MOSKVITCH? O que é isso? Quer entender menos, então vai em russo: Москвич? Agora danou-se o doce como diriam alguns.

Era um automóvel produzido na Russia, pela AZLK de 1945 a 1991 (a OAO Moskvitch fabricou de 91 a 2002). Esse carro em diversos modelos, fez muito rallye - quer dizer - a participação deste e de outros carros (mais desta marca), em rallies e corridas, era para fazer um marketing do carro (mesmo porque, não eram assim carros tão fantásticos - o mesmo os poloneses faziam com os FIATs fabricados na Polônia). Os ingleses chamam tal carro de Muscovite e..., a partir dai todos menos os Russos, assim o chamam. Hoje nos rallies históricos, não é difícil você encontrar um destes, principalmente nos grandes rallies de inverno e/ou de longa duração.

A história começa antes da Segunda Guerra mundial. Em 1929 é construída uma planta de fabricação de carros em Moscou, onde se produziu 29 mil unidades até 1941. A partir desta data, mudou-se a fábrica para Ural, e na antiga planta passou-se a construir materiais bélicos. Depois da Guerra a União Soviética "pega", por assim dizer, uma linha de produção da Opel, fazendo carros na fábrica de Brandenburg (Alemanha Oriental) - essa fábrica chamava-se MZMA (Moskovsky Zavod Malolitraznykh Avtomobiley, ou fabrica de carros compactos de Moscou), onde a produção teve início em 1947, fabricando um carro chamado de Moskvitch 400, baseado no Opel Kadett.
Os futuros carros foram depois, desenvolvidos por engenheiros soviéticos. A partir de 1969, a fábrica muda de nome e passa a chamar AZLK (Avtomobilny Zavod imeni Leninskogo Komsomola, algo como Fábrica de Carros da Liga da Juventude Comunista). Os dias de glória foram localizados nos anos 60/70 (lembrando, que ele foi produzido na Bulgária entre 66 e 90, recebendo unidades em CKD).
O mais famoso nos rallies foi o modelo 412, que participou nas provas de Monte, 1000 Lakes, Acropolis, Safari, Tour de Europe de 71, além da Maratona London-Sydney de 68 e London-México de 70. O motor era baseado no BMW 1500cc - foi um dos motores mais famosos da URSS, usado, também, em carros monopostos.


Eu entrei num deles, quando fiz o Rallye de Monte Carlo. É muito simples e espartano, mas confortável. Me pareceu muito robusto e pesado. Tinha um motor 1500cc bem tunado, com um comando de rallye, válvulas equilibradas e uma compressão de 10.1. Legal.
Os homens e a máquina
Preparação para o Endurance ou Maratona

Antes da largada em Moscou da World Cup de 70

Vaz Rally 1971

73 percorreu 13 mil km

74 percorreu 15 mil km

Ótima suspensão





Momentos de Assistência




Os Minis eram assim tratados pela BMC, já os russos... também, mas o carro era mais pesado!
Os Saltos


Fotos de Época




Largada em Londres

Tour Europe de 73

London-México 70

London-Mexico 70






London-Sydney 68









Grupo B - aliás, o mais fraquinho para o GB






16 mil km percorridos em endurance
Fotos Contemporâneas
Fotos Contemporâneas






Modelo 21406

Fizeram 16 mil km em 1993 em Endurance Histórico


Modelo 2140


Foi nesse modelo que entrei



Propaganda russa
Brincando na neve
Preparação para o 15 Monte histórico
London-Mexico
Sobre o 412
Luis Cezar
Um comentário:
nice site . I am building up also a Soviet rally cars collection . No more than 20 cars abarth works museum
www.forum.abarth-gmr.be
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