Tirando os carros europeus que eu adoro, tem os carros.... japoneses. Eles tem um charme e uma resistência inacreditáveis. Hoje estive visitando a pista do Souza Ramos e vi de perto sua coleção (fantástica, com alguns carros de pista muito legais) - o que me chamou mais atenção, foi um Lancer GSR 1600 que ele ganhou do presidente da Mitsubishi. Este carro foi o DNA de uma série de modelos Lancer, que povoaram as pistas e as rotas de rallye.
Lançado em 1973 já no ano seguinte, com pequenas modificações, o Lancer GSR1600, ganhou o Safari Rally com Joginder Singh no volante. Nos anos 50/60/70 o Safari era considerado o rallye de maior dificuldade, sendo a rota do Kenya considerada a pior rota e piso de rallye. Eram 6000 km percorridos em apenas 5 dias - era o teste supremo para a dupla de pilotos e carros, o time todo sofria muito e chegava a seus limites.
O Lancer terminara o Safari de 1976, em primeiro, segundo e terceiro. Estas vitórias, colocaram a Mitsubishi no mapa dos rallies. Por sinal, o Lancer era chamado tambem de Colt Lancer. A homologação junto a FIA era para o G2 (Grupo 2), com um motor de 4 em linha, com 8 válvulas, com uma capacidade cubica de 1596, com 165hp (era um carro pesado - 1100kg, lembrando que o Ford Escort pesava apenas 600kg), com um câmbio de 5 velocidades.
No video game
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário