Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

9.4.12

Jaguar XJS Racing

Em 1977 perante o Group 44, fez um baita sucesso na season Trans Am, um carro baseado no Jaguar XJ-S. O time que ganhou a series de 77 foi comandado por Bob Tullius (a Jaguar destruiu a hegemonia dos Porsches). Em 1978 mudaram o chassis e a carroceria do Jaguar, passando a ser chamado de Silhouette Car. Esse carro sobrevive hoje em dia, e é encontrado em algumas provas históricas, como o SVRA Historic. O works car da Jaguar de 1977, ainda é de propriedade do Bob Tullius.
Em abril de 1979, o Jaguar XJS fez uma prova de endurance nos EUA, pilotado por Dave Heinz e Dave Yarborough. A prova chamava-se Cannonball Baker Sea-To-Shining-Sea Memorial Trophy Dash, ou simplesmente Cannonball Run, que rodou 4.608km de Nova Iorque a Los Angeles, com um recorde de 32 horas e 51 minutos (record mantido por 4 anos, até o outro David - Diem e Doug Turner, com uma Ferrari 308, bater essa marca - percorreu a mesma rota em 32 horas e 7 minutos).

Em 1984 Tom Walkinshaw ganha o título da European Touring Car Championship, dentro do Grupo A, com uma versão do XJS, preparado pela TWR, no mesmo ano ganhou o Spa 24 Hours, pilotado pelo Tom, Hans Heyer eWin Percy. Em 85 os pilotos John Goss e Armin Hahne, ganharam o James-Hardie 1000 no Group A Touring Cars em Bathurst, New South Wales (Austrália). Entraram 3 XJSs do time TWR - esse ganhou, o Tom e Percy ficaram em terceiro e o terceiro teve problemas na linha de óleo.
Estes modelos de Jaguar comparecem regularmente em competições históricas no Reino Unido e fora dele. Onde se encontra um maior número de Jags XJS é no Jaguar Enthusiasts Club XJS Championship, com associação da Toyo Tires.
O Tom Walkinshaw (1946 a 2010) - o ex-piloto e dono do Time Arrows da F1 e grande idealizador do time TWR com os Jags, morreu aos 64 anos em Oxfordshire. Teve passagens pela Benetton, fazendo parte do time que deu os dois primeiros campeonatos do mundo a Michael Schumacher. E nos Sport-Protótipos, marcou uma era através da TWR, com os Jags que dominaram a categoria no final dos anos 80, em provas como as 24 horas de Le Mans. Ele era escocês e começou a correr aos 22 anos num MG Midget, antes de passar para a Formula Ford. Venceu o campeonato escocês de 1969, antes de prosseguir para a Formula 3, onde teve um acidente que afetou sua carreira. Continuou a correr na Formula 2 e na Formula 5000 antes da Ford o ter contratado para pilotar um dos seus modelos Capri, começando uma carreira nos Turismos britânicos até 1985. Em 1976, criou a Tom Walkinshaw Racing (TWR), e correu sob a sua bandeira, com vários modelos, desde o Rover SD1 até ao Jaguar XJS, onde venceu o campeonato europeu em 1984. No ano seguinte, seu time venceu a Bathurst 1000, com ele no terceiro posto.

Em 1988, deixa de ser piloto para se concentrar nas suas operações no BTCC e nos Sport-Protótipos, com máquinas da Jaguar, nomeadamente o XJR-8, o XJr-12 e o XJR-14. Durante seis anos, de 1986 até 1992, venceu por três vezes o Mundial de Sport-Protótipos (1987, 88 e 91) e venceu também as 24 Horas de Le Mans em duas ocasiões: 1988, com o time formado por Jan Lammers, Johnny Dumfries e Andy Wallace, e em 1990, com o time formado por John Cobb, Martin Brundle e John Nielsen. Como já foi assinalado aqui neste blog, um dos que pilotaram os Jags da TWR foi Raul Boesel, que venceu o Mundial de Sport-Protótipos de 1987.













Luis Cezar

Nenhum comentário: