Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

4.2.07

Eventos e eventos

Eventos
e
eventos

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Ato I

Há aqueles indivíduos que gostam de aproveitar de determinadas situações, fatos, carros e eventos. No Brasil, assim como, eu acredito no exterior, há indivíduos que aparecem de forma explícita e outros que se escondem atrás de organizações não muito sérias, que tentam e por vezes conseguem aproveitar de determinadas situações, ou para proveito próprio ou para proveito de terceiros. Este é o caso de pessoas e/ou empresas, que buscam dentro do antigomobilismo, fazer nome ou fazer dinheiro, não se importando com o intuito deste sentimento "antigo-motor". Há de tudo, desde exposições sem critério, até rallyes tidos como de carros clássicos, que não são verdadeiros rallyes; além de raids que não são raids - imaginem que tem até hostess de eventos, que fala de forma presunçosa e sem o menor conhecimento, que ao invés de se utilizar a expressão raid (como o MG Club do Brasil utiliza há mais de 20 anos), deve-se utilizar a expressão "ride"...

http://www.raid.ch/image/startseite_winter_06.jpg

Eu sei o que vocês estão pensando - que ela não conhece o meio - Contudo, têm aqueles que se dizem do meio ralizeiro, que foram olhar no dicionário e concordam com tal hostess... Bom, a não ser que seja um evento a cavalo (ou será que esta hostess confunde cavalo com HP!?), ou de bicicleta, ou quem sabe de elefante, podemos considerar a palavra ride ao invés de raid, mas em se trantado de carros clássicos e históricos, não há como sustentar tal posicionamento equivocado da moça.

Basel - Sochaux - Dijon - Sancerre - Château de Chambord - Orléans - Chartres - Rambouillet - Paris

Temos que avisar o pessoal do RAID Suisse-Paris, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de agosto deste ano - eles têm que mudar de nome (e o pior é que eles fazem isso há 17 anos!)!! E os ingleses, então... Utilizam desta expressão a partir da Primeira Grande Guerra... Aos olhos desta organizadora, eu suponho que todos os raids têm que mudar para ride e fazer um evento multi-marca e raça (marca para os carros clássicos e raça para os cavalos, quem sabe é uma dica...). Vai dar um trabalho muito grande, inclusive para aqueles que olharam no dicionário e concordam com ela!

Winter Raid

Xiiii... E agora? De 11 a 13 de janeiro passado houve em Graubünden na Suíça, o 4º WinterRAID (www.raid.ch). Xiiii... há que se mudar o nome dos carros no Rally d' Capri, como o TOYOTA RSC Rally Raid Car.

Ouvi, também, de amigo meu que quer que os clubes brasileiros, utilizem a expressão Raid em português, como sugere o expert em rallyes o Sr. Aurélio. Em seu dicionário, há a expressão: Reide (imaginem só). Quem quer alterar precisa notar a questão do estrangeirismo (galicismo e/ou anglicismo) na língua portuguesa e, de que forma a expressão raid é utilizada em todo o mundo que pratica competições com carros clássicos e históricos. Só quem não conhece o esporte e a prática adotada no mundo, pode falar algo deste naipe! Bom, se é assim, vamos apoiar o comunista do Aldo Rebelo que quer traduzir tudo. Como alguns acham que é errado o MG Club do Brasil colocar raid, então vamos fazer uma campanha para mudar o nome do Shopping Center Iguatemi, para Centro de Compras Iguatemi - que tal? Será que lá tem loja que vende rato (mouse) ou um cinema em casa (home theather)? Será que eu encontro lá meninas com perfuração ornamental nas orelhas (piercing)? Este diário (blog), pode me informar, ou vou ter que procurar no sítio (site), do centro de compras?


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Ato II

Num evento que estive em Interlagos, alcunhado de "Clássicos de Competição", tinha de tudo e quase nada de verdadeiros clássicos de competição. O meu carro - um Saab Monte Carlo, 1964 - portanto, um clássico de competição, teve as quatro porcas da roda dianteira esquerda, soltos por terceiros de má-fé, isso porque havia muito segurança em lugar errado. E não foi só no meu carro, pois, um Mercedes-Benz de outro incauto, que acreditou neste embuste, teve quatro dos seus cinco parafusos da roda soltos. Isso é mais do que perigoso, e vocês acham que os organizadores fizeram algo a respeito, depois, que eu reclamei? Isso mesmo, acertaram - NADA...

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Ride to Destiny- Captain Keogh 1876
© MarkChurms.com 1999. All Rights Reserved

Há eventos, diferentes deste acima, que não visam o lucro monetário, mas sim promoção pessoal e/ou de cunho político, que tentam angariar o maior número possível de participantes com carros clássicos ou não, para aumentar a decoração do bolo e mostrar prestígio, que realmente não tem (inclusive para atrair a mídia). Por exemplo, quando o MG Club do Brasil inovou com a realização de rallyes e de endurance em pista de velocidade, não se importou em repassar a sua experiência, para outros eventos envolvendo carros novos e clássicos, seja mono-marca ou multi-marca, assim como o MG Club do Brasil, não se arvora na arrogância de achar que por ser o primeiro clube brasileiro a realizar rallyes de competição, outros não poderiam seguir o mesmo caminho, como faz de maneira exemplar e até aprimorando, o Classic Car Clube do Rio Grande do Sul. O desprezível, para o meu pensar, é formatar um determinado evento, e colocar o nome de prestígio de determinadas organizações, enquanto estas não deram o seu aval; ou, formatar um determinado evento, e lutando com todas as armas (justas ou injustas), para que determinadas organizações de prestígio, não percorram o mesmo percurso... Risível, mas verdadeiro. A situação e as atitudes na verdade são ridículas, mas é o que se pode esperar de pessoas que fazem de tudo para se auto-promoverem ou para "faturarem" com o chapéu alheio...

http://www.madeirawineguide.com/pics/Tobbogan%20Ride.jpg
Ride de Tobbogan na Ilha da Madeira

Por estas e outras é que sobrevivem as organizações sérias, dirigidas por pessoas sérias, que não se dobram para este tipo de procedimento ou ataques - é como o vento, passageiro, que passa a toda força através do bambuzal - o bambu se curva, mas não se quebra. But... como dizia um pensador alemão: contra a ignorância, até os Deuses lutam em vão!

Luis Cezar (estes comentários são de minha responsabilidade, portanto, de carater privado, pois, não estou falando como diretor do MG Club do Brasil).

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