Classic British Sports-Coupé Cars
Recebo várias pautas que me ajudam muito, além de receber algumas perguntas interessantes (quem faz mais ou menos isso, é o Edu Prado que volta e meia coloca uma foto de um carro estranho e pergunta: "que carro é esse"). Como gosto de carros ingleses, invevitável que os leitores deste blog me façam perguntas sobre alguns modelos estranhos aos produzidos em série e com uma caracteristica (coupé) - vamos falar de alguns deles:
Esse meus caros é o Aceca feito pela AC Cars, entre os anos de 54 a 63. Teve o Aceca-Bristol (com mecânica Bristol), construído entre 56 a 63. Com a mesma carroceria, mas com motorização de 2.553 (do Ford Zephyr), foi feito o Aceca 2.6, entre 61 e 63. Como notaram tudo acabou em 1963. Todos esses carros foram baseados no AC Ace de dois lugares roadster - fizeram o que se chama de grand tourer. O hatchback fora uma inspiração vinda do Aston Martin DB2/4 criado em 53. Montaram 151 Acecas, 169 Aceca-Bristol e 8 com motorização da Ford. Apenas para constar o Aceca tinha motor de 6 cilindros com 90hp (1.991cc); o Aceca-Bristol tinha 125hp (1.971cc) - usava o motor D-Type e o B-Type da Bristol (esse último tinha 105hp). O desenho não era inglês, mas Pinin Farina (tubular frame e carroceria de alumínio). Esse modelo fez em sua época Le Mans e Carrera Panamericana. Belo exemplar inglês.
Esse é o unico exemplar do AC Cobra Daytona Racing Coupé (na verdade Harold Radford construiu 2 modelos, mas um só foi posto a funcionar). Este fantástico coupé ganhou na classe em 64 e 65 as 12 Horas de Sebring e ficou em quarto no geral na prova de Le Mans de 64. Havia a mão do Shelby. Ele era derivado do AC/Shelby Cobra MkII. Não confunda com o Shelby Daytona Cobra Coupe, que na verdade foram construídos 6, mas um diferente do outro em alguns detalhes (dependendo do uso e do autódromo/pista). O Le Mans Coupé foi destruído quando um dos pneus furou em alta velocidade na corrida de Le Mans de 1964. O carro foi totalmente reconstruído e restaurado e agora faz parte de uma coleção inglesa. Hoje em dia se faz réplicas deste carro, como o feito pela Superformance e a Factory Five Racing (kit car).
É minha gente - para quem estava acostumado com os Aston, estranha esse modelo, chamado de Atom. Foi um carro construído em 39 com uma super-estrutura tubular em alumínio, desenhado por Claude Hill na base do modelo 15/98 (o fantástico C Type, também, foi baseado neste modelo). O motor era do 15/98 e em 1944 (no pós-guerra), passou para um de dois litros. A curiosidade maior foi que depois do David Brown (DB), dirigiu esse carro.... comprou a Aston Martin e, manteve o Claude Hill como desenhista, para os carros que viriam (o DB MK III de 57 foi uma criação baseada no Atom). O Atom foi feito de 39 a 44 - ou seja - é um carro feito e desenvolvido na Guerra.
Esse é um Austin-Healey 100-4 BN2 Coupé.
Esses são Austin Healey 100 BN1 Coupé De Mola.
Em 53 existiam 2 Austin Healey 100 Coupé, desenvolvidos por Gerry Coker, e de propriedade de Donald e Geoffrey Healey - só vendenram em 62.
Não vamos nos esquecer o Austin Healey que mistura o Sprite com o Midget, chamdo de Spridget Coupé, com capota feita em conjunto com a MG e Austin Healey, para carros de pista e de rallye (sugestão do Dick Jacobs especialista em MG da Mill Garage) - foram feitos 2 carros tendo como inspiração o Aston Martin DB4. Foram feitos outros com carroceria em alumínio, que atingiam 150mph - ótimos para Le Mans.
O Elva BMW GT160 foi desenhado pela Fiore (Paris), em carroceria de alunínio feita pela Fissore em Turim (sem somente um metro de altura ou 40 polegadas, igual ao Ford GT40). Motor de 1991cc da BMW, que atinge fácil os 257kph. Para o mercado do Reino Unido, também, havia a versão em fibra de vidro (produção de 64 a 69). Dos 3 carros que sobreviveram, um teve um insucesso em Le Mans de 65 e o outro levou motor V8 da Rover.
Frazer-Nash Le Mans Coupé - 2 litros 6 cilindros em linha. 9 unidades feitas de 53 a 56. Atingia os 140hp.
O Frazer-Nash Continental Gran Turismo Coupé foi lançado em 56, com motor BMW 2.430cc V8 e a partir de 57, passou a ter 2.580cc.
O Jensen fez mais carros feios do que bonitos, e menos funcionais do que funcionais. Tentava agradar o mercado norte-americano. Fez isso com o Jensen GT que nada mais é do que uma versão do Jensen-Healey de 75, na configuração 2+2. Ave Santa. Foi produzido de setembro de 75 a maio de 76 (509 unidades).
Eis aqui o Jaguar ou SS 100 Coupé - só foi produzido, mas foi bem feito...
Eu sou um fan declarado do Rootes Group. Esse carro foi um sucesso nas pistas (vou fazer um dia um post só dele). A Lister construiu o bólido. Muito legal e andava muito.
De 59 a 63, foi feito esse Triumph Italia 2000, que pouca gente conhece, baseado no TR3. É... desenho da Vignale - foram feitas 329 unidades.
Dové é um Triumph... fizeram de 55 a 100 (nem eles sabem - alguns manuais falam de produção de 50 a 80 carros) - existem ainda 33. A designação oficial era GTR-4 - era baseado no TR4. O Dove ou Dové era um 2+2 - surgiu 2 anos antes do MGB GT - grande coisa! Era feito pelo dealer da Triumph em Wimbledon, chamado LF Dove.
Morgan Plus 4 Plus de 1965 - para as pistas - filho único de mãe solteira.
Esse Morgan Plus 4 Plus tinha um motor de 2.1 litros do Triumph TR4. O Peter Morgan surgiu com essa idéia em 1963. Deu para a Malvern Link's desenhar isso ai, chamado de bubbletop coupe, sob um chassis do Morgan Plus 4. Nada de madeira ou aço: Fibra de vidro. A intenção era construir 50, ficou nos 26. Foi apresentado no Motor Show de 63 e com produção terminada em 67.
Luis Cezar
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