Como visto em post publicado aqui neste blog, um coadjuvante principal das corridas é o caminhão que transporta os carros de corrida - aliás, o chamado circo da F1 é caracterizado pelo comboio de caminhões dos times pelas estradas européias. Mas e os rallyes? Estes também tem os seus coadjuvantes, mas é uma estrutura mais complexa e menos, muito menos charmosa que os Transporters Race Cars. Há um mundo paralelo de fans destes times de mecânicos - acreditem - inclusive o fanatismo é tão grande, que eles fazem dioramas a partir de fotos publicadas... muito legal.
Nos anos 50 havia os veículos das fábricas de pneus, de freios, de amortecedores, de combustível e óleo, além dos carros de apoio dos times. Nos anos 60 e principalmente, nos anos 70 o serviço começou a se profissionalizar - cada time tinha caminhão que levavam os carros e poderiam servir de oficina ou tinha um caminhão-oficina somente; vans para reparos, substituição de rodas com pneus e hospitality para o time nas especiais; ou vans que serviam de oficinas e para rebocar os carros; além dos apoios rápidos, chamados de carros-oficina (outros apoios rápidos, coadjuvantes desta logística toda, eram os helicópteros, principalmente no território africano). Havia os chase-cars específico dos rallies africanos. Como sabemos os times de mecânicos devem ficar esperando em pontos específicos e não entrar nas rotas dos rallies - quando larga o último carro da prova, os carros-oficina (rápidos), podem percorrer o trajeto - estes tem conexão via rádio com os carros de rallye e chegam bem rápido no local do acidente.
Os carros/vans/caminhões de apoio não podem entrar no parque fechado, nos rallies históricos, como se fazia no passado (hoje em dia no final do dia os times podem transformar um carro todo destruído, num carro novo). Há que se lembrar que o piloto e co-piloto, tem que "consertar" o carro em caso de acidente e nenhum outro de fora (para isso eles carregam ferramentas e algumas peças).
Os times de mecânicos são essenciais para qualquer tipo de rallye atual ou histórico, principalmente o da categoria Sport (que tem como pano de fundo a velocidade, mesmo que controlada). Para os rallies de regularidade, dependendo da prova, são altamente necessários. Os melhores times (pela ordem), são os espanhóis, os italianos e os ingleses (claro que os franceses são bons, mas são bem especialistas em determinados carros... os alemães são mais ecléticos, contudo, ainda permanece a minha e a de centenas de ralizeiros, pois, os espanhóis, italianos e ingleses são competentes e rápidos - isso que interessa - ok, ok, ok - os ingleses são mais... porcos no sentido de limpesa, mas são competentes...). Há times de mecânicos ótimos, que atendem os rallies de regularidade para uma equipe composta de várias marcas de carros - consertam Porsches, Alfas, Fiats, etc... trazendo em suas vans, várias peças de reposição (apesar que quando vamos contratar estes times, eles pedem para trazer algumas peças de reposição, como bombas de óleo, água, gasolina, correias, etc.).
Estes times que atendem aos eventos históricos, geralmente são compostos no mínimo por 6 pessoas: um chefe de equipe (geralmente que fica com um carro-oficina com um mecânico sênior). Na van vai um eletricista; um mecânico chamado de #1 (freios e suspensão); um mecânico chamado de #2 (motor e câmbio), um especialista em injeção/carburação e um auxiliar (hospitality e limpeza dos vidros, combustível, rodas e pneus).
Abaixo selecionei algumas fotos dentre as centenas que tenho em arquivo (separo por caminhões, vans, carros de apoio e box ou chase cars) - procurei não colocar as cenas atuais do WRC. Tentei apresentar, também, os modelos (há centenas), principalmente os dioramas, mas o post assim fica longo demais. Enjoy:
O que tem dentro de um veículo de assistência?
Como é um Box ou chase car do rally africano?
Times Grandes ou Pequenos
Com quantos veículos são formados?
A Reboque?
Carros-oficina ligeiros?
As Vans... e os Caminhões (pequenos)
Mecânicos em Ação
Luis Cezar
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