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11.4.12

Jaguar XJR-9

O Jaguar XJR-9 é um sports-prototype race car, construído pela Jaguar para o Grupo C da FIA (Europa) e para o IMSA Camel GTP (EUA) - seu debut foi em 1988 nas 24 Horas de Daytona. Foi uma evolução do XJR-8. Nos EUA foi construído sobre o desenho de Tony Southgate (aquele que fez dentre outros carros o Ford  RS200 do famoso Grupo B de rallye) pelo Tom Walkinshaw Racing (TWR), com um motor Jaguar 6 e depois com 7 litros (659 hp com 6 carburadores Weber, que foram mais tarde substituídos por injeção eletronica), V12 (variação do motor 5.3 litros, usado pelo XJS) - a variação do XJR-9 foi o XJR-9LM foi desenvolvido especificamente para Le Mans (para você andar na reta Mulsanne foi implantado um pacote aerodinâmico com baixo downforce). Ele é mais conhecido pelo nome do seu patrocinador: Silk Cut com suas cores roxo, amarelo e branco.
Os americanos do Group 44 Racing criaram o primeiro modelo, batizado de XJR-5

Esse é o XJR-6 - começou a competir no Mundial de Esporte-Protótipo no final de 85. Em 86 era superado pelos Porsches 956 e 962 - melhorou quando passou do motor de 6.2 para 7 litros - com injeção eletronica produzia 730 hp, pesando 900 kg.
Esse era o XJR-8 em 87 - Walkinshaw contratou quatro pilotos: Jan Lammers, John Watson, Eddie Cheever e Raul Boesel.
Nos EUA a Castrol patrocinou o XJR-9 nas 24 Horas de Daytona, obtendo a vitória, but... vitória de principiante, pois, nas demais corridas da temporada da IMSA GTP Camel ele não ganhou nada. Ficou em terceiro lugar como construtor. Maior sucesso (6 vitórias e uma em Le Mans), ocorreu no WSC - World Sports Car Championship, com o patrocínio da Silk Cut - Conquista o título mundial. O êxito da Jaguar em Le Mans marcou a volta da hegemonia dela em Le Mans, desde a sua primeira e ultima vitória em 1957.

Em 89 o XJR-9 voltou a competir na IMSA GTP Camel e na World Sports Car Championship... foi mal, pois, havia o domínio da Nissan. Venceu apenas uma das provas. Isto levou à introdução do Jaguar XJR-10 no meio da temporada, que obteve mais vitórias e um performance melhor do que o seu antecessor. O XJR-9 estava chegando ao fim. Novamente, no meio da temporada o XJR-11 foi desenvolvido para substituir o XJR-9, embora ambos terminassem a temporada juntos. Esta desilusão levou a Jaguar a terminar em 4 º no campeonato de equipes nessa temporada.
Em poucos meses a Jaguar obteve mais uma vitória em Le Mans. A TWR usaria o chassi XJR-9 para o desenvolvimento do protótipo R9R que, em 1990, tinha evoluído para o Jaguar XJR-15. O XJR-9 competiu até 1990 e foi definitivamente aposentado. Um belo carro feito de fibra de carbono e alumínio. O Raul Boesel conseguiu o único título mundial na categoria (ele venceu cinco das dez corridas da temporada - Jerez, Silverstone, Brands Hatch, Nürburgring e Spa). Em tempo: Em 88, Boesel volta para os EUA para a Indy, but... disputou e venceu as 24h de Daytona neste mítico carro.


























Luis Cezar

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