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11.7.09

Crash Test

Crash Test
Será que seu carro clássico passou por um?

http://kingmagic.files.wordpress.com/2008/02/shoei-crash-proof-dummy-head.jpg

A primeira pessoa reconhecidamente morta em um acidente automobilístico no mundo foi Bridget Driscoll, em 1896, a uma velocidade de 6,5 km/h. Ao redor do mundo, acidentes automobilísticos vitimam aproximadamente, por estimativa, um milhão de pessoas por ano (fonte : USA 2002 Statistics).

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Bundesarchiv_B_145_Bild-F038806-0028,_Wolfsburg,_Volkswagen,_VW_K%C3%A4fer_vor_Crashtest,_K%C3%A4fer.jpg

No total de impactos, 83% acontecem contra veículos em movimento, ao passo que 8,9% são contra alvos fixos. A diferença, 8%, acontece contra alvos não fixos (animais, pessoas, objetos variados, outros). O impacto frontal domina com 38%, os laterais com 23% e os traseiros com 20%. Apesar de os impactos frontal e traseiro serem mais comuns, o lateral é tido como o mais nocivo.

A diferença, 19%, resulta em outros tipos (capotagens, saltos, quedas). Curiosamente, a maior causa de acidentes se deve a fatores desconhecidos, cerca de 53%, que podem tanto variar desde causas mecânicas do veículo, maus súbitos, alucinações, acidentes induzidos como o suicídio, acidentes provocados por terceiros nas vias (pedestres em passarelas que lançam pedras contra pára-brisas), ou, ainda, causas sem uma explicação plausível.

http://www.buzzworks.nl/files/products/S_Crash_Test.jpg

Normalmente impactos de crash-test são realizados a velocidades padrão entre 50 e 64 km/h, contra blocos de concreto ou metal indeformáveis. No entanto, notoriamente observa-se em tráfego rodoviário velocidades médias aproximadas de 120 km/h. Em caso de impacto contra veículo em sentido contrário, a essa velocidade observada, tem-se um somatório, ficando o impacto equivalente a 240 km/h. Cabe salientar ainda que, nenhuma estrutura veicular conhecida suporta impactos acima de 120 km/h.

The first crash test dummies manufactured during the 1950s and 1960s did not address the differences between body types. Those first dummies were statistically correct adult males, and as such, they did little to represent the typical infant, child, and female body types. By 1970, the dummies' shortcomings were apparent and various body types were manufactured.

Os crash tests obedecem vários padrões e colocam à disposição de inúmeras agências e institutos, além das montadoras - vide o International NCAP (New Car Assessment Program), ou nos EUA o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que adota o I-NCAP. Lá, também, há o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Na Europa o crash test mais popular e indicado pela FIA é o European NCAP, que a cada ano faz teste com cada modelo europeu a ser lançado (há, também, o NCAP's para pedestres). Na Alemanha, o magazine Auto Motor und Sport, faz testes privados em alguns modelos. Na Austrália o NRMA testa carros para o Australian NCAP, seguindo padrões europeus. No Japão há o National Organization for Automotive Safety & Victims'Aid (OSA).

Graficamente os testes são assim:



http://www.ridelust.com/wp-content/uploads/facepalm.jpg

Vamos ver (ou não), alguns filminhos
(as montadoras não gostam, e por vezes proíbem a divulgação!)

Smart (o carro é novo e nunca será um clássico, mas... aguenta uma porrada o bichinho)

XX

Ainda o Smart

XX

Fusca e Golf

XX

Filminho da Volvo - muito legal

XX

O melhor Crash Test Center do Mundo - Volvo

XX

Lá nos EUA

XX

Mercedes-Benz W123

XX

Alguns testes com a MB W111 - a Fintail

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Ford Escort MKIII dos anos 80

XX

+-

XX

Aviso Importante

XX

Ainda bem que não tinha ninguém

ZZ
Crash test

Crash test of a Triumph Spitfire

This is the only way you ever want to see a Spitfire crash. Unique footage of a Spitfire crashing, with even a view of the underside as it folds up.
We believe EuroNCAP would award it at least 5 stars...


Movie in large format (7 Mb)

Luis Cezar

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