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13.11.08

Juan Manuel Fangio

Fangio

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Nascido em 24 de junho de 1911 na cidade de Buenos Aires - Argentina. Foi um grande piloto de F1 conseguindo ganhar cinco campeonatos mundiais. Na verdade o jovem Fangio queria correr, mas seus pais não gostavam muito da idéia e não tinham dinheiro para isso. Em 1939, os vizinhos de sua localidade fizeram uma coleta e conseguiram dinheiro suficiente para comprar um Chevrolet, com o qual competiu em uma carreira nacional (uma bela carretera!).

Ganhou uma etapa e logo se impôs nos 1.000 quilômetros da República Argentina. Foi campeão argentino dois anos consecutivos. Aos 38 anos de idade, comprou seu primeiro Maserati. No ano 1950 entrou na Escuderia Alfa Romeo; e no primeiro mundial disputado ficou no primeiro lugar em três grandes prêmios, acabando em segundo na competição. Um ano depois se proclamou pela primeira vez campeão do Mundo. Nos dois anos posteriores correu com Ferrari, BRM e Maserati. Em 1953 sofreu um grave acidente em Monza, obrigando a abandonar toda a temporada. De retorno à atividade no ano 1954, correu para a Maserati e Mercedes. Neste ano Juan Manuel Fangio obteve seu segundo campeonato mundial. O terceiro campeonato chegou a com a Mercedes e o quarto, com a Ferrari. Em 1957, retornou para a Escuderia Maserati e com esta, conseguiu seu quinto e último título, convertendo-se em lenda do automobilismo internacional. Deixa a carreira aos 47 anos.

Image:Fangio.png

Fotos e artigos sobre o Fangio há centenas... O negócio é relembrar essa lenda argentina, com alguns filmes. But... para não ficar assim no seco, vamos a uma cronologia da vida deste piloto magnífico, chamado Juan Manuel Fangio (1911-1995):

24 de Junho de 1911: Na casa da rua 13, no Balcarce, nasce Juan Manuel Fangio. Seus pais são Loreto Fangio e Herminia D´Eramo.

1923: Deixa a escola para trabalhar como mecânico na oficina da Agência Studebaker do Balcarce, do Manuel Viggiano.

1929: Disputa sua primeira corrida, como acompanhante do Manuel Ayerza, num Chevrolet 28 de quatro cilindros (entre as cidades de Coronel Vidal e Maipú).

24 de Outubro de 1936: Debuta como piloto em uma corrida não oficial - Benito Juárez - a bordo de um Ford A, 1929 modificado. Abandona por problemas mecânicos.

27 de Março de 1939: Sua primeira corrida oficial (Necochea), com um Ford 34, finaliza quinto.

18 de Outubro de 1938: Debuta em Turismo de Estrada, no Grande Prêmio Argentino. Dirigindo um Ford cupé 37, com o Luis Finochietti. Fica em sétimo.

12 de Outubro de 1940: Grande Prêmio Internacional do Norte - uma prova entre Buenos Aires e Lima, de 4.765 Km. de percurso, com um Chevrolet. É seu primeiro triunfo no automobilismo.

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Monumento em Monaco

14 de Dezembro de 1940: Fica em oitavo nas Mil Milhas Argentinas, obtém o primeiro título de Campeão Argentino de Estradas.

2 de Abril de 1942: Corrida Mar e Serras de Turismo de Estrada: será sua última intervenção até depois da Segunda Guerra mundial.

15 de Fevereiro de 1947: Volta para a atividade, com um terceiro lugar em uma prova de Mecânica Nacional (monoposto) no circuito de Retiro, em Buenos Aires.

17 de Janeiro de 1948: Debuta em Máquinas Especiais (antecedente da Fórmula 1), com um Maserati 1500 em Palermo. Abandona.

16 de Abril de 1950: Debuta na equipe Alfa Romeo de F1 com uma vitória no circuito de Ospedaletti, em São Remo.

13 de Maio de 1950: Debuta no Primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, integrando a Esquadra da Alfa Romeo, mas abandona por problemas de motor (circuito do Silverstone, Inglaterra).

21 de Maio de 1950: Obtém seu primeiro triunfo no Campeonato Mundial. É o Grand Prix de Monaco, em Montecarlo, com um Alfa Romeo 158, logo depois de esquivar de uma múltipla colisão na primeira volta, que deixou de fora nove participantes.

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Monumento em Buenos Aires

3 de Setembro de 1950: Ao abandonar o Grande Prix da Itália, perde o título mundial para seu companheiro Ninno Farina.

28 de Outubro de 1951: Consagra-se pela primeira vez Campeão Mundial de Condutores ao ganhar o Grande Prix da Espanha (Pedralbes), com um Alfa Romeo 159. É também, a última prova na Escuderia.

1 de Junho de 1952: Debuta com o Time BRM, pilotando uma BRM de 4500cc no Grande Prêmio do Albi, na França, mas abandona.

8 de Junho de 1952: Sai da pista na primeira volta do Grande Prêmio da Monza, quando corria com uma Maserati A6GCM de Fórmula 2. Tinha saído da Irlanda um dia antes da prova. Ele assim falava: "Às duas da tarde cheguei, às duas e meia larguei e às três estava no hospital". No acidente sofre lesões nas vértebras cervicais, que o mantêm fora da atividade durante sete meses.

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Obra em sua homenagem

18 de Janeiro de 1953: Reaparece disputando o 1º Grande Prêmio da República Argentina de Fórmula 1, mas abandona.

13 de Setembro de 1953: Volta para triunfo em Fórmula 1, vencendo o Grand Prix da Itália, obtendo assim, o segundo lugar no campeonato mundial.

19 de Novembro de 1953: Sobre uma Lanceia D24, disputa a Carreira Pan-americana, 3.070 Km. de rotas da fronteira norte a sul do México.

17 de Janeiro de 1954: Sob uma chuva torrencial, ganha pela primeira vez o Grand Prix da Argentina de F1, com uma Maserati 250F.

4 de Julho de 1954: Debuta na equipe Mercedes Benz, na França. Marca a pole-position e consegue a vitória.

24 de Outubro de 1954: Com um terceiro lugar em Pedralbes, consegue seu segundo título do mundo. Ganhou seis das oito provas.

16 de Janeiro de 1955: Com temperaturas que alcançam os 50 graus, vence outra vez no Grand Prix da Argentina: É o unico piloto que não é substituído durante as três horas de corrida.

11 de Junho de 1955: Quando lidera as 24 Horas de Mans, numa Mercedes 300 SLR, presenciou o tremendo acidente que causou a morte de 83 pessoas.

11 de Setembro de 1955: Com um triunfo na Itália, obtém seu terceiro título na F1. Despede-se da Equipe Mercedes, que abandona as corridas.

22 de Janeiro de 1956: Debuta na Equipe Ferrari e ganha o Grande Prêmio da República Argentina.

28 de Abril de 1956: Com uma Ferrari Sport, sofre para classificar-se em quarto nas Mille Miglias italianas. "Foi a pior corrida de minha vida" diria ele mais tarde.

2 de setembro de 1956: Seu companheiro de time, Peter Collins, cede-lhe seu automóvel durante o Grande Prêmio da Itália, para obter seu quarto título mundial.

13 de Janeiro de 1957: De volta com a Maserati, obtém vitória no Grande Prêmio da Argentina.

23 de Março de 1957: Obtém a vitória nas 12 horas do Sebring. Trinta e Cinco anos depois, seu sobrinho Juan obtém a mesma classificação.

4 de Agosto de 1957: Vence de forma fenomenal o Grand Prix da Alemanha, em Nurburgring, obtendo o seu quinto título mundial. É seu melhor triunfo: logo depois de ter acumulado uma diferença de 28 segundos sobre as Ferraris de Hawthorn e Collins, fica nos boxes para trocar suas quatro rodas, e perde a vantagem. Faltando 10 das 22 voltas previstas, inicia uma impressionante recuperação, batendo nove vezes o recorde da pista. Na penúltima volta supera sucessivamente o Collins (na reta atrás dos boxes), e o Hawthorn (na zona de curvas do Fuchsrorhe), para vencer com 3.6 segundos de vantagem. É seu último triunfo na F1.

2 de fevereiro de 1958: Vitória no Grande Prêmio da República Argentina (sem contar pontos para o Mundial), é a última de sua gloriosa campanha. Só voltaria a correr duas provas mais.

26 de fevereiro de 1958: É seqüestrado em Cuba. Liberado ao dia seguinte, não participa da corrida de Havana (qualquer dia vou contar sobre esse epsídio).

6 de Julho de 1958: Finaliza em quarto lugar o Grande Prêmio da França, depois de ter largado, pela primeira vez, na terceira fila. Durante essa prova ele decide deixar de competir.

Filminhos

Fangio e a Ferrari em Monaco

XX

Fangio em Fiorano (57), com a Ferrari (on board)

XX

Fangio com a Alfeta em Milão

XX

Fangio em ação na Alemanha (GP de Nurburgring de 57)

XX

Drift é coisa de janponês? Fangio ensinava desde 1955

XX

Fangio com 66 anos, disputa em 1978 com uma W196 Mercedes-Benz, uma corrida de 4 voltas com o Jack Brabham, numa Repco Brabham.

XX

Fangio em ação - vence em Sebring 1956

XX

Luis Cezar

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