frenagens e acelerações. Haverá prova de slalon em piso com espelho d´água e rodagem na pista de skid pad (circuito concêntrico com 90 metros de diâmetro, com a superfície da pista com asfalto de baixo coeficiente de atrito).
A gincana, ou como os ingleses chamam - Gymkhana - é uma sub-classe do rallye, ou um complemento do rallye (timed events over marked courses of varying complexities and tests different aspects of driver control, including reversing), que poderia ser aplicado no início ou no final da prova. Os ingleses nos anos 30/40/50 usavam a gymkhana, com as seguintes séries (que poderiam ser aplicadas em conjunto, ou separadamente): slalom (serpentine), garagem (garaging - geralmente com 1 entrada de frente e duas entradas de ré), frenagem de precisão, gangorra e circulo controlado (rope and circle). O rallye do MG vai adotar várias destas séries,  como garagem, frenagem e curva de precisão, além do slalom feito em piso com um filme de água (limited space sepentine). Informações e inscrições podem ser feitas na Secretaria do MG Club do Brasil - secretaria@terra.com.br ou mgcbr@mgcbr.com.br ou pelo telefone (011 - 3673-5065) - fax (011-36757489). As vagas estão limitadas a 50 carros.

 Gincana nos anos 50 (garagem)

XX


Luis Cezar

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