
Bom esses rallyes são tão famosos, que suportam duas formas de escrita: uma em inglês e outra em francês - mas todas significam uma só situação: Dificuldade! Na verdade existiram várias provas, tanto de rallye como de trial, que passavam ou se situavam nos Alpes europeus, tais como:

c-) Suíça: Swiss Alpine Trial (1924);
d-) França: Rallye des Alpes Fançaises (1932-1971) - chamado de Rallye International des Alpes, ou simplesmente Rallye des Alpes - e por algum tempo Critérium International des Alpes. Além de Alpine Rally ou pelo apelido: French;

e-) Áustria: Österreichische Alpenfahrt (1949-1973);
f-) Iugoslávia: Jugoslavanska Alpska Voznja ou Yugoslav Alpine (1952-1955);g-) Itália: Coppa delle Alpi (1921 a 1925), Stella Alpina (1947 a 1955) e Alpi Orientali (1965 a 1973);
Dentre outros (Austro-Hungaro Trial - A&H; Austro-Yugoslav Alpine; YU; ADAC Teichs; Alpenfahrt; e, Ersatz Fuel Alpenfahrt). Soma-se a estes, o evento realizado desde a década de 50 no Japão (Japan Alpine Rally).

O evento que "durou" mais no tempo, foi o rallye austríaco (Alpenfahrt), que foi de 1910 a 1914 (pausa para a I Guerra), 1923, 1928, 1930 (agora como Austrian Alpine Cup), 1933, 1934 (com o nome Segundo Austrian Alpines), 1935 (volta-se a adotar o nome Alpenfahrt), de 1949 a 1963 e de 1964 a 1973 (adota-se a numeração do evento - por exemplo: 1964: 35th Alpenfahrt, 1965: 36th Alpenfahrt, e assim sucessivamente até 1973 - ano final desta saga). O famoso Coupe des Alpes (França) conta de 1952 a 1971, incluindo ai, o Coupe des Dames (1955, 1957 e 1970 foram eventos cancelados).


O Österreichische Alpenfahrt de 1949 a 1973, era organizado pelo Österreichischer Automobil, Motorrad und Touring Club. Era um evento que contava pontos para o European Rally Championship de 1960, 1964 e de 1966 a 1972. Em 1973 passou a ser um evento do Rally World Championship (RWC), realizado de 1949 a 1959 em junho, de 1960 a 1971 em maio e em 1972 e 1973 em setembro. Estes eram os dois grandes eventos de rallye que passavam pela região alpina européia (onde o famoso Barão Alex von Falkenhausen fez milagres com sua BMW 328, em 1952).

Coube a França o início da saga do principal evento, com o Alpine Trial, idealizado pelo Automobilie Club de France, que em 1931 juntamente com os clubes da Itália, Alemanha, Áustria, e Suíça, deram ao Automobile Club de Marseille et Provence a organização do evento. Este evento - Rallye des Alpes Françaises - inicialmente era na verdade um evento para carros situados somente na França (claro... ). Nestes anos as rotas escolhidas eram povoadas por competidores com Bugatti, Amilcar, Delahaye, Riley, Citroën, dentre outros. Em 1938 (ou seja, depois da Guerra Civil Espanhola, que atrapalhou bastante a prova em 37), se estabeleciam novos parâmetros para a competição (não mais por valor monetário pela participação). Agora era dividida em classes (por cilindrada): 1.500, 3.000 e acima de 3.000cc - começaram, dai a surgir novos carros participantes, tais como a BMW328 e os Fords V8 - passando a ser uma prova constante do calendário internacional.

Tanto uma como a outra, tem suas edições históricas - muito legal - principalmente a prova francesa (aliás, uma das mais caras da Europa). Vou passar a listagem de ganhadores do Rallye des Alpes Françaises, que apesar de ter iniciado em 1932, listarei os ganhadores de 1952 a 1971, ou seja do décimo quinto rallye em diante (onde se contava pontos para o campeonato e quando há um reconhecimento internacional, mais significativo).

Alguns nomes famosos (ou duplas) eu grifei em vermelho (obs.: alguns nomes aparecem como ganhadores de prêmios, mas somente em listagens francesas):
A enorme maioria das fotos foram retiradas do Forum-Auto - o melhor site de informação automobilística.
1952 - 3.291kms - 85 largaram

Godsall no Coupe des Alpes - 1952 - Aston Martin DB2



Gilberte Thirion

Ian e a Patricia Appleyard no famoso XK120 NUB 120

H. Sutcliffe e sua mulher

Jacques Herzet e Lucien Bianchi

Barão e Baronesa Alex von Falkenhausen - BMW 328
Ernest de Regibus/Pierre Chaix - Renault 4CV
Ian e Pat Appleyard - Jaguar XK 120
René Fabre/Jaques Fabre - Dyna Panhard
Louis Picon/Turquetil - Renault 4CV
Ferdinando Gatta/Jacques Ickx - Lancia Aurelia B20
George Murray-Frame/John Pearman - Sunbeam-Talbot 90
Mike Hawthorn/"Chippy" Chipperton - Sunbeam-Talbot 90
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam-Talbot 90
Cope d'Or: Ian Appleyard - Jaguar XK 120
1953 - 3.089kms - 101 largaram




Gilberte Thirion e Lise Renault

Francisco Bulto-Marques

Moss e Cutts





Time belga Charles Fraikin e Olivier Gendebien








Rudolf Sauerwein/Max Nathan - Porsche 356 - 1500S
Jacques Herzet/Leucien Bianchi - Ferrari 166 MM Barchetta Vignale
Kurt Zeller/Hans Wencher - Porsche 356 - 1500S
Ian Appleyard e Pat Appleyard - Jaguar XK 120
Barão e Baronesa Alex von Falkenhausen - Frazer Nash High Speed Le Mans Replica
Sr. e Sra. Hans Leo von Hoesch - Porsche 356 - 1500
Ferdinando Gatta/Cottino - Lancia B20 2500
Count Johnny Lurani/di Sambuy - Lancia B20 2500
Charles Fraikin/Olivier Gendebien - Jaguar XK 120
Raymond Stempoert/Georges Schwartz - Panhard 750
Francisco Bultó-Marqués/ J M Llobet - Porsche 356 1500
Salvador Fabregas-Bas/C Apezteguia - Lancia B20 2500
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam Alpine
Marcel Schwob d'Héricourt/A de Roquerfort - Panhard 850
de Caralt/Blesa - Porsche 356 1500
Sr. e Sra. Chieusse - Panhard 850
George Murray-Frame/John Pearman - Sunbeam Alpine
Paul Persoglio/Gatinel - Renault 4CV
John Fitch/Peter Miller - Sunbeam Alpine
M Poletti/Cipriani - Sinca
Sr. e Sra. Reg Mansbridge - Jaguar XK 120
Asso/Giuseppe Borelly - Alfa Romeo 1900
Sra. Sheila van Damm/Srta. Anne Hall - Sunbeam Alpine
Marion/Champel - Citroën 11 Légère
1954 - 3.563kms - 79 largaram

Salmson 2300 do Roger Rauch e Bousson


Jean Rédélé/Louis Pons - Renault 4CV

E as meninas Sheila Van Dann e Ann Hall em outro Sunbeam

Max Nathan


Jean Rédélé/Louis Pons - Renault 4CV
Yves Lesur/Maurice Foulgoc - Ranault 4CV
Henry O'Hara Moore/John Gott - Frazer Nash High Speed Le Mans Replica
Paul Guiraud/Henri Beau - Peugeot 203
Maurice Gastsonides/Rob Slotenmaker - Triunph TR2
Bill Burton/Burke - Aston Martin DB2
Heinz Meier/Hermann Luba - DKW F91 3-6
Roger Rauch/Bousson - Salmoson 2300
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam Alpine
Paul Barbier/Rovert Rastif - Pegeot 203
Stirling Moss e seu Sunbeam

1955 (cancelado - pelo famoso desastre ocorrido em Le Mans)
1956 - 4.103kms - 83 largaram



Robert Buchet

Paddy Hoppkirk

A Mitchell e a Faichney no MGA works, tentando passar o Peter Harper e David Humphrey do Sunbeam Rapier no Col d'Allos

Robert Rastit e Jacques Tardieu no Peugeot 203

Willian Shepherd e J R Williamson no MGA works

Foto rara - Jean Estager com sua Ferrari 250 GT Boano (o443GT)
Michel Collange/Huguet - Alfa Romeo Giulietta Sprint
Claude Storez/Robert Buchet - Porsche 356 Carrera 1500GSChuck Wayne/ DDD Kriplen - Porsche 356 Carrera 1500GS
André Blanchard/Guy Jouanneaux - Denzel 1300
Jean-Pierre Estager/Jean Pebrel - Ferrari Barchetta
Paul Ernst Strähle/Hans Encher - Porsche 356 Carrera 1500GS
Cuth Harrison/Edward Harrison - Ford Zephyr
Maurice Gatsonides/Ed Pennybacker - Triumph TR3
Marcel Lauga/François Lauga - Denzel 1300
P David/J Metin - Peugeot
Count Charles de Salis/Capt. McGregor - Aston Martin
Denis Scott/S Asbury - Ford (?) nas listagens só aparece Ford
Paddy Hopkirk/Willy Cave - Triumph TR3
Hans e Philip Kat - Triumph TR3
Srta. Nancy Mitchell/Srta. Pat Faichney - MG A
L Griffiths/T Nornan Blockley - Triumph TR3
Tommy Wisdom/Sra. Ann Wisdom - Triumph TR3


Time inglês formado pelo esquadrão de MGA 1500 onde o carro 326 (em primeiro plano), venceu a Coupe des Dames em 1956
Coupe d'Argent: Maurice Gastsonides - Jaguar e Triumph1957 (cancelado pela crise do Canal de Suez)
1958 - 3.150kms - 58 largaram











Austin Healey Sprite - Sprinzel/Cave

Nancy Mitchell

Guy Clarou/Pierre Gelé - Alfa Romeo Giulietta Berlina
Max Reiss/Hans Wencher - Alfa Romeo Giulietta Berlina
Keith Ballisat/Alain Bertaut - Triumph TR3
Edward Harrison/BPR Haverson - Ford Zephyr
Peter Harper/Peter Jopp - Sunbeam Rapier
Willian Shepherd/John Williamson - Austin-Healey 100
1959 - 3.840kms - 59 largaram






Hermann Kühne/Hans Wencher - Auto Union DKW
Paddy Hopkirk/Jack Scott - Sunbeam Rapier
Jacques Rey/André Guilhaudin - DB-Panhard
Peter Riley/Alec Pitts - Ford Zephyr
Peter Jopp/Les Leston - Sunbeam Rapier
Cuth Harrison/John Harrison - Ford Zephyr
Edward Harrison/J Willian Fleetwood - Ford Zephyr
I "Tiny"Lewis/Tony Nash - Triumph Herald
1960 - 3.010kms - 65 largaram



Paddy Hopkirk trabalhando e o navegador (como sempre) olhando (notem o estilo dos calçados)
Roger de Lageneste/Henri Gréder - Alfa Romeo Giulietta SZ
José Behra/René Richard - Jaguar MKII 3.8
Eugen Böhringer/Hermann Socher - Mercedes-Benz 220SE
G "Bobby" Parkes/G Hawarth - Jaguar MKII 3.8
René Trautmann/Jean Claude Ogier - Citroën ID 19
1961 - 2.990kms - 66 largaram





Christian Poirot

David Seigle-Morris e Vic Elford no Big Healey 3000
Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000
Na verdade houve um só ganhador, but... há listagem de premiação para:
Jean Rolland/Gaby Augias - Alfa Romeo Giulia SZPaddy Hopkirk/Jack Scott - Sunbeam Rapier
Henri Gréder/Charron - Alpine A106
Peter Harper/Peter Procter - Sunbeam Rapier
René Trautmann/Jean-Claude Ogier - Citroën ID 19
1962 - 4.057kms - 48 largaram


David Seigle Morris - Vic Elford no TR3 works




Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000
Hans Joachim Walter/Kurt Schoettler - Porsche 356B Carrera2
Srta. Pat Moss/Sra. Pauline Mayman - Austin-Healey 3000
Mike Sutcliffe/Roy Fidler - Triumph TR4
René Trautmann/Patrick Chopin - Citroën DS 19
Jean Vinatier/Charron - Ford Zodiac (aparece em outra listagem)
1963 - 3.793kms - 78 largaram


Christian Poirot




Rauno Aaltonen/Tom Ambrose - Morris Cooper S 1071
Henry Taylor/Brian Melia - Ford Cortina GT
David Seigle-Morris/Barry Hercock - Ford Cortina GT
René Trautmann/Yves Cherel - Citroën DS 19
Sra. Pauline Mayman/Srta. Valerie Domleo - Morris Cooper S
Coupe d'Argent: René Trautmann - Citroën
1964 - 3.380kms - 73 largaram












Jacques Rey e André Mercorelli

Paddy Hopkirk

Jean Rolland - Gabriel Augias

Vic Elford - David Stone

David Seigle-Morris / Tony Nash

Carlsson com seu famoso Saab 850







Jean Rolland/Gabriel Augias - Alfa Romeo Giulia TZ
Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000
Rauno Aaltonen/Tony Ambrose - Mini Cooper S
Jacques Rey/Jean Pierre Hanrioud - Porsche 356
Erik Carlsson/Gunna Palm - Saab 850 Sport Monte Carlo
John Wadsworth/Peter Cooke - Mini Cooper S
1965 - 3.520kms - 93 largaram

Makinen e Easter no fantastico Mini Cooper


Triumph GT6 do Time de Fábrica

Ganhadora do Coupe des Dames: "Rose" piloto da Roots

Nicolas - Roure

René Trautmann

Lancia Flavia preparando-se para a longa noite

Paddy Hopkirk liderando os Coopers S works

Alfa Romeo Tubolare GT

Lampinen no Triumph Spitifre Works


Harper piloto de fábrica da Sunbeam no seu Tiger

René Trautmann/Srta. Claudine Bouchet - Lancia Flavia Zagato
Henry Taylor/Brian Melia - Ford
Paddy Hopkirk/Henry Linddon - Mini Cooper S
Jean-François Piot/Jean-François Jacob - Renault Gordini
Jean Vinatier/H Melot - Renault Gordini
Jean Claude Ogier/B Ogier - Citroën D
Tony Fall/Mike Wood - Mini Cooper S
Simo Lampinen/J Ahava - Triumph Spitfire (aparece em outra listagem)
Coupe d'Argent: Jean Rolland - Alfa Romeo
1966 - 3.990kms - 80 largaram


Tony Fall e Mike Wood

Patte - Courtois no Alpine A110 1300cc

Robin Turvey; Peter Harper; Rosemary Smith; Valerie Domleo [mais tarde Valerie Morley]; Andrew Cowan e Brian Coyle

Roger Clark no Lotus-Cortina

Marie Claude Beaumont e Ginette Derolland no NSU

Jean Claude Andruet
Jean Rolland/Gabriel Augias - Alfa Romeo Giulia GTARoger Clark/Brian Meila - Ford Lotus-Cortina
Jean-François Piot/Jean-François Jacob - Renault Gordini
Henri Gréder/Gilbert Staepelaere - Ford Lotus-Cortina
Noël Labaune/Paul Etienne - Alfa Romeo Giulia GTA
Lucien Bianchi/Christian Delferrier - Critoën
Jean Pierre Nicolas/Claude Roure - Renault 8 Gordini
Rauno Aaltonen/Henry Liddon - Austin Cooper S 1275 (aparece em outra listagem)
Günter Klass/Rolf Wütherich - Porsche 911 (aparece em outra listagem)
1967 - 3.704kms - 79 largaram



Rosemary Smith

Paddy Hopkirk





Bernard Consten/Jean-Claude Peray - Alfa Romeo Giulia GTA
Jean-Claude Garmet/Michel Gamet - Alfa Romeo Giulia GTA
Hery Källström/Gunnar Häggbom - Renault 8 Gordini
Aparecem em outra listagem
Jean-Claude Andruet/Maurice Gélin - Alpine-Renault A110 1300S
Sylvia Österberg/Ingalill Edenring - Renault 8 Gordini
1968 - 3.790kms - 64 largaram
.jpg)



Verrier na GTA



Roger Clark e Jim Porter - Escort MK1 do Grupo 6


Jean-Louis Barailler/Philippe Fayel - Alfa Romeo GTA
René Trautmann/Sra. Claudine Trautmann - Lancia Fulvia Rallye HF 1.4
1969 - 3.740kms - 70 largaram

Jean-Luc Therier






Ford Escort MK1 TC - Jean François Piot-Behra


Ove Andersson



Pierre Beal e Jean Pierre Escoffier
Jean Vinatier/Jean-François Jacob - Renault Alpine A110 1600SJean-Claude Andruet/Patrice Ecot - Renault Alpine A110 1600S
Jorma Lusenius/Seppo Halme - Renault Alpine A110 1600S
René Trautmann/Sra. Claudine Trautmann - Lancia Fulvia Rallye HF 1.6
Herry Källström/Gunnar Häggbom - Lancia Fulvia Rallye HF 1.6
Jean Pierre Nicolas/Claude Roure - Renault Alpine A110 1300S
Aparece em outra lista:
Jean-Pierre Nicolas/Claude Roure - Alpine-Renault A110 1300S
1970 (cancelado)
1971 - 2.340kms - 34 largaram





René Trautmann

Piot-Porter



Jean Ragnotti - Pierre Thimonier




Jean Vinatier/Srta. Lucette Pointet - Renault Alpine A110 1600S
Em outra lista o Vinatier aparece com o navegador Jean-François Jacob e figura ainda, como premiados Jean-François Piot com um Ford Escort RS 1600

Jean Vinatier
Coupe d'Or: Jean Vinatier - Renault Alpine
1929 - na frente da fábrica da BMW
Algumas curiosidades podem ser destacadas no Coupe des Alpes:
- a menor distância percorrida foi em 1935, com 969kms;
- a maior distância percorrida foi em 1956, com 4.103kms;
- as provas de 1932 a 1934 não foram computados os quilometros percorridos;
- a prova com maior número de entradas foi em 1953: 101;
- a prova com o menor número de entradas foi em 1971: 34;
- a prova com o menor número de carros que chegaram foi em 46 e 71: 11 (lembrando que em 1946 largaram 37 carros e em 1971 34 carros); e,
- a prova que primeiro saiu do território frances foi a de 1948 e a última que percorria a França, Suíça e Itália (e em algumas provas Iugoslávia, Austria e Alemanha), foi a de 1965 (depois até 1971 a prova era praticada, novamente, somente no território frances).

Prova de 1939 na Alemanha - última prova antes da Guerra
Para não ser injusto (e para não sofrer uma vingança austro-germânica), listo os ganhadores do Internationale Österreichische Alpenfahrt de 1949 a 1973:
1949 - 1.056kms - 48 largaram

Karel Vrdlovec - Tatraplan
Ludwig Breit - Steyr 220
Wolfgang Denzel - VW-WD
Georg Fallenegger - BMW 327/28
1950 - 1.273kms - 56 largaram





Karl Hirsch - Lancia Aprilia
Herbert Günther - Chevrolet
Otto Mathé - VW-Porsche type 64
Georg Fallenegger - BMW 327/28
1951 - 1.375kms - 111 largaram
Alois Kopecny - TatraplanHelm Glöckler - Renault 4CV
1952 - 1.065kms - 75 largaram


Dr. Diefgried von Pachrneff - Denzel 1100
1953 - 1.573kms - 48 largaram




Paul Stegelmann - VW 1100
1954 - 1.488kms - 53 largaram

Wolfgang Denzel - Denzel 1300
1955 - 1.460kms - 50 largaram



1956 - 1.482kms - 47 largaram
Walter Schatz - DKWWolfgang Denzel - Denzel 1300
1957 - 1.497kms - 48 largaram

Hans Bauer - Alfa Romeo Giulietta Sprint
1958 - 1.699kms - 71 largaram

1959 - 1.699kms - 63 largaram
Barão Alex von Falkenhausen - BMW 600 (vide foto acima - fala a verdade: pode ganhar um rallye alpino com "isso"?).Walter Huber - Porsche 356 1300
Dr. Arnulf Pilhatsch - VW-Denzel
1960 - 1.680kms - 75 largaram (prova do European Rallye Championship)
Franz Prach - Steyr-Puch 500Dr. Arnulf Pilhatsch - BMW 700
1961 - 1.591kms - 93 largaram
Johannes Ortner - Steyr-Puch 500Rudolf Trefz - Porsche Carrera
1962 - 1.180kms - 88 largaram



Gert Greil - Porsche Carrera
1963 - 1.245kms - 93 largaram
Ferdinand Mitterbauer - NSU 600Eilfried Gass - Porsche Carrera
1964 - 1.539kms - 85 largaram (prova do European Rallye Championship)



Arnaldo Cavallari/Rubieri - Alfa Romeo Giulia
1965 - 1.512kms - 78 largaram


Jonannes Ortner/Karl-Heinz Panowitz - Steyr-Puch 500
1966 - 1.664kms - 79 largaram (prova do European Rallye Championship)




1967 - 1.738kms - 66 largaram (prova do European Rallye Championship)



Lasse Jönsson/Lasse Ericsson - Saab 96 V4
1968 - 1.914kms - 70 largaram (prova do European Rallye Championship)


Otto Karger/Dr. P. Wessely - Matra Djet 6
1969 - 2.072kms - 65 largaram (prova do European Rallye Championship)

Sobieslaw Zasada/Zenon Leszczuk - Porsche 911
1970 - 2.251kms - 54 largaram (prova do European Rallye Championship)



Hakan Lindberg/Sölve Andreasson - Saab 96 V4
Ricahrd Bochnicek/Sepp Kernmayer - Citroën DS 21
1971 - 2.413kms - 54 largaram (prova do European Rallye Championship)



Günther Janger/Harald Gottlieb - VW
Vic Dietmayer/Oswald Schurek - BMW 2002
1973 - 2.265kms - 74 largaram (prova do RWC - Rally World Championship)


Bernard Darniche/Alain Mahé - Renault Alpine
Vic Dietmayer/W Viakowsky - BMW 2002
Outras fotos do Coupe des Alpes:



















Trajeto de 1955

Trajeto de 1960


















Time da Talbot de 1934





Jaguar XK 120 ganhador do Rallye des Alpes de 1950

O mesmo XK ganhador de 50, nos dias de hoje.








Notem a cara de preguiça do Jean-Pierre Nicolas em 1969!











Vide foto histórica abaixo

Ian Appleyard em 1948 - Jaguar SS100

Jaguar SS100

Prova de 1933


Pat Moss

Claudine Trautmann-Dominique Laurent

René Trautmann-Leyseux

Jean François Piot-Jim Porter




















Pat Moss e Anne Wisdom em 1960

Pat Moss e Pauline Mayman em 1962

R Wells e West no Austin Healey Sprite em 1958












Nancy Mitchell em 56 bebendo em sua glória, com a Pat Faichney (ganharam com seu MGA works)






















Pat Moss em 61


1938 Rallye des Alpes Français

idem

Tiny Lewis e Tony Nash em 1960

Ewy Rosqvist e Monika Wallraff





1953 - Jaques Herzet e Lucien Bianchi na Ferrari 166MM Coupe Vignale



1966 - Cortina do Elford

Idem - Mini do Aaltonen

Gunnar Andersson e seu Volvo PV544 em 1958

Assistência da Rover em 1964







Alfa Romeo Giulietta SZ


O works Reliant Sabre Six da frente ia o Jimmy Ray e Peter Roberts e no de trás, o fabuloso Roger Clark e Bob Aston (sexto na categoria)






















Charles DE SALIS / MAC GREGOR ASTON MARTIN

René REVILLON / André FIRINO-MARTELL ASTON MARTIN





1932 - Ford - Jacques van der Meulen - Coupe Internationale des Alpes



J.Jacques Thuner-Jones - John Gretener






Mapa de 1969



Pat Moss em 1966

O marido dela em outro SAAB




Prova de 1950

Prova de 53




Coupe des Alpes 1961 : Donald/Erle Morley, Austin-Healey 3000

Coupe des Alpes 1960 - Pat Moss e Ann Wisdom

Coupe des Alpes de 1959 - John Milne e Stuart Turner, MGA Twin-Cam

Porsche 904 - Coupe des Alpes - Günther Klass e Rolf Wütherich - 1964






Frank Perrins e Gordon Shanley em 1958 com Austin A105 Westminster


Wolfgang Denzel no Denzel SuperSport de 1954





Esses filminhos dão uma visão geral
(separem um bom tempo e... enjoy):
Idem - Parte II (tem mais sobre os rallies alpinos)
Idem - Parte III
História do Rally - longo de mais de 1 hora
Rallye des Alpes de 49
Coupe des Alpes de 50
Coupe des Alpes de 58
Coupe des Alpes de 58 parte 1
Coupe des Alpes de 58 parte 2
Coupe des Alpes de 58 parte 3
Coupe des Alpes de 59 - Triunph Herald
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário