Na Primeira Guerra mundial começou um costume de pintar na fuselagem dos aviões, pinturas relacionadas ao piloto, mas foi na Segunda Guerra mundial, que nos narizes dos aviões começaram a pintar pin-ups. As pin-ups eram sensuais (algumas medonhas), e no mesmo período ou logo após a grande guerra, as pin-up´s serviram para ilustrar temas com carros e motos ou utilitários. Este tema já foi objeto deste blog, mas vou colocar algumas novas imagens de pin-ups de algumas fuselagens, comumente chamada de nose art.
A pin-nup girl (várias modelos e atrizes do cinema, eram consideradas pin-ups, por serem consideradas sex-symbols - a mais popular era Betty Grable), era fruto da pop culture. Ficaram famosas pelas ilustrações, a partir de 1941 (dentro da segunda guerra). O termo foi mencionado pela primeira vez em inglês neste ano, contudo, há referências a partir de 1890.
As pin-ups se popularizaram nas revistas, jornais, assim como nos post-cards ou nas chamadas litografias em cromo. Os posters de pin-up girls tiveram uma produção em massa. Alguns desenhistas ficaram famosos, como Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm. O termo "cheescake" era sinônimo, desde 1934, de fotografia de pin-up (better tham cheesecake). Em 1953 surgiu uma revista com esse nome, que levava na capa a jovem Marilyn Monroe de biquini amarelo. E... hoje em dia há grupos de mulheres que se transvestem em pin-up. É uma questão de gosto.
Pin-Up at War
Não é o foco deste blog falar de avião, apesar que em vários eventos no Reino Unido há carros clássicos junto com aviões igualmente clássicos. Na Primeira Grande Guerra, os pilotos já pintavam em seus aviões com alguns temas, mas foi na Segunda Guerra e na Guerra da Coréia, que tal pintura, foi aplicada nos narizes dos aviões (essa tradição quase não foi praticada na Guerra do Vietinã). Geralmente, as personagens eram aquelas desenhadas por Alberto Vargas e George Petty e publicadas na Esquire. Geralmente as pin-ups eram colocadas nos "bombers". Esta prática, é chamada de "nose art" (este nome se estende até para desenhos aplicados em Giz, nas bombas maiores carregadas nos aviões bombardeiros). Há várias referências sobre estas "flying ladies", em livros e manuais. Estas flying ladies, foram depois reproduzidas em várias ações publicitárias, calendários e baralhos. Há que se fazer referência, que havia um oficial que aprovava estes desenhos nos aviões do Army Air Force - estes aviões eram chamados de Bomber Girls. Glenn Miller executava uma música nas war zones: "Peggy the Pin-Up Girl". O mecânico Hal Olsen, foi o cara que mais pintou aviões na Segunda Grande Gerra em Tinian Island, no Pacífico. Ele pintou mais de 100 aviões, e cobrava algo como US$ 50,00 cada.
B 24
B-24 Strawberry Bitch
B-25 - "Briefing Time"
"Glamorous Gal" P-51 Mustang
"Rose's Raiders" - Lockheed PV-2 Harpoon
"Yankee Lady" B-17 Flying Fortress
Lockheed C-60 Loadstar "Ladylode Star"
B24
B17
B17
B29
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