Luiz Pereira Bueno
Eu já havia feito uma homenagem ao Luiz Pereira Bueno, neste blog, que foi por sua vez, homenagiado pelo MG Club do Brasil, na cerimônia do capacete. Vou repetir parte desta homenagem mas agora vem com um pedido: O Luizinho está com câncer ósseo e pulmonar - está em estado grave. Está precisando de ajuda (poucos sabem, mas o MG Club ajudou o Luizinho em muitas oportunidades e agora, ele necessita do auxilio de todos). Bob Sharp, está dispondo o número da conta-corrente do Luizinho, para quem puder ajudar. Eu estou ecoando - contribuição de qualquer valor: Luis Pereira Bueno, Banco Bradesco (237), agência 1368-4, conta n° 1000293-1 (CPF/MF 061.146.958-87).
Luiz Pereira Bueno com Anisio Campos e Lian Duarte no Pódium - Equipe Hollywood
Na temporada de 69, Luizinho e o carioca Ricardo Achcar integraram a equipe do ex-piloto de F-1 Stirling Moss na Fórmula Ford inglesa. "O Moss veio para o Brasil a convite de uma revista e o Ricardo o levou para o Rio de Janeiro onde, após passarem por algumas festas, conseguiu convencê-lo a nos receber para um treino na categoria", conta LPB. O teste ocorreu pouco antes do carnaval, no circuito de Brands Hatch, e contou com outros dois pilotos cariocas. Ao fim do dia, Luiz Pereira Bueno foi o mais rápido do grupo. "O Stirling concordou então em pagar para eu competir aquele campeonato. Além disso, pediu para que eu escolhesse qual dos outros brasileiros ficaria como meu companheiro de equipe. Aquilo foi penoso, mas acabei optando pelo Ricardo Achcar, que apesar de não ter sido nem mesmo o segundo mais rápido tinha o mérito de ter nos levado até lá", confessa Luizinho.
O Luiz Pereira Bueno foi um dos maiores pilotos que o Brasil já teve. Era um acertador de carro. Pilotava de forma limpa e tecnicamente perfeita, desde monoposto até carros de turismo. Foi piloto na Europa da equipe do S. Moss (o que faltou foi $$$, para continuar, apesar de ser um piloto contratado). Aliás, quando Moss lembra de pilotos brasileiros, ele cita dentre eles o Luizinho, que lhe encantou em Brands Hatch. O campeão de F1 e de MotoGP, J. Surtees - quando o tinha como seu piloto - se rendeu à sua sensibilidade em acertar carros. Eram outros tempos. Este big piloto tocava como nunca e de forma limpa os seguintes carros: Fiat 1.089cc, Simca 1.221cc, Totem Fiat 1.221c, Renault Dauphine 845cc, Renault Gordini 845cc, Ferrari/Lancia 2.451cc, Gordini 998cc, Willys Interlagos 998cc, Renault 1093 845cc, Carretera Gordini 998cc, 1.108cc e 1.296cc, Alpine A110 Renault 1.108cc e 1.296cc, Renault R-8 1.108cc, Willys MK I Renault 1.296cc, Bino Mark II Renault 1.296cc e 1.440cc, BMW 2000 TI 1.990cc, BMW Schnitzer, Merlyn Mk 11A 1.588cc, Lola T-200 F-Ford 1.588cc, Ford Galaxie 7.016cc, Ford Corcel 1.372cc, Royale F100 Ford 1.588cc, Chevron B-15 Holbay 1.588cc, Porsche 908/2 2.997cc, March 712M - FVA 1.930cc, Chevrolet Opala 4.098cc, Fiat 125 1.608cc, Surtees (F1) TS9B Ford 2.993cc, Ford Maverick 4.950cc, Berta/Ford 4.950cc e finalmente um Ford Escort 1.555cc.Abaixo fotos históricas, retiradas do meu arquivo, dos sites Bandeira Quadriculada e Obvio, e do blog do Saloma, com dados históricos contados no site do Anisio Campos.
Entrega de premio a Luiz Pereira Bueno - 500 Km. de Interlagos - 10 setembro 1966
A dificuldade em encontrar um patrocínio que cobrisse os custos quase pôs fim aos planos de correr no Exterior. "O negócio apareceu somente em maio e quando voltamos à Europa o campeonato já havia começado. O Stirling avisou que não tinha mais como nos oferecer sua equipe, pois precisaríamos ter chegado lá em março. Só com muita conversa ele mudou de idéia", lembra Bueno, que na primeira prova acabou sofrendo o pior acidente de sua carreira. "O carro ficou acabado, apenas no chassi. E eu, com o corpo todo machucado."
Um pouco da história do Luiz Pereira Bueno
Nas palavras de Chico Lameirão, "em corridas longa sabia dosar o freio como ninguém. Na neblina era um mestre, a bem da verdade junto com Cyro Cayres e Bird Clemente. Se o carro durante a corrida mudava de comportamento, ou devido a uma barra estabilizadora quebrada ou por causa de uma leve batida, mudava imediatamente o trajeto que estava usando até aquele momento, mas continuava a virar no mesmo tempo em que anteriormente estava virando. Histórica e mundialmente falando, somente o grande Jim Clark conseguia tal feito. Em sua primeira corrida de Formula 1 foi o 6º colocado, correndo com um Surtees. Nesta corrida, houve um fato surpreendente: os campeonatos mundiais naquele tempo começavam na África do Sul; Após a corrida, os carros eram desmontados e mandados para o Brasil em Interlagos. Quando os treinos começaram, após dua voltas, Luiz parou no boxe e comentou com John Surtees que o carro estava “inguiável”. Surtees lhe disse que talvez ele não tivesse o “dom” necessário para pilotar um Formula 1. Após mais duas voltas, Luizinho foi categórico para com Surtees, dizendo que havia alguma coisa muito errada no carro e lhe pedindo para que José Carlos Pace, o “Moco” experimentasse dar algumas voltas, pois como era o piloto oficial da Surtees, daria uma opinião mais abalizada do que estaria ocorrendo. Pace então saiu com o carro de Luiz e nem completou a volta, retornando aos boxes imediatamente para dizer ao John Surtees que o carro estava “inguiável”. Constatou-se então que na montagem apressada os mecânicos tinham invertido um dos triângulos dianteiros e com isso o carro tinha uma medida diferente para cada lado do entre-eixos. De imediato, Surtees pediu mil desculpas. Luiz Pereira Bueno foi protagonista de corridas memoráveis, como os 500 Km de Interlagos pelo anel externo, onde com um Porsche 908/2, e manteve um duelo impressionante com o suiço Herbert Müller, este com um Porsche 908/3; ou na Áustria, com o mesmo Porsche 908, quando largou no meio das Ferraris de fábrica, junto com pilotos do nível de Ronie Peterson, Jack Ickx, José Carlos Pace, Arturo Merzário e Tim Shenkins."
História do Interlagos Bino
A história começa em 1966, quando o departamento de competições da Willys-Overland encomendou aos projetistas Toni Bianco e Nelson Enzo Brizzi um carro que chamasse a atenção no Salão de São Paulo. "A idéia era fazer um esportivo na linha do Lotus type 47, que fora trazido por portugueses para disputar as Mil Milhas de Interlagos", lembra Chico Lameirão, piloto da equipe Willys. Com motor central e uma carroceria em alumínio com linhas aerodinâmicas, o protótipo chamado de Willys 1.300 era belo, mas tinha um pequeno e sério problema: sua curta distância entre eixos prejudicava a estabilidade. "Rodava até na reta", brinca Lameirão. O jeito foi mudar tudo. Brizzi e Bianco alongaram o entreeixos em 17 centímetros, mexeram no estilo, copiando a Ferrari P4, e, por fim, o carro começou a andar bem. Mas a essa altura, a Willys já havia sido vendida para a Ford. Os carros tinham motor Alpine, com duplo comando no cabeçote e 1.3 litro. Já as cores originais da equipe Willys — carroceria amarela com faixa verde — nunca foram abandonadas, mesmo no breve período em que o carro pertenceu à escuderia de Fernando Feiticeiro, no Rio de Janeiro.
Luiz Pereira Bueno (em dupla com Luiz Fernando Terra-Smith) Bino Mark-I no. 21 - recebe a bandeirada de Eloy Gogliano como vencedor nas Mil Milhas Brasileiras de 1967!
O protótipo levou o nome “Bino” prestava uma homenagem ao piloto Christian "Bino" Heins, convidado por Jean Rédélé -- que trouxe para o Brasil a linha dos Alpine -- desenho Michelotti e aquí batizado de Interlagos por sugestão direta do publicitário e amigo Mauro Salles; para conduzir pela fábrica um de seus carros Renault Alpine-prototype, nas 24 horas de Le Mans em 1962. Junto com o novo nome, veio o sobrenome Mark II. A estréia nas pistas só aconteceu na prova dos Mil Quilômetros de Brasília, em 1968. Era o início de uma carreira vitoriosa na escuderia que passara a chamar-se "Equipe Bino", comandada por Luiz Antônio Greco [Até 1971, o Bino pintou e bordou nas mãos dos pilotos Luiz Pereira Bueno (seu par mais constante), José Carlos Pace, Bird Clemente e Lian Duarte, derrotando oponentes de cilindrada maior. É tido como o carro que mais venceu competições no Brasil. "Diz a lenda que foram ao todo 47 vitórias, por coincidência, o mesmo número pintado sob o capô do carro", explica Lameirão].
As Alpine 46 e 47 - modelo A-110 da Equipe Willys no Autódromo de Jacarepaguá - RJ
A diferença entre os Mark I e os Alpine estavam no formato da entrada de ar dianteira e nos faróis auxiliares, além de outras mais sutis como a faixa central dupla, a saída de ar sobre o capô dianteiro. A diferença entre os Mark I e as Alpine estavam no formato da entrada de ar dianteira e nos faróis auxiliares, além de outras mais sutis como a faixa central dupla e a saída de ar sobre o capô dianteiro. Na época fazia-se questão de diferenciar as Berlinetas Interlagos, das "Alpines", que tinham motores mais potentes. Tanto que na hierarquia da fábrica, haviam os pilotos dos Gordinis (depois dos 1093) que corriam com os nº 40, 41 e 42 e os das Berlinetas.
Bird Clemente e sua Berlineta Interlagos
Mais tarde com a chegada dos Simca Abarth, a Willys trouxe as Alpines que se diferenciavam das Berlinetas pela entrada de ar junto ao para-choque dianteiro e pelas lanternas traseiras. As Berlinetas Interlagos, que corriam com os nº 12, 21 e 22, eram na França chamadas Alpine A-108 e as nossos chamadas Alpines eram o modelo A-110 que corriam com os nº 46 e 47.
Troca de pilotos no Bino Mark-I nos 500 Km da Guanabara - 1967
Carol Figueiredo em "oversteering" no seu Bino Mk-I n° 21
Bird Clemente
Infortunadamente, Bino, que era gerente do Departamento de Competições da fábrica Willys-Overland do Brasil, instalada sob o programa GEIA do Governo Juscelino Kubitschek, acidentou-se fatalmente na corrida de Le Mans de 1963.
Bino Mk-I "sobreesterçando" no "S" -- 500 Km da Guanabara -- 1968
O protótipo Bino, sem dúvida, é o carro de corrida de maior destaque na história do automobilismo brasileiro. Construído artesanalmente no Departamento de Competições da Willys, chefiado por Luiz Antônio Greco, o primoroso artesão e mestre Toni Bianco que simplesmente realizou uma obra de arte. Não só por isso, ainda foi capaz de alterar a distância entre eixos do protótipo I, de 2,10 m para 2,25 m do finalmente Bino Mark II.
Fernando "Feiticeiro" Pereira com o Bino Mark-I no. 85 - ex-22 da Equipe Willys
Principais participações em provas do Luis Pereira Bueno
06/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 113ª - 9º na geral e 3º na T-2.0
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 113A - 8º na geral e 3º na T-2.0
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 89A - 7º na geral e 3º na T-2.0
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Totem Fiat 1.221cc nº 89A - C/José Silva (José George Borba) - 19º Lugar
30/11/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 7º na geral e 5º na T-2.0
23/02/1958 - Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 3º na geral e 2º na T-2.0
20/04/1958 - Prova Sulamericana - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 89A - 8º na geral e 5º na T-2.0
21/06/1958 - Cinqüentenário da Imigração Japonesa TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 7º na geral e 5º na T-2.0
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos /SP - Totem Simca 1.221cc nº 89A - C/José George Borba - 13º na geral e 2º na MN-2.5
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat 1100 - 1.089cc nº 98 - C/Bird Clemente - TFL - 29º Lugar
30/11/1958 - Prêmio Adhemar de Barros - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 98 - 5º na geral e 3º na T-2.0
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 26 - C/Danilo de Lemos - 22º na geral e 11º na T-1.3
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 21 - C/Renato Freire - 39º na geral e ND na T-1.3
25/02/1962 - Festival de Recordes - Renault - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 14 - Renault - 3º Lugar
25/05/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 14 - 9º na geral e 8º na T-1.3
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara - Grupo I - Araraquara/SP - Renault Gordini 845cc nº 38 - 14º na geral e 5º na T-850
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 38 - 16º na geral e 2º na T-850
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos - Ferrari/Lancia 2.451cc nº 74 - C/Waldimir Fakri - 7º Lugar
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 42 - C/Ettore Beppe - 7º na geral e 1º na T-850
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 17 - C/Chiquinho Lameirão/José Armando Ricard - 16º na geral e 8º na T-1.3
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini 845cc nº 40 - C/Chiquinho Lameirăo/Christian Heins - 3º na geral e 1º na TA
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini 845cc nº 41 - C/Chiquinho Lameirão/Luiz Carlos Fagundes - 5º na geral e 2º na TA
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Gr. III - Araraquara/SP - Renault Gordini 845cc nº 41 - 6º na geral e 1º na T-850
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - MN - Araraquara/SP - Landi/Bianco/Gordini 998cc nº 33 - 3º na geral e 1º na MN-1.1
01/09/1963 - II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - 2ºna geral e 2º na T-1.0
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/Gordini 998cc nº 33 - MN-1.1 - AB
06/10/1963 - 500 Quilômetros de Recife/PE - Cid. Universitária - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Rodolfo Olival Costa - T-1.3 - 2º Lugar
13/10/1963 - I 100 Milhas de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 4º na geral e 3º na T -1.0
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Renault 1093 845cc nº 40 - C/Wilson Fittipaldi Jr. - 4º na geral e 1º na T-850
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Renault Gordini 998cc nº 46 - C/Wilsinho Fittipaldi - T-1.6 -ND
14/12/1963 - II 500 Milhas de Porto Alegre - Circuito da Cavalhada - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Chico Landi - T-1.3 - ND
02/02/1964 - 200 Milhas de Montevideu - El Pinar - Uruguai - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Chico Landi - G - AB
14/03/1964 - Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-I - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - T-1.3 - 1º Lugar
14/03/1964 - Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-III - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar
22/03/1964 - III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Gr. III - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar
03/05/1964 - Circuito de Recife/PE - Cid. Universitária - Carretera Gordini 998cc nº 47 - TFL - 1º Lugar
10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 22 - T-1.3 - AB
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Bird Clemente/Wilson Fittipaldi Jr. - T-1.3 - 1º Lugar
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/Bird Clemente/Wilson Fittipaldi Jr. - T-1.3 - 2º Lugar
07/06/1964 - GP Estado da Guanabara - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 12 - T-1.3 - 1º Lugar
26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 2º na geral e 1º na T-1.3
15/08/1964 - 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Bird Clemente - 9º na geral e 1º na GT-1.3
30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 22 - 4º na geral e 2º na T-1.3
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº22 - 2º na geral e 1º na T-1.3
13/09/1964 - Grande Prêmio do Ceara - Fortaleza/CE - Carretera Gordini 1.108cc nº 47 - TFL - 2º Lugar
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 22 - 18º na geral e 10º na T-1.3
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Gordini 1.108cc nº 47 - C/José Carlos Pace - T-1.6 - 1º Lugar
11/04/1965 - I Etapa - Camp. Carioca - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 2º Lugar
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Alpine A110 Renault 1.108ccnº 43 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird - 6º na geral e 2º na PT
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 5º na geral e 2º na T-1.3
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 2º na geral e 1º na T-1.3
16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 3º na geral e 1º na T-1.3
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Carol Figueiredo/Marivaldo Fernandes/Bird Clemente - 17º na geral e 8º na T-1.6
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - 25º na geral e 4º na PT
20/06/1965 - II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 3º na geral e 1º na T-1.0
08/09/1965 - I Circuito de Vitória/ES - Vitória/ES - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - 3º na geral e 2º na PT
19/09/1965 - GP IV Centenário Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - Alpine A110 Renault 1.296cc nº 46 - 16º na geral e 6º na PT
26/09/1965 - II Circuito Força Livre - Cidade Universitária/PE - Carretera Gordini 1.296cc nº 46 - TFL - 1º Lugar
24/10/1965 - III 500 Km de Recife - Cidade Universitária/PE - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar
31/10/1965 - VIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - 3º na geral e 2º na PT/GT
08/05/1966 - 100 Milhas de El Pinar - El Pinar/URU - Willys Interlagos 998cc nº 21 - GT - 2º Lugar
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Renault R-8 1.108cc nº 22 - C/Bird Clemente - 30º na geral e 19º na T-1.3
03/07/1966 - Prova de Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - TFL - 2º Lugar
10/07/1966 - Prêmio Prefeito Negrão de Lima - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT – ND (Inauguração do Autód. de Jacarepaguá )
17/08/1966 - II 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT - 3º Lugar
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT/GT - 1º Lugar
07/09/1966 - IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - PT/GT - 1º Lugar
25/09/1966 - IV Etapa do Campeonato Paranaense - Tarumã/PR - Willys Interlagos 998cc nº 100 - GT - 1º Lugar
13/11/1966 - 12 Horas de Lajes/SC - Lajes/SC - Willys Interlagos 998cc nº 100 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 2º na geral e 1º na GT
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 7º na geral e 5º na PT/GT
04/12/1966 - I 300 Milhas de Cascavel/PR - Parque S. Paulo - Renault 1093 845cc nº 2 - TFL - 14º Lugar
18/12/1966 - I Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - PT - 5º Lugar
29/01/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Serra da Graciosa/PR - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - PT - 1º Lugar
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296cc nº 47 - C/Bird Clemenrte - 11º na geral e 4º na PT/GT
09/04/1967 - III 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296cc nº 47 - PT - 3º Lugar
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - 22º na geral e 6º na PT/GT
11/06/1967 - III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 12º na geral e 3º na PT/GT
19/11/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Estr. Petrópolis-Teresópolis/RJ - Willys MK I Renault 1.296cc nº 21 - PT - 1º Lugar (estréia do Mark I)
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys MK I Renault 1.296cc nº 21 - C/Luiz Fernando Terra Smith - PT/GT - 1º Lugar
17/12/1967 - Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Willys MK I Renault 1.296cc nº 21 - PT/GT - ND
Reformas em Interlagos /1968 /69
04/02/1968 - GP Rodovia do Xisto - Rodovia do Xisto/PR - Willys MK I Renault 1.296cc nº 21 - TE/PT - 2º Lugar
04/02/1968 - GP Rodovia do Xisto - Rodovia do Xisto/PR - Willys MK I Renault 1.296cc nº 21 - TE/PT - 2º Lugar
11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Willys MK I Renault 1.296cc nº 2 - TFL - 1º Lugar
24/03/1968 - Prova Omar Sabbage - Autódromo de Pinhais - Renault 1093 845cc nº 147 - 9º na geral e 3º na T-850
13/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT - 1º Lugar (estréia do MkII)
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - 5º na geral e 2º na PT
20/07/1968 - 3 Horas de Velocidade - Petrópolis/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - Interrompida por acidente - PT
04/08/1968 - III 500 Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemente - 2º na geral e 1º na PT
27/10/1968 - Prova Santos Dumont - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT - 1º Lugar
17/11/1968 - Prova Deputado Levi Neves - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT - 1º Lugar
08/12/1968 - II Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá/RJ - BMW 2000 TI 1.990cc nº 3 - C/Jan Balder - 16º na geral e 4º na TM
23/03/1969 - Presid. Artur da Costa e Silva - Autódromo de Pinhais - BMW Schnitzer- Capotou nos treinos e AB
20/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasilia - Eixo Monumental - BMW 2002 1.990cc nº 7 - C/Jan Balder - TM - AB
25/05/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - AB
15/06/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Silverstone/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 12º Lugar
22/06/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 21º Lugar
12/07/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar
13/07/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 4º Lugar
03/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - AB
10/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
17/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
01/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 4º Lugar
08/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar
14/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
29/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Oulton Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
28/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
05/10/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar
12/10/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 3º Lugar
02/11/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar
23/11/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 5º Lugar
18/01/1970 - 500 Quilômetros de Belo Horizonte/MG - Mineirão/MG - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Fernando Pereira -
3º na geral e 2º na D4
3º na geral e 2º na D4
01/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 1ª Etapa - Jacarepaguá/RJ Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 17º Lugar
08/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 2ª Etapa - Curitiba/PR Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 16º Lugar
15/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 3ª Etapa - Fortaleza/CE Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 2º Lugar
22/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 4ª Etapa - Jacarepaguá/RJ Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 1º Lugar
01/03/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 5ª Etapa - Interlagos/SP Lola T-200 F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 7º Lugar
08/03/1970 - 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Wilsinho Fittipaldi Jr. - 15º na geral e 13º na D4
15/03/1970 - Festival Brasileiro de Velocidade - Monop - Interlagos/SP - Merlyn/Ford 1.588cc nº 47 - F-Ford - 1º Lugar
15/03/1970 - Festival Brasileiro de Velocidade - Div. 4 - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - D4 - 1º Lugar
14/06/1970 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Lian Abreu Duarte - D4 - 1º Lugar
19/07/1970 - 2 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 1º Lugar
07/09/1970 - XI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47- D4 - 1º Lugar (BI-Campeão na prova)
25/10/1970 - GP Mackenzie - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 2º Lugar
08/11/1970 - Inauguração do Autódromo - Tarumã/RS - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 2º Lugar
14/11/1970 - Festival de Recordes - Marginal Pinheiros/SP - Ford Galaxie 7.016cc nº 47 - 3º Lugar
22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - C/Lian Abreu Duarte - D4 - ND
29/11/1970 - Torneio Ford Corcel - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Ford Corcel 1.372cc nº 8 - Corcel - 1º Lugar
06/12/1970 - Torneio Ford Corcel - 2ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Ford Corcel 1.372cc nº 3 - Corcel - ND
03/01/1971 - 100 Milhas de Tarumã - F-Ford - Tarumã/RS - Royale F100 Ford 1.588cc nº 2 - 4º Lugar
10/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - 2º Lugar
17/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - 14º Lugar
25/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 3ª Etapa - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11- F-3 - 20º Lugar
10/02/1971 - Troféu Cidade de Porto Alegre - Tarumã/RS - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - AB
20/06/1971 - Torneio União e Disciplina - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar (Equipe Z)
27/06/1971 - Premio Ciudad de Vicente Lopez - Buenos Aires/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - SP - 2º Lugar (Equipe Z)
04/07/1971 - IV 6 Horas de Interlagos - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Anisio Campos - 11º na geral e 2º na D6 (Equipe Z)
01/08/1971 - 300 Quilômetros de Tarumã/RS - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Anisio Campos - D6 - 2º Lugar (Hollywood)
08/08/1971 - GP General San Martin - Las Flores/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - SP - 2º Lugar
15/08/1971 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar
07/09/1971 - XII 500 Quilômetros de Interlagos - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Lian Abreu Duarte - D6 - 1º Lugar
(Tri-campeão na prova)
(Tri-campeão na prova)
24/10/1971 - GP de San Juan - San Juan/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - SP - 1º Lugar
14/11/1971 - 3ª Etapa do Torneio Brasileiro de F2 - Tarumã/RS - March 712M - FVA 1.930cc nº 11 - F-2 - 17º Lugar
21/11/1971 - 4ª Etapa do Torneio Brasileiro de F3 - Cordoba/ARG - March 712M - FVA 1.930cc nº 11 - F-2 - 5º Lugar
11/12/1971 - Copa Brasil - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 1º Lugar
18/12/1971 - Copa Brasil - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 1º Lugar
30/01/1972 - Festival de Recordes - Base Aérea de Cumbica - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 2º Lugar
30/03/1972 - GP do Brasil de F-1 (Extra-Camp.) - Interlagos/SP - March 711 Ford 2.993cc nº 1 - F1 -6º Lugar
23/04/1972 - Prêmio Aniversário de Brasília - Estádio Pelezão/DF - Porsche 910 1.991cc nº 1 - C/Alex Dias Ribeiro - 1º Lugar
30/04/1972 - Festival de Roncos e Motores - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar
07/05/1972 - 1ª Etapa do Brasileiro de D-6 - Tarumã/RS - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar
14/05/1972 - Corrida dos Campeões - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar
25/06/1972 - Mil Km de Zeltweg - Zeltweg/AUT - Porsche 908/2 2.997cc nº 12 - C/Tite Catapani - SP+2.0 - AB
27/08/1972 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11 - 8º na geral e 5º na T+3.0
03/09/1972 - XIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Porsche908 /2 2.997cc nº 11 - D6 - 2º Lugar
17/09/1972 - 100 Milhas de Interlagos/SP (CBVT) Div.3 - Chevrolet Opala 4.098cc nº 111 - T+3.0 - 4º Lugar
15/10/1972 - 4ª Etapa do Brasileiro de Turismo D-3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar
04/11/1972 - Revanche do Desafio dos Valentes - Buenos Aires (ARG) - Fiat 125 1.608cc - Turismo - 6º Lugar
12/11/1972 - Camp. Bras. Viat. Esporte - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar
11/02/1973 - I GP Brasil de F1 - Interlagos/SP - Surtees TS9B Ford 2.993cc nº 23 - F1 - 12º Lugar
20/05/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 33º na geral e 7º na T+3.0
03/06/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Pinhais/PR - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 16º na geral e 10º na T+3.0
29/07/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Cascavel/PR - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - T+3.0 - ND
05/08/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 43º na geral e 9º na T+3.0
25/08/1973 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - C/Tite Catapani/Alex D. Ribeiro - T+3.0 - 5º Lugar
09/09/1973 - XIV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº - C/José Renato "Tite" Catapani - T+3.0 - 2º Lugar
28/10/1973 - 200 Milhas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - C/José Renato "Tite" Catapani - T+3.0 - 1º Lugar
16/12/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11- 13º na geral e 5º na T+3.0
02/03/1975 - I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar
16/03/1975 - I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar
26/04/1975 - II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - 32º na geral e 4º na T+3.0
15/06/1975 - IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Goiânia/GO - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - 18º na geral e 7º na T+3.0
06/07/1975 - II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Tarumã/RS - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - 3º na geral e 2º na D4+2.0
10/08/1975 - III Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Brasília/DF - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar
31/08/1975 - V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - 24º na geral e 6º na T+3.0
14/09/1975 - 1ª do Torneio Sulamericano Maverick - Interlagos/SP - Ford Maverick (4 cil) 2.301ccnº 23 - Maverick - 31º Lugar
05/10/1975 - 4ª Etapa do Paulista de Turismo D-3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar
19/10/1975 - IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Goiânia/GO - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar
26/10/1975 - VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - T+3.0 - 1º Lugar
16/11/1975 - V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Cascavel/PR - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - 13º na geral e 5º na D4+2.0
07/12/1975 - VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar
19/03/1978 - 1ª Etapa Torneio Rio/S.Paulo de D1 classe C - Jacarépagua/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 5 - T+3.0 - 11º Lugar
12/09/1982 - 4ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - ND
26/09/1982 - 5ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 10º Lugar
24/10/1982 - 7ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 9º Lugar
20/11/1982 - 9ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 10º Lugar
09/09/1984 - XIV Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Brasília/DF - Ford Escort 1.555cc nº 46 - C/Lian Duarte - MP - 8º Lugar
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