Rallye Histórico
Gymkhana MG 

O MG Club do Brasil vai realizar no dia 18 de setembro, o Rallye Histórico Gymkhana MG. Trata-se de rallye de regularidade com término no famoso Campo de Provas para a América Latina da Goodyear, onde será realizada uma fantástica prova de habilidade (track-and-field test). Nunca foi realizado neste circuito, um rallye histórico. Este circuito é um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo (foi projetado para pesquisa, desenvovimento e testes de pneus, situado na cidade paulista de Americana), funcionando desde 2001, com 382.000m2 de área. A Goodyear é a terceira maior fabricante de pneus do mundo,  com mais de 60 fábricas em 26 países.
Foi o norte-americano Charles Goodyear  que descobriu e registrou, em 1841, o processo de vulcanização da  borracha. Homenagenado  o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a The  Goodyear Tire & Rubber Company, na pequena cidade de Akron, em  Ohio, USA. Em 1917 a Goodyear já era o maior  fabricante de pneus do mundo. Depois de iniciar a fabricação de pneus de avião em  1909, a companhia expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a  partir de 1914, passando a fabricar máscaras contra gases, balões e  dirigíveis, utilizados para observação das posições inimigas na guerra. Ao  final da guerra, em 1918, começou a expansão internacional. No  Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um  escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. Em 1939, inaugurou sua primeira unidade industrial no  país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus  e saltos de sapatos. Em 1973, inaugurou fábrica na cidade de Americana (SP),  como a maior fábrica de pneus da América Latina e uma  das mais modernas do mundo.
 
  O  campo de provas da Goodyear é o mais avançado da América Latina.  A pista onde será realizada a prova de slalon, tida como VDA – Vehicle Dynamics Area – ou área para testes   dinâmicos de veículos em pista molhada –  tem um formato retangular, medidndo 380 metros de  comprimento por 130 de  largura, e pode ser inundada com um volume de  água regulável, constante e  uniforme de 1,5 mm a 12 mm, por um  sofisticado conjunto hidráulico. A prova de habilidade será composta das mais variadas manobras e em alguns níveis de severidade. Além do  retão com 1.600 metros de extensão por 15 metros de largura, dotado de  pavimentação de alta precisão (onde haverá prova de aceleração e frenagem de  precisão - acceleration and braking tests), os participantes farão os dois grandes loops do circuito,  sendo um deles com inclinação de 10 graus. Os times certamente irão  observar condições de oversteer (saída de traseira), understeer (saída  de dianteira),  frenagens e acelerações. Haverá prova de slalon em piso  com espelho d´água e rodagem na pista de skid pad (circuito concêntrico  com 90 metros de diâmetro, com a superfície  da pista com asfalto de baixo coeficiente de atrito).
O  campo de provas da Goodyear é o mais avançado da América Latina.  A pista onde será realizada a prova de slalon, tida como VDA – Vehicle Dynamics Area – ou área para testes   dinâmicos de veículos em pista molhada –  tem um formato retangular, medidndo 380 metros de  comprimento por 130 de  largura, e pode ser inundada com um volume de  água regulável, constante e  uniforme de 1,5 mm a 12 mm, por um  sofisticado conjunto hidráulico. A prova de habilidade será composta das mais variadas manobras e em alguns níveis de severidade. Além do  retão com 1.600 metros de extensão por 15 metros de largura, dotado de  pavimentação de alta precisão (onde haverá prova de aceleração e frenagem de  precisão - acceleration and braking tests), os participantes farão os dois grandes loops do circuito,  sendo um deles com inclinação de 10 graus. Os times certamente irão  observar condições de oversteer (saída de traseira), understeer (saída  de dianteira),  frenagens e acelerações. Haverá prova de slalon em piso  com espelho d´água e rodagem na pista de skid pad (circuito concêntrico  com 90 metros de diâmetro, com a superfície  da pista com asfalto de baixo coeficiente de atrito).A gincana, ou como os ingleses chamam - Gymkhana - é uma sub-classe do rallye, ou um complemento do rallye (timed events over marked courses of varying complexities and tests different aspects of driver control, including reversing), que poderia ser aplicado no início ou no final da prova. Os ingleses nos anos 30/40/50 usavam a gymkhana, com as seguintes séries (que poderiam ser aplicadas em conjunto, ou separadamente): slalom (serpentine), garagem (garaging - geralmente com 1 entrada de frente e duas entradas de ré), frenagem de precisão, gangorra e circulo controlado (rope and circle). O rallye do MG vai adotar várias destas séries,  como garagem, frenagem e curva de precisão, além do slalom feito em piso com um filme de água (limited space sepentine). Informações e inscrições podem ser feitas na Secretaria do MG Club do Brasil - secretaria@terra.com.br ou mgcbr@mgcbr.com.br ou pelo telefone (011 - 3673-5065) - fax (011-36757489). As vagas estão limitadas a 50 carros.
Gincana nos anos 50 (garagem)
XX
Luis Cezar


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário