Alguns rallies são duros mas curtos, como o RAC ou os rallies alpinos, mas maratona mesmo ou prova de endurance, nada se compara na Europa (tira-se deste circuito os rallies africanos) o Liège-Rome-Liège, prova essa que foi realizada de 1931 a 1960 (de 61 a 64 ocorreu o Liège-Sofia-Liège; e de 65 a 70 ocorreu o endurance interno - em pista - chamado de 96 horas de Nürburgring - aliás com parada em Spa e Nürburg). Geralmente as montadoras, principalmente nos anos 50/60, inscreviam seus carros, para esta prova como um teste para seus modelos a serem lançados no mercado (ou para fazer algum tipo de melhoria nos modelos existentes).
De 1931 a 1935 não houve interrupção. Nestes anos há uma vitória expressiva dos carros Bugatti (de 37 a 35 também, apesar que começaram a aparecer outras marcas, tais como Mercedes-Benz, Renault, etc.). A prova voltou em 1950 indo sem interrupções até 1960, quando em 1961 a rota foi alterada. Os historiadores, reputam este período o melhor desta prova - outros já entendem que o melhor foi o período dos anos do Liège-Sofia-Liège, entre 1965 a 1970 (apesar de ter vencido um MG com a dupla Venaeve e Hedges, eu reputo o melhor período o dos anos 50-60). Carros fantásticos como Jaguar, Porsche, Austin-Healey, Lancia, Alfa-Romeo e Mercedes-Benz, deram um verdadeiro show nesta prova onde se testava os limites do carro e do Time. A prova em endurance de pista é legal...but - falta alguma coisa!
Hoje a prova considerada principal - Liège-Rome-Liège - é reproduzida em rallye histórico com velocidade bem baixa. Quero lembrar ainda, que esta prova era considerada alpina, contudo, parte dos Alpes era atravessado e não tinha esta caracteristica forte que os rallies alpinos tinham - a de se localizar apenas em tal região. Os últimos anos da prova de rallye de rota ou rodovia (e misto em pista), talvez tenha sido a mais técnica a de 1960, até o final deste evento. Vamos a alguns resultados:
As fotos abaixo, formam um mosaico do que foi essa prova até 1970
Vamos a algumas fotos históricas fantásticas destes eventos (quero agradecer aos amigos franceses e belgas, pelas fotos agora apresentadas, muitas delas dispostas no Forum Auto - com estas mais as de meus arquivos, somam-se centenas - tentei selecionar as mais importantes, curiosas e representativas deste evento, para que o leitor se sinta no clima). Para agradar os amantes das marcas, eu vou tentar separar os modelos e dividir em: Primeira Fase (antes de 50), segunda fase (50/60), terceira fase (60 para cima) e pista (60/70) - (não separei time feminino ou dupla mista):
Primeira Fase
A. Mazurek & M. Rzadkowski (Chevrolet 1939)
Lucien Crapez & Maurice Dubois - Peugeot 402 Légère.
Gatsonides & Beels - Ford-Mercury V8 3,9L.
Delmarco & Delmarco - Alfa-Romeo 2300.
Segunda Fase
1954: Paul Condrillier & Jean Hébert (#52) - Jean Rédelé & Louis Pons (#58)
1955 - Boucquey (DKW) - F91 d'usine - W. Schlüter - Porsche 356A
1955 - #124 Georges Hacquin - Simca Aronde; #125 Sarayac; Laurent - Salmson; #126 Gayola; Consten - Panhard Dyna
1959
1954: Paul Condrillier & Jean Hébert (#52) - Jean Rédelé & Louis Pons (#58)
1955 - Boucquey (DKW) - F91 d'usine - W. Schlüter - Porsche 356A
1955 - #124 Georges Hacquin - Simca Aronde; #125 Sarayac; Laurent - Salmson; #126 Gayola; Consten - Panhard Dyna
1959
Claude Laurent - 1955 - Citroën 2CV
Henri Greder; André Vigneron - 1954
Petermax Müller; Heinz Schellhaas - 1953 - Porsche 356 1300cc
1952 - Helmut Polensky; Walter Schlüter - Porsche 356 1.500cc
1959 - Strahle; Buchet - Porsche Carrera
1959, Sträle Buchet - Porsche 356
Willy Mairesse; Maurice Desse - 1959 - Renault Dauphine Gordini
Willy Gennin; Willy Mairesse (Mercedes-Benz 300SL) - 1956
1956 - Mairesse; Genin - Mercedes-Benz 300 SL
Olivier Gendebien; Pierre Stasse (Mercedes-Benz 300 SL Gullwing)
M. Edouard Boucquey - 1954
Pat Moss; Ann Wisdom - 1958 - PMO 201, Austin-Healey 100-6 - Coupe des Dames
Austin-Healey - 1955
René Cotton; J.L. Lemerle (Salmson 2300 Sport)
Paul Guiraud - 1955
Berkeley - motor Excelsior 3 cilindros de 492cc
1954: Nancy Mitchell - Ford Zephyr Mk1
1956 - John Gott; Chris - MGA 1500
Chegada em Spa
O Time vencedor Ken Richardson, Bob Slotenaker, Gatsonides; Kat (ou Tar)
1955 - Triumph TR2 - Freddy Rousselle; Leidgens
Schinckus; Lempereur - Triumph TR2
1954 - Robert Leidgens; Freddy Rousselle - Triumph TR2
1958 - Hebert; Constant - Alfa Romeo 1300 SZ
1955 - Willy; Mairesse - Peugeot 203
1957 - Franceschini (Chevolet Corvette)
Terceira Fase
Porsche 911 - Kremer de Rieder; Degen-Brohl - 1971
Tatra 603 GT - 1965 - #21 - Mark; Cechmanek
Realmente é duro aguentar um 2 tempos - na dúvida joga ele no mato
MGB campeão
Bohringer; Kaiser - Mercedes-Benz 230SL - Vencedores em 1963
1963 - Surtmann; Kerschbaumer (Citroën DS 19) / Mercedes-Benz 230 SL Eugen Böhringer; Klaus Kaiser - ganhadores
Bohringer; Eger Mercedes ganhadores em 1964
Bohringer; Eger - vencedores com um Mercedes-Benz 220SE em 1964
Evy Roqvist; Schiek - 1964
Aaltonen; Ambrose - campeões em 1964
Morrisson; Jones - Austin-Healey
1962
1964
1963
1963 - Spa-Sofia-Liège: VW - Hans Wehner; Laermann
Podem não acreditar, mas isso é um VW - chamado de Sportwagen!!!
1964 - Peter Procter; Peter Harper - Ford Mustang
1961
1962
René Cotton; JM Beudin
Pista
Marathon 1970 - 86 horas de Nurbugring - Peugeot 204 #52
Marathon de la Route de 1970 - Claude Ballot; Léna, Günther Stekkönig; Nico Koob - 3o lugar no VW-Porsche 914/6
Cartões
XX
Os argentinos com o Torino em 68
XX
O raro Mazda Cosmo em 68
XX
Filminho de 69
XX
Luis Cezar
Um comentário:
Hello. Pardon my English. This is a great website! Do you have ANY pictures of the Honda S600 form the 1964 Spa-Sophia-Liege Rally? Please post them! Ciao.
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