Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

19.12.08

Batmobile

Batmobile

http://cache.gizmodo.com/assets/resources/2007/01/Carscoop_Batman_5.jpg

Tudo começou com uma brincadeira que eu já faço alguns anos, sobre quem sabe quais os carros que aparecem nos seriados da TV? Eu fiz uma lista para um site sobre TV neste sentido, e um desavisado me envia um, depois outro, depois outro e depois outro e.mail, querendo saber que carro é o do Batman, pois, não existia o carro que eu falei no site (isso me irrita...). Resolvi colocar aqui (que fica mais fácil para responder do que no site específico), apesar que - repito - este blog é para carros clássicos de corrida e de rallye - mas vamos supor que o Batman e o Robin, estão fazendo um rallye e o Robin não tem o livro de bordo, e por ai vai...

The Batmobile With Adam West At The Control !!

O kitsh e cult veículo era o que se chama de carro-conceito, que andava da Bat-caverna até as ruas de Gotham City - e, por incrível que pareça, o batmobile tinha placas e era licenciado (em nome de quem?).

http://www.1966batmobile.com/2F_3567.jpg

http://www.javelinamx.com/Batmobile/bc1-0003.jpg

É - eu sei que é assustador, mas o carro tinha licença - era um filme politicamente correto [eu lembro que o Batman, ou melhor o Bruce Wayne (Adan West um dos primeiros Drag-King do cinema), não deixava o Robin (Burt Ward - que não tinha família e foi criado nas ruas de Gotham até ser convidado pelo Burt a morar na sua casa) dirigir, porque ele não tinha carta...]. A data da licença é de 1966, porque o filme estreiou em 12/1/66 e teve 120 episódios, terminando em 14/3/68, com muitos Bang! Pow! e Ouch!

http://www.javelinamx.com/Batmobile/batman99.jpg

O Batmobile tinha feições afeminadas, mas foi o primeiro carro "tunado" que apareceu nos anos 60. Quem hoje em dia teria coragem de andar neste carro? Nem eles (atores) tinham, pois, usavam máscaras para não serem reconhecidos... Sair deste carro, com uma "capinha" cintilante, e de calção apertado na virilha, dividindo a bolsa escrotal ao meio, era de doer (literalmente). O filme era para ser de terror, pois, trabalhavam o Vicente Price, Anne Baxter, Joan Collins, Sammy Davies Jr, Zsa Zsa Gabor, Bruce Lee, Edward F. Robinson (todos abriam a janela quando o dupla "escalava" o prédio), Eartha Kitt e o Burgess Meredith (como Pinguim), Cesar Romero (como o Coringa), dentre outros do Terror B...

http://www.1966batmobile.com/cave1.jpg

Os produtores da ABC queriam que a dupla dinâmica, fosse motorizada, afinal de contas, eles moravam longe do centro da cidade e ir a pé da Bat-caverna até a cidade (mais de 14 milhas), seria humilhante, imagine só pegar um ônibus então... (para informação dos leigos, a Bat-caverna ficava na Bronson Carvern, dentro do Griffith Park em Hollywood). Então, entraram em contato com o George Barris, que tinha uma empresa chamada Barris Kustom Industries, que era especializada em customizar carros para o cinema e para a televisão. Havia um carro que já tinha feito uma ponta no cinema em 1959, com o Glenn Ford e a Debbie Reynolds (dirigidos por George Marshall). Era um carro-conceito da Ford, chamado FUTURA (que foi apresentado pela Ford Motor no Salão de Chicago, em 1955, desenhado em Turim pela Casa Ghia - chamado pela Ford como um laboratório rolante, testando várias tecnologias).

Eu lhes apresento - o Ford Lincoln Futura:

http://www.javelinamx.com/Batmobile/futura87.jpg
http://www.javelinamx.com/Batmobile/futura99.jpg
http://www.javelinamx.com/Batmobile/futura88.jpg
http://www.javelinamx.com/Batmobile/futura89.jpg
http://www.javelinamx.com/Batmobile/futura92.jpg

Quem contratou a Barris para esta empreitada da ABC para o seu comic-book hero, na verdade foi o Dean Jeffries, que era um famoso "tuneiro" dos anos 60. A Barris, já estava preparando o famoso Black Beauty, para a série The Green Hornet (O Besouro Verde), que seria mais tarde pilotado pelo então desconhecido motorista Bruce Lee. A 20th Century Fox foi boazinha com o George Barris - ela deu a ele 3 semanas para construir o Batmobile (por isso ele partiu de um carro já feito). O diretor deu uma idéia do que queria: "flashing lights, turbine fire blower on the back, chain slicer, etc.". O Futura foi vendido à Barris pela enorme quantia de US$ 1,00!!! (há que se notar, que o contrato com a Barris foi de US$ 30.000,00). O pedido da 20th Century Fox foi respondido pela Ford na seguinte maneira:

http://www.1966batmobile.com/futuraagreem.gif

Os primeiros planos do Batmobile foram os seguintes (sempre lembrando que a Barris tinha 3 semanas para tunar o carro):

http://www.javelinamx.com/Batmobile/bc-bp1.jpg

http://www.javelinamx.com/Batmobile/bc-bp2.jpg

http://www.javelinamx.com/Batmobile/bc-bp3.jpg

http://www.javelinamx.com/Batmobile/bc-bp4.jpg

O Batmobile (chamado de #1), foi remodelado pelo George Barris e pelo Bill Cushenbery, no atelier da Riverside Drive, ao norte de Hollywood. O frame do carro é de aço, ou seja, o bichinho pesa algo em torno das 3 toneladas!!! Colocaram um motor 429-V8 da Ford (era um 429 Racing, preparado pela Ford, com 390hp), com um dual Granitelli Paxton blowers, com nitro injetor - dai ele andou melhor (o bichinho tinha 7 metros para somente dois lugares). Quem fez o interior foi o Barris e o Bill cuidava do exterior. O carro ficou pronto em 11 de outubro (teve início na verdade em 1º de setembro). Curiosidade: Uma vez quando o Batman chegava na Bat-caverna (estúdio turma...), ele pisou no freio e este carro de 3 toneladas, não freou, ou seja, levou parte da Bat-caverna no peito!!! O Adan West, depois disso, não queria mais entrar na Bat-caverna, então quem colocava o carro lá eram Hubie Kerns e Victor Paul... Dúvidas sobre ser o Batman viado? O Adan West (Batman), só voltou a colocar o Batmobile na Bat-caverna na segunda temporada - quando aprendeu a dirigir!


Para o filme Return to the Batcave, de 2002, o primeiro Batmobile era trazido por um técnico da Barris Kustom - Tom Wood - encarregado de levar o carro para a première. O que aconteceu? O carro quebrou em plena Los Angeles, engarrafando a Freeway por mais de 1 hora... Isso sem contar que foi um problema senegalês, colocar este carro de 3 toneladas e com 7 metros, num caminhão plataforma (o carro foi a princípio todo coberto, para não ser fotografado, e subiu na plataforma - mas a cobertura não deu certo e ai...). Hoje o George Barris é proprietário do primeiro carro e a primeira réplica (a réplica #3, pertence a Collection Petersen de Los Angeles; a #2 ao museu de carros The Star, em Keswick, Inglaterra, na companhia de outro Batmobile desenhado por Anton Furst - do filme Batman - 1989).

Outra foto chocante: Olhem por de baixo do Batmobile #1 - Que horror...
http://www.1966batmobile.com/undercar.jpg

http://www.1966batmobile.com/underone1.jpg

Na lateral do Batmobile foi colocado o símbolo da Barris, que vocês nunca notaram (assim como, nunca notaram que o carro tinha placas):

http://www.1966batmobile.com/vintageBarriscrest2.jpg

A idéia era que a dupla tivesse "visibilidade" no carro, de forma fácil. As três fotos abaixo são exemplos deste conceito, apesar de que na primeira - o pentelho do Robin, estava involuntariamente no volante (mas o Batman tinha uma luvinha 3/4 de cetim, que denuncia):

http://www.1966batmobile.com/bandrint.jpg

http://www.1966batmobile.com/bwbandr.jpg

http://www.javelinamx.com/Batmobile/robin.jpg

A partir do primeiro Batmobile, foram criados mais dois outros (agora em fibra), com nova motorização e transmissão. Entre outubro de 65 a janeiro de 67 foram produzidos 4 "Batmóveis", ou seja, um original e 3 réplicas (foi produzido um "Batmóvel" Dragster, para promoção do filme do Batman nos EUA, mas este não estrelou nem no cinema, nem na série. Como diria o menino prodígio: "...por mil rotações - Batman!"). Abaixo, as 3 réplicas:

http://www.javelinamx.com/Batmobile/batmo_01.jpghttp://www.javelinamx.com/Batmobile/bc1-0001.jpghttp://www.javelinamx.com/Batmobile/batmo_02.jpg

O carro tinha de tudo: sistema de fumaça; Bat-phone, raio laser, o útil Bat-turn (que fazia o carro virar 180º sem fazer a manobra), dois para-quedas para frear, um turbo-jato, lança fogutes, etc.

http://www.javelinamx.com/Batmobile/tvg1.jpg

Foram criados outros veículos para esta trupe, como a Batbike em 66, esporadicamente utilizada com um side-car para o pentelho do agregado (era uma Yamaha Catalina YDS-3, de 250cc, que causou uma revolta entre os locais, pois, estes queriam que o Batman utilizasse uma HD!). Foi criado, também, um Batboat em 67 e um Batcopter. Todos os 120 episódios tinham a duração de 30 minutos cada.

An appearance of the Batmobile



http://www.javelinamx.com/Batmobile/bkbat04.jpg

http://www.1966batfan.com/batgirl_42.jpg

http://www.1966batfan.com/batboat28.jpg

Antes da saída da Bat-caverna e depois da saída
http://www.javelinamx.com/Batmobile/bkbat02.jpg
http://www.1966batmobile.com/cave.jpg






Luis Cezar

Nenhum comentário: