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22.11.07

PP - Pikes Peak Hill Climb

Pikes Peak Hill Climb
PP

O meu amigo Edu Prado me envia sempre matérias sobre carros e rallyes - ultimamente mais de rallyes, já que este ano ele completa 40 anos de rallye. Ele me manda um filminho do grande Ari Vatanen que morreu cedo. Este filminho é sobre Pikes Peak - assunto esse que já falei em texto, fotos e filmes, neste blog. Ele dizia em seu e.mail que fazer "zerinho" é fácil o duro é pilotar a beira de um precipício, na corrida e em piso escorregadio, sem se machucar. Eu lhe respondi que, dentre outras observações, que em estudo feito pela RAC organizadora do rallye do Reino Unido, constatou-se que os carros de F1 são mais velozes do que um carro de rallye, contudo, seus acidentes ocorrem em 92% entre 95 e 50kph; um pouco mais de 7% na casa dos 120kph (em reta) e menos de 1% entre 130 e 150kph (35% deles com mortes). Isso em mais de 50 anos de F1 – pois bem, em provas de rallye (contando-se os eventos pós-segunda guerra e os oficiais da FIA), existem acidentes em velocidades de 20 a 70kph (93%), 80 a 120kph (6%) e acima de 120kph (1%). Levando-se em conta a pista (gelo, lama, pedregulho e asfalto no caso do rallye e asfalto no caso da F1), levando-se em conta o perigo aliado ao piso (precipícios, ribanceiras, árvores, etc), e levando-se em conta o público (na F1 protegido pelas arquibancadas e muro e nos rallyes...) – chegou-se a seguinte conclusão:

Os pilotos de rallye são mais exigidos do que os da F1

Os pilotos de rallye passam por mais pressão e fazem mais provas (mesmo num único final de semana), que os da F1

Os pilotos de rallye são mais hábeis do que os da F1

Proporcionalmente, um carro de rallye é mais seguro que um F1, contudo, a prova mais arriscada de rallye é 88% mais perigosa do que a prova mais arriscada de F1

Os pilotos de rallye ganham muito menos do que os da F1

Morreram muitos mais pilotos de F1 do que de rallye (93% a diferença)

A F1 matou mais gente fora da pista do que os de rallye (98% a diferença)

Um piloto de rallye num carro de F1 demonstra muito menos tensão e medo, do que um piloto de F1 num carro de rallye num trecho com ribanceira considerada nível 3 (acho que é uma ribanceira média)

Vamos a alguns filminhos

Ari Vatanen com Peugeot 405 Turbo


Prova original do Ari nos anos 80


Michele Mouton - com Audi Quattro


Walter Rohrl - com Audi S1


Saab 93


Tributo a Pikes Peak Hill Climb


Para quem sofre do coração um filminho mais leve com Porsche em Pikes


Luis Cezar

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