No total de impactos, 83% acontecem contra veículos em movimento, ao passo que 8,9% são contra alvos fixos. A diferença, 8%, acontece contra alvos não fixos (animais, pessoas, objetos variados, outros). O impacto frontal domina com 38%, os laterais com 23% e os traseiros com 20%. Apesar de os impactos frontal e traseiro serem mais comuns, o lateral é tido como o mais nocivo.
Normalmente impactos de crash-test são realizados a velocidades padrão entre 50 e 64 km/h, contra blocos de concreto ou metal indeformáveis. No entanto, notoriamente observa-se em tráfego rodoviário velocidades médias aproximadas de 120 km/h. Em caso de impacto contra veículo em sentido contrário, a essa velocidade observada, tem-se um somatório, ficando o impacto equivalente a 240 km/h. Cabe salientar ainda que, nenhuma estrutura veicular conhecida suporta impactos acima de 120 km/h.
Os crash tests obedecem vários padrões e colocam à disposição de inúmeras agências e institutos, além das montadoras - vide o International NCAP (New Car Assessment Program), ou nos EUA o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que adota o I-NCAP. Lá, também, há o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Na Europa o crash test mais popular e indicado pela FIA é o European NCAP, que a cada ano faz teste com cada modelo europeu a ser lançado (há, também, o NCAP's para pedestres). Na Alemanha, o magazine Auto Motor und Sport, faz testes privados em alguns modelos. Na Austrália o NRMA testa carros para o Australian NCAP, seguindo padrões europeus. No Japão há o National Organization for Automotive Safety & Victims'Aid (OSA).
Graficamente os testes são assim:
(as montadoras não gostam, e por vezes proíbem a divulgação!)
Smart (o carro é novo e nunca será um clássico, mas... aguenta uma porrada o bichinho)
XX
Ainda o Smart
XX
Fusca e Golf
XX
Filminho da Volvo - muito legal
XX
O melhor Crash Test Center do Mundo - Volvo
XX
Lá nos EUA
XX
Mercedes-Benz W123
XX
Alguns testes com a MB W111 - a Fintail
XX
Ford Escort MKIII dos anos 80
XX
+-
XX
Aviso Importante
XX
Ainda bem que não tinha ninguém
ZZ
Crash test of a Triumph SpitfireThis is the only way you ever want to see a Spitfire crash. Unique footage of a Spitfire crashing, with even a view of the underside as it folds up.We believe EuroNCAP would award it at least 5 stars... Movie in large format (7 Mb) |
Luis Cezar
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