Preferências
Carros de Rallye
(regularidade)
Esse negócio de listagem é muito complicado e muito subjetivo. Recebi mais de 80 mensagens, sugerindo novas entradas na lista, sugerindo carros incompatíveis com rallye histórico de regularidade, pedidos de sugestão de "apenas" 30, 20, 10, 5 e 3 carros que eu indicaria, além de pedidos de como preparar um carro de rallye e por ai vai.
Como preparar já foi objeto de post neste blog, posso dar uma resumida, agora redução da lista é um problema. Posso elencar os 3 melhores carros em minha opinião, consagrada por muitos e provado nas rotas de rallye: trata-se (pela ordem) do Ford Escort MKI Twincam BDA da Cosworth (até mesmo na versão RS1800); Ford Escort RS1600 e a Lancia Estratos empatada com o Audi Quattro. Para mim ter um destes basta (apesar de que a Estratos eu ainda tenho um pouco de receio do motor Ferrari V6, que equipava a Dino - é rápido no conjunto, mas o motor não é confiável). Preferência mesmo tenho pelos Fords - fantásticos em qualquer evento, seja ele de tiro curto, ou de tiro longo; rallye de regularidade, de velocidade ou misto; subida de montanha em asfalto; piso de floresta ou de terra; rallye alpino ou africano. Enfim - eu e mais algumas milhares de entusiastas em rallye, somos todos fanáticos pelo Escort (o curoso de rallye que fiz na Inglaterra foi sobre um Escort MKI GT) - Claro... vai depender do bolso - ainda se encontra Ford Escort ex-works por 300 a 150 mil Euros, mas... você pode ter um MKI GT com motor Kent (o mais barato), ou um México (mais caro com motor de duplo comando), que vai se divertir.
Motor BDA desmontado
Preparação... A começar pelo motor. Escolha a preparação feita pela fábrica na época do seu carro (geralmente o step 2 ou 3 - ai depende - é o aconselhável, para rallye de regularidade). Não coloque um comando muito bravo. O importante é o carro ter torque e boa velocidade, onde se pode mexer na relação de coroa e pinhão, relação de marchas, válvulas maiores e balanceadas, cabeçotes revisados e rebaixados, suspensão e canos de descarga otimizados, novo conjunto de carburadores, balanceamento de eixo e volante (este aliviado), são alguns itens que vão otimizar o seu motor (se conselho fosse bom... but... eu diria que se tiverem que mexer no motor, mexam o mínimo possível). Faróis de boa qualidade (nunca lâmpadas chinesas - as duas únicas coisas chinesas que você pode colocar no seu carro são: um mestre de feng-chui ou uma chinesa lindinha ou ambos), de preferência com carcaça amarela (faróis normais). Um par de faróis de milha (Hella, Cibie, PIAA, etc.), de boa marca e um par de faróis de neblina (os melhores ainda são os Osca da Cibie). Armação de proteção interna (Sto. Antonio), seguindo um dos modelos do Anexo K da FIA; bancos concha (podem ser reclináveis - apesar de desaconselhável); cintos de 3, 4 ou 5 pontos bem ancorados; dentro do carro 3 extintores (em cada lado sobre as janelas traseiras e outro entre os bancos dianteiros ou ao lado das pernas do navegador); chave geral interna e externa; trip mecânico (tipo Halda, etc.); e/ou um trip eletrônico; marcação tanto no velocímetro como no conta-giros da velocidade real (no conta-giros cálculo feito na última marcha e com tabela para marcha intermediária); jogo completo de ferramentas; sistema para 2 fones de ouvido com microfone; pode-se trocar o volante por um de cubo alto e marcação do ponto zero; um galão para combustível extra (20 litros) e outro de 5 litros para água/aditivo para radiador. Peças extras: tubos de borracha; mangueiras, bombas de combustível (óleo e água); tampa do radiador e de combustível; reparos dos carburadores; regulador de voltagem; fusíveis; lâmpadas, cabos de vela; velas; correia; 6 litros de óleo; arame (muito importante); parafusos, porcas e arruelas (sortidos e bem variados); cachimbo, bobina e platinado; fitas isolantes e silvertip; cabos de força e para puxar o carro; carregador/auxiliar de partida; recipiente para encher o pneu furado e produtos para evitar o fog interno e para provocar rolinhos de água da chuva (hastes e limpadores de pára-brisa); trava-parafuso; dentre outros inúmeros itens, que devem povoar o seu porta-malas.
Posso diminuir a lista dos carros e separar por temas (nem sempre naquela ordem posta):
Ford Escort RS1600
Preparado pela Advanced Vehicle Operations (AVO)
Velozes e Furiosos (mais velozes em provas de velocidade)
-Lancia Estratos HF (alternativa: Abarth Fiat 124 Rally Spider)
- Ford Escort RS1600 (alternativa: Alfa Romeo GTA Giulia Sprint)
- Datsun 240Z (alternativa: Rover 3500 P6)
- Fiat 131 Abarth Rallye (alternativa: Talbot Sunbeam Lotus)
- Porsche 911 Carrera RS
Sunbeam Rapier
Uma Ponte Longe Demais (para rallyes de tiro longo acima de 5.000kms)
- Volvo Amazon 123GT (alternativa: Volvo Amazon 122S)
- Sunbeam Rapier MK V (alternativa: Sunbeam Rapier MK III e IV)
- MGB GT (alternativa: Toyota Celica I)
- Mercedes-Benz 300SEL Fintail (alternativa: Opel Kadett B - Rally)
- BMW 2002 Tii (alternativa: BMW 2002 Turbo)
Mini Cooper S
Neves do Kilimanjaro (para rallyes alpinos)
- Porsche 356 C Carrera 2 (alternativa: MGA Coupé 1600 MKII)
- Opel Kadett GT/E (alternativa: Austin-Healley 3000 MKIII)
- Mini Cooper S (alternativa: Triumph TR3A com capota rigida)
- Renault 8 (alternativa: Renault 5 Turbo 2)
- Alpine A110 (alternativa: Lancia Fulvia Coupé HF)
Steyr-Puch 650 TR
Esqueceram de Mim (para categoria abaixo das 1000cc)
- Steyr-Puch 700
- Saab 96 850 GT/Sport
- Saab 750GT
- Sunbeam Imp Sport
- Mini Morris
Austin 1800 Landcrab. Well... eu não acho ele feio
Familia Adans (feios mais eficientes)
- Citroen DS
- Sinca 1000 Rallye 1/2 (alternativa: Abarth Fiat OT 2000)
- Ford Lotus Cortina MKI
- Austin 1800 Landcrab
- Audi 100 Coupé
Bristol 400
E o Vento Levou (clássicos mais eficientes)
- Lancia Aurelia B20GT
- Bristol 400
- Alfa Romeo Super Sprint 1900
- Jaguar Coupé XK120 (alternativa: Jaguar Coupé XK 140)
- Jaguar MKII (alternativa: Jaguar Coupé XK 150)
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