Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

24.7.06

Rallye Internacional
Vale dos Vinhedos - RS

Neste próximo mes de agosto, entre os dias 25 e 26, será realizado nas terras altas do Rio Grande do Sul, o VI Rally Internacional, sob a direção competente do Classic Car Club do Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser acionadas diretamente deste blog. Este evento é imperdível. Todos são tratados com extrema fidalguia, inclusive os argentinos. Este ano o tema será o Vale dos Vinhedos, tendo como sede Bento Golçalves.

Há uma completa harmonia entre os participantes, na maioria brasileiros do sul, formando um rallye espetacular, com as presenças de uruguaios, argentinos e quem sabe um paraguaio. O tema deste ano - Vale dos Vinhedos - é ótima, mantendo uma tradição entre os melhores rallyes (lembrem-se que na Escócia, realiza-se o famoso Malt Rallye). A região é muito bela - vai aqui um pouco da história do lugar:

A religiosidade sempre esteve fortemente presente entre os imigrantes italianos. Em cada comunidade que formavam a primeira construção era uma capela ou igreja. No Vale dos Vinhedos não foi diferente. Em 1880, ergueu-se a primeira capela do Vale. Construída em pedra bruta e coberta por pequenos pedaços de tábua, foi mantida assim até 1928, quando foi substituída pela construção atual denominada Capela das Almas.

Já no início do século XX foi construída a Capela Nossa Senhora das Neves. Conta a história que sua construção aconteceu num período de intensa seca que durou cerca de dois anos. Segundo a história, os moradores decidiram utilizar o vinho estocado das safras anteriores na preparação da argamassa para a construção da Capela. Assim, no decorrer do tempo, outras capelas surgiram, iniciando um processo de colonização do vilarejo. O roteiro do Vale dos Vinhedos preserva até hoje inúmeros capitéis que traduzem a religiosidade do povo que colonizou a região.

Gerações passaram desde a chegada dos primeiros imigrantes e muitas das famílias que ali se instalaram continuam perpetuando o trabalho e a cultura vitivinícola implantada, buscando sempre a qualidade e o aprimoramento do produto elaborado. A região é atualmente dividida por comunidades, que trazem denominações das capelas construídas pelos primeiros colonizadores.

O turismo é um grande meio de divulgação da cultura, do trabalho e da história de um povo. O Vale dos Vinhedos oferece um variado roteiro turístico, que vai desde passeios pelas vinícolas, degustação de vinhos até jantares típicos com animação de corais, servido em meio ao ambiente pitoresco e aconchegante das cantinas. Tudo isso é oferecido pelas próprias famílias que vêm resgatando e mantendo a hospitalidade e os costumes de seus antepassados, preservando desta forma a cultura dos imigrantes italianos.

Nenhum comentário: