Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

2.3.11

Citroën DS/IS

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Esse carro apesar de ter um apelido carinhoso de sapo ou de boca de sapo, é um dos carros mais fantásticos para a época, construído pelos franceses. A tecnologia embarcada neste modelo é utilizada até os dias de hoje.

Este carro é aquele modelo que todo mundo reconhece como um carro francês (dizem os franceses que o desenho do DS é como o do Porsche 911...  muita calma nessa hora, muita calma...). Enquanto o DS é conhecido como "boca de sapo", o 911 é comhecido como "lindo", "maravilhoso", "fantástico" e outros sinônimos. Por outro lado, quando eu vejo um DS, viajo imediatamente para 1966, quando um DS21 no Rallye de Monte Carlo, que estava em quinto lugar na geral, ganhou de uma hora para outra, o rallye!!! Como? Nem o Mr M conseguiria tal feito, but... os juízes franceses conseguiram (muita calma nessa hora, muita calma...). Entenderam estes Srs. que comem lesma e língua de cavalo e acham bom, que os 3 Mini-Coopers que chegaram em Primeiro, Segundo e Terceiro lugar, com Mäkinen, Aaltonen e Hopkirk (que Time!!!), e o Lotus Cortina do Roger Clark, que estava em Quarto (fala a verdade, cada piloto...), tinham esses carros (ingleses) um filamento no farol Lucas, em desacordo com as regras do trânsito local da França!? E adivinhem quem vinha em Quinto lugar? Um DS21!!! Muuuuita calma nessa hora... Eu não guardo rancor ou raiva - já passou... já passou.
Aliás, tem uma outra história sobre desclassificação e "beneficio" de um DS - Foi no Rallye Internacional de Portugal, chamado em 1969 de TAP Rally (que não fazia parte do Campeonato Mundial). O piloto inglês (sem rancor... sem rancor, nessa hora...) Tony Fall, que pilotava uma Lancia Fulvia HF1600, que acabava de ganhar o rallye - foi desclassificado! Duas justificativas: Uma que ele colocou no carro uma namorada dele, o que era proibido; e outra, que ele havia trocado de carro - uma ou outra, dizem, não foram comprovadas - mas quem ganhou foi o português Francisco Romãozinho, que pilotava - adivinhem o que? Um DS ID 20!!! A propósito o Romãozinho pilotava muuuuuito.
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Vamos falar logo deste Boca de Sapo, sem preconceito (e Viva a Batalha de Trafalgar - Viva; e Viva o Almirante Nelson - Viva).
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O primeiro DS foi lançado em 1955 (que significa Deésse ou Deusa) e 2 anos depois surge o modelo ID (que significa Idée ou Idéia - os ingleses apelidaram esse modelo mais espartano de Bread & Butter) - como os franceses são modestos nos nomes!? Aliás, eles alardeavam que o modelo DS estava 20 anos a frente de qualquer outro carro - que modéstia. Certamente, se tornou um ícone para os franceses, como ficou um ícone o desenho do chapéu do perdedor Napoleão! O André Citröen pediu para Flaminio Bertoni fazer o Traction Avant em 34, e repetiu a dose para ele criar o DS e o 2CV (na verdade antes da Segunda Guerra, a Citroën já pensava em criar um substituto do TA - sendo que o engenheiro Alain Lefèbre, deu andamento a esse projeto, entregando-o seus escritos e idéias, ao Bertoni - esse foi buscar na natureza as linhas aerodinâmicas, que já eram utilizadas pelos suecos quando fizeram o Saab - dizem que o Bertoni se inspirou no tubarão e suas linhas).sm4.jpg
O DS 19 foi apresentado no Salão de Paris de 1955, sendo equipado com o motor do Traction Avant, ou seja, um motor de 1911cc, com 70hp a 4.500rpm. Em quarta atingia 140kph. Em 15 minutos após o lançamento do DS haviam 749 encomendas, sendo que, no final do primeiro dia, registrava-se a incrível marca de 12.000 encomendas!!! A novidade era a suspensão hidropneumática, que ajustava a altura do DS. O volante e o desenho eram futuristas, e o sistema de freios era inovador. But... o circuito hidráulico falhava... Demoraram alguns anos para ajustar.

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Pelo bem ou pelo mal, parecia que a França só tinha um carro - era carro de polícia, era carro de bombeiro, era taxi, era ambulância, era tudo - menos bonito. Bom, carro de polícia tinha até Alpine...
A imagem “http://www.autochron.co.uk/images/ds19%20photo%20coupe%20des%20alpes%201962.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
O ID (mesmo shape do DS), foi apresentado em 57 (era uma versão espartana), vindo em duas versões: o com motor de 1900cc, com 63hp, que atingia 130kph e o ID Luxe com 66hp, que atingia os 135kph. Em 58 apareceu o ID 19 Break (perua com 3 acabamentos, que não vem ao caso aqui). Aliás, no mesmo ano foi lançado o modelo mais sofisticado do DS 19 - o Prestige - que vinha com separação de vidro para isolar o motorista do passageiro traseiro e, telefone para se comunicar com o motorista.

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E nos rallyes como andaram estes "Boca de Sapo"?
- No Monte de 56, a dupla Courtes e Court de Payan, terminam em primeiro, na classe;
- No Monte de 59, um ID 19 pilotado por Paul Coltelloni e navegado por Coltelloni, ganha o European Rally Championship;
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- Em 1960 Dussert e Rouet ganham o Critérium Neige et Glace, com um DS 19; Trautmann e Verrier ganham o Tulip Rally com um ID 19, e ganham com o mesmo ID, o Tour de Belgique. Trautmann e Ogier ganham o Critérium de Cervennes, com um ID 19, sendo que Claudine Vanson e Ginette Derolland, ganham o Ladies Team Prize, com um ID 19. A Vanson ganha a Coupe des Dames du Tour de Corse, e se consagra french women's championship.
- Em 1961, é tido o grande ano para os DS/ID. Bianchi e Harris ganham o Liège-Sofia-Liège Marathon com um DS 19 (o outro carro, da dupla Trautmann e Ogier, terminam o Tour de Corse em condições bem difíceis). A Claudine Vanson ganha a Coupe des Dames e o novo Championne de France, com um ID 19. René Trautmann ganha o European Rally Trophy (neste ano a futura estrela do rallye, Robert Neyret, estreiou com um ID 19 e ganhou na classe o Acropolis Rally.

- Em 1962 Toivonen (belo piloto), ganha o Scandinavian Rally Championship, aliás, esse mesmo carro ganha places of honour no Routes du Nord, Critérium Neige et Glace, Critérium International Alpin, Acropolis Rally, Coupe des Alpes, German Rally, Critérium des Cévennes e o Liège-Sofia-Liège Marathon. Neste ano a Claudine Bouchet se sagra campeã do French Ladies Championship.


- Em 1963 a Citroën, foi a segunda no Monte, com o Toivonen, assim como, tirou o quarto lugar com Bianchi e Ogier; quinto com Neyret e Terramorsi; sétimo com De Lageneste e Dugenestoux, e em décimo com Vverrier e Alexandre. A Citroën ganha o Constructor's Cup. Ganham o Rallye Lyon-Charbonnières, o Liège-Sofia-Liège Marathon, a Coupe des Alpes, o Routes du Nord, o Tour de Corse e o Rallye du Mont Blanc. Lucien Bianchi e o campeão belga de rallye Trautmann, ganham o French Championship. Claudine Bouchet ganha o French Ladies Championship, pela quarta vez;

- Em 1964 o DA reina no Liège-Sofia-Liège Marathon, o Critérium Neige et Glace e o Acropolis Rally. Mais uma vez, o Lucien Bianchi ganha o Campeonato Belga de Rallye e, novamente, a Claudine Bouchet ganha o French Ladies Championship;

- Em 1965 a Citroën tenta rallyes fora da Europa - participa o East African Safari, onde largaram neste ano 85 carros e só chegaram 16! E dentro destes 16 carros, 5 eram Citroën DS 19s.


- Em 1966, em Monte Carlo Toivonen e Mikander ganham de forma vergonhosa com um DS 21 e Lucette Pointet ganha o Ladies Cup... VERGONHA... (dizem que o Toivonen não queria aceitar a taça, que deixou na mesa de premiação - mas os diretores da Citroën, pegaram e entregaram para ele em Paris). C0m um DS 21 Lucien Bianchi ganha o Critérium Neige et Glace, a Coupe des Alpes e o Tour de Corse;


- Em 1967 Neyret e Terramorsi ganham o Monte com um DS 21;
- Em 1968, os franceses falam que eles foram os ganhadores morais (ai, ai, ai...), do London to Sydney Marathon, com Lucien Bianchi, com um DS 21. Dizem que eles estavam na frente depois de 15.ooo kms, e um carro inglês - Hillman Hunter em Sydney, trobou ou colidiu com o coitadinho do DS...

Monte 68
- Em 1969 Neyret e Terramorsi ganharam notoriedade no Rallye du Maroc, com um DS Coupé, e o Verrier e Murac, além do Ogier e Veron, mandam bala nos DS 21s. A Citroën ganha o Constructors Cup. Foi nesse ano que surgiu "de graça", a taça do Rallye da TAP, para o Romoãzinho e Jocames, com o DS 21.


- Em 1970 Neyret e Terramorsi ganham o Rallye du Maroc, seguidos por Consten e o conhecido Jean Todt, com um DS 21. Verrier com um DS 21 Injection, ganha o Ronde Hivernale de Chamonix, seguido por Neyret.


- Em 1971 - o Departamento de Competições da Citroën coloca o SM (com motor maserati). Pilotado por Deschasseaux e Plassard, o SM ganha o Rallye du Maroc, seguido de perto pelos DS 21 de Consten e Motte, e Neyret e Terrmorsi (terceiro e quarto lugar respectivamente). O Chefe do Citroën's Service Compétitions desde 1960 - René Cotton - morre e julho e é substituído por outro diretor, por acaso sua mulher Marlène.


- Em 1972, Waldegaard com um DS 21 Coupé fica em segundo no Ronde Hivernale de Chamonix. Neyret e Terramorsi ficam em segundo no Rallye du Maroc. No Rallye de Portugual - eles tem um problema elétrico, e coitadinhos não ganham nada... Na verdade o problema foi na famosa suspensão;

- Em 1973 a Citroën ganha o terceiro lugar - Constructors Cup, com o novo DS 23 com as duplas Neyret e Terramorsi; Bochnicek e Kermayer, e Ponnelle e De Serpos (segundo, terceiro e quarto respectivamente no Rallye du Maroc.

- Em 1973 o DS 21 de Romaõzhino e Bernardo ganham o primeiro lugar na Tourism Class e terceiro na geral no TAP Rally. O Tourism Class no Acropolis Rally é ganho com o Bochnicek e Kermayer com um DS 23.

- A Citroën resolve em 1974 (por problemas financeiros), diminuir o investimento no Departamento Esportivo, mas mesmo assim, o time australiano com Welinski, Tubman e Reddiex, ganham o World Cup Wembley to Munich Rally, com um DS 23.

- Em 1975 (final de produção dos DS/IS), ganha-se a última prova com Deschasseaux e Plassard com um quarto lugar no geral, e primeiro no Tourism Class no Rallye du Maroc. Fim da saga do "boca de sapo".

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Antes das fotos e dos filmes: a minha opinião: para quem andou neste carro, é um conforto só - o motor é fraquinho, mas o carro é ótimo, pena que não é inglês!!!

Fotos de Época:

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SM
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SM

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SM

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Junho de 69

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Abril de 68

http://images.forum-auto.com/mesimages/454300/Bandama 1972 Citroen - Neyret (ab).jpg
África

http://images.forum-auto.com/mesimages/454300/1972 Citroen DS 23 Neyret-Terramorsi n.1 ab Rallye Bandama 1972.jpg
Dupla Neyret-Terramorsi num DS 23, n.1 no Rallye Bandama - 1972

Citroen DS


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Guichet e Jean-Todt

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Fotos Contemporâneas




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Modelos

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Abaixo o Citroën ID 20, do português Romãozinho (Jocames), do Rallye de Portugal de 69

Filminhos


DS History - Part I


Part II


Tributo


África (Rallye) 1965


Rallye do Marrocos 1970


3 rodas em rallye


Largada Works


Luis Cezar

Um comentário:

Karla De Andrade Oliveira disse...

Oi Luis

Gostei de algumas fotos e queria saber se são suas... Por favor, aguardo um toque...

Abração

Karla