
A história é longa, mas o resumo da ópera é o seguinte: O Archie Frazer Nash (nascido na Índia), era sócio do Hentry Ronald (Ron) Godfrey, numa fábrica de cycle-car, sob a designação de GN Ciclecar Company, fundada em 1910 (inicialmente foi estabelecida em Kingston-upon-Thames, em Surrey, depois mudada para Isleworth, Middlesex - na London Road, em 1929) - aliás, em 1927, é rebatizada de AFN Limited, com a entrada de novos sócios - em 29 com problemas financeiros por causa da depressão, H.J. Aldington e seus irmãos took control. Eles - Frazer e Godfrey estudaram juntos em 1905 no colégio técnico. Em 1920 eles tinham 500 empregados com a chegada do Austin 7 (El Matador). Os dois cilindros fabricados eram meio que rudimentares, e a concorrência era grande. Como o lançamento do Austin Seven em 1922, houve um certo sepultamento dos cycle-cars, pois, o Austin 7 custava quase que o mesmo (a car designed for the cheap-and-cheerful market).

Em 1924 eles resolveram se separar, e cada um iria construir o seu carro (daí o surgimento do Frazer-Nash e do HRG). Há que se lembrar que em 1929 surge a Nash & Thomson (que fazia aquela torre hidráulica, com 4 metralhadoras, que equipavam os Lancasters - muito legal e inovador). Ao todo a Frazer-Nash produziu algo como 400 carros (350 ainda sobrevivem), levando-se em conta os Frezer Nash-BMW a partir de 34 a 39. 85 carros foram produzidos de 48 a 57 (inclusive, tendo participado em 1952 da temporada de F1, com Tony Crook e Ken Wharton). Na verdade a Frazer-Nash seguiu a vida como consultoria na parte de engenharia, sob a designação de Frazer-Nash Consultancy e na parte de veículos elétricos, sob o comando da Frazer-Nash Reserch. Em tempo: não confunda a Frazer-Nash com as seguintes empresas Kaiser-Frazer ou a Nash Motors (sequer são parentes os seus fundadores).

Falar de Frazer Nash, é relembrar alguns modelos fantásticos tais como o High Speed Le Mans Replica (1948 a 1953 - um 6 cilindros de 2 litros, com 34 unidades produzidas); o Fast Roadster Mille Miglia (1950 a 1955 - um 6 cilindros de 2 litros, com 12 unidades produzidas); o Targa Florio (1952 a 1954 - um 6 cilindros de 2 litros, com 14 unidades produzidas); o Le Mans Fixed Head Copué (1953 a 1956 - um 6 cilindros de 2 litros, com 9 unidades produzidas); o Sebring (1954 a 1956 - um 6 cilindros de 2 litros, com 3 unidades produzidas); e o Continental GT Coupé (1957 a 1958 - um V8, com 2 unidades produzidas). Além do Colmore 12/50 de 4 cilindros feito entre 1933 e 1935 e o Colmore Six (um 6 cilindros, fabricado entre 1937 e 1939). But... o modelo que deu início a FAMA de todo esse fantástico arsenal, era o TT Replica feito entre 1933 e 1939 (4 cilindros) e o TT Replica feito em 1936. O Fast Tourer e o Super Sports de 25 a 30, eram fraquinhos e precisava de uma resposta e essa reposta veio com o TT Replica, que ganhou provas de pista e em rallyes (principalmente alpinos), e subida de montanha. Os TT pre-war vinha equipado com motores Meadows com 55bhp a 75bhp @ 5000 rpm (nas pistas usava um supercharged).

TT Replica 1935

Frazer Nash Tt Replica Roadster (1934)

Frazer Nash TT Replica - 1934

Frazer Nash TT Replica

Frazer Nash TT Replica

Frazer Nash TT Replica


Alguns TT em solo da Escócia...











Galeria
(outros modelos citados)

Colmore 1934

1.496cc Frazer-Nash Colmore
Colmore de 1932 no National Motor Museum em Beaulieu

Colmore

Frazer-Nash Targa Florio Roadster (1954)

Le Mans Coupé 1955

Coupe 1958

Frazer Nash Le Mans Replica 1951 - O proprietário era Goorge Duff, pilotado por Eric Winterbottom. Terminou em décimo quarto lugar nas 24 Horas de Le Mans, com a volta mais rápida na Classe de 2 litros. Ganhou a Coupe des Alpes no Alpine Trail - num acidente o Eric morre nesse carro.

Frazer Nash Le Mans Replica

Frazer Nash Fast Tourer/Millie Miglia de 1952



Um Frazer-Nash saindo da fábrica em 1952






Le Mans Replica

High Speed Le Mans Replica

High Speed Le Mans Replica e o Mille Miglia

Mille Miglia 1953

Sebring


Frank Twaits no Mille Miglia, no hairpin em Lime Rock Park, em 1957
Frazer Nash Sebring


Sebring 54

Frazer Nash Le Mans Replica -1948
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário