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16.3.12

Alpines Rally ou... Rallyes des Alpes ou... Coupe des Alpes

Bom esses rallyes são tão famosos, que suportam duas formas de escrita: uma em inglês e outra em francês - mas todas significam uma só situação: Dificuldade! Na verdade existiram várias provas, tanto de rallye como de trial, que passavam ou se situavam nos Alpes europeus, tais como:

a-) Alemanha: Alpenfahrt (1910 a 1914), Austrian Alpine Trials (1923 a 1937), Alföld-Alpenfahrt (1923-1930) e Deutsche Alpenhahrt (1938-1939);b-) Internacional: Coupe International des Alpes (1928-1936);
c-) Suíça: Swiss Alpine Trial (1924);
d-) França: Rallye des Alpes Fançaises (1932-1971) - chamado de Rallye International des Alpes, ou simplesmente Rallye des Alpes - e por algum tempo Critérium International des Alpes. Além de Alpine Rally ou pelo apelido: French;


e-) Áustria: Österreichische Alpenfahrt (1949-1973);
f-) Iugoslávia: Jugoslavanska Alpska Voznja ou Yugoslav Alpine (1952-1955);
g-) Itália: Coppa delle Alpi (1921 a 1925), Stella Alpina (1947 a 1955) e Alpi Orientali (1965 a 1973);



Dentre outros (Austro-Hungaro Trial - A&H; Austro-Yugoslav Alpine; YU; ADAC Teichs; Alpenfahrt; e, Ersatz Fuel Alpenfahrt). Soma-se a estes, o evento realizado desde a década de 50 no Japão (Japan Alpine Rally).


O evento que "durou" mais no tempo, foi o rallye austríaco (Alpenfahrt), que foi de 1910 a 1914 (pausa para a I Guerra), 1923, 1928, 1930 (agora como Austrian Alpine Cup), 1933, 1934 (com o nome Segundo Austrian Alpines), 1935 (volta-se a adotar o nome Alpenfahrt), de 1949 a 1963 e de 1964 a 1973 (adota-se a numeração do evento - por exemplo: 1964: 35th Alpenfahrt, 1965: 36th Alpenfahrt, e assim sucessivamente até 1973 - ano final desta saga). O famoso Coupe des Alpes (França) conta de 1952 a 1971, incluindo ai, o Coupe des Dames (1955, 1957 e 1970 foram eventos cancelados).

O Rallye des Alpes (França), que era organizado pelo Automobile Club de Marseille et Provence, tinha início e final de 1932 a 1936 em Marseilles. Com exceção de 1968 e 1969, todos os rallyes ocorridos desde 1953, contavam pontos para o European Rally Championship - ou seja - era um dos eventos do campeonato europeu - inclusive o famoso Coupe des Dames. De 1938 a 1971 houve 166 Coupes des Alpes, mais 3 Coupes d'Or e 5 Coupes d'Argent. A maioria das provas eram realizadas no mês de julho, sendo que a 20a prova (1959) até a 25a (1964), ocorreram em junho, voltando a ser em julho de 1965 (26a) e em setembro a 27a prova (1966) até a 30a prova (1969) - em 1970 não houve prova, por falta do número mínimo de inscrições, e voltando a ser em junho a última prova de 1971 (32a).


O Österreichische Alpenfahrt de 1949 a 1973, era organizado pelo Österreichischer Automobil, Motorrad und Touring Club. Era um evento que contava pontos para o European Rally Championship de 1960, 1964 e de 1966 a 1972. Em 1973 passou a ser um evento do Rally World Championship (RWC), realizado de 1949 a 1959 em junho, de 1960 a 1971 em maio e em 1972 e 1973 em setembro. Estes eram os dois grandes eventos de rallye que passavam pela região alpina européia (onde o famoso Barão Alex von Falkenhausen fez milagres com sua BMW 328, em 1952).


Coube a França o início da saga do principal evento, com o Alpine Trial, idealizado pelo Automobilie Club de France, que em 1931 juntamente com os clubes da Itália, Alemanha, Áustria, e Suíça, deram ao Automobile Club de Marseille et Provence a organização do evento. Este evento - Rallye des Alpes Françaises - inicialmente era na verdade um evento para carros situados somente na França (claro... ). Nestes anos as rotas escolhidas eram povoadas por competidores com Bugatti, Amilcar, Delahaye, Riley, Citroën, dentre outros. Em 1938 (ou seja, depois da Guerra Civil Espanhola, que atrapalhou bastante a prova em 37), se estabeleciam novos parâmetros para a competição (não mais por valor monetário pela participação). Agora era dividida em classes (por cilindrada): 1.500, 3.000 e acima de 3.000cc - começaram, dai a surgir novos carros participantes, tais como a BMW328 e os Fords V8 - passando a ser uma prova constante do calendário internacional.



Tanto uma como a outra, tem suas edições históricas - muito legal - principalmente a prova francesa (aliás, uma das mais caras da Europa). Vou passar a listagem de ganhadores do Rallye des Alpes Françaises, que apesar de ter iniciado em 1932, listarei os ganhadores de 1952 a 1971, ou seja do décimo quinto rallye em diante (onde se contava pontos para o campeonato e quando há um reconhecimento internacional, mais significativo).


Alguns nomes famosos (ou duplas) eu grifei em vermelho (obs.: alguns nomes aparecem como ganhadores de prêmios, mas somente em listagens francesas):

A enorme maioria das fotos foram retiradas do Forum-Auto - o melhor site de informação automobilística.


1952 - 3.291kms - 85 largaram 
Godsall no Coupe des Alpes - 1952 - Aston Martin DB2

Gilberte Thirion
Ian e a Patricia Appleyard no famoso XK120 NUB 120
H. Sutcliffe e sua mulher
Jacques Herzet e Lucien Bianchi


Barão e Baronesa Alex von Falkenhausen - BMW 328
Maurice Gatsonides/George Samworth Jr - Jaguar XK 120
Ernest de Regibus/Pierre Chaix - Renault 4CV
Ian e Pat Appleyard - Jaguar XK 120
René Fabre/Jaques Fabre - Dyna Panhard
Louis Picon/Turquetil - Renault 4CV
Ferdinando Gatta/Jacques Ickx - Lancia Aurelia B20
George Murray-Frame/John Pearman - Sunbeam-Talbot 90
Mike Hawthorn/"Chippy" Chipperton - Sunbeam-Talbot 90
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam-Talbot 90

Cope d'Or: Ian Appleyard - Jaguar XK 120



1953 - 3.089kms - 101 largaram
Gilberte Thirion e Lise Renault

Francisco Bulto-Marques

Moss e Cutts

Time belga Charles Fraikin e Olivier Gendebien
Helmut Polensk/Walter Schlüter - Porsche 356 - 1500S
Rudolf Sauerwein/Max Nathan - Porsche 356 - 1500S
Jacques Herzet/Leucien Bianchi - Ferrari 166 MM Barchetta Vignale
Kurt Zeller/Hans Wencher - Porsche 356 - 1500S
Ian Appleyard e Pat Appleyard - Jaguar XK 120
Barão e Baronesa Alex von Falkenhausen - Frazer Nash High Speed Le Mans Replica
Sr. e Sra. Hans Leo von Hoesch - Porsche 356 - 1500
Ferdinando Gatta/Cottino - Lancia B20 2500
Count Johnny Lurani/di Sambuy - Lancia B20 2500
Charles Fraikin/Olivier Gendebien - Jaguar XK 120
Raymond Stempoert/Georges Schwartz - Panhard 750
Francisco Bultó-Marqués/ J M Llobet - Porsche 356 1500
Salvador Fabregas-Bas/C Apezteguia - Lancia B20 2500
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam Alpine
Marcel Schwob d'Héricourt/A de Roquerfort - Panhard 850
de Caralt/Blesa - Porsche 356 1500
Sr. e Sra. Chieusse - Panhard 850
George Murray-Frame/John Pearman - Sunbeam Alpine
Paul Persoglio/Gatinel - Renault 4CV
John Fitch/Peter Miller - Sunbeam Alpine
M Poletti/Cipriani - Sinca
Sr. e Sra. Reg Mansbridge - Jaguar XK 120
Asso/Giuseppe Borelly - Alfa Romeo 1900
Sra. Sheila van Damm/Srta. Anne Hall - Sunbeam Alpine
Marion/Champel - Citroën 11 Légère



1954 - 3.563kms - 79 largaram
Salmson 2300 do Roger Rauch e Bousson
1954 Redele CdesA
Jean Rédélé/Louis Pons - Renault 4CV


E as meninas Sheila Van Dann e Ann Hall em outro Sunbeam


Max Nathan
Wolfgang Denzel/Hubert Stroinigg - Denzel 1300
Jean Rédélé/Louis Pons - Renault 4CV
Yves Lesur/Maurice Foulgoc - Ranault 4CV
Henry O'Hara Moore/John Gott - Frazer Nash High Speed Le Mans Replica
Paul Guiraud/Henri Beau - Peugeot 203
Maurice Gastsonides/Rob Slotenmaker - Triunph TR2
Bill Burton/Burke - Aston Martin DB2
Heinz Meier/Hermann Luba - DKW F91 3-6
Roger Rauch/Bousson - Salmoson 2300
Stirling Moss/John Cutts - Sunbeam Alpine
Paul Barbier/Rovert Rastif - Pegeot 203

Stirling Moss e seu Sunbeam
Coupe d'Or: Stirling Moss - Sunbeam Talbot




1955 (cancelado - pelo famoso desastre ocorrido em Le Mans)

1956 - 4.103kms - 83 largaram
Robert Buchet
Paddy Hoppkirk
A Mitchell e a Faichney no MGA works, tentando passar o Peter Harper e David Humphrey do Sunbeam Rapier no Col d'Allos
Robert Rastit e Jacques Tardieu no Peugeot 203
Willian Shepherd e J R Williamson no MGA works
Foto rara - Jean Estager com sua Ferrari 250 GT Boano (o443GT)
Michel Collange/Huguet - Alfa Romeo Giulietta Sprint
Claude Storez/Robert Buchet - Porsche 356 Carrera 1500GS
Chuck Wayne/ DDD Kriplen - Porsche 356 Carrera 1500GS
André Blanchard/Guy Jouanneaux - Denzel 1300
Jean-Pierre Estager/Jean Pebrel - Ferrari Barchetta
Paul Ernst Strähle/Hans Encher - Porsche 356 Carrera 1500GS
Cuth Harrison/Edward Harrison - Ford Zephyr
Maurice Gatsonides/Ed Pennybacker - Triumph TR3
Marcel Lauga/François Lauga - Denzel 1300
P David/J Metin - Peugeot
Count Charles de Salis/Capt. McGregor - Aston Martin
Denis Scott/S Asbury - Ford (?) nas listagens só aparece Ford
Paddy Hopkirk/Willy Cave - Triumph TR3
Hans e Philip Kat - Triumph TR3
Srta. Nancy Mitchell/Srta. Pat Faichney - MG A
L Griffiths/T Nornan Blockley - Triumph TR3
Tommy Wisdom/Sra. Ann Wisdom - Triumph TR3


Time inglês formado pelo esquadrão de MGA 1500 onde o carro 326 (em primeiro plano), venceu a Coupe des Dames em 1956
Coupe d'Argent: Maurice Gastsonides - Jaguar e Triumph


1957 (cancelado pela crise do Canal de Suez)


1958 - 3.150kms - 58 largaram


Time Sunbeam Rapier em 58



Austin Healey Sprite - Sprinzel/Cave


Nancy Mitchell
Bernard Consten/Roger de lageneste - Alfa Romeo Giulietta SZ
Guy Clarou/Pierre Gelé - Alfa Romeo Giulietta Berlina
Max Reiss/Hans Wencher - Alfa Romeo Giulietta Berlina
Keith Ballisat/Alain Bertaut - Triumph TR3
Edward Harrison/BPR Haverson - Ford Zephyr
Peter Harper/Peter Jopp - Sunbeam Rapier
Willian Shepherd/John Williamson - Austin-Healey 100

1959 - 3.840kms - 59 largaram


Paul Condriller/Georges Robin - Renault Dauphine
Hermann Kühne/Hans Wencher - Auto Union DKW
Paddy Hopkirk/Jack Scott - Sunbeam Rapier
Jacques Rey/André Guilhaudin - DB-Panhard
Peter Riley/Alec Pitts - Ford Zephyr
Peter Jopp/Les Leston - Sunbeam Rapier
Cuth Harrison/John Harrison - Ford Zephyr
Edward Harrison/J Willian Fleetwood - Ford Zephyr
I "Tiny"Lewis/Tony Nash - Triumph Herald



1960 - 3.010kms - 65 largaram

Paddy Hopkirk trabalhando e o navegador (como sempre) olhando (notem o estilo dos calçados)
Roger de Lageneste/Henri Gréder - Alfa Romeo Giulietta SZ
Srta. Pat Moss/Srta. Ann Wisdom - Austin Healey 3000
José Behra/René Richard - Jaguar MKII 3.8
Eugen Böhringer/Hermann Socher - Mercedes-Benz 220SE
G "Bobby" Parkes/G Hawarth - Jaguar MKII 3.8
René Trautmann/Jean Claude Ogier - Citroën ID 19



1961 - 2.990kms - 66 largaram


Christian Poirot
David Seigle-Morris e Vic Elford no Big Healey 3000
Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000

Na verdade houve um só ganhador, but... há listagem de premiação para:
Jean Rolland/Gaby Augias - Alfa Romeo Giulia SZ
Paddy Hopkirk/Jack Scott - Sunbeam Rapier
Henri Gréder/Charron - Alpine A106
Peter Harper/Peter Procter - Sunbeam Rapier
René Trautmann/Jean-Claude Ogier - Citroën ID 19


1962 - 4.057kms - 48 largaram


David Seigle Morris - Vic Elford no TR3 works

Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000
Hans Joachim Walter/Kurt Schoettler - Porsche 356B Carrera2
Srta. Pat Moss/Sra. Pauline Mayman - Austin-Healey 3000
Mike Sutcliffe/Roy Fidler - Triumph TR4
René Trautmann/Patrick Chopin - Citroën DS 19
Jean Vinatier/Charron - Ford Zodiac (aparece em outra listagem)

1963 - 3.793kms - 78 largaram
Christian Poirot
Jean Roalland/Gabriel Augias - Alfa Romeo Giulietta SZ
Rauno Aaltonen/Tom Ambrose - Morris Cooper S 1071
Henry Taylor/Brian Melia - Ford Cortina GT
David Seigle-Morris/Barry Hercock - Ford Cortina GT
René Trautmann/Yves Cherel - Citroën DS 19
Sra. Pauline Mayman/Srta. Valerie Domleo - Morris Cooper S

Coupe d'Argent: René Trautmann - Citroën

1964 - 3.380kms - 73 largaram



Jacques Rey e André Mercorelli
Paddy Hopkirk
Jean Rolland - Gabriel Augias
Vic Elford - David Stone
David Seigle-Morris / Tony Nash
Carlsson com seu famoso Saab 850

Jean Rolland/Gabriel Augias - Alfa Romeo Giulia TZ
Vic Elford/David Stone - Ford Cortina GT
Donald Morley/Erle Morley - Austin-Healey 3000
Rauno Aaltonen/Tony Ambrose - Mini Cooper S
Jacques Rey/Jean Pierre Hanrioud - Porsche 356
Erik Carlsson/Gunna Palm - Saab 850 Sport Monte Carlo
John Wadsworth/Peter Cooke - Mini Cooper S


1965 - 3.520kms - 93 largaram
Makinen e Easter no fantastico Mini Cooper
Triumph GT6 do Time de Fábrica
Rosemary Smith triumphs in the 1965 Coupe des Alpes

Ganhadora do Coupe des Dames: "Rose" piloto da Roots
Nicolas - Roure
René Trautmann
Lancia Flavia preparando-se para a longa noite
Paddy Hopkirk liderando os Coopers S works
Alfa Romeo Tubolare GT
Lampinen no Triumph Spitifre Works
Harper piloto de fábrica da Sunbeam no seu Tiger
René Trautmann/Srta. Claudine Bouchet - Lancia Flavia Zagato
Timo Mäkinen/Paul Easter - Mini Cooper S
Henry Taylor/Brian Melia - Ford
Paddy Hopkirk/Henry Linddon - Mini Cooper S
Jean-François Piot/Jean-François Jacob - Renault Gordini
Jean Vinatier/H Melot - Renault Gordini
Jean Claude Ogier/B Ogier - Citroën D
Tony Fall/Mike Wood - Mini Cooper S
Simo Lampinen/J Ahava - Triumph Spitfire (aparece em outra listagem)


Coupe d'Argent: Jean Rolland - Alfa Romeo


1966 - 3.990kms - 80 largaram

Tony Fall e Mike Wood
Patte - Courtois no Alpine A110 1300cc
Robin Turvey; Peter Harper; Rosemary Smith; Valerie Domleo [mais tarde Valerie Morley]; Andrew Cowan e Brian Coyle
Roger Clark no Lotus-Cortina
Marie Claude Beaumont e Ginette Derolland no NSU
Jean Claude Andruet
Jean Rolland/Gabriel Augias - Alfa Romeo Giulia GTA
Roger Clark/Brian Meila - Ford Lotus-Cortina
Jean-François Piot/Jean-François Jacob - Renault Gordini
Henri Gréder/Gilbert Staepelaere - Ford Lotus-Cortina
Noël Labaune/Paul Etienne - Alfa Romeo Giulia GTA
Lucien Bianchi/Christian Delferrier - Critoën
Jean Pierre Nicolas/Claude Roure - Renault 8 Gordini
Rauno Aaltonen/Henry Liddon - Austin Cooper S 1275 (aparece em outra listagem)
Günter Klass/Rolf Wütherich - Porsche 911 (aparece em outra listagem)


1967 - 3.704kms - 79 largaram
Rosemary Smith
Paddy Hopkirk


Paddy Hopkirk/Ron Crellin - Mini Cooper S 1275
Bernard Consten/Jean-Claude Peray - Alfa Romeo Giulia GTA
Jean-Claude Garmet/Michel Gamet - Alfa Romeo Giulia GTA
Hery Källström/Gunnar Häggbom - Renault 8 Gordini
Aparecem em outra listagem
Jean-Claude Andruet/Maurice Gélin - Alpine-Renault A110 1300S
Sylvia Österberg/Ingalill Edenring - Renault 8 Gordini

1968 - 3.790kms - 64 largaram
Verrier na GTA
berfarigoulette_1135023883_andruet68

Roger Clark e Jim Porter - Escort MK1 do Grupo 6
Jean Vinatier/Jean-François Jacob - Renault Alpine A110
Jean-Louis Barailler/Philippe Fayel - Alfa Romeo GTA
René Trautmann/Sra. Claudine Trautmann - Lancia Fulvia Rallye HF 1.4


1969 - 3.740kms - 70 largaram
Jean-Luc Therier
Ford Escort MK1 TC - Jean François Piot-Behra
Ove Andersson

Pierre Beal e Jean Pierre Escoffier
Jean Vinatier/Jean-François Jacob - Renault Alpine A110 1600S
Jean-Claude Andruet/Patrice Ecot - Renault Alpine A110 1600S
Jorma Lusenius/Seppo Halme - Renault Alpine A110 1600S
René Trautmann/Sra. Claudine Trautmann - Lancia Fulvia Rallye HF 1.6
Herry Källström/Gunnar Häggbom - Lancia Fulvia Rallye HF 1.6
Jean Pierre Nicolas/Claude Roure - Renault Alpine A110 1300S
Aparece em outra lista:
Jean-Pierre Nicolas/Claude Roure - Alpine-Renault A110 1300S


1970 (cancelado)


1971 - 2.340kms - 34 largaram

René Trautmann
Piot-Porter
Jean Ragnotti - Pierre Thimonier
Bernard Darniche/Alain Mahé - Renault Alpine A110 1600S
Jean Vinatier/Srta. Lucette Pointet - Renault Alpine A110 1600S
Em outra lista o Vinatier aparece com o navegador Jean-François Jacob e figura ainda, como premiados Jean-François Piot com um Ford Escort RS 1600
Jean Vinatier
Coupe d'Or: Jean Vinatier - Renault Alpine

 
1929 - na frente da fábrica da BMW 
Algumas curiosidades podem ser destacadas no Coupe des Alpes:
- a menor distância percorrida foi em 1935, com 969kms;
- a maior distância percorrida foi em 1956, com 4.103kms;
- as provas de 1932 a 1934 não foram computados os quilometros percorridos;
- a prova com maior número de entradas foi em 1953: 101;
- a prova com o menor número de entradas foi em 1971: 34;
- a prova com o menor número de carros que chegaram foi em 46 e 71: 11 (lembrando que em 1946 largaram 37 carros e em 1971 34 carros); e,
- a prova que primeiro saiu do território frances foi a de 1948 e a última que percorria a França, Suíça e Itália (e em algumas provas Iugoslávia, Austria e Alemanha), foi a de 1965 (depois até 1971 a prova era praticada, novamente, somente no território frances).
Prova de 1939 na Alemanha - última prova antes da Guerra

Para não ser injusto (e para não sofrer uma vingança austro-germânica), listo os ganhadores do Internationale Österreichische Alpenfahrt de 1949 a 1973:


1949 - 1.056kms - 48 largaram
Max Lindner - Simca
Karel Vrdlovec - Tatraplan
Ludwig Breit - Steyr 220
Wolfgang Denzel - VW-WD
Georg Fallenegger - BMW 327/28


1950 - 1.273kms - 56 largaram
Max Lindner - Simca
Karl Hirsch - Lancia Aprilia
Herbert Günther - Chevrolet
Otto Mathé - VW-Porsche type 64
Georg Fallenegger - BMW 327/28


1951 - 1.375kms - 111 largaram
Alois Kopecny - Tatraplan
Helm Glöckler - Renault 4CV


1952 - 1.065kms - 75 largaram
Karl Hirsch - Lancia Aprilla
Dr. Diefgried von Pachrneff - Denzel 1100


1953 - 1.573kms - 48 largaram
Lothar Stiglechner - Steyr-Fiat 1100
Paul Stegelmann - VW 1100


1954 - 1.488kms - 53 largaram
 
Wolfgang Denzel - Denzel 1300


1955 - 1.460kms - 50 largaram
Nenhum ganhador 


1956 - 1.482kms - 47 largaram
Walter Schatz - DKW
Wolfgang Denzel - Denzel 1300



1957 - 1.497kms - 48 largaram

Dr. Armulf Pilhatsch - BMW 502
Hans Bauer - Alfa Romeo Giulietta Sprint


1958 - 1.699kms - 71 largaram
Georg Kaufmann - Alfa Romeo Giulietta Ti

1959 - 1.699kms - 63 largaram
Barão Alex von Falkenhausen - BMW 600 (vide foto acima - fala a verdade: pode ganhar um rallye alpino com "isso"?).
Walter Huber - Porsche 356 1300
Dr. Arnulf Pilhatsch - VW-Denzel


1960 - 1.680kms - 75 largaram (prova do European Rallye Championship)
Franz Prach - Steyr-Puch 500
Dr. Arnulf Pilhatsch - BMW 700


1961 - 1.591kms - 93 largaram
Johannes Ortner - Steyr-Puch 500
Rudolf Trefz - Porsche Carrera


1962 - 1.180kms - 88 largaram
Johannes Ortner - Steyr-Puch 500
Gert Greil - Porsche Carrera


1963 - 1.245kms - 93 largaram
Ferdinand Mitterbauer - NSU 600
Eilfried Gass - Porsche Carrera


1964 - 1.539kms - 85 largaram (prova do European Rallye Championship)
Paddy Hopkirk/Henri Linddon - Austin-Healey 3000
Arnaldo Cavallari/Rubieri - Alfa Romeo Giulia


1965 - 1.512kms - 78 largaram
Dr. Arnulf Pilhatsch/Peter Lederer - BMW 1800
Jonannes Ortner/Karl-Heinz Panowitz - Steyr-Puch 500


1966 - 1.664kms - 79 largaram (prova do European Rallye Championship)


1967 - 1.738kms - 66 largaram (prova do European Rallye Championship)
Sobieslaw Zasada/Jerzy Dobrzanski - Porsche 911 S
Lasse Jönsson/Lasse Ericsson - Saab 96 V4


1968 - 1.914kms - 70 largaram (prova do European Rallye Championship)
Bengt Söderström/Gunna Palm - Ford Escort TC
Otto Karger/Dr. P. Wessely - Matra Djet 6


1969 - 2.072kms - 65 largaram (prova do European Rallye Championship)
Hannu Mikkola/Mike Wood - Ford Escort TC
Sobieslaw Zasada/Zenon Leszczuk - Porsche 911


1970 - 2.251kms - 54 largaram (prova do European Rallye Championship)
Björn Ealdegaard/Lars Nyström - Porsche 911
Hakan Lindberg/Sölve Andreasson - Saab 96 V4
Ricahrd Bochnicek/Sepp Kernmayer - Citroën DS 21


1971 - 2.413kms - 54 largaram (prova do European Rallye Championship)


1972 - 2.463kms - 58 largaram (prova do European Rallye Championship)
Hakan Llindberg/Helmut Eisendle - Fiat 124 Spider
Günther Janger/Harald Gottlieb - VW
Vic Dietmayer/Oswald Schurek - BMW 2002


1973 - 2.265kms - 74 largaram (prova do RWC - Rally World Championship)

Achim Warmbold/Jean Todt - BMW 2002
Bernard Darniche/Alain Mahé - Renault Alpine
Vic Dietmayer/W Viakowsky - BMW 2002


Outras fotos do Coupe des Alpes:








 


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Trajeto de 1955
Trajeto de 1960









 


Time da Talbot de 1934
 

Jaguar XK 120 ganhador do Rallye des Alpes de 1950
O mesmo XK ganhador de 50, nos dias de hoje.

Notem a cara de preguiça do Jean-Pierre Nicolas em 1969!


Vide foto histórica abaixo
Ian Appleyard em 1948 - Jaguar SS100
Jaguar SS100
Prova de 1933

Pat Moss
Claudine Trautmann-Dominique Laurent
René Trautmann-Leyseux
Jean François Piot-Jim Porter




Pat Moss e Anne Wisdom em 1960
Pat Moss e Pauline Mayman em 1962
R Wells e West no Austin Healey Sprite em 1958


Nancy Mitchell em 56 bebendo em sua glória, com a Pat Faichney (ganharam com seu MGA works)



Pat Moss em 61

1938 Rallye des Alpes Français

idem

Tiny Lewis e Tony Nash em 1960

Ewy Rosqvist e Monika Wallraff





1953 - Jaques Herzet e Lucien Bianchi na Ferrari 166MM Coupe Vignale



1966 - Cortina do Elford

Idem - Mini do Aaltonen

Gunnar Andersson e seu Volvo PV544 em 1958

Assistência da Rover em 1964






Alfa Romeo Giulietta SZ


O works Reliant Sabre Six da frente ia o Jimmy Ray e Peter Roberts e no de trás, o fabuloso Roger Clark e Bob Aston (sexto na categoria)





















Charles DE SALIS / MAC GREGOR ASTON MARTIN

René REVILLON / André FIRINO-MARTELL ASTON MARTIN





1932 - Ford - Jacques van der Meulen - Coupe Internationale des Alpes



J.Jacques Thuner-Jones - John Gretener






Mapa de 1969



Pat Moss em 1966

O marido dela em outro SAAB



Prova de 1950

Prova de 53




Coupe des Alpes 1961 : Donald/Erle Morley, Austin-Healey 3000

Coupe des Alpes 1960 - Pat Moss e Ann Wisdom

Coupe des Alpes de 1959 - John Milne e Stuart Turner, MGA Twin-Cam

 Porsche 904 - Coupe des Alpes - Günther Klass e Rolf Wütherich - 1964






Frank Perrins e Gordon Shanley em 1958 com Austin A105 Westminster


Wolfgang Denzel no Denzel SuperSport de 1954






Esses filminhos dão uma visão geral
(separem um bom tempo e... enjoy):

História do Rallye Parte 1

Idem - Parte II (tem mais sobre os rallies alpinos)

Idem - Parte III

História do Rally - longo de mais de 1 hora

Rallye des Alpes de 49

Coupe des Alpes de 50

Coupe des Alpes de 58

Coupe des Alpes de 58 parte 1

Coupe des Alpes de 58 parte 2

Coupe des Alpes de 58 parte 3

Coupe des Alpes de 59 - Triunph Herald



Luis Cezar

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