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Bom - pena que não posso mostrar, mas o que recebo de mensagens, para fazer artigos sobre esse ou aquele carro é impressionante. Deixa eu avisar de uma forma elegante: Eu atendo aos pedidos na minha possibilidade. Os fanáticos nem são aqueles apaixonados por carros ingleses, mas certamente há uma Guerra Santa entre aqueles fanáticos por carros italianos e franceses. Alguns tem razão, pois, até 2007 em meu blog, eu não havia escrito nada sobre o Alpine A110 - o que demonstra uma falta de sensibilidade de minha parte para com essa verdadeira lenda. Porém... tem um amigo meu que trouxe um A110 da França - amarelo - um baita carro. É o segundo no Brasil deste modelo. Muito... mas muito legal - aliás, o Plantel do MG Club do Brasil em São Paulo, sobe a cada ano. E tem gente que acha graça em Mercedes Pagoda ou uma Charuto... Well, democracia é assim mesmo!
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Aqui no Brasil tivemos o A108 - que se "parece" com seu irmão 110 (apesar das informações oficiais da Alpine, que fabricou-se aqui unidades do A110 - lenda?!). Na verdade o 108 foi feito no Brasil, para que houvesse uma homologação perante a FIA e que se pusesse em prática, o lançamento do A110 nas competições. Tem muita história atrás disso, que já me foi contada, tanto pelo Mauro Salles, como também pelos fantásticos Chiquinho Lameirão e Luizinho Pereira Bueno. No MG Club temos a oportunidade de ver esses A110 ao vivo (inclusive o histórico de corridas). Aqui no Brasil, então, muita lenda se contou sobre esse modelo.
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O Wilsinho Fittipaldi, venceu os 500 kms do Rio de Janeiro, disputados em 1964 - dizem - com um Alpine A 110 (dizem que ele ganhou porque a Equipe Simca não estava presente com os Abarth-Simca). Quem tira o segundo lugar nessa prova foi a dupla Moco e Andreatta, com um A 108 (nosso Interlagos), e em quarto ficou Chiquinho Lameirão com outro Interlagos (esta prova foi a estréia do Alpine A110 no Brasil e foi marcada pelo seguinte fato: um mesmo carro atropela um guarda e depois em outra volta, mata dois espectadores - foi assim: Uma Alfa Giulia TIS da equipe Jolly, pilotada por Marinho Olivetti, escapou na chamada curva da barra, e atropelou um policial. No que ele entrou no box para o devido reabastecimento, os policiais amigos do policial atropelado, foram tomar satisfações bem educadas. No meio do bate-boca, o dono do carro - Augusto Lamego - pegou a Alfa e foi para a pista e na quinta volta dele, este "esperto de braço duro", aproveitou para atropelar dois espectadores, que morreram na hora - dizem que este cara não tinha carta, sequer estava inscrito na prova e nunca tinha sido piloto - e que dias depois do evento danoso, apareceu com uma carta de motorista e ficha de inscrição na prova - A Jolly tinha várias histórias... a comprovar quem a viveu ai no Rio de Janeiro).
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Conta a lenda que pelo estrondoso sucesso dos A108 nas pistas brasileiras em 1963 e 1964, resolveram importar 3 A110, diretamente da França, todos com o famoso motor do Renault R8 - 1.100cc (nesta mesma época - 1964 - resolveram trazer 3 Sinca-Abarth ou vice-versa). Eu acho que trouxeram os Alpines por dois motivos: o sucesso do A110 nos rallyes e provas importantes e porque os Abarths estavam chegando. Também sei que as Berlinetas Interlagos corriam com os números 12, 21 e 22 e os três 110 que trouxeram, tinham os numerais 46 e 47 (e cadê a terceira?). Na verdade a montadora brasileira trouxe 3 carros - dois foram pintados na cor amarela da equipe e depois, de algumas corridas, foram transformados nos conhecidos Binos (MKI e MKII - apesar de alguns atestarem que o MKI não era chamado de Bino). O terceiro importado, foi aquele azul que ficou exposto no Salão do Automóvel. O Time brasileiro, dava os 2 Alpines para pilotos de ponta, e os Interlagos para os "outros" pilotos. Estes 3 carros hoje, são de propriedade do Mauro Salles (o Luiz Pereira Bueno, pintou o seu capacete de azul, por causa do Alpine azul do Salão do Automóvel - aliás: foi a mesma tinta). Muito bem. O boato é que vieram 3 Alpines para correr, mas só dois foram para pista. Há algumas cópias destes carros, inclusive no RJ, há um Interlagos que tem uma porta de um Alpine acidentado e partes mecânicas do # 22, e usou o molde do carro do Mauro Salles, para fazer essa - digamos - homenagem a saga destes carros. Hoje no Brasil, além destes Alpines, há dois A110 franceses - um do Moreira Salles e outro que chegou da França (na cor amarela), do Francisco Dal Santo. Há um outro feito na Espanha, na cor azul.
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O Jean Redelé foi o fundador da Alpine (empresa que preparava carros da Renault). Esse cara corria de Renault 4CV e fez alguns rallies importantes, como o Monte, a Mille Miglia, o Coupe des Alpes e as famosas 24 Horas de Le Mans (1950). Em 1954 (glorioso ano que nasci), ele fundou a Societé Anonyme des Automobiles Alpine - Na verdade o nome Alpine, vinha de uma vitória na prova de rallye - Coupe des Alpes - But... sabe como é - o pessoal do Roots Group encrencou, pois, tinha o seu Sunbeam Alpine pelo mesmo motivo.
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Em 1955 ele e os irmãos Chappe, iniciaram a saga, trabalhando num Ranault 4cv. Este desenvolvimento teve o nome de Alpine 106 (o desenho inicial do Alpine foi do criador de vários carros, tais como os Triumphs - Giovanni Michelotti com carroceria de alumínio da empresa Carrozzeria Allemano, depois, redesenhado tendo o desenho atual). A inovação estava no chassis tubular. O A110 foi apresentado no Salão de Paris de 1962, vindo a suceder o A108 (que fora lançado no Brasil, como Interlagos). Este modelo apresentado no Salão, tinha um motor baseado no Renault R8, com 956cc e 51CV). Em 1964, o motor passa a ser o 1.108cc, com 66CV e foi negociado até 1969 (em 1965 já havia um motor de 85CV, com a adição de um carburador de corpo duplo). Em 1964 começou a participação do A100 com motor Gordini, com 95CV e radiador de óleo na parte dianteira (foram feitos 114 unidades hoje vendidos a peso de ouro). Na verdade houve um acordo entre a Alpine e a Renault e os motores eram preparados por Amédée Gordini, com apoio financeiro da Renault, para as provas oficiais de Rallye. Em 69 foi construída outra fábrica em Dieppe, e dois anos depois, apresentou-se o modelo A310, no Salão de Genebra, que alcançou em pista a velocidade de 210kph. Em 1977 encerra-se as atividades em território francês do A110, dando lugar na verdade para o A310 V-6. Foram fabricados entre 1955-1961: 251 unidades do A106, entre 1960-1962: 236 unidades do A108 e entre 1963-1976: 8.139 unidades do A110.
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Em junho de 1965 surge nova cilindrada (1.296cc substituindo os de 1.108cc), sendo conhecido como modelo 1.300 (tinha 115CV). É fácil de reconhecer: havia entradas de ar, debaixo dos faróis dianteiros - além do mais, este modelo pesava menos que os anteriormente produzidos (700kgs.) - as cores de fábrica azul, branco, vermelho e amarelo. A questão peso-potência lhe rendeu inúmeros triunfos. Este modelo é substituído 2 anos depois, pelo 1.255 Gordini, que tinha 5CV a mais, denominando-se Alpine A110 1.300G (somente na cor azul). A Renault lança o R16 e a Alpine muda o motor, para 1.470cc do R16 (em 1970 esse motor alcançava os 125CV, com seus 2 carburadores Weber 45 de corpo duplo). Em 1965 surgiu o motor 1.605 do R17 TS, com 126CV (tinha o modelo 1600 SI com injeção e o 1600 SC carburado).
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Com tudo isso, o Alpine obteve impressionantes 4 vitórias em Monte (sobre os Porsches 911 e Lancias Fluvia). O bichinho atingia fácil os 185kph (os motores 1600S passavam dos 200kph). Quando foi dita a frase: "Vous verrez, les Alpine étonneront le monde!", por Amédée Gordini, o povo da Porsche e da Lancia riram - resultado - Alpine A110 Campeão do Mundo de Rallye em 1973!
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Motores
O A110 levou uma série de motores (tanto de fábrica, como dos preparadores). Nos carros de fábrica podemos apontar:
A110 1100 "70" (1964-1969) 1000 VA - R8 (type 688) 1108 cc 66 hp SAE
A110 1100 "100" (1965-1968) 1100 VB - R8 Gordini (type 804) 1108 cc 95 hp SAE
A110 1300 S (1965-1971) 1300 VB - tunado do R8 Gordini (type 804) 1296 cc 120 hp SAE
A110 1300 G (1967-1971) 1300 VA - Stock R8 Gordini 1300 (type 812) 1255 cc 105 hp SAE
A110 1500 (1967-1968) - Stock Ford Lotus Europa (bloco do R16) 1470 cc 82 hp SAE
A110 1600 (1969-1970) 1600 VA - Stock R16 TS 1565 cc 92 hp SAE
A110 1300 V85 (1969-1976) 1300 VC - R12TS 1289 cc 81 hp SAE (68 hp DIN)
A110 1600S (1970-1973) 1600 VB - tunado do R16 TS 1565 cc 138 hp SAE (125 hp DIN)
A110 1600S (1973-1975) 1600 VC, SC - R17 TS 1605 cc 140ch SAE (126ch DIN)
A110 1600S SI (1974-1975) 1600 VD - R17 TS 1605 cc com injeção 140ch SAE (127ch DIN)
A110 1600S SX (1976-1978) - Stock R16 TX (type 843) 1647 cc 93 hp DIN
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Produção:
BERLINETTES construído na França: 956cc "1000" de 1963 a 1965 (A110-950); 1108cc "80" e "85" de 1962 a 1966 (A110-1100); 1108cc "1100", "Standard" & "70" de 1964 a '69 (A110-1100); 1108cc "100" de 1965 a 1967 (A110-1100); 1296cc "1300", "1300 SUPER" & "1300 S" de 1966-71 (1300 VB); 1255cc "1300" e "1300 G" de 1967 a 1971 (1300 VA); 1470cc "1500" de 1967 a 1968 (A110-1500); 1565cc "1600" de 1969 a 1970 (1600 VA); 1565cc "1600 S" de 1969 a 1973 (1600 VB); 1289cc "85" e "1300" de 1970 a 1976 (1300VC); 1605cc "1600 S" de 1973 a 1974 (1600 VC). Muda-se a suspensão em 1974. 1605cc "1600 SC" e "1600 SI" de 1974 a 1975 (1600 VD); e 1647cc "1600 SX" de 1976 a 1977 (1600 VH).
BERLINETTES construídos em outros países: Willys-Overland construiu algo em torno de 1500 845cc e 998cc A108 - Berlinettes e 956cc e 1108cc - A110 Berlinettes no Brasil (apesar desta informação ser da Alpine, fala-se que aqui no Brasil só se construiu A 108), de 1962 a 1966, com o nome de "INTERLAGOS". Componentes para algo em torno de 200 unidades 1108cc A110s, foram feitas e distribuídas pela Dieppe mas montadas na Bulgária entre 1968 e 1970, sob o nome BULGARALPINE. O DINALPIN foi produzido sob licença no México, onde fizeram algo de 300 unidades 956cc A110 Berlinettes, produzidos entre 1964 e 1967, e algo de 200 unidades, 1108cc em 1972. Existiu no Rio de Janeiro um A110 fabricado no México... sumiu - está escondido em algum lugar - eu o vi em Niterói. Na Espanha que se produziu mais Berlinettes fora da França. Fizeram lá unidades com motores de 1108cc, 1289cc e 1397cc A110 Berlinettes. O 1108cc era mais leve no bloco, do que o fabricado na França (5kg a menos). 1108cc "A110-1100" de 1967 a 1970; 1289cc "A110-1300" de 1971 a 1976; e 1397cc "A110-1400" de 1977 a 1978. Desde o final da produção do A 110 na França, em julho de 1977, a Espanha continuou a montar mais 1400 unidades. Tem muitos A110 que dizer ser franceses de origem, mas são espanhóis (conheci um no Chile e outro na Argentina).
Resultados mais expressivos
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Larrousse Cévennes - 1967
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Piot - Corse 67
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Bianchi - Corse 67
O Renault R8 Gordini fez sucesso em 1967, no Rally of the Flowers (conhecido como Rallye de Sanremo), com Piot e Roure, na frente do Mini de Hopkirk e Crellin e O. Andersson e Davemport com a Lancia HF Fulvia, mas neste mesmo ano, com um Alpine-Renault 1.300S, Tramont e Munoz tiraram o terceiro lugar no Rallye da Espanha, atrás de duas Lancias.
Em 68 Piot e Rousselot ficam em terceiro no Rallye da Alemanha atrás de dois Porsches 911 (T e L), em primeiro no Czech Rally com Vinatier e Callewaert e em segundo com Piot e Jean Todt no Rallye da Espanha.
Em 1969 fazem a dobradinha de primeiro e segundo no Coupe des Alpes (Vinatier/Jacob e Andruet/Ecot respectivamente), repetindo-se no Endurance Rallye Minique-Viena-Budapest com Roser/mayer e Vinatier/Roure.
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Rallye Elba 1970
Em 1970 Nicolas/Thorszelius ficam em terceiro lugar no Monte Carlo Rallye; ficam em primeiro (Thérier/Callewaert) e em terceiro (Vinatier/Jacob), no Sanremo-Sestrières; em quinto com Darniche/Mahé no Austrian Alpine Rally; primeiro e segundo lugar no Acropolis Rally com Thérier/Callewaert e Vinatier/Stone (respectivamente); e finalmente em quinto com Cowan/Cardno no duro rallye inglês RAC. A Alpine-Renault fica em segundo lugar no International Makes Championship com 26 pontos, dois a menos que a Porsche.
Em 1971 (quebraram recordes). No Monte Andersson/Stone ficaram em primeiro, Thérier/Callewaert ficaram em segundo e em quarto ficaram Andruet/Vial (em terceiro e quinto ficaram o Porsche 914/6 e o Datsun 240Z respectivamente).No Sanremo-Sestrières ficaram em primeiro com Andersson/Nash e em quarto com Darniche/Mahé. No Austrian Alpine Rally Andersson/Hertz ficaram em primeiro e no Acropolis Rally ficaram em primeiro e segundo (Andersson/Hertz e Nicolas/Vial respectivamente). Resultado final 36 pontos para a Alpine-Renault no Campeonato Mundial de Marcas (a Saab ficou em segundo com 18 pontos).
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Nicolas em Monte 73
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Ganhador de Monte em 73
Em 1972 a Renault na verdade só ficou com um quarto lugar com um R16. But... em 1973 a Alpine abandona o A 110 1600S e passa a correr em rallyes com o 1800. Resultado: Em Monte ficaram em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar (Andruet/Biche, Andersson/Jean Todt, Nicolas/Vial e Thérier/Callewaert - respectivamente). No Rallye da Suécia Thérier/Callewaert ficaram em terceiro com um A 110 1600. No Rallye de Portugal ficaram em primeiro e segundo lugar (Thérier/Jaubert e Nicolas/Vial, respectivamente). No duro Rallye do Marrocos ficaram em primeiro e quinto lugar (Darniche/Mahé e Nicolas/Vial respectivamente). No igualmente duro Acrópolis Rallye ficam em primeiro e em terceiro com Thérier/Delferrier e Nicolas/Vial. No Austrian Alpine Rally ficaram em segundo e em quinto com Darniche/Mahé e Nicolas/Vial. No Sanremo Rally ficaram em primeiro e terceiro com Théirer/Jaubert e Nicolas/Vial. No RAC ficaram em quinto com Nicolas/Roure e no Tour de Corse ficaram em primeiro, segundo, tercerio e em quinto, com Nicolas/Vial, Piot/de Alexandris, Thérier/Callewaert e Serpaggi/Mariani (a Alpine-Renault ganha o Campeonato Mundial de Construtores, com 147 pontos - na verdade 155 pontos - a Fiat que ficou em segundo, tinha somente 81 pontos - na verdade 89 pontos).
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Marrocos 1974
O ápice foi 1973, pois, 1974 foi o ano da Fiat 124 Abarth Spider (que já foi objeto de artigo neste blog), but... ficaram em quinto na Press on Regardless nos EUA, com Chasseuil/Rouget; e no Tour de Corse ficam em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar com Nicolas/Laverne, Thérier/Vial (na verdade com um A 310 1800), Manzagol/Filippi e Larrousse/Delferrier respectivamente. Mesmo assim, a Alpine-Renault ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial de Construtores com 29 pontos.
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Nicolas no Tour de Corse de 1975
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Tour de Corse 1975
Em 1975 deram uma melhorada, pontuando no Acropolis Rally onde Siroco/Andriopoulos ficaram em segundo lugar, em terceiro no Rallye do Marrocos com Neyret/Terramorsi, em terceiro com Thérier/Vial no Sanremo Rally e em segundo, quarto e quinto lugar no Tour de Corse com Nicolas/Laverne, Manzagol/Filippi e Henry/Gélin (terminaram em terceiro no Campeonato Mundial com 60 pontos - com 61 pontos ficou em segundo lugar a Fiat).
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1976
Em 1976 ficaram em segundo com Siroco/Andriopolus no Acropolis Rallye e em terceiro e em quarto no Tour de Corse, com Manzagol/Filippi e Ragnotti/Jaubert - terminando, assim, a saga do A 110 (a partir de 78 entra em ação a equipe oficial da Renault com o Renault 5 Alpine).
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Resta falar que no East African Safari de 1972, Ove Andersson ficou em primeiro lugar, Jean-Luc Thérier ficou em sexto e Jean-Pierre Nicolas em décimo primeiro. No Safari Rally de 1974, ficou em segundo com Bernard Darmiche e Alain Mahe (Hannu Millola e Jean Todt agora estavam na Peugeot 504), Jean-Luc Thérier e Vincent Laverne ficaram em décimo quinto (aliás, por curiosidade este rallye de 74 foi onde havia o maior número de Datsuns). No Safari Rally de 1975, a Renault ficou em quinto com Jean-Luc Thérier e Michael Vial, em décimo oitavo com Jean-Claude Bertrand e em vigésimo terceiro com Robert Neyret e Jaques Terramorsi (Willen van Dyk e David Mousley ficaram em quadragésimo sétimo lugar e Robert Keane e Richard Steele ficaram em septuagésimo nono lugar). O que pode se concluir, que o carro não é muito forte para este tipo de rallye de endurance.
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Listagem do Site Francês:
- Rallyes nationaux:
- 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1974 et 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Mont-Blanc;
- 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976 et 1977 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye d'Automne de La Rochelle;
- 1966, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium des Cévennes;
- 1966, 1968, 1969, 1970, 1971 et 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Lyon-Charbonnières;
- 1967, 1968, 1971, 1972 et 1974 :Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Var;
- 1969, 1970, 1971, 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de la Châtaigne;
- 1967 (GT), 1968, 1969 et 1971 : Alpine berlinette A110 1400 puis 1600S vainqueur de la Coupe des Alpes (Jean Vinatier y remportant la Coupe d'Or);
- 1968, 1970, 1972 et 1973 : Alpine berlinette A110 1440, puis A110 1600S (2), puis A110 1800 vainqueur du Tour de Corse (1970 et 72 : intégré au championnat d'Europe ; 1973 au championnat du monde);
- 1970, 1972, 1973 et 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde Cévenole;
- 1969, 1970 (Inter & National) et 1971 (National) : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye des Routes du Nord;
- 1970 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Alpin-Behra (ou Rallye Grasse-Alpin, ou Critérium Alpin);
- 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium Neige et Glace;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde de Touraine;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Lorraine;
- 1971 et 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Cork 20 Rally (ch.irl) (Billy Coleman);
- 1973 et 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Vin (ch. suis.);
- 1966 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Barcelone-Andorre (ch. esp.);
- 1967 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Ourense (ch. esp.);
- 1967 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Rias Baixas (ch. esp.);
- 1968 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rally Príncipe de Asturias (ch. esp.) ;
- 1968, 1969 et 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Vasco-Navarro (ch. esp.) ;
- 1969 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Firestone (ch. esp.);
- 1969 : Alpine berlinette A110 1440 vainqueur du Rallye Andernach Saint Amand les Eaux6;
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Bosch de Bilbao (ch.esp) (Bernard Tramont);
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Marathon de la Route6;
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Jeanne d'Arc6;
- 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de l'Ouest6;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1600S Gr3 vainqueur du Tour de l'Hérault;
- 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium de la Côte d'Azur;
- 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium Bayonne-Côte Basque;
- 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde de la Giraglia;
- 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Saint-Amand les Eaux;
- 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du 1er Rallye Ain-Jura (fédéral);
- Victoires en courses de côtes françaises (catégorielles)6,7:
- 1965 : Course de côte du Mont-Dore (Alpine berlinette A110 1re en catégorie moins de 1300 cm3)
- 1969 : Course de côte de Neufchatel en bray (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1969 : Course de côte la Neuville en Hez (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1969 : Course de côte de Belbeuf (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1970 : Course de côte de Dieppe (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1971 : Course de côte de Neufchatel (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1971 : Course de côte de Tancarville (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1971 : Course de côte de Pouilly (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Neufchatel (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Beauvais (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Charnizay (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Pouilly (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Tancarville (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Cacharat (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte du Mont Dore (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte du Col de l’Orme (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Corcoue sur Lorgne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de La Bouille (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de La Roquette (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4)
- 1972 : Course de côte de Limonest Mont Verdun (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Montbazillac (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Montgueux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Périgueux Coursac (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4)
- 1972 : Course de côte de Plumelieu (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)8
- 1973 : Courses de côte en Groupe 3 – 13 victoires supplémentaires (Alpine berlinette A110 1600S)
- 1976 : Course de côte de Buisson de Cadouin (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 1 et 2))
- 1976 : Course de côte de Crémieux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de La Pommerraye (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Montgueux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 5 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Nîmes Collias (Alpine berlinette A110 1re en groupe5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Saacy sur Marne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Saint Anne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3, groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Sancerre (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe3, classe 2 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Sartène Saint Damien (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3, groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Saumur (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 2))
- 1976 : Course de côte de Soissons (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 3 et classe 1))7
- 1979 : Course de côte d'Espalion (Alpine berlinette A110 1re en groupe 5)9
- Victoires en endurance sur glace:
- 1971, 1972 et 1973 : Alpine Berlinette A110 à la Ronde Hivernale (futures 24 Heures de Chamonix) (J-C.Andruet (2), puis B.Darniche)
- Titres nationaux:
- 1967 : Alpine berlinette A110 1400 championne de France des rallyes sur asphalte en groupe 3 grand tourisme avec Gérard Larousse (vice-champion de France toutes catégories) ;
- 1967 et 1968 : Alpine berlinette A110 championne d'Espagne des rallyes catégorie grand tourisme avec Bernard Tramont ;
- 1968 et 1970 : Alpine berlinette A110 1400 puis A110 1600S championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Claude Andruet ;
- 1969 : Alpine berlinette A110 1400 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean Vinatier ;
- 1970 : Alpine berlinette A110 1300 championne de France de course de cotes en groupes 3 et 4 avec Jean Ortelli ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Pierre Nicolas ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Bernard Darniche;
- 1973 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Luc Thérier;
- 1974 : Alpine berlinette A110 1800 championne de Suisse des rallyes avec Matthias Schreir ;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jacques Henry (groupe 4/5) ;
- 1977 : Alpine berlinette A110 Squale 1600 vice-championne de France de rallycross avec Bruno Saby ;
- 1978 : Alpine berlinette A110 Squale 1600 championne de France de rallycross avec Bruno Saby (15 succès) ;
- Championnat de France Autocross & Sprintcar, division 2 2000cm3 et Challenge AFAC : Alpine berlinette A110 de 1991 à 1996 puis 1998 (Régis Lagarde), 1999 (Noam Lagarde) et 2003 (Romuald Delaunay).
- Rallyes internationaux:
- 1968, 1969, 1972 et 1973 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye des Asturies, en championnat d'Espagne et d'Europe (par le français Bernard Tramont en 1968 et 1969) ;
- 1970 : Alpine berlinette A110 1600S championne d'Europe (avec Jean-Claude Andruet) ; vainqueur de 5 rallyes: rallye Lyon-Charbonnières-Stuttgart–Solitude, rallye de Lorraine, rallye international de Genève, rallye de Pologne, Rallye Munich-Vienne-Budapest; Alpine finit aussi vice-championne internationale des marques (laissant le titre à Porsche pour 4 points de retard, et vainqueur en Italie et à l'Acropole) ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S vainqueur du rallye du Portugal, en championnat d'Europe avec Jean-Pierre Nicolas ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S championne internationale des marques (avec Ove Andersson) ; vainqueur de 3 rallyes : Monte-Carlo, Grèce et San Remo ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600 vainqueur du Rally Zlatni Piassatzi (2e Rallye de Bulgarie), en championnat d'Europe avec Ilia Tchoubrikov ;
- 1972, 1973 et 1975 : Alpine berlinette A110 1600 vainqueur du Barum Rally Zlin (Rallye de Tchecoslovaquie), en championnat d'Europe avec Vladimír Hubáček ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 vainqueur du rallye Lyon-Charbonnières-Stuttgart-Solitude, en championnat d'Europe avec Jean-Claude Andruet ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 vice-championne d'Europe de courses de côtes, avec Jean Ortelli ;
- 1973 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 championne du monde des constructeurs avec les victoires de Jean-Claude Andruet (Monte-Carlo), Bernard Darniche (Maroc, Autrichien des Alpes), Jean-Pierre Nicolas (Tour de Corse) et Jean-Luc Thérier (Portugal, Acropole, San-Remo);
- 1973 : Alpine berlinette A110 1600S vainqueur du rallye Paris-San Raphael, en championnat d'Europe avec Marianne Hoepfner ;
- 1975 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 vainqueur à 5 reprises dans le Championnat d'Europe: Critérium alpin (J-P Nicolas et Laverne), Rallye d'Antibes (J-P Nicolas et Laverne), Ronde de la Giraglia (Henry et Gélin), Rallye de Touraine (Henry et Gélin), et Hessen (Warmbold et Davenport) ;
- 1977 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 groupe IV championne d'Europe FIA de Rallycross (1ère en Belgique, en Allemagne, et en Hollande).
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Luis Cezar
3 comentários:
Caro Luis Cesar
os loucos por Alpines não tem do que reclamar!!!! tem matéria para todos e principalmente uma "excellent" fonte de consulta para qualquer tipo de duvidas
obrigado
FDS
O carro merece, o amigo merece o carro e vice-versa
Excelentes maquinas da época e ainda hoje, lindos!!
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