The MGs Cream Crackers
Ian Williamson no seu Cream Cracker trialing em Wales
A fábrica MG surgiu já com o sange esportivo nas suas veias, desde que o seu fundador - Cecil Kimber - realizou em 1925 com o "Old Number One" (considerado o primeiro MG), a Lands End Trial, ganhando da cobiçada medalha de ouro. Time nascido como oficial, foi o formado com os famosos The Musketeers (que numa outra oportunidade eu conto a história do Athos, do Porthos e do Aramis), mas antes desta formação, houve uma outra, que começou com um time privado, depois, "apoiado" pela fábrica, mas que no início não era um time da MG - era o chamado The Cream Crackers Team, que competiam nas provas de trial (prova que causava grande interesse na Ilha Mãe nos anos 30 e que serviu de alavancagem das vendas dos modelos MG). Este foi o primeiro time, que mais tarde se tornou oficial.
O time original e inicial era formado por 3 pilotos: Toulmin, Macdermid e Bastock (Toulmin era o capitão). De 1933 a 1934, houve alterações nesta formação original em algumas participações de determinadas provas, como o fato do T.C. Taylor competir junto com Toulmin e Bastock, no Trial de 1933 em Exeter; já em 1934 no Lands End, Bastock entrou com o seu MG-J2 com Lewis Welch e Toulmin, ambos num MG-PA (em algumas outras provas era convidado o Harry Summerfield). Somente no final de dezembro de 1933, é que Abingdon (é como chamamos a fábrica da MG), começou a "ajudar" este time nas competições (na verdade a ajuda era para os pilotos individualmente, que repassavam para o "time"). O "patronage" era em peças e serviços da MG, e alguns descontos ou bonus (nesta mesma época, a fábrica encorajava os proprietários de MG a se agruparem em clubes - dai surgiu o primeiro clube - MG Car Club). Esta "assistência" de Abingdon foi de 1934 a 1939.
Muitas pessoas "acham", que o time da MG pré-II Guerra era, ou aquele formado pelos carros de cor light cream bodies and chocolate-brown mudguards, dos Cream Crackers, ou os reds dos Musketeers cars; but... meus caros, havia outro time que tinha apoio da fábrica e, tinha seus carros pintados de outra cor. Eram carros também, equipados com low-pressure supercharges. Outra curiosidade é que em 27 de dezembro de 1935, foi a data em que as duas equipes (Cream e Musketeers) apareceram na mesma competição (Exeter Trial) - ficaram estes times famosos, pois, venciam como time, as competições em que participavam. Aliás, isso causava como escreve o meu amigo McComb "more resentment among private owners", contudo, esta publicidade obtida dava um ótimo retorno comercial para a MG. Em 1938, a MG tinha como carros de competição em rallye (trial) e em hill climb, um time chamado: Highlanders. Eles usavam 2 carros da Cream Cracker e um outro Midget pilotado pelo "Golf" Imhof - os dois membros regulares eram Keith Elliott e Norman Gibson e o terceiro carro era pilotado por Murray Frame, Watson, MacDonald ou Weir - todos esses carros do Team Highlanders, era pintado de azul escuro (dark blue), cor favorita dos scottish drivers.
O Cream Cracker Team (o seu embrião, pois, ainda não tinha suas cores tradicionais), era composto originalmente pelos modelos MG-PB's Midgets (fabricados no final de 1934 até o meio de 1936, tinham 4 cilindros, 2 carburadores semi-SU, 934cc, atingindo 43.3bhp a 5.500rpm, com uma relação de 4 marchas), depois, resolveu padronizar em outros modelos, como o MG-PA Midget (mesmo ano de fabricação dos PBs, com 847cc e 34.9bhp a 5.600rpm). Os 3 carros desta série foram: PA (chassis 0337), com licença de número TJ 5000, que tinha como piloto regular o J. Maurice Toulmin; PA (chassis 0336), com licença de número JB 3639, que tinha como piloto regular o R. A. "Mac" Macdermid; e o PA (chassis 0682), com licença de número JB 3854, que tinha como piloto regular o Jack A. Bastock. Este time de cream crackers era o mais homogêneo, contudo, outros MG's participavam de provas diversas, como já noticiado: No Exeter Trial em 30/12/33 Toulmin, Bastock e o Mac, pilotaram MGs J2 (fabricados em meados de 1932 ao final de 1934, com 847cc e 36bhp a 5.500rpm - isso sem o supercharge). Em 1934, na época do Lands End (março), o Toulmin adquiriu o MG-PA (TJ 5000), e o Mac o MG-PA (JB 3639) - eram pintados originalmente de azul [o MG do Bastock - PA (JB 3854) era pintado de British Racing Green - este carro foi tido como comissionado, como um carro do MG Competition Departament, em 15 de maio de 1934 - há que se lembrar que a assistência mais substancial da fábrica, veio mesmo no verão de 34 - sendo todos estes carros incorporados como time, depois da prova em Gloucester de 34].
J. M. Toulmin, Cream Cracker MG-PA, em 1935 - Colmore Trial
Como visto, nestes anos os carros eram de uma determinada e variada coloração. Quando estes carros que estavam pintados na sua cor original, foram para Abingdon, para serem preparados para o Lands End Trial de 1935 (19 a 20 de abril) - iriam receber partes em alumínio como capô, para-lamas, um motor mais trabalhado com carburação diversa e com a implantação de um Marshall Supercharger, igual ao que fora instalado no "P" do Harry Summerfield, resolveram pintá-los de "cream and brown", que eram as cores do MG Car Club - surgindo a mistica expressão Cream Cracker (a cor do biscoito até hoje vendido). Tiveram um relativo sucesso com essa formatação.
1934 (J. M. Toulmin):
1º em Lands End
1º (time) em SUNBAC
1º e Triplo Prêmio no Edinburg
1º no Brighton Beer
Prêmio Especial no Liverpool £100
2º na categoria no Craigantlet Hill Climb
1º na classe de 1.100cc em Brooklands
1º no Buxton
Medalha de Prata no MCC Sporting Trial
1º (time) no NWL Team Trial
3º na classe no Singer Sporting Trial
1º no Exeter
1935 (J. M. Toulmin):
1º na categoria e 3º no geral, no Colmore
5º no geral e 3º na categoria, no L&CCC
Medalha de Prata, no Lands End
3º (time) e 3º na classe, no SUNBAC Team Trial
1º na classe e 1º no time, no MGCC Abingdon
1º em todas as classes, no Rushmere Hill Climb
1º no Edinburgh
Hewitt Trophy, 2º no geral e Team Prize, no Brighton Beer
1º no MCCC Torquay Trial
2º na classe, do Singer Sporting Trial
3º na classe, no Craigantlet Hill Climb
1º e Team Awards, no MCC Buxton Trial
2º (time), no NW London Team Trial
4º no geral, no SUNBAC Shell
A MG aprendeu muito, tanto com os carros, como com os comportamentos dos pilotos, e em 1935, o time - agora chamado oficialmente de Crean Cracker (pois, estavam agora ligados ao Competition Departament de Abingdon), passa a utilizar 3 carros oficiais do modelo PB (o primeiro PB utilizado, com o novo Marshall blown, foi no Exeter Trial nos dias 28 a 29/12/1935). Agora, outro time se formara (The Musketteer), e 2 pilotos da "antiga" Crean passaram para este novo time [Mac e Bastock foram para lá e foram substituídos por Ken Crawford e J.E.S. ("Jesus") Jones]. O Ken havia se destacado com seu Singer em 1933 (aliás, era piloto "oficial" da Singer), e ele e o Jesus, com Wolseley Hornet Special e um MG N-type Magnette (fabricado no início de 34 até o final de 36, com 6 cilindros, 1.271cc, 56.6bhp a 5.700rpm) , em 1934. Os novos carros eram similares aos PAs, contudo, com mais força e potência, além de serem mais leves, pois, eram construídos em alumínio. Eram eles: PB (chassis 0521), licença JB 7521 (Toulmin); PB (chassis 0533), licença JB 7524 (Crawford); e PB (chassis 0535), licença JB 7525 (Jones).
O time dos Cream Crackers, muda mais uma vez de carros, agora com os TA's (fabricado em meados de 36 até o final de 39, com 4 cilindros, 1292cc, 2 semi-SU, com 52.4bhp a 5000rpm), chamado de Esquadrão 37 (Cream Crackers Team - 1937). Era composto pelo TA (chassis 0930), licença ABL 960 (Toulmin); TA (chassis 0932), licença ABL 962 (Crawford), e o TA (chassis 0934), licença ABL 964 (Jones). A MG tinha um programa ambicioso de participar em no mínimo de 12 provas de trial a no máximo de 18, isto só no ano de 1937 [isso incluia a maioria dos MCC trials - para quem ainda não sabe: MCC é a abreviação de Motor Cycle Club (1901), que organizava estas provas, como o MCC Edinburg Trial, que teve início em 1904; o MCC Lands End Trial, que teve início em 1908; o MCC Exeter Trial, que teve início em 1910. Haviam outros Clubes, que organizavam provas, como o Soutton Coldfield and North Brimingham Automobile Club - SUNBAC, que organizava o SUNBAC ou o Colmore Trophy, com início em 1932, e por ai ia...]. Apesar dos TA Cream Crackers terem ganho o MCC de 1937, como Team Championship, os pilotos não gostaram muito destes carros, e houve reclamação sobre reclamação.
- Depois da bronca dos pilotos e de algumas constatações da MG, em 1938 surge a última formatação deste time com carros EX (eram TAs com motorização do VA - o VA foi feito em meados de 37 ao final de 39, com 1548cc, 2 semi-SU, 54bhp a 4.500rpm). A formação era de 4 carros e não de 3, com o EX (chassis 155/2), licença BBL 78 (Toulmin); EX (chassis 155/3), licença BBL 79 (Crawford); EX (chassis 155/4), licença BBL 80 (Jones); e EX (chassis 155/5), licença BBL 81 (Imhof). Uma pequena curiosidade: Nas sessões de 1938 e 1939, os 3 Mosqueteiros passaram a ser 4, mas a MG não quiz batizar o quarto carro TA (chassis 2518, licença BJB 412, pilotado pelo Green), de Dartagnan, pois, este não era originalmente um "mosqueteiro". Voltando aos EX, este carro foi desenvolvido pelos integrantes do time bege e marrom, e não propriamente pelos engenheiros da MG. Os 1548cc do VA, passou a ter 1708cc, com pistões que equipavam o modelo WA de 6 cilindros e outras inovações. Há carta oficial da MG relatando a mudança, mas quem propusera a mudança, foram os pilotos do time. O fim da equipe oficial, não foi a proximidade da chegada da Guerra ou algo assim - foram dois fatores que influenciaram (1) o casamento do capitão do time - Maurice Toulmin e (2) a chegada dos carros com motor V8 americanos. Bom... com o início do conflito, a MG deixa de produzir estes carros maravilhosos, e passa a montar tanques como o Crusader e Neptune Amphibious, para participarem de outro "trial" chamado de D-Day (baita rallye...).
Luis Cezar
O time original e inicial era formado por 3 pilotos: Toulmin, Macdermid e Bastock (Toulmin era o capitão). De 1933 a 1934, houve alterações nesta formação original em algumas participações de determinadas provas, como o fato do T.C. Taylor competir junto com Toulmin e Bastock, no Trial de 1933 em Exeter; já em 1934 no Lands End, Bastock entrou com o seu MG-J2 com Lewis Welch e Toulmin, ambos num MG-PA (em algumas outras provas era convidado o Harry Summerfield). Somente no final de dezembro de 1933, é que Abingdon (é como chamamos a fábrica da MG), começou a "ajudar" este time nas competições (na verdade a ajuda era para os pilotos individualmente, que repassavam para o "time"). O "patronage" era em peças e serviços da MG, e alguns descontos ou bonus (nesta mesma época, a fábrica encorajava os proprietários de MG a se agruparem em clubes - dai surgiu o primeiro clube - MG Car Club). Esta "assistência" de Abingdon foi de 1934 a 1939.
Muitas pessoas "acham", que o time da MG pré-II Guerra era, ou aquele formado pelos carros de cor light cream bodies and chocolate-brown mudguards, dos Cream Crackers, ou os reds dos Musketeers cars; but... meus caros, havia outro time que tinha apoio da fábrica e, tinha seus carros pintados de outra cor. Eram carros também, equipados com low-pressure supercharges. Outra curiosidade é que em 27 de dezembro de 1935, foi a data em que as duas equipes (Cream e Musketeers) apareceram na mesma competição (Exeter Trial) - ficaram estes times famosos, pois, venciam como time, as competições em que participavam. Aliás, isso causava como escreve o meu amigo McComb "more resentment among private owners", contudo, esta publicidade obtida dava um ótimo retorno comercial para a MG. Em 1938, a MG tinha como carros de competição em rallye (trial) e em hill climb, um time chamado: Highlanders. Eles usavam 2 carros da Cream Cracker e um outro Midget pilotado pelo "Golf" Imhof - os dois membros regulares eram Keith Elliott e Norman Gibson e o terceiro carro era pilotado por Murray Frame, Watson, MacDonald ou Weir - todos esses carros do Team Highlanders, era pintado de azul escuro (dark blue), cor favorita dos scottish drivers.
MG-PA (1935). Era pilotado por Jonathan Toulmin.
O Cream Cracker Team (o seu embrião, pois, ainda não tinha suas cores tradicionais), era composto originalmente pelos modelos MG-PB's Midgets (fabricados no final de 1934 até o meio de 1936, tinham 4 cilindros, 2 carburadores semi-SU, 934cc, atingindo 43.3bhp a 5.500rpm, com uma relação de 4 marchas), depois, resolveu padronizar em outros modelos, como o MG-PA Midget (mesmo ano de fabricação dos PBs, com 847cc e 34.9bhp a 5.600rpm). Os 3 carros desta série foram: PA (chassis 0337), com licença de número TJ 5000, que tinha como piloto regular o J. Maurice Toulmin; PA (chassis 0336), com licença de número JB 3639, que tinha como piloto regular o R. A. "Mac" Macdermid; e o PA (chassis 0682), com licença de número JB 3854, que tinha como piloto regular o Jack A. Bastock. Este time de cream crackers era o mais homogêneo, contudo, outros MG's participavam de provas diversas, como já noticiado: No Exeter Trial em 30/12/33 Toulmin, Bastock e o Mac, pilotaram MGs J2 (fabricados em meados de 1932 ao final de 1934, com 847cc e 36bhp a 5.500rpm - isso sem o supercharge). Em 1934, na época do Lands End (março), o Toulmin adquiriu o MG-PA (TJ 5000), e o Mac o MG-PA (JB 3639) - eram pintados originalmente de azul [o MG do Bastock - PA (JB 3854) era pintado de British Racing Green - este carro foi tido como comissionado, como um carro do MG Competition Departament, em 15 de maio de 1934 - há que se lembrar que a assistência mais substancial da fábrica, veio mesmo no verão de 34 - sendo todos estes carros incorporados como time, depois da prova em Gloucester de 34].
J. M. Toulmin, Cream Cracker MG-PA, em 1935 - Colmore Trial
Como visto, nestes anos os carros eram de uma determinada e variada coloração. Quando estes carros que estavam pintados na sua cor original, foram para Abingdon, para serem preparados para o Lands End Trial de 1935 (19 a 20 de abril) - iriam receber partes em alumínio como capô, para-lamas, um motor mais trabalhado com carburação diversa e com a implantação de um Marshall Supercharger, igual ao que fora instalado no "P" do Harry Summerfield, resolveram pintá-los de "cream and brown", que eram as cores do MG Car Club - surgindo a mistica expressão Cream Cracker (a cor do biscoito até hoje vendido). Tiveram um relativo sucesso com essa formatação.
1934 (J. M. Toulmin):
1º em Lands End
1º (time) em SUNBAC
1º e Triplo Prêmio no Edinburg
1º no Brighton Beer
Prêmio Especial no Liverpool £100
2º na categoria no Craigantlet Hill Climb
1º na classe de 1.100cc em Brooklands
1º no Buxton
Medalha de Prata no MCC Sporting Trial
1º (time) no NWL Team Trial
3º na classe no Singer Sporting Trial
1º no Exeter
1935 (J. M. Toulmin):
1º na categoria e 3º no geral, no Colmore
5º no geral e 3º na categoria, no L&CCC
Medalha de Prata, no Lands End
3º (time) e 3º na classe, no SUNBAC Team Trial
1º na classe e 1º no time, no MGCC Abingdon
1º em todas as classes, no Rushmere Hill Climb
1º no Edinburgh
Hewitt Trophy, 2º no geral e Team Prize, no Brighton Beer
1º no MCCC Torquay Trial
2º na classe, do Singer Sporting Trial
3º na classe, no Craigantlet Hill Climb
1º e Team Awards, no MCC Buxton Trial
2º (time), no NW London Team Trial
4º no geral, no SUNBAC Shell
A MG aprendeu muito, tanto com os carros, como com os comportamentos dos pilotos, e em 1935, o time - agora chamado oficialmente de Crean Cracker (pois, estavam agora ligados ao Competition Departament de Abingdon), passa a utilizar 3 carros oficiais do modelo PB (o primeiro PB utilizado, com o novo Marshall blown, foi no Exeter Trial nos dias 28 a 29/12/1935). Agora, outro time se formara (The Musketteer), e 2 pilotos da "antiga" Crean passaram para este novo time [Mac e Bastock foram para lá e foram substituídos por Ken Crawford e J.E.S. ("Jesus") Jones]. O Ken havia se destacado com seu Singer em 1933 (aliás, era piloto "oficial" da Singer), e ele e o Jesus, com Wolseley Hornet Special e um MG N-type Magnette (fabricado no início de 34 até o final de 36, com 6 cilindros, 1.271cc, 56.6bhp a 5.700rpm) , em 1934. Os novos carros eram similares aos PAs, contudo, com mais força e potência, além de serem mais leves, pois, eram construídos em alumínio. Eram eles: PB (chassis 0521), licença JB 7521 (Toulmin); PB (chassis 0533), licença JB 7524 (Crawford); e PB (chassis 0535), licença JB 7525 (Jones).
MG PB (chassis 0521), licença JB 7521 (prop. atual: Ian Williamson)
MG PB (chassis 0533), licença JB 7524 (prop. atual: Elizabeth Taylor)
MG PA (chassis 0682), licença JB 3854 (prop. atual: Alan Grassam)
MG PA (chassis 0337), licença TJ 5000 (prop. atual: Jonathan Toulmin)
O time dos Cream Crackers, muda mais uma vez de carros, agora com os TA's (fabricado em meados de 36 até o final de 39, com 4 cilindros, 1292cc, 2 semi-SU, com 52.4bhp a 5000rpm), chamado de Esquadrão 37 (Cream Crackers Team - 1937). Era composto pelo TA (chassis 0930), licença ABL 960 (Toulmin); TA (chassis 0932), licença ABL 962 (Crawford), e o TA (chassis 0934), licença ABL 964 (Jones). A MG tinha um programa ambicioso de participar em no mínimo de 12 provas de trial a no máximo de 18, isto só no ano de 1937 [isso incluia a maioria dos MCC trials - para quem ainda não sabe: MCC é a abreviação de Motor Cycle Club (1901), que organizava estas provas, como o MCC Edinburg Trial, que teve início em 1904; o MCC Lands End Trial, que teve início em 1908; o MCC Exeter Trial, que teve início em 1910. Haviam outros Clubes, que organizavam provas, como o Soutton Coldfield and North Brimingham Automobile Club - SUNBAC, que organizava o SUNBAC ou o Colmore Trophy, com início em 1932, e por ai ia...]. Apesar dos TA Cream Crackers terem ganho o MCC de 1937, como Team Championship, os pilotos não gostaram muito destes carros, e houve reclamação sobre reclamação.
- Depois da bronca dos pilotos e de algumas constatações da MG, em 1938 surge a última formatação deste time com carros EX (eram TAs com motorização do VA - o VA foi feito em meados de 37 ao final de 39, com 1548cc, 2 semi-SU, 54bhp a 4.500rpm). A formação era de 4 carros e não de 3, com o EX (chassis 155/2), licença BBL 78 (Toulmin); EX (chassis 155/3), licença BBL 79 (Crawford); EX (chassis 155/4), licença BBL 80 (Jones); e EX (chassis 155/5), licença BBL 81 (Imhof). Uma pequena curiosidade: Nas sessões de 1938 e 1939, os 3 Mosqueteiros passaram a ser 4, mas a MG não quiz batizar o quarto carro TA (chassis 2518, licença BJB 412, pilotado pelo Green), de Dartagnan, pois, este não era originalmente um "mosqueteiro". Voltando aos EX, este carro foi desenvolvido pelos integrantes do time bege e marrom, e não propriamente pelos engenheiros da MG. Os 1548cc do VA, passou a ter 1708cc, com pistões que equipavam o modelo WA de 6 cilindros e outras inovações. Há carta oficial da MG relatando a mudança, mas quem propusera a mudança, foram os pilotos do time. O fim da equipe oficial, não foi a proximidade da chegada da Guerra ou algo assim - foram dois fatores que influenciaram (1) o casamento do capitão do time - Maurice Toulmin e (2) a chegada dos carros com motor V8 americanos. Bom... com o início do conflito, a MG deixa de produzir estes carros maravilhosos, e passa a montar tanques como o Crusader e Neptune Amphibious, para participarem de outro "trial" chamado de D-Day (baita rallye...).
Mercado. Há alguns destes carros no mercado para a venda. No ano passado (2006), foi posto a venda um MG Cream Cracker 1934 (licençca JB 3854, chassis PA 0682) - entrou no leilão por no mínimo 50 mil libras (não foi vendido) - este carro era um ex-works e ex-Jack Bastock, com supercharged da época. Já nos EUA, tinha um 1936 MG-TA (chassis 0945), por U$ 34.000 (mas descobriu-se que era uma cópia)! No final do ano passado, um dos carros que participaram dos Highlanders, foi vendido para um Museu no sudeste da Inglaterra. E o que que tem este MG Comercial com o tema? Nada, mas que é bonito ele é!
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário