Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

28.7.10

Subaru Impreza - Show

Subaru Impreza
O carro feito por uma fábrica de fogetes


Esse blog é para carros clássicos, apesar de que alguns carros já nasceram com a pecha de velhos, o que não é o caso do Subaru Impreza. Claro, é um carro "novo" para efeitos de estrelar neste blog, mas já fiz no passado concessão, para efeitos de mostrar lançamentos e propaganda de carros novos. Esse é o caso com o Impreza WRX STI (STI quer dizer: Subaru Tecnical International). Aliás, gostaria de lembrar que infelizmente, a Subaru não participa mais do WRC - para quem ainda não sabe: Campeonato Mundial de Rallye, but... para quem tem R$ 220 mil ou mais, pode adquirir um novo WRX STI e acelerar (vide filminhos promocionais logo abaixo).
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SUBARU até pouco tempo desconhecida pelos brasileiros e cai entre nós, como a Volvo, não é do gosto dos brasileiros, é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI). Além da Automobile Division da FHI, tem a Aerospace Division, a Bus Manufacturing & House Prefabricating Division, e a Transportation & Ecology Systems Division. A divisão de foguetes (Aerospace) é a mais famosa. O Impreza como compact car, foi lançado em 1993 (daqui a pouco vem placa preta por ai - aliás, para quem tem paciência, comprem um Impreza agora e aguardem - é um 4x4 que vai subir muito, mas muito de preço). O nome Impreza, veio da língua polonesa onde Impreza quer dizer Festa, Show e na melhor das interpretações: diversão - e é isso que é esse carro: uma grande diversão, principalmente estes da última geração (foram 3 gerações do Impreza). O chassi do Impreza foi um dos pontos que fez mais sucesso nos rallyes.
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No ano do lançamento, debaixo da Subaru World Rally Team, o Legacy RS ganha o duro New Zeland Rally, com seu jovem piloto chamado Colin McRae (cabe uma observação, a Subaru se uniu a uma empresa do Reino Unido, para preparar carros de rallye, desde 1989 - a profissionalissima Prodrive Motorsports - nada surge do nada, meus caros - lembrem-se que a Subaru corrida rallyes com o Legacy). Ainda, em 93 fica em segundo com Vatanem e Berglund com o mito que estreava - Subaru Impreza 555 - ficando na frente de Lancia HF Integrale com o Makinen, Mitsubishi Lancer Evolution do Eriksson, do Toyota Celica Turbo 4WD do Auriol (ainda com um Legacy RS - neste ano McRae e Ringer ficam em terceiro no Rallye da Escandinávia; o Alén e o Kivimäki em quarto no Rallye de Portugal; McRae e Ringer em quinto no Tour de Corse; todos ainda com o Legacy). Depois da estréia do 555, a Subaru terminou o ano fazendo mais dois rallyes com o Legacy - Austrália e Sanremo, e mais uma prova com o 555 no RAC, ficando o Vatanen e Berglund em quinto com esse Impreza. Que estréia! Em 1993 a Subaru fica em terceiro na geral com 110 pontos, na frente da Lancia e Mitsubishi e o Colin fica empatado em quinto com o Carlos Sainz. Para 94 foi contratado o Carlos Sainz (nossa Mãe). O espanhol ganha de cara o duro Acrópoles Rally de 1994, com o co-driver Moya e o New Zeland com o 555, e o McRae e o Ringer ganham o RAC (fica em quarto no rallye de Portugal com o 555; Njiru e Burns ficam em quarto e quinto no Safári com Impreza WRX-RA; Sainz fica em segundo no Tour de Corse, Sanremo e na Argentina e em terceiro no 1000 Lakes). Subaru neste ano fica em segundo na frente dos Fords Escorts RS Cosworth..
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A Subaru, através do Impreza ganha 3 títulos consecutivos no WRC (1995, 1996 e 1997), e o campeonato para o piloto McRae de 1995, para Richard Burns (já falecido, como o McRae), em 1995 e para Petter Solberg (cada driver), em 2003. Em Monte e Portugal ganha Sainz; no Tour de Corse Sainz fica em quarto e McRae em quinto; McRae ganha o New Zeland e fica em segundo na Austrália; na Catalonia Sainz fica em primeiro, McRae em segundo e Liatti em terceiro; no RAC McRae em primeiro, Sainz em segundo e Burns em terceiro - terminam 1995 com 350 pontos em primeiro consagrando McRae em primeiro e Sainz em segundo no Drivers WRC. Em 96 outra lavada do Impreza 555: McRae em terceiro na Suécia; quarto no Safári onde Liatti ficou em quinto; Liatti fica em segundo na Indonésia (este ano o Sainz e Moya passam para a Ford); McRae ganha o Acrópoles com Liatti em quarto e Eriksson em quinto; este último fica em terceiro na Argentina, em quinto nos 1000 Lakes e em segundo na Austrália (McRae fica neste rallye em quarto, conduto, ganha o próximo rallye - Sanremo - com Eriksson em quinto); McRae ganha o Catalonia e Eriksson fica em segundo. Resultado final de 96: Subaru em primeiro (401 pontos) e Drivers WRC em segundo para McRae, quarto para Eriksson, quinto para Liatti e nono para Burns.
http://www.subarupedia.org/wp-content/uploads/2010/02/pastrana_snodrift_2010_wrs.jpg
Em 97 outra lavada, agora com o WRC97: Liatti ganha Monte; Eriksson ganha na Suécia e McRae fica neste em quarto, mas ganha o Safári . Liatti fica em segundo na Catalonia, onde McRae e Medeghini ficam em quarto e quinto, respectivamente; McRae ganha o Tour de Corse, onde Liatti ficou em quinto; McRae fica em terceiro e Eriksson em quarto na Argentina, mas esse último ganha na Nova Zelândia e fica em terceiro na Indonésia; McRae ganha o Sanremo, com Liatti em segundo; McRae ganha na Austrália com Bourne em quinto e volta a ganhar o RAC. Resultado: 114 pontos para a Subaru, tendo McRae ficado em segundo no campeonato de pilotos, Eriksson em quinto e em sexto Liatti.
O Impreza de 2007 não era competitivo (vide sua derrota vergonhosa no Corona Rally México), no ano seguinte conseguiu apenas um segundo lugar com o hatchback no Acrópoles Rallye com Solberg e em 16/12/08, anuncia que iria se retirar do WRC, devido a problemas econômicos. Uma pena, but... nos EUA a Subaru Rally Team USA, compete no campeonato norte-americano de rallye, e times privados correm com o Impreza no Intercontinental Rally Challenge.
Subaru Impreza

Filminhos
 A Loira (Impreza 2011)

XX

O Bad Boy (Impreza 2011)

XX

A Vovó (Impreza 2011)

XX

O Nerd (Impreza 2011)

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O novo (2011) Impreza WRX STI em Nurburgring com o Tommi Makinen

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Tributo ao Impreza

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Colin McRae no seu Impreza

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O exibido do Ken Block numa Gymkhana

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Rallye de Portugal com o Colin McRae

XX

Luis Cezar

22.7.10

Sunbeam Tiger Le Mans

Sunbeam Tiger
Le Mans

http://www.stillasleep.com/WALLPAPERS/CAT/Car-Bikes/1/S4w-MagnificentRacingMachines008-1964SunbeamTigerLeMansCoupe.jpg
Ok. Sou um admirador da Rootes. Admito. Eles fizeram carros bem legais. O nome do responsável pela criação do Le Mans Tiger foi Marcus Chambers (Rootes Competition Manager). O Marcus queria levar o sucesso do Tiger nos rallyes para a pista em 1964, dai surgir esse carro muito legal (lembrem que os Alpines em Le Mans de 1961, 62 e 63, ganham o Index of Thermal Efficiency e no ano de 1962, um destes Tigers fica em 15o na geral).
The Index of Thermal Efficiency-winning car
A empresa e distribuidora de carros da Rootes (concessionária), chamada Harrington, foi quem fez os Tigers Coupes, chamados de Le Mans em 62 (foram feitos 250 destes carros, baseados nos chassis do SII ou SIII Alpines - existiu a série A, B e C - a série B era o Le Mans).
1962 Sunbeam Le Mans

1962 Sunbeam Le Mans 
Sunbeam Le Mans de 1962




Muito do aprendido em pista, também, foi revertido para os rallyes (vide o caso o Tiger que ficou em quarto lugar no Monte de 65 e ganhou o International Police Rally, do mesmo ano - tecnologia principalmente aplicada nos freios).
 
Dois Le Mans foram construídos para pista e só um resistiu ao tempo. Uma pena. Em tempo, os coupés e o Sunbeam Le Mans Coupé, foram referências e não tem motorização ou instrumentação igual aos dois modelos Le Mans de corrida. Muitos Tigers foram transformados em Coupe Le Mans, para correr em rallyes históricos - carroceria ou toda de aluminio, ou parte dela, ou toda de fibra de vidro.

Fotos de época


 
Tiger na lina de start das 24 Horas de Le Mans de 1964
 O Tiger de licença ADU 180B com o famoso #9 em Le Mans (o de licença 179B vinha com o #8)


 Tiger feito pela Lister em corrida de 1965

 
 Há relatos que este seja um dos ADUs (licença) Le Mans Tiger, utilizado como works (este seria o ADU 312B, utilizado em rallye.

 
John May durante o Jaguar Drivers Club Group 2 HSCC Championship em Silverstone de 1978

 Coração de um Tiger Le Mans - 4.2 litros, com 4 48IDA Weber.


Fotos contemporâneas


http://farm4.static.flickr.com/3302/3521813050_354039fbd9.jpg
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 1979 - USA





 Carro de rallye, pilotado aqui pela Rosemary Smith no Elkart Lake Road America durante evento dos proprietários da Sunbeam em 1994.

 Esse é o ADU 180B

http://www.sunbeamtiger.co.uk/40anniversary_files/adu179b.jpg 

http://www.caranddriver.com/var/ezflow_site/storage/images/news/car/03q3/1964_sunbeam_tiger_harrington_lemans_coupe_1956_ford_thunderbird_daytona-auto_shows/1195047-1-eng-US/1964_sunbeam_tiger_harrington_lemans_coupe_1956_ford_thunderbird_daytona_-_auto_shows_cd_articlesmall.jpg 
Sunbeam Tiger  (1964) Coté

Sunbeam Tiger  (1964) Coté



Luis Cezar

21.7.10

Monte, but.. Monte Shelton 2010

Monte Shelton Northwet Classic Rally


Para os norte-americanos, que não tem muitos rallies, o Monte Shelton Northwest Classic Rally, é motivo de celebração do carro clássico. São quatro dias de um grande passeio na verdade (claro, que tem a prova de regularidade, mas tem a classe de turismo), para carros a partir de 30 anos de fabricação (carros fabricados até 1980). É organizado pelo Alfa Romeo Owners of Oregon e Monte Shelton Motor Company. Cabe lembrar que esse rallye é o mais antigo ainda em atividade, dentro da América do Norte. Sempre ocorre nesta época do ano (o evento de 2010, vai de 5 a 8 de agosto), com largada em Portland, no estado do Oregon. As regras de competição, são baseadas no TSD (time-speed-distance) - o legal é o spirit of friendly competition. Como eles mesmo dizem: "In this four-day celebration you will encounter great cars, great roads, great people and great fun!". Vamos as fotos de eventos passados:



Monte Shelton Northwest Classic Rally

John 
Morrow's freshly restored 1966 FHC and the 65E meet in Tacoma
Yes, 
that's a beer on the air cleaner…


Dad checking his speed tables.


http://www.nwclassicrally.org/NW_Classic_Rally/Home_files/shapeimage_2.png

Quick, name them all!



Monte Shelton Northwest Classic Car Rally 2009 por Daniel Crouch.






Car
 02 at the start

All
 Business inside this little Alfa. Alan Chockie & Toni Slavich's 
1958 Alfa Romeo Giullietta Spider.

Filminhos

Fotos do evento de 2009

XX

Fotos do evento de 2008

XX

Luis Cezar