Preferências
Carros de Rallye
(regularidade)
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Esse negócio de listagem é muito complicado e muito subjetivo. Recebi mais de 80 mensagens, sugerindo novas entradas na lista, sugerindo carros incompatíveis com rallye histórico de regularidade, pedidos de sugestão de "apenas" 30, 20, 10, 5 e 3 carros que eu indicaria, além de pedidos de como preparar um carro de rallye e por ai vai.
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Como preparar já foi objeto de post neste blog, posso dar uma resumida, agora redução da lista é um problema. Posso elencar os 3 melhores carros em minha opinião, consagrada por muitos e provado nas rotas de rallye: trata-se (pela ordem) do Ford Escort MKI Twincam BDA da Cosworth (até mesmo na versão RS1800); Ford Escort RS1600 e a Lancia Estratos empatada com o Audi Quattro. Para mim ter um destes basta (apesar de que a Estratos eu ainda tenho um pouco de receio do motor Ferrari V6, que equipava a Dino - é rápido no conjunto, mas o motor não é confiável). Preferência mesmo tenho pelos Fords - fantásticos em qualquer evento, seja ele de tiro curto, ou de tiro longo; rallye de regularidade, de velocidade ou misto; subida de montanha em asfalto; piso de floresta ou de terra; rallye alpino ou africano. Enfim - eu e mais algumas milhares de entusiastas em rallye, somos todos fanáticos pelo Escort (o curoso de rallye que fiz na Inglaterra foi sobre um Escort MKI GT) - Claro... vai depender do bolso - ainda se encontra Ford Escort ex-works por 300 a 150 mil Euros, mas... você pode ter um MKI GT com motor Kent (o mais barato), ou um México (mais caro com motor de duplo comando), que vai se divertir.
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Motor BDA desmontado
Preparação... A começar pelo motor. Escolha a preparação feita pela fábrica na época do seu carro (geralmente o step 2 ou 3 - ai depende - é o aconselhável, para rallye de regularidade). Não coloque um comando muito bravo. O importante é o carro ter torque e boa velocidade, onde se pode mexer na relação de coroa e pinhão, relação de marchas, válvulas maiores e balanceadas, cabeçotes revisados e rebaixados, suspensão e canos de descarga otimizados, novo conjunto de carburadores, balanceamento de eixo e volante (este aliviado), são alguns itens que vão otimizar o seu motor (se conselho fosse bom... but... eu diria que se tiverem que mexer no motor, mexam o mínimo possível). Faróis de boa qualidade (nunca lâmpadas chinesas - as duas únicas coisas chinesas que você pode colocar no seu carro são: um mestre de feng-chui ou uma chinesa lindinha ou ambos), de preferência com carcaça amarela (faróis normais). Um par de faróis de milha (Hella, Cibie, PIAA, etc.), de boa marca e um par de faróis de neblina (os melhores ainda são os Osca da Cibie). Armação de proteção interna (Sto. Antonio), seguindo um dos modelos do Anexo K da FIA; bancos concha (podem ser reclináveis - apesar de desaconselhável); cintos de 3, 4 ou 5 pontos bem ancorados; dentro do carro 3 extintores (em cada lado sobre as janelas traseiras e outro entre os bancos dianteiros ou ao lado das pernas do navegador); chave geral interna e externa; trip mecânico (tipo Halda, etc.); e/ou um trip eletrônico; marcação tanto no velocímetro como no conta-giros da velocidade real (no conta-giros cálculo feito na última marcha e com tabela para marcha intermediária); jogo completo de ferramentas; sistema para 2 fones de ouvido com microfone; pode-se trocar o volante por um de cubo alto e marcação do ponto zero; um galão para combustível extra (20 litros) e outro de 5 litros para água/aditivo para radiador. Peças extras: tubos de borracha; mangueiras, bombas de combustível (óleo e água); tampa do radiador e de combustível; reparos dos carburadores; regulador de voltagem; fusíveis; lâmpadas, cabos de vela; velas; correia; 6 litros de óleo; arame (muito importante); parafusos, porcas e arruelas (sortidos e bem variados); cachimbo, bobina e platinado; fitas isolantes e silvertip; cabos de força e para puxar o carro; carregador/auxiliar de partida; recipiente para encher o pneu furado e produtos para evitar o fog interno e para provocar rolinhos de água da chuva (hastes e limpadores de pára-brisa); trava-parafuso; dentre outros inúmeros itens, que devem povoar o seu porta-malas.
Posso diminuir a lista dos carros e separar por temas (nem sempre naquela ordem posta):
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Ford Escort RS1600
Preparado pela Advanced Vehicle Operations (AVO)
Velozes e Furiosos (mais velozes em provas de velocidade)
-Lancia Estratos HF (alternativa: Abarth Fiat 124 Rally Spider)
- Ford Escort RS1600 (alternativa: Alfa Romeo GTA Giulia Sprint)
- Datsun 240Z (alternativa: Rover 3500 P6)
- Fiat 131 Abarth Rallye (alternativa: Talbot Sunbeam Lotus)
- Porsche 911 Carrera RS
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Sunbeam Rapier
Uma Ponte Longe Demais (para rallyes de tiro longo acima de 5.000kms)
- Volvo Amazon 123GT (alternativa: Volvo Amazon 122S)
- Sunbeam Rapier MK V (alternativa: Sunbeam Rapier MK III e IV)
- MGB GT (alternativa: Toyota Celica I)
- Mercedes-Benz 300SEL Fintail (alternativa: Opel Kadett B - Rally)
- BMW 2002 Tii (alternativa: BMW 2002 Turbo)
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Mini Cooper S
Neves do Kilimanjaro (para rallyes alpinos)
- Porsche 356 C Carrera 2 (alternativa: MGA Coupé 1600 MKII)
- Opel Kadett GT/E (alternativa: Austin-Healley 3000 MKIII)
- Mini Cooper S (alternativa: Triumph TR3A com capota rigida)
- Renault 8 (alternativa: Renault 5 Turbo 2)
- Alpine A110 (alternativa: Lancia Fulvia Coupé HF)
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Steyr-Puch 650 TR
Esqueceram de Mim (para categoria abaixo das 1000cc)
- Steyr-Puch 700
- Saab 96 850 GT/Sport
- Saab 750GT
- Sunbeam Imp Sport
- Mini Morris
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Austin 1800 Landcrab. Well... eu não acho ele feio
Familia Adans (feios mais eficientes)
- Citroen DS
- Sinca 1000 Rallye 1/2 (alternativa: Abarth Fiat OT 2000)
- Ford Lotus Cortina MKI
- Austin 1800 Landcrab
- Audi 100 Coupé
Bristol 400
E o Vento Levou (clássicos mais eficientes)
- Lancia Aurelia B20GT
- Bristol 400
- Alfa Romeo Super Sprint 1900
- Jaguar Coupé XK120 (alternativa: Jaguar Coupé XK 140)
- Jaguar MKII (alternativa: Jaguar Coupé XK 150)
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