Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

2.1.13

Alfa Romeo Junior Zagato (1300/1600)

A Zagato Junior é um carro série 105 e tem a base da Giulia, com muitas das peças, como os escapamentos, eixo cardan, motor, caixa de velocidades e rolamento são intercambiáveis. O carro vem em duas versões: a 1300 (cauda curta) e a 1600 (cauda longa). Lançada em novembro de 1969 no Salão Automóvel de Turim. Os primeiros carros foram montados com portas e capô de liga leve/aluminio (pesavam 10kg a menos) - ela andava 5kph a mais que a GT1300.
A Zagato tinha nos anos 70 a tendência de desenhar carros em estilo cunha... foi um desenho inspirador, aliás, o desenho da Junior é muito semelhante com o Honda CRX do início dos anos 90. A Zagato utilizou muito o que aprendeu e foi aplicado nas TZs 1 e 2. Os faróis da Junior são cobertas por uma tela de plexi glass que tem uma abertura central, onde se vê o emblema da Alfa Romeo (essa abertura era para canalizar a entrada de ar para o radiador, já as grelhas era para esfriar os carburadores. O vidro traseiro pode ser levantado por um interruptor localizado no console central, para fornecer ventilação extra.
O 1300 foi produzido por 3 anos (1.108 unidades foram produzidas), enquanto 402 unidades do 1600 foram produzidos entre 1972 e 1975. Esse carro foi tido como marco entre a Alfa e a Zagato, colocando essa em pé de igualdade com Bertone e Pininfarina como um carroceiro grande.
Ao dirigir uma Z Júnior, você vai notar imediatamente as configurações de suspensão ligeiramente mais duras sendo muito mais ágil do que o GT. A distribuição de peso potência é fantástico. O motor e a caixa de velocidades são exatamente os mesmos que o GT e as mudando-se apenas as relações de transmissão (são mais curtas que o GT). Tem a Junior 1300 105mhp (87bhp) e a 1600 118mhp (113bhp).
Na época não foi um carro de rallye works, apenas atuando em times particulares, contudo, hoje em dia o rallye que tenha esse carro entre os inscritos há uma qualificadora no plantel. Para rallies de regularidade é um ótimo carro, fácil de controlar e tem um motor (1600cc), muito bom. Ótimo investimento, por ser um Zagato.


Luis Cezar

Nenhum comentário: