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11.9.06

Rallye Internacional - Angra dos Reis - informes

Rallye Internacional
de
Angra dos Reis


Questões mais frequentes dos interessados em fazer o Rallye Internacional de Angra dos Reis.

Qual a diferença entre o quarto mais barato e o mais caro?
R: Todos tem o mesmo tamanho e ficam de frente para o mar, a diferença está que o mais barato, fica no andar de cima do quarto mais caro, e este tem saída direta para a praia.




Qual o local da prova de habilidade?
R: Na área externa e afastada do hotel, há um condomínio de luxo fechado. Numa das avenidas, de frente para a praia, e consequentemente para o mar, é que vamos realizar nossa prova de habilidade. Ela pode ser de regularidade ou de velocidade, ainda não decidimos.



Se chover, como faz?
R: Este é o último rallye do ano, e seria realizado no final de novembro início de dezembro, contudo, pelas tábuas pluviométricas da região, em outubro a probabilidade de chuva é de 18%, ao contrário do que ocorre em novembro/dezembro, onde a probabilidade é de 80%. Mesmo que chova, nada vai atrapalhar o rallye, pois, temos estradas ótimas e o hotel tem toda a estrutura para atividades internas, com amplos ambientes e vários restaurantes.


As duplas podem ser femininas, ou o time tem que ser misto ou só masculino?
R: Esta parece uma pergunta meio esquisita, mas tem sua lógica. Em alguns países europeus e asiáticos, não se permite times femininos. Aqui não temos este preconceito. Cada vez mais há times mistos, contudo, já tivemos no passado times femininos.




Quais os instrumentos de navegação que posso utilizar?
R: Não pode ser utilizado GPS, qualquer tipo de Trip, ligado mecanicamente ao carro. Só será permitido instrumentos originais do veículo. Contudo, calculadoras, computadores, cronômetros, relógios, ou outros instrumentos de medição (inclusive livros de quilômetros/velocidade/tempo), podem ser utilizados.

Haverá cronometragem o tempo todo, inclusive na Serras?
R: Não. Haverá cronometragem em trechos curtos entre 10 a 15kms. A cronometragem (PCs), será distribuída entre os trechos mais "feios" de todo o percurso (se isso for possível, com a bela paisagem). Não haverá cronometragem no trecho de serra forte (em nenhuma delas).


Vamos fazer o rally pela primeira vez, qual a dica principal?
R: Não se percam, mesmo que isso aconteça a planilha ou livro de bordo, são bem claros e as estradas para este rallye não são secundárias. Portanto, confiem no hodômetro (quando se estaciona para perguntar - a coisa piora - podem acreditar).









Vamos chegar a noite ou haverá prova noturna?
R: Seria bem vinda uma prova noturna. O ano passado teve uma prova noturna em Campos do Jordão (sob neblina e chuva, e com muito frio). Este ano não vamos ter prova noturna. Devemos chegar no hotel (que fica na região de Angra), lá pelas 17:00hs ou 18:00hs (ainda com visibilidade). Este ano não vai ter horário de verão em outubro, por causa das eleições (urnas eletrônicas).


As estradas estão boas?
R: Todas elas estão em perfeitas condições - muito boas mesmo - o trecho que ainda estava ruim este ano, foi restaurado (Rod. Oswaldo Cruz, que antecede a serra de Taubaté-Ubatuba). Não há o que temer, mesmo se chover.




Como é a serra de Lídice - a subida é muito íngreme?
R: A serra de Lídice tem aclive e declive bem suaves. O que chama atenção nesta serra é a maravilhosa vista, principalmente na descida, além dos dois túneis escavados na rocha (sem iluminação e com um piso úmido). Esta parte de serra, tem o piso de paralelepípedo, mas em ótimo estado.


Há perigo nas estradas escolhidas, por serem mais movimentadas do que em outros rallyes?
R: Não há o que temer. O rallye passa por estradas movimentadas, mas com alto grau de segurança, além do que, o evento é realizado entre dois feriados, portanto, tem menos atividades turísticas do que o normal. Duas estradas devem ter um pouco mais de atenção: a Dutra (passamos por ela apenas em 3 quilômetros), e a descida da Serra de Taubaté a Ubatuba (são apenas 9 quilômetros de curvas a 30 ou 20kph).

Como será a prova de habilidade?
R: No final do raid à serra de Lídice, haverá uma prova de Slalom ou prova de habilidade (ou como os ingleses chamam: Gymkhana). Pode ser uma prova de velocidade ou de regularidade, mas segue o mesmo formato: Dá-se uma largada e logo em seguida, o piloto encontrará uma série de cones. Ao final haverá do lado esquerdo da pista, uma garagem desenhada no chão (em forma de U), onde o piloto tem que entrar de marcha-ré. Após esta manobra, faz-se o caminho de volta (em zig-zag) , estacionado o veículo ao lado da saída inicial.

Para quem nunca viu uma Gymkhana inglesa, aqui vai um filminho com o seu extremo:





Luis Cezar

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