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6.7.14

MG Cars - 90 anos de Safety Fast

Assim começou a MG em 1924... strong start - 1000 encomendas do MG3
24 de agosto de 1924.... data mágica: não é bem a data da fundação da fábrica da MG - mas que deu início compartilhado com a Morris (mas em 23 surgiu o mítico logo). 90 anos de glória. Na história da Morris o movimento inaugural fora em 1902, quando o William Richard Morris, começou suas atividades nos antigos estábulos em Longwall Street, Oxford - ao lado do Magdalen College. Antes da inauguração da MG, um dos consultados sobre a fabricação dos novos carros, o gerente geral da Morris - Edward Armstead, em 1922 se suicidou. Quem o substituiu foi Cecil Kimber (o fundador da MG). Na verdade a fabricação do "MG" iria ocupar a linha paralela da Morris, e trazer mais lucros para essa montadora. Como fazia o William Lyons em Blackpool (esse foi fundador da Jaguar), Kimber procurava estilo - e foi ele que incentivava os clientes da Morris em escolher ou formatar junto com ele alguns modelos (especificação de projetos).
Na verdade William Morris era o dono da Morris e o Cecil Kimber acabou sendo o diretor de marketing e vendas da Morris. Apesar da marca comemorar os 90 anos em 2014, há alguns historiadores respeitados que trazem notícia que alguns MGs foram produzidos em 1923, com modelos esportivos fabricados sobre modelos Morris. O famoso simbolo da MG surgiu pela primeira vez numa publicação num jornal de Oxford em novembro de 1923. A MG durante os seus primeiros 4 anos poderia ser considerada uma "preparadora" da Morris (como nos anos 70 era a Alpina para a BMW e a Abarth para a FIAT), tanto é que usavam as instalações da Morris em Cowley e se chamava Morris Garage (MG), mas como dito, em 1927 mudou-se para a famosa Edmund Road (perto de Cowley). Somente em março de 1928 foi criada a MG Car Company Limited, com sua própria linha de montagem - surgindo o primeiro MG sem estar baseado em um dos modelos da Morris e em outubro, a MG tem seu stand próprio no badalado Salão do Automóvel de Londres (muitos consideram o ano de 1928 como o ano-stard da MG).
 
Dai surgiram carrocerias projetadas por Raworth de Oxford, ou carroceiros de Coventry... a Morris já não estava gostando disso... a noite... o Cecil Kimber desenhou o famoso simbolo octogonal com as iniciais MG. O carro da MG custava inicialmente 20% mais caro que um carro da mesma categoria da Morris, contudo, o MG Cowley Chummy de 1924, com os pedidos sobre pedidos... passou a custar menos que um Morris. Quem mais encomendava esses carros eram os estudantes ricos de Oxford. Kimber um esperto negociante e vendedor, dizia: Estes estudantes de Oxford sabem o que estão comprado... ou seja, com essa afirmação ele coloca qualidade nos compradores.
Ainda em 1922 Kimber adquiriu as instalações em Alfred Lane para fazer o Chummy e os primeiros 14/28. Depois a fábrica foi ampliada ao custo de 20 mil libras, para Edmund Road, em Cowley (apesar de faltar espaço para a pintura). Como foi um sucesso nas vendas, o espaço físico na fábrica de Edmund Road ficou pequeno e ai... mudou-se para a mítica Abingdon em 1929. Quando a Nuffield Organisation (Morris, MG, Wolseley e Riley) se fundiu com a Austin Motor Corporation (Austin e Vanden Plas), dando origem à British Motor Corporation em 1952, a MG voltou a produzir duplicações desportivas de outros modelos do grupo. No entanto, a sua identidade manteve-se intacta ao longo das décadas de 50, 60 e 70, devido a modelos como MG A (1955-1962), o MG B (1962-1980), o MG C (1967-1969) e o MG Midget (1961-1979), que fizeram furor por toda a Europa e América do Norte. O MG B foi o mais mediático e popular, sendo hoje o desportivo britânico mais famoso do mundo.
Primeiro carro da MG e a participar do mítico rallye Lands End.
Nos anos 30 a MG começou a ganhar notoriedade devido à sua participação em corridas e rallyes (assim como, em subida de montanha). Em 1968 a BMC funde-se com a Leyland Motor Corporation para dar início à BL (British Leyland). A BL cessou toda a produção de modelos MG, mas anos mais tarde recorreu ao seu nome e imagem para lançar o MG Metro 1300. Mais tarde foi adicionada uma versão turbo, fazendo com que o modelo fosse um sucesso de vendas. Em 1982 a BL cria a sua divisão automóvel, a Austin Rover Group. Em 1988 o grupo é comprado pela British Aerospace e em 1994 volta a ser comprada, agora pela BMWEm 1995 a MG regressa à produção de automóveis desportivos com o MGF. Em 2000 a BMW depois de perdas financeiras com o grupo Rover, vende o grupo, passando agora a chamar-se MG Rover. Um ano depois a MG lança os modelos ZR, ZS, ZT e ZT-T baseado nos Rover 25, 45 e 75, respectivamente. Na comemoração dos 80 anos na marca chegou ainda a ser apresentado o MG GT CONCEPT, um belíssimo coupé baseado na série TF, de linhas sensuais, elegantes e que apelavam à expressão contemporânea do famoso MGB GT da década de 60. Outros protótipos se lhe seguiram, entre eles o X80 e o ainda mais imponente X Power SV baseado no anterior. Recorria a um motor V8 de origem Ford e debitava qualquer coisa como 313 cv, embora existisse a hipótese de um seis litros com 765 cv! Em 2005 a MG Rover deixa de produzir e nesse mesmo ano é comprada pela NAG (Nanjing Automobile Group), que seguindo uma tendência verificada à escala global, deslocou parte da produção da marca para a China, onde os custos de fabrico são mais reduzidos. O ano de 2006 foi o segundo na história em que a marca não produziu nenhum automóvel. Em 2007, a MG reiniciou a produção dos modelos TF e 7 (baseado no antigo ZT). Em Dezembro do mesmo ano, a NAC fundiu-se com a empresa SAIC (Shanghai Automobile Industry Corporation), que ficou com os direitos do emblema britânico.

Fotos mostrando o cotidiano do Cecil Kimber
Fotos abaixo os times famosos da MG
MGs que bateram recorde
MG EX 120
MG EX 135

Este foi o legado de Cecil Kimber:

Sports Cars
1929-1932: MG M-Type Midget
1929-1932: M-Type 8-33
1931-1932: MG C-Type Midget
1931-1932: MG D-Type Midget
1931-1932: MG F-Type Magna
1932-1934: MG J-Type Midget
1932-1934: MG K-Type Magna
1933-1934: MG L-Type Magna
1934-1936: MG N-Type Magnette
1934-1936: MG P-Type Midget
1936-1939: MG TA-Midget
1939-1940: MG TB Midget
1945-1950: MG TC Midget
1950-1953: MG TD Midget
1953-1955: MG TF Midget
1955-1962: MGA
1961-1979: MG Midget
1962-1980: MGB
1967-1969: MGC
1973-1976: MGB GT V8
1992-1995: MG RV8
2002-2005: MG F
2002-2005: MG TF

Subcompact Cars
1982-1990: MG Metro
MG Metro 6R4 Rally Car
2001-2005: MG ZR

Compact Cars
(Small Saloons)
1933-1934: MG KN
1962-1968: MG 1100
1967-1973: MG 1300 GT

Midsize Cars
(Medium Saloons)
1924-1927: MG 14/28
1927-1929: MG 14/40
1928-1933: MG 18/80
1937-1939: MG VA
1947-1953: MG Y
YT
YB
1953-1956: MG Magnette ZA
1956-1958: MG Magnette ZB
1959-1961: MG Magnette MK III
1961-1968: MG Magnette MK IV
1983-1991: MG Maestro
Maestro Campervan
1985-1901: MG Montego
2001-2005: MG ZS
Full-Size Cars
(Large Saloons)
1936-1939: MG SA
MG SATickford
Detalhes do SA
1938-1939: MG WA
MG WA 
2001-2005: MG ZT
MG ZT-T 190
MG 7



Supercars
2002-2005: MG XPower R
MG XPower SV

Racing Cars
1930-1931: MG 18/100 Tigress
Tigress
1934: MG Q-Type
1935: MG R-Type

Concept Cars
1985: MG EX-E
Crossover CS Concept, já apresentado no Salão de Xangai (China), em abril de 2013.




Documentário Parte I

Documentário Parte II

Documentário (outro) completo

Documentário Classic MG Cars

The Magic Midget



Luis Cezar

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