Há um carro que fez muito sucesso nos anos 30 e no primeiro Monte Carlo pós-IIWW - trata-se do Hotchkiss (alguns achavam que a metralhadora fabricada por eles tinha o apelido de Hot Kiss - imagine só) - Na verdade a Hotchkiss era uma fábrica de armas que se aventurou a fazer carros e caminhões. Os Hotchkiss (família norte-americana de origem inglesa radicada na Nova Inglaterra), fundaram (Benjamin Berkeley Hotchkiss 1826-1885), uma fábrica de armas que vocês estão acostumados a ver seus "produtos" em filmes que mostram o Exército da União, durante a Guerra Civil norte-americana, e na revolução mexicana. O Luis Bonaparte Napoleón III, os convidou para instalar uma fábrica na França (Vivierz), em 1867. A precisão na fabricação do seu produto, era o maior cartão de visitas desta fábrica, que havia se mudado, muitos anos depois, de Vivierz para Saint-Denis.
Catálogo de 49 (paisagem dos Alpes Franceses - Rota do Rallye de Monte Carlo)
Em 1890 começou a se produzir as primeiras auto-peças (pistão e válvulas), para abastecer a Panhard & Levassor, De Dion-Bouton, CGV, De Diethich. Em 1903 já fabricava motores completos para a Clayette Fils, mas desde 1901 começaram os esforços para Laurence Vincent Bener, produzir carros por inteiro (esses pedidos vieram principalmente de John James Mann dono da inglesa Mann & Overton (claro que para fazer um carro não começaram do nada, compraram em 1902 um Mercedes Simplex, para seus engenheiros "estudarem" mais detalhadamente o veículo - o primeiro motor deles, que equipava o Type C, era uma cópia do da Mercedes). A linha de produção parou um pouco antes da Primeira Grande Guerra. A produção chegou ao máximo em 1934, com 7.000 unidades feitas!
Com a Hotchkiss foi estabelecido uma curiosidade: foi a primeira vez, que um competidor ganhara 2 vezes seguidas Monte (M. Vasselle em 1932 e 1933). Esta marca ganhou a Coupe de l'International Sporting Club (prêmio principal), em 1932 com M. Vasselle (AM80S de 2.475cc); em 1933 com o mesmo M. Vasselle (AM80S agora de 3.485cc); em 1934 com Gas e J. Trevoux (620); em 1939 com J. Trevoux e M. Lesurque (686 GS Riviera - há um empate em 39 com o Delahaye e algumas listas, colocam o Trevoux em segundo, mas a lista oficial do Automóvel Clube de Monaco, o coloca em primeiro); em 1949 com o mesmo carro e dupla de 39 (aliás, neste ano de 1949 - o primerio rallye após a IIWW, o M. Worms e E. Mouche ficaram em segundo lugar); e em 1950 com M. Becquart e H. Secret. Ainda digno de nota, que as meninas Y. Simon e S. Largeot, ganham em 1939 a Coupe des Dames com um modelo de 3.485cc (ficaram na oitava posição na classificação geral). Contudo, não conseguiram nada na Coupe de la Riviera, ou na Coupe de Country Club, ou na Coupe de Mont Agel. Bateram na trave em 1937, quando Zimfirescou ficou em terceiro; em 1938 quando Trevoux ficou em segundo.
Monte de 1949
Além de ganhar Monte de 32, 33, 34, 39, 49 e 50, em 1936 o modelo 636, que substituiu o 620, era de high performance (com 2 carburadores), chamado de Grand Sport que ganhou a prova Paris-Nice de 37. Um dos modelos mais cobiçados era o Hot Roadster de 1938 - só foram fabricadas duas unidades - era chamado pelos franceses de bala sobre rodas, devido a sua velocidade. Ok...Ok... francês é exagerado, todos nós sabemos. Mas esse modelo foi fabricado para correr as chamadas provas de estrada, como a Paris-Nice (que por sinal ganhou), Monte Carlo, dentre outras.
Becquard e Secret em 1950
Monte de 1949
Monte de 1950 (o adeus da Hotchkiss, nas provas do Rallye de Monte Carlo)
Monte de 1949
AM80S
686 GS
Miniatura/Diorama do carro de Trevoux em 39
Carro vitorioso de Monte de 1932 e 1933 com M. Vaselle.
Hotchkiss 686 de 49 de Jean Trevoux e Marcel Lesurque
Monte de 1950
Ganhador de Monte de 1939 - Hotchkiss Riviera de Trévoux e Lesurque
Esse AM 80 S Special de 1932, participou do Rallye de Monte Carlo
Nos anos 30, estiveram também em pista, como a foto acima em Brooklands
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