O R4 é chamado de quatrelle, era produzido pela Renault entre 1961 e 1992, com uma inovadora (para a Renault - foi o primeiro carro da montadora com tração dianteira), tração dianteira e um sistema de suspensão inovador. Em primeiro de fevereiro de 66 a Renault comemorava a produção de um milhão de carros (em 2011 no mundo todo houve a comemoração dos 50 anos) - esse 1.000.000 de carros em pouco tempo - dizem - que salvou ou pelo menos refrescou as finanças da montadora francesa. Aliás, por curiosidade, o R3 foi fundado ao mesmo tempo que o R4, em julho de 61 (o R3 vinha com 603cc e o R4 vinha com 747cc). O interior é tão feio quanto ao desenho externo - além de tudo é espartano. A versão exportação, vinha com o motor do Renault Dauphine com 845cc.
Bom... esse escalonamento de 603cc, para 747cc, para 845cc ainda era pouco. Tinha que andar mais que o Fusca - então.... more powerful - o R 4GTL recebia um motor de 1108cc, com five-bearing (esse motor era chamado de Sierra, que era montado na Estafette - que era a van do 4L e no R8, a partir de 62). O 845cc substituiu o 956cc, com uma maior tecnologia dos anos 80. O câmbio inicialmente era de 3 velocidades, passando em 68 para 4 marchas (naquele sistema meio estranho, no painel - com a manopla em L e o câmbio na frente do motor). Era um semi-monocoque... ai morava o perigo para a ferrugem. Tinha uma suspensão independente famosa, que influenciou a produção de toda a frota nos anos 60/70/80.
Era feito fora da França... sim... Colombia (feito pela Sofasa em Medelin de 70 a 92), era chamado pelo nicknamed Amigo Fiel, com motores de 1022cc e 1300cc; na Argentina e no Chile a van era chamada de Renoleta (eles chamavam o 2CV de Citroneta). Na Itália era montado pela Alfa Romeo na fábrica de Milão (sob licença em 1962), produzindo até 1964. Na Austrália foi montado de 62 até 66 em Heidelberg. No México fizeram o R4 chamado de Dina, feito até 76. Na Irlanda montou-se em 62 a 72, na Eslovênia (antiga Iugoslávia), fizeram o Katrca ou Cetvorka, produzido pela IMV (Industrija Motornih Vozil) de 73 a 92. Em Portugal era chamado de Quatro L e na Espanha era chamado de Cuatro Latas. Foi feito, também, na Bélgica, Marrocos, Argélia e no Uruguai.
No Motorsport ele fez um relativo sucesso, principalmente, nos rallies de longa duração. Vide o Renault 4 Simpar no Paris-Dakar Rally. Em 62 participou do Monte, em 74 participou do Cross Elf Cup na França e o rallye Routes du Monde. Os motores usados eram 782cc. O R4 Sinpar do Paris-Dakar de 79 e de 80 era 4x4. Em 2001 fez o London-Sahara-London Rally com um R4 GTL e em 2008 o Mongol Rally. Em 93 no Jacky Cesbron era homologado no Grupo A para o Rallye de Monte Carlo, e no Tour de Corse de 91. O R4 GTL do Pinto dos Santos era homologado no Grupo N, no WRC. Para celebrar o aniversário de 50 anos, o museu da Renault colocou no Monte Histórico de 2011, 3 carros.
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