Subaru Impreza
O carro feito por uma fábrica de fogetes
Esse blog é para carros clássicos, apesar de que alguns carros já nasceram com a pecha de velhos, o que não é o caso do Subaru Impreza. Claro, é um carro "novo" para efeitos de estrelar neste blog, mas já fiz no passado concessão, para efeitos de mostrar lançamentos e propaganda de carros novos. Esse é o caso com o Impreza WRX STI (STI quer dizer: Subaru Tecnical International). Aliás, gostaria de lembrar que infelizmente, a Subaru não participa mais do WRC - para quem ainda não sabe: Campeonato Mundial de Rallye, but... para quem tem R$ 220 mil ou mais, pode adquirir um novo WRX STI e acelerar (vide filminhos promocionais logo abaixo).
SUBARU até pouco tempo desconhecida pelos brasileiros e cai entre nós, como a Volvo, não é do gosto dos brasileiros, é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI). Além da Automobile Division da FHI, tem a Aerospace Division, a Bus Manufacturing & House Prefabricating Division, e a Transportation & Ecology Systems Division. A divisão de foguetes (Aerospace) é a mais famosa. O Impreza como compact car, foi lançado em 1993 (daqui a pouco vem placa preta por ai - aliás, para quem tem paciência, comprem um Impreza agora e aguardem - é um 4x4 que vai subir muito, mas muito de preço). O nome Impreza, veio da língua polonesa onde Impreza quer dizer Festa, Show e na melhor das interpretações: diversão - e é isso que é esse carro: uma grande diversão, principalmente estes da última geração (foram 3 gerações do Impreza). O chassi do Impreza foi um dos pontos que fez mais sucesso nos rallyes.
No ano do lançamento, debaixo da Subaru World Rally Team, o Legacy RS ganha o duro New Zeland Rally, com seu jovem piloto chamado Colin McRae (cabe uma observação, a Subaru se uniu a uma empresa do Reino Unido, para preparar carros de rallye, desde 1989 - a profissionalissima Prodrive Motorsports - nada surge do nada, meus caros - lembrem-se que a Subaru corrida rallyes com o Legacy). Ainda, em 93 fica em segundo com Vatanem e Berglund com o mito que estreava - Subaru Impreza 555 - ficando na frente de Lancia HF Integrale com o Makinen, Mitsubishi Lancer Evolution do Eriksson, do Toyota Celica Turbo 4WD do Auriol (ainda com um Legacy RS - neste ano McRae e Ringer ficam em terceiro no Rallye da Escandinávia; o Alén e o Kivimäki em quarto no Rallye de Portugal; McRae e Ringer em quinto no Tour de Corse; todos ainda com o Legacy). Depois da estréia do 555, a Subaru terminou o ano fazendo mais dois rallyes com o Legacy - Austrália e Sanremo, e mais uma prova com o 555 no RAC, ficando o Vatanen e Berglund em quinto com esse Impreza. Que estréia! Em 1993 a Subaru fica em terceiro na geral com 110 pontos, na frente da Lancia e Mitsubishi e o Colin fica empatado em quinto com o Carlos Sainz. Para 94 foi contratado o Carlos Sainz (nossa Mãe). O espanhol ganha de cara o duro Acrópoles Rally de 1994, com o co-driver Moya e o New Zeland com o 555, e o McRae e o Ringer ganham o RAC (fica em quarto no rallye de Portugal com o 555; Njiru e Burns ficam em quarto e quinto no Safári com Impreza WRX-RA; Sainz fica em segundo no Tour de Corse, Sanremo e na Argentina e em terceiro no 1000 Lakes). Subaru neste ano fica em segundo na frente dos Fords Escorts RS Cosworth..
A Subaru, através do Impreza ganha 3 títulos consecutivos no WRC (1995, 1996 e 1997), e o campeonato para o piloto McRae de 1995, para Richard Burns (já falecido, como o McRae), em 1995 e para Petter Solberg (cada driver), em 2003. Em Monte e Portugal ganha Sainz; no Tour de Corse Sainz fica em quarto e McRae em quinto; McRae ganha o New Zeland e fica em segundo na Austrália; na Catalonia Sainz fica em primeiro, McRae em segundo e Liatti em terceiro; no RAC McRae em primeiro, Sainz em segundo e Burns em terceiro - terminam 1995 com 350 pontos em primeiro consagrando McRae em primeiro e Sainz em segundo no Drivers WRC. Em 96 outra lavada do Impreza 555: McRae em terceiro na Suécia; quarto no Safári onde Liatti ficou em quinto; Liatti fica em segundo na Indonésia (este ano o Sainz e Moya passam para a Ford); McRae ganha o Acrópoles com Liatti em quarto e Eriksson em quinto; este último fica em terceiro na Argentina, em quinto nos 1000 Lakes e em segundo na Austrália (McRae fica neste rallye em quarto, conduto, ganha o próximo rallye - Sanremo - com Eriksson em quinto); McRae ganha o Catalonia e Eriksson fica em segundo. Resultado final de 96: Subaru em primeiro (401 pontos) e Drivers WRC em segundo para McRae, quarto para Eriksson, quinto para Liatti e nono para Burns.
Em 97 outra lavada, agora com o WRC97: Liatti ganha Monte; Eriksson ganha na Suécia e McRae fica neste em quarto, mas ganha o Safári . Liatti fica em segundo na Catalonia, onde McRae e Medeghini ficam em quarto e quinto, respectivamente; McRae ganha o Tour de Corse, onde Liatti ficou em quinto; McRae fica em terceiro e Eriksson em quarto na Argentina, mas esse último ganha na Nova Zelândia e fica em terceiro na Indonésia; McRae ganha o Sanremo, com Liatti em segundo; McRae ganha na Austrália com Bourne em quinto e volta a ganhar o RAC. Resultado: 114 pontos para a Subaru, tendo McRae ficado em segundo no campeonato de pilotos, Eriksson em quinto e em sexto Liatti.
O Impreza de 2007 não era competitivo (vide sua derrota vergonhosa no Corona Rally México), no ano seguinte conseguiu apenas um segundo lugar com o hatchback no Acrópoles Rallye com Solberg e em 16/12/08, anuncia que iria se retirar do WRC, devido a problemas econômicos. Uma pena, but... nos EUA a Subaru Rally Team USA, compete no campeonato norte-americano de rallye, e times privados correm com o Impreza no Intercontinental Rally Challenge.Filminhos
A Loira (Impreza 2011)XX
O Bad Boy (Impreza 2011)
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A Vovó (Impreza 2011)
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O Nerd (Impreza 2011)
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O novo (2011) Impreza WRX STI em Nurburgring com o Tommi Makinen
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Tributo ao Impreza
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Colin McRae no seu Impreza
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O exibido do Ken Block numa Gymkhana
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Rallye de Portugal com o Colin McRae
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