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4.7.12

Toyota 2000 GT

Toyota 2000 GT Bond
Quando você assiste aquele filme do 007 passado no Japão (You Only Live Twice), não pode deixar de notar o carro da agente japonesa, que ajuda o James Bond (Sean Connery) - trata-se de um lindo carro nipônico - era um Toyota 2000 GT Roadster. O Cubby (apelido do produtor dos filmes de 007 - Albert Broccoli), procurou um carro para ser usado no filme (pensou-se no E-Type, porque o Connery era grande e não cabia num carro fechado, ou seja, ele teria que entrar e sair rápido do carro, daí ser necessário um carro conversível). Quando a Toyota apresentou o seu 2000GT "fechado", o carro foi vetado, but... japonês não é bobo, e construiu 2 protótipos roadster (um branco e outro amarelo claro). A proeza foi feita pela Toyopet Service Centre em Tsunashima.
Só esses dois foram construídos, pois, a idéia da Toyota era colocar esse carro (Coupe), nas pistas e servir de arrancada para o futuro - o que realmente aconteceu. Esse modelo apareceu depois nas séries Hawaii Five-O e The Ugliest Girl in Town (nesse último estava pilotanto o 2000GT a modelo Twiggy).
O 2000GT foi concebido para ser colocado em rallies e em pista (se deu bem neste último segmento - só participou de rallies muito tempo depois, em provas históricas). De largada ele era um carro que fazia de 0 a 60 milhas abaixo dos 9 segundos, impulsionado pelo motor básico (2.0 litros), com 6 cilindros em linha, baseado no motor do Toyota Crown sedan, que foi melhorado pela Yamaha, com um duplo comando de válvulas, 150bhp e 5 marchas, 3 Solex W40, belas rodas e pneus Dunlop, que atingia 140mph!!! Era um projeto na verdade, não só da Toyota, como também, da Yamaha (joint project). O carro predecessor era o Toyota Sports 800, e seu sucessor foi o fantástico Toyota Celica. Foram feitos dois motores um de 2.0L (3M 16) e, apenas nove modelos com um motor de 2.3L (2M 16).
Ele foi apresentado no Tokyo Motor Show, de 1965 e foi comercializado entre os anos de 1967 e 1970. Ele revolucionou a visão do mundo, a respeito dos carros japoneses. Era tido como Japanese Supercar. A Yamaha teve uma participação decisiva, pois, foi ela que colocou o projetista anglo-germanico Albrecht Goertz e o designer Raymond Loewy (que dizem, foi realmente o desenhista). Esse cara já tinha feito milagres na Nissan no início dos anos 60, em carros esportivos de 2 lugares. O Jag E-Type influenciou o modelo, e a carroçaria foi feita em alumínio. Os faróis vieram do Toyota Sports 800. Os últimos veículos vinham com ar-condicionado e transmissão automática. Foram produzidos somente 351 carros (233 MF10s), 109 (MF10Ls) e 9 (MF12Ls). Todos feitos na Yamaha.
Na época e nos EUA, tal veículo era vendido por US$ 6.800 (uma grana alta, perto de um Porsche ou de um Jaguar), por isso, somente 60 carros foram exportados aos EUA (eram pintados de vermelho ou branco). Hoje em dia, como esse carro está cotado entre US$ 250.000 a US$ 350.000, você pode comprar um modelo da Corgi, Mebetoys, Playart, Yatming, Tekno e Diapet.
Nas competições ele mostrou as garras. O 2000GT antes de ser colocado a venda, entre 65 e 67 (maio de 1967 - foi colocado a venda), foi testado nas pistas. Participou de 11 provas internacionais - além de quebrar o recorde (128mph sobre 10.000 milhas em 72 horas). Chegou em terceiro lugar no Grand Prix do Japão em 1966, e ganhou o Fuji 24 Horas em 1967. Ganhou o recorde mundial da FIA, diante do teste de 72 Horas (esse carro foi destruído num acidente, quando foi pace car) - quem quebrou esse recorde tempos depois, foi o Porsche 911R. O Carroll Shelby diante das provas SCCA nos EUA, adquiriu 3 Toyotas 2000GT, e obteve algum sucesso.
Carro utilizado pelo 007


Luis Cezar

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