Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

11.3.14

Renault Dauphine (Rallye)

Well... o Renault Dauphine não foi um carro que se destacou em provas de rallies, mas... temos que falar... não fez feio... mas...
Tem inúmeros carros da Renault que fizeram sucesso e vocês sabem... mas o Dauphine era esquecido até pela fábrica. Hoje em dia nos rallies históricos, ainda é raro encontrar um ou dois, mas encontra mais do que nos anos 50-60. E notem que o Dauphine foi projetado pelo mítico engenheiro Fernand Picard, que tinha como intenção substituir o 4CV e concorrer com o VW...
Aqui no Brasil o Dauphine foi o primeiro automóvel da Willys-Overland do Brasil. Foi lançado com motor de quatro cilindros de 845cc com ''potentes'' de 26,5cv (designado de Ventoux) - o seu maior marketing era fazer 17 quilômetros por litro de combustível, além da suspensão independente Aerostable, com bolsas de borracha cheias de ar que endureciam de acordo com a carga do veículo (Ave Santa - quanta coisa para dar defeito - aliás, essa suspensão foi o estopim do apelido Leite Glória - desmancha sem bater e... capotava fácil, onde passaram a chamar a suspensão de "Aerocapotable"). Veio o Teimoso (modelo básico e bem espartano), e em 62 foi renomeado como Gordini, passando a caixa de marchas ter 4 velocidades e o motor ter a superpotência de 40cv. Em 64 veio a versão 1093 (com 55cv graças a novos coletores de admissão, dois carburadores e taxa de compressão maior). Em 66 reforços na suspensão. Os últimos modelos foram o Gordini III e o Gordini IV (1968, apenas com novas cores), com lanternas traseiras diferentes e, opcionalmente, freios a disco nas rodas dianteiras. Novas relações de marcha aumentaram a velocidade máxima para 123 km/h e o consumo passou para 13 km/l (uai... não era 17 litros por km rodado?).
E como foi o desempenho deste modelo? Somente em algumas provas dos anos 50 e 60:

- Com motor especial 1063 com uma caixa de 5 marchas, ganhou o Primeiro Tour de Corse de 1956, com o Time feminino com Gilberte Thirion e Nadège Ferrier;
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- Com o Dauphine Spéciale ganhou o Rallye des Tulipes de 57;
- Com Dauphine Gordini, ganhou o Rallye de Monte-Carlo de 58; o Tour de Corse com Jacques Féret e Guy Monraisse (segundo e terceiro lugar com o mesmo equipamento e o quarto lugar com um Gordini Spéciale);
- Com Dauphine Spéciale ganhou em 1959 o Tour de Corse, o Liège-Rome-Liège, o Coupe des Alpes e o triplo Rallye de Côte d´Ivoire;
- Também com o Spéciale ganhou em 61 o Rallye Féminin Paris-Saint Raphael e o Rallye D´Automne de La Rochelle;
- Em 1962 com o Dauphine 1093 ganhou o Tour de Corse e o Rallye de Grasse Fleurs e Parfums (Rallye Grasse-Alpin).

























Luis Cezar

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