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4.10.11

Peugeot 405 T16 Pikes Peak

Veja... há um certo preconceito com carro francês... eu particularmente acho o seguinte: antes da Primeira Guerra a tecnologia automotiva francesa era a melhor, parecia imbatível... continuou com menos força entre as guerras e... acabou. O que matou essa tecnologia fantástica que não foi para frente? 2 guerras mundiais e governos socialistas... But... há que se destacar alguns carros, dentre eles o Peugeot 405 T16, principalmente aquele que fez o Pikes Peak, pilotado pelo mítico Ari Vatanen. Dizem que este carro está sendo vendido... quem se habilita? É um baita carro do extinto Grupo B de rallye, da temporada de 1986, baseado no 205.
 
Esse é o 205T16
Com o final do Grupo B, todos sabem que o departamento de competições da Peugeot passou a se dedicar a provas de Rallye-Raid (para alguns Rallye-Endurance), como o Rallye Paris-Dakar, onde a fábrica preparou um carro do Grupo B (205 T16), para rallyes de longa distância e para qualquer piso ou todo-terreno (resultando em vitórias em 87 e 88) - e em 87 um 205 participou do Pikes Peak Hill Climb, onde havia uma inscrição de um inimigo vindo da Alemanha (Audi). Apesar de itens sofisticados de rallye instalados neste carro, havia uma certa desconfiança do short wheelbase - perante o Dakar, os saltos eram prejudiciais para o 205, assim como a tomada de curvas no Pikes. O ataque das curvas eram deficitárias em alta velocidade no Pikes, dai os engenheiros desviarem atenção ao modelo 405, apesar de maior no chassis, era mais equilibrado que o 205 (eu ainda acho que era uma questão de marketing... e e milhares).
 Ari Vatanen en el ascenso a Pikes Peak, maestría al volante
O T16 ficou como referência na questão motor. Tinha um fantástico turbocharged de 4 cilindros, com 16 válvulas por cilindro, com 1.9 litros. O carro de longa distância (endurance) tinha uma especificação de motor, designada de XU9T, que gerava algo como uns 400Bhp, com um câmbio de 6 velocidades e com um fantástico Ferguson all-wheel drive system. Um canhão. O 405T16 Grand Raid, era a nova máquina da Peugeot, que debutou no Paris-Dakar de 1988 (mas havia o 205T16 na prova). O 405 nesta prova tinha 880kg com os tanques vazios (e não era pouco, pois, com os tanques cheios a litragem total era de 435 litros, fazendo o bichinho chegar a 1300kg). Ou seja neste evento os franceses colocaram dois 405 e dois 205 - um destes 205 chegou em primeiro.
Ari Vatanen en el ascenso a Pikes Peak, maestría al volante
A Peugeot ganha o Dakar em 87, 88, 89 e 90 - Vatanen só não pilota em 88, onde ganhou o Kankkunen. A nacionalidade era finaldesa (na neve e na areia os nórdicos são - ainda - imbatíveis). Kankkunen (Juha Matti Pellervo Kankkunen, foi tetra-campeão do WRC), retirando-se dos rallies para ser político, como o seu compatriota filandês Vatanen (Ari Pieti Uolevi Vatanen). Esse cara era mais frio do que seu país de nascença. Foi campeão de rallye no Reino Unido em 76 e 78 (em 77 pilotou maravilhosamente um Escort RS1800, em 79 a bordo de um Escort MK2 da Rothmans Rally Team, que marcou época, sendo campeão do mundo em 81). Ele assina contrato com os franceses em 84 e diz de cara que o 205T16 de 529cv, era "carro muito para mim". Teve uma excepcional recuperação depois do seu grave acidente em 85 na Argentina - ficou entre a vida e a morte e seu 205 deu - como diria - perda total (voltou a pilotar um ano e meio depois, ganhando o Dakar seguidamente e o Pikes). Foram construídos apenas duas uniades do 405T16 - portanto, custa uma fortuna.

Filminho igual não há
XX

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