Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

22.1.11

Liège-Rome-Liège Revival 2011

Essa leva de eventos de longa distância, estão virando moda - desde rotas mais seguras, como em rotas mais arriscadas - vide o exemplo do Pequim-Paris, onde dos 98 carros que largaram só chegaram 12 (bom... o Monte geralmente dos 340 pelo menos 80 se envolvem em acidentes - e tem apenas 2.500 kms cronometrados). Esse ano começou bem com o London-Cape Town (de 1 a 27 de janeiro) - quando acabar eu relato. Mas para o meu gosto e para quem gosta de rallye de longa distância com carros clássicos, o máximo será a reedição do Liège-Rome-Liège Revival 2011. Um baita rallye, que vai ocorrer de 18 a 25 de junho deste ano.
Eu acho que o último Liège foi em 1971 - era um rallye com grande viés alpino.  Foram 4 décadas de abstinência. Esse lendário rallye foi criado na década de 30 tendo o mesmo prestígio do Alpine Rallye, do Monte, ou de corridas como a Mille Miglia, Targa ou Carrera Panamericana. Muitas marcas já testaram seus carros como Porsche, Mercedes, Triumph, Austin, Jaguar, Renault, Citroën dentre outros. Este revival promete trazer o sentimento (agora em regularidade), daqueles momentos - e pelo roteiro... tenho muita vontade de fazer essa mítica prova (60% do trecho é o mesmo da antiga prova, com uma distância de 4.200km, com 26 especiais e 31 testes de regularidade, passando por 5 países - Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça e Itália, percorrendo estradas nas regiões de Vosges, Jura, Dolomites, Alpes e o legendário Passos de Gavia e Stelvio). É uma prova organizada pelo Royal Automobile Club da Bélgica. Documentação FIA e passaporte FIVA compulsórios, para carros e pilotos e co-pilotos, com veículos produzidos de primeiro de janeiro de 1950 a 31 de dezembro de 1975... e... 9000 Euros de inscrição.
Liege Rome Liege Renault 4cv poster by Anonymous
Para maiores informações deste imperdível rallye de longa distância na Europa procure o RAC da Bélgica, ou o Jean-François Chaumont (jfclrl@racb.com), Dan Erculisse (delrl@racb.com), ou pelo telefone +32 2 287 09 95 / lrl@racb.com.

Luis Cezar

Nenhum comentário: