Rallye Histórico
Gymkhana MG

O MG Club do Brasil vai realizar no dia 18 de setembro, o Rallye Histórico Gymkhana MG. Trata-se de rallye de regularidade com término no famoso Campo de Provas para a América Latina da Goodyear, onde será realizada uma fantástica prova de habilidade (track-and-field test). Nunca foi realizado neste circuito, um rallye histórico. Este circuito é um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo (foi projetado para pesquisa, desenvovimento e testes de pneus, situado na cidade paulista de Americana), funcionando desde 2001, com 382.000m2 de área. A Goodyear é a terceira maior fabricante de pneus do mundo, com mais de 60 fábricas em 26 países.
Foi o norte-americano Charles Goodyear que descobriu e registrou, em 1841, o processo de vulcanização da borracha. Homenagenado o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, na pequena cidade de Akron, em Ohio, USA. Em 1917 a Goodyear já era o maior fabricante de pneus do mundo. Depois de iniciar a fabricação de pneus de avião em 1909, a companhia expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, passando a fabricar máscaras contra gases, balões e dirigíveis, utilizados para observação das posições inimigas na guerra. Ao final da guerra, em 1918, começou a expansão internacional. No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. Em 1939, inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Em 1973, inaugurou fábrica na cidade de Americana (SP), como a maior fábrica de pneus da América Latina e uma das mais modernas do mundo.


A gincana, ou como os ingleses chamam - Gymkhana - é uma sub-classe do rallye, ou um complemento do rallye (timed events over marked courses of varying complexities and tests different aspects of driver control, including reversing), que poderia ser aplicado no início ou no final da prova. Os ingleses nos anos 30/40/50 usavam a gymkhana, com as seguintes séries (que poderiam ser aplicadas em conjunto, ou separadamente): slalom (serpentine), garagem (garaging - geralmente com 1 entrada de frente e duas entradas de ré), frenagem de precisão, gangorra e circulo controlado (rope and circle). O rallye do MG vai adotar várias destas séries, como garagem, frenagem e curva de precisão, além do slalom feito em piso com um filme de água (limited space sepentine). Informações e inscrições podem ser feitas na Secretaria do MG Club do Brasil - secretaria@terra.com.br ou mgcbr@mgcbr.com.br ou pelo telefone (011 - 3673-5065) - fax (011-36757489). As vagas estão limitadas a 50 carros.
Gincana nos anos 50 (garagem)
XX
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário