Muitos dos meus seguidores do meu blog e na rede social, me perguntam qual o melhor carro para se fazer um historic rallying? Essa pergunta envolve uma série de fatos...
Os melhores carros nem sempre são os mais confiáveis. Há uma lista grande de prós e contras em cada carro. O importante é o piloto ou a dupla que forma o time, conheça o carro muito bem, e que saiba consertar o carro de panes e quebras pequenas e médias (mesmo que tenha um time de mecânicos no rallye - importante ter uma mala de ferramentas completa). A segunda dica é o conforto, que envolve bancos passando pela instrumentação até a temperatura interna (em alguns rallies é preciso ter lugar para duas pequenas malas da dupla). A terceira e última dica são os itens de segurança que vão desde os freios, passando pela potencia do motor até a instalação do santo-antônio (rollcage).
A golden age do rallye que vai do final dos anos 50 até 1973, ano que tem início o WRC, mostra alguns carros interessantes, como: Sumbean Rapier, MGA TC, Austin Healey (100S e 3000), Alfa Romeo Giulietta Sprint, Volvo Amazon (544 e 122), Triumph (TRs), Talbot Sumbeam Lotus, Sumbeam (Rapier e Imp), Simca 1000, SAAB (96 2t/4t), Renault 5 Turbo, Porsche 911, Opel (Ascona e Kadett), Mini Cooper S, MG (A, B e C), Mercedes-Benz (280C, 300, 450SLC e 300SEL), Lotus Elan +2, Lancia (Beta, Stratos, Fulvia, Aurelia B20GT, Aprilia), Jaguar MK2, Ford (Escort MK1 e 2, Capri RS, Cortina-Lotus MK1 e 2), Audi 100S, Fiat (131 e 124 Abarth, X1/9), Datsun (240Z e 260Z) e BMW (2002 TIi, 3.0CSi). Estes, a meu ver são os mais confiáveis num modo geral...
Agora se vc quer saber quem mais ganhou rallye dentro da nova sistemática adotada pela FIA, há vários, mas se for comprar um, leve em conta aquele carro que tem 10 ou mais vitórias no WRC (lembro que a Lancia Stratos foi o primeiro carro feito especificamente para rallye - foi um carro posto em competição para substituir a Lancia Fulvia 1600 HF, herdando 500 motores de 6 cilindros da Dino; e a grande mudança com o Audi Quattro com 4wr. A Stratos foi como o primeiro raio de luz de um novo amanhecer do rallye e o Quattro, foi o raio de um trovão matando todos os outros carros com um choque imenso. Vamos a lista...
Modelos de carros com vitórias no WRC:
Lancia Delta 46 (HF 4WD 11) (Integrale 8V 14) (Integrale 16V 13) (HF Integrale 8) Subaru Impreza 46 (WRC 34) (555 12) Ford Focus WRC 41 Citroën C4 WRC 38 Citroën Xsara T4 WRC 32 Toyota Celica 30 (Turbo 4wd 16) (GT-Four 13) (Toyota Celica GT-4 1) Mitsubishi Lancer Evo 26 (Evo VI 8) (Evo V 5) (Evo IV 6) (Evo III 6) (Evo II 1) Citroën DS3 WRC 25 Peugeot 206 WRC 24 Audi Quattro 23 (Quattro 21) (Sport Quattro 2) Fiat 131 Abarth 18 Ford Escort RS 17 Lancia Stratos HF 17 Peugeot 205 Turbo 16 16 (Peugeot 205 Turbo 16 9) (Peugeot 205 Turbo 16 E2 7) VW Polo R WRC 11 Ford Escort RS Cosworth 10 (Cosworth 8) (WRC 2) Lancia 037 Rally 6 Mitsubishi Galant VR-4 6 Renault-Alpine A110 6 Toyota Celica Twin cam Turbo 6 Lancia Delta S4 5 Ford Fiesta RS WRC 5 Ford Escort RS 1600 4 Opel Ascona 400 4 Toyota Corolla WRC 4 Renault 5 Turbo 4 (5 Turbo 3) (Maxi 5 Turbo 1) Peugeot 307 WRC 4 Datsun 160J 3 Nissan Violet GT 3 Fiat 124 Abarth 3 Mazda 323 4wd 3 Peugeot 504 3 Mitsubishi Colt 2 Peugeot 504 V6 Coupe 2 Saab 96 V4 2 Talbot Sunbeam Lotus 2 Toyota Corolla 2 Citroën Xsara Kit Car 2 Porsche 911 2 (Carrera 1) (SC 1) Audi 200 Quattro 1 BMW 2002 tii 1 BMW M3 1 Datsun 240Z 1 Datsun Violet 1 Nissan 200SX 1 Ford Sierra RS Cosworth 1 Mercedes 450 SLC 5.0 1 Mercedes 500 SLC 1 Opel Ascona 1 Opel Kadett GSi 16V 1 Renault 17 Gordini 1 Renault 5 GT Turbo 1 Saab 99 EMS 1 Saab 99 Turbo 1 Subaru Legacy RS 4wd 1 Toyota Celica 1 VW Golf GTI 16V 1 Em itálico: sub-model wins
|
Fabricantes com vitórias no WRC:
Citroën 97 Ford 80 Lancia 74 Peugeot 49 Subaru 47 Toyota 43 Mitsubishi 34 Audi 24 Fiat 21 Volkswagen 12 Nissan/Datsun 9 Opel 6 Renault 6 Renault-Alpine 6 Saab 4 Mazda 3 BMW 2 Mercedes-Benz 2 Porsche 2 Talbot 2 |
Fabricante | Total | Temporadas |
---|---|---|
Lancia | 10 | 1974, 1975, 1976, 1983, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992 |
Citroën | 8 | 2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 |
Peugeot | 5 | 1985, 1986, 2000, 2001, 2002 |
/ Ford1 | 3 | 1979, 2006, 2007 |
Toyota | 1993, 1994, 1999 | |
Subaru | 1995, 1996, 1997 | |
Fiat | 1977, 1978, 1980 | |
Volkswagen | 2013, 2014, 2015 | |
Audi | 2 | 1982, 1984 |
Alpine-Renault | 1 | 1973 |
Talbot | 1981 | |
Mitsubishi | 1998 |
Classificação da FIA-Early Era
- BMW 328
- Ford Cortina MK1
- Jaguar XK120
- Lancia Fulvia
- Mini Cooper
- Mini Cooper S
- Mitsubishi Lancer 1600 GSR
- Renault Dauphine
- Škoda MB 1100
- Volvo PV544
Group 2(1966-1981)
Group 3
Group 4 (1973-1983)
- Lancia Stratos HF
- Fiat 131 Abarth
- FSO Polonez 2000 Rally
- Ford Escort RS1800
- Ferrari 308 GTB
- Audi Quatrro
- Alfetta GTV Turbodelta
- Alpine-Renault A110
- Talbot Sunbeam Lotus
- Saab 96 V4
- Citroën DS21
- Citroën DS23
- Datsun 240Z
- Datsun 1800 SSS
- Peugeot 504
- Fiat Abarth 124
- Fiat Abarth 124 Rallye
- Wartburg 353
- Polski Fiat 125p
- Toyota Celica 2000GT RA40 & RA63
- Volvo 142
- Porsche 911
- Mercedes-Benz 450 SL
- Mitsubishi Lancer 2000 Turbo
- Opel Ascona 400
Group B (1982-1986)
- Alfa Romeo Alfasud Sprint 6C
- Audi Quattro A1
- Audi Quattro A2
- Audi Sport Quattro S1
- Audi Sport Quattro S1 E2
- BMW M1
- Citroën BX 4TC EVO
- Citroën Visa Chrono II
- Citroën Visa Mille Pistes
- Citroën Visa Trophée
- Daihatsu Charade 926 Turbo
- Daihatsu Charade DeTomaso 926R
- Ferrari 288 GTO
- Ferrari 288 GTO Evoluzione
- Ferrari 308 GTB Michelotto
- Ford Escort RS 1700T
- Ford RS200 E
- Ford RS200 E2
- FSO Polonez 2000
- Lada Samara EVA
- Lada VFTS
- Lancia 037
- Lancia Delta S4
- Mazda RX-7
- Mercedes 190E Cosworth
- MG Metro 6R4
- Mitsubishi Lancer 2000 Turbo
- Mitsubishi Starion 4WD
- Moskvich 2141-KR
- Nissan 240RS
- Opel Kadett 4S
- Opel Manta 400
- Opel Manta 400 4WD
- Peugeot 205 Turbo 16
- Peugeot 205 Turbo 16 Evo 2
- Peugeot 305 V6
- Peugeot 504 Pickup
- Porsche 911 Carrera
- Porsche 911 SC RS
- Porsche 911 Turbo RS
- Porsche 924 Turbo Carrera GT
- Porsche 928S
- Porsche 959
- Renault 5 Turbo
- Renault R5 Maxi Turbo
- Renault Alpine A310 V6
- SEAT Fura Crono 1.6?
- SEAT Ibiza Marathon
- Škoda 130 LR
- Subaru XT 4WD Turbo
- Subaru Leone RX Turbo
- Talbot Horizon
- Talbot Samba Rallye
- Talbot Sunbeam Lotus
- Toyota Celica Twin-Cam Turbo TA64
- Toyota 222D
- Volkswagen Golf GTI
Group S (Cancelado)
- Audi Sport Quattro RS 002
- Ford RS200
- Lada Samara S-proto
- Lancia ECV
- Lancia ECV II
- Toyota 222D
- Opel Kadett Rallye 4x4
- Vauxhall Astra 4S
Group A (1982-2001)
- Alfa Romeo GTV6
- Alfa Romeo 75 Turbo
- Audi 200
- Audi 90 Quattro
- Type 85 Audi Coupe Quattro
- BMW E30 M3
- FSO Polonez 1600
- FSO 1600 "Bartoś" (rebranded Polski Fiat 125p)
- Volkswagen Golf GTI 16V
- Volkswagen Golf Rallye G60
- Lancia Delta HF 4WD
- Lancia Delta Integrale
- Lancia Delta Integrale 16V
- Lancia Delta HF Integrale
- Toyota Celica GT-Four ST165
- Toyota Celica GT-Four ST185 / Celica Turbo 4WD
- Toyota Celica GT-Four ST205
- Toyota Supra Turbo A
- Toyota Supra 3.0i
- Mazda 323 4WD
- Mazda 323 GT-X
- Mitsubishi Starion Turbo
- Mitsubishi Lancer Evolution I
- Mitsubishi Lancer Evolution II
- Mitsubishi Lancer Evolution III
- Mitsubishi Lancer Evolution IV
- Mitsubishi Lancer Evolution V
- Mitsubishi Lancer Evolution VI
- Mitsubishi Lancer Evolution 6.5
- Mitsubishi Lancer EX2000 Turbo
- Mitsubishi Lancer RS
- Mitsubishi Galant VR-4
- Mitsubishi Carisma GT Evo V
- Mitsubishi Carisma GT Evo VI
- Mitsubishi Carisma GT Evo IV
- Nissan 200SX
- Nissan Sunny GTi-R
- Nissan Pulsar GTI-R NME
- SEAT Ibiza 1.8 16v
- SEAT Ibiza Kit Car
- Subaru RX Turbo
- Subaru Vivio Sedan 4WD
- Subaru Impreza 555
- Subaru Impreza WRX
- Subaru Leone
- Subaru Legacy RS
- Subaru Impreza GC
- Ford Escort RS Cosworth
- Ford Sierra RS Cosworth 4x4
- Ford Sierra XR 4x4
- Hyundai Accent LC
- Renault 11 Turbo
- Renault 5 GT Turbo
- Renault Clio 16S
- Opel Kadett GSi
- Opel Kadett GSi 16V
- Opel Calibra 16V
- Opel Calibra Turbo 4x4
- Peugeot 205 GTI
- Vauxhall Astra GTE
- Citroën Xsara Kit Car
Group N (1982-2012)
- Subaru Impreza WRX STI
- Nissan Pulsar GTI-R
- Proton PERT
- Proton Satria Neo
- FSO Polonez 1600
- Ford Fiesta ST
- Ford Escort RS Cosworth
- Ford Sierra Cosworth
- Lancia Delta HF Integrale
- Mazda 323 4WD
- Mazda 323 GT-X
- Mazda 323 GTR
- Renault 5 GT Turbo
- Mitsubishi Lancer Evolution I
- Mitsubishi Lancer Evolution II
- Mitsubishi Lancer Evolution III
- Mitsubishi Lancer Evolution IV
- Mitsubishi Lancer Evolution V
- Mitsubishi Lancer Evolution VI
- Mitsubishi Lancer Evolution VII
- Mitsubishi Lancer Evolution VIII
- Mitsubishi Lancer Evolution IX
- Mitsubishi Lancer Evolution X
- Honda Civic 1.8
- Honda Civic Type R
- Toyota Celica GT-Four ST205
World Rally Car (1997-2016)
- Subaru Impreza WRC GC 97
- Subaru Impreza WRC GC 98
- Subaru Impreza WRC GC 99
- Subaru Impreza WRC GC 2000
- Subaru Impreza WRC GD 2001
- Subaru Impreza WRC GD 2002
- Subaru Impreza WRC GD 2003
- Subaru Impreza WRC GD 2004
- Subaru Impreza WRC GD 2005
- Subaru Impreza WRC GD 2006
- Subaru Impreza WRC GD 2007
- Subaru Impreza WRC GE 2008
- Mitsubishi Lancer Evolution WRC
- Mitsubishi Lancer Evolution WRC2
- Mitsubishi Lancer WRC04
- Mitsubishi Lancer WRC05
- Citroën Xsara WRC
- Citroën C4 WRC
- Citroën DS3 WRC
- Citroën C3 WRC
- Peugeot 206 WRC
- Peugeot 307 WRC
- Toyota Corolla WRC
- Ford Escort WRC
- Ford Focus WRC
- Ford Focus RS WRC 00
- Ford Focus RS WRC 01
- Ford Focus RS WRC 02
- Ford Focus RS WRC 03
- Ford Focus RS WRC 04
- Ford Focus RS WRC 06
- Ford Focus RS WRC 07
- Ford Focus RS WRC 08
- Ford Focus RS WRC 09
- Ford Fiesta RS WRC
- SEAT Córdoba WRC
- SEAT Córdoba WRC E2
- Hyundai Accent WRC
- Hyundai Accent WRC2
- Hyundai Accent WRC3
- Hyundai i20 WRC
- Škoda Fabia WRC
- Škoda Octavia WRC
- Škoda Octavia WRC Evo2
- Škoda Octavia WRC Evo3
- Mini John Cooper Works WRC
- Suzuki SX4 WRC
- Toyota Yaris WRC
- Volkswagen Polo R WRC
Super 1600 (2001-2016)
- Citroën C2 S1600
- Suzuki Swift S1600
- Renault Clio S1600
- Suzuki Ignis S1600
- Citroën Saxo VTS S1600
- Volkswagen Polo S1600
- Volkswagen Scirocco S1600
- Fiat Punto S1600
- Ford Puma S1600
- Ford Fiesta S1600
- Opel Corsa S1600
Super 2000 (2010-2016)
- Fiat Grande Punto Abarth S2000
- Ford Fiesta S2000
- Peugeot 207 S2000
- Škoda Fabia S2000
- Toyota Corolla S2000/RunX
- Toyota Auris S2000
- Volkswagen Polo S2000
- MG ZR S2000
- Opel Corsa S2000
- Proton Satria Neo S2000
- Fiat Grande Punto S2000
- Mini John Cooper Works S2000
- Dacia Logan S2000 (Never entered competition)
RGT (2012–2016)
Pilotos campeões por nacionalidade
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário