Dentro da Inglaterra, com Veteran Cars, ou seja carros pre-WWI e Escócia - com carros da época, encontram-se em 1953, dois rallies em homenagem à Coroação da Rainha Elizabeth II. But... um rallye feito neste mesmo ano ficou famoso, que mais tarde levou o nome de Safari Rally - o mais duro dos rallies já realizados no mundo. Este último evento teve início em 27 de maio a primeiro de junho de 1953, com o nome "oficial" (até 1974) de East African Coronation Safari, que largava na cidade de Nairobi (no Kenia), passando por Kampala (Uganda) e terminando na cidade de Morogoro (Tanzania) - havia roteiro que retornava ao Kenia. Foi concebido no mesmo ano (janeiro de 53), e conseguiu para época uma enorme adesão. O rallye foi organizado pelo Royal East African Automobile Association.
O sucesso do rallye na época, localizava-se na sua formatação de regulamento - muito simples por sinal: os carros deveriam ser originais, sem qualquer alteração (showroom condition) na sua especificação (estrutura, motor, potência, etc.), apesar que em 1953, os carros não tinham muita alteração mesmo, para fazer os rallies na Europa. As classes não eram divididas em cilindradas, mas no preço médio que o carro era vendido (como se fazia nos anos 10/20/30 na Europa) - assim dividiram em 4 classes. Não havia um prêmio para a classificação geral. O valor de entrada era de 100 Shillings - algo como 5 libras. O rallye terminou no horário exato, quando a Rainha Elizabeth II era coroada na Westminster Abbey - the best!!!
Outro ponto - não poderia haver um time de carro-oficina - piloto e co-piloto levavam dentro dos carros peças sobressalentes e eles mesmos, que consertavam os carros se houvesse necessidade. A velocidade média do carro ganhador (um VW quase 1200!!!), foi de 43mph (56 carros largaram e apenas 16 chegaram em Nairobi, sendo que 11 crews chegaram muito, mas muito tempo depois do previsto).
O time do Alan Dix e John Larsen, pilotando um Fusca 1131cc Split-Window, foi o ganhador perdendo apenas 170 pontos (17 minutos de atraso - o segundo lugar teve 180 minutos de atraso), mas o primeiro a chegar (como se isso importasse kkkk), foi John Manussis e John Boyes (Chevrolet), mas que haviam perdido 2.970 pontos. O Alan Dix em 68 deu uma entrevista interessante: ele disse que o fusca deu uma saída forte da estrada e o John Larsen foi de cara no para-brisa, quebrando o seu nariz - o Dix quis parar mas o Larsen gritou, xingou, esbravejou e falou que não era para levá-lo ao hospital (“that idea was met with violent protests in almost unbelievable language!”). O vidro do para-brisa, só ficou firme com o apoio dos limpadores... sorte que não choveu.
Têm-se vários nomes para o mesmo rallye (dependendo do patrocinador ou a falta dele): Coronation Safari foi de 53 a 57; o Safari foi de 58 a 59; o East African Safari, foi de 60 a 73; o Safari Rally de 74 a 82 (o de 1977 foi chamado de Silver Jubilee Safari Rally); Marlboro Safari de 83 a 84; Safari Rally em 85; Marlboro Safari Rally de 86 a 89; Marlboro Safari em 90; Martini em 91 e 92; Trust Bank Safari Rally em 93 e 94; 555 Safari Rally de 95 a 97; Safari Rally de 98 a 01 e Inmarsat Safari Rally em 2002. Hoje este evento faz parte do calendário do World Rally Championship (WRC) - na verdade o Safari Rally até o início dos anos 2000, era renegado pelo WRC, devido a situação política dos Estados envolvidos e pelos ataques aos carros participantes (desde 2003 o evento faz parte do African Rally Championship, organizado pela FIA - temos agora o KCB Safari Rally, que leva o nome do sponsor Kenya Commercial Bank e o Safari Rally Classic - este último com carros históricos).
Tommy Fjastad e Bernhard Schmider quando ganharam o rallye
Fusca em 1962 - com os irmãos Jaswant e Joginder Singh Bhachu
Rallye de 1960
Rallye de 1961
Rallye de 1965
Rallye de 1969
Rallye de 1969
Rallye de 1969
Rallye de 1977
Rallye de 1977
Rallye de 1977
Historic Rallye 2009
Historic Rallye
Historic Rallye 2009 - Parte I
Parte II
Parte III
Parte V
Parte VI
Filmado por Missão Religiosa
Luis Cezar
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