Comentários sobre carros clássicos esportivos, carros históricos de rallye e de pista, além de comentários mais especificamente de eventos esportivos de rallyes e raids históricos realizados no Brasil e no exterior.Comments on sporting classic cars, historic rally and race cars, hesides comments more specifically of sporting events of historics rallyes and raids accomplished in Brazil and in the exterior.
Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!
22.11.07
PP - Pikes Peak Hill Climb
Pikes Peak Hill Climb PP
O meu amigo Edu Prado me envia sempre matérias sobre carros e rallyes - ultimamente mais de rallyes, já que este ano ele completa 40 anos de rallye. Ele me manda um filminho do grande Ari Vatanen que morreu cedo. Este filminho é sobre Pikes Peak - assunto esse que já falei em texto, fotos e filmes, neste blog. Ele dizia em seu e.mail que fazer "zerinho" é fácil o duro é pilotar a beira de um precipício, na corrida e em piso escorregadio, sem se machucar. Eu lhe respondi que, dentre outras observações, que em estudo feito pela RAC organizadora do rallye do Reino Unido, constatou-se que os carros de F1 são mais velozes do que um carro de rallye, contudo, seus acidentes ocorrem em 92% entre 95 e 50kph; um pouco mais de 7% na casa dos 120kph (em reta) e menos de 1% entre 130 e 150kph (35% deles com mortes). Isso em mais de 50 anos de F1 – pois bem, em provas de rallye (contando-se os eventos pós-segunda guerra e os oficiais da FIA), existem acidentes em velocidades de 20 a 70kph (93%), 80 a 120kph (6%) e acima de 120kph (1%). Levando-se em conta a pista (gelo, lama, pedregulho e asfalto no caso do rallye e asfalto no caso da F1), levando-se em conta o perigo aliado ao piso (precipícios, ribanceiras, árvores, etc), e levando-se em conta o público (na F1 protegido pelas arquibancadas e muro e nos rallyes...) – chegou-se a seguinte conclusão:
Os pilotos de rallye são mais exigidos do que os da F1
Os pilotos de rallye passam por mais pressão e fazem mais provas (mesmo num único final de semana), que os da F1
Os pilotos de rallye são mais hábeis do que os da F1
Proporcionalmente, um carro de rallye é mais seguro que um F1, contudo, a prova mais arriscada de rallye é 88% mais perigosa do que a prova mais arriscada de F1
Os pilotos de rallye ganham muito menos do que os da F1
Morreram muitos mais pilotos de F1 do que de rallye (93% a diferença)
A F1 matou mais gente fora da pista do que os de rallye (98% a diferença)
Um piloto de rallye num carro de F1 demonstra muito menos tensão e medo, do que um piloto de F1 num carro de rallye num trecho com ribanceira considerada nível 3 (acho que é uma ribanceira média)
Vamos a alguns filminhos
Ari Vatanen com Peugeot 405 Turbo
Prova original do Ari nos anos 80
Michele Mouton - com Audi Quattro
Walter Rohrl - com Audi S1
Saab 93
Tributo a Pikes Peak Hill Climb
Para quem sofre do coração um filminho mais leve com Porsche em Pikes
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