Há notícias que o Autódromo de Interlagos vai receber em 2009, antes da corrida de F1, carros do Campeonato de F1 Histórico, sob o manto e regulamento da FIA (vide: http://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/A17F9649D9496C33C125739A003B6004/$FILE/HF1_SportRegs_10.11.08.pdf). Noticia-se que esta prova ocorrerá ou no dia 21 ou 22 de março (ou em ambos os dias, com duas provas seguidas - uma depois do treino da F1 no sábado, e outra antes da prova de F1 no domingo). O grid geralmente é formado entre 22 a 26 carros clássicos de F1.
Criado em 1994 o FIA Historic Formula One Championship é uma homenagem ao esporte de velocidade mais amado pelo mundo, dando oportunidade para os mais jovens, observarem na prática o progresso da F1, e dando por outro lado, oportunidade aos mais velhos, de reverem essas máquinas, que foram impulsionadas por lendas como o Gilles Villeneuve, Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Keke Rosberg, Nelson Piquet e outros. Os carros participantes ficam entre 1966 e 1985, ou seja, abrange um período de 20 anos importantes de corridas de F1. Alguns colecionadores, tem carros fantásticos como o Bernie Ecclestone que tem o Jackie Stewart Tyrrell's 001; o ex Steffan Johannsen Tyrrell 012 e do belo Brabham BT49. O Campeonato é dividido em 4 classes de acordo com a faixa etária (dos carros).
O Steve Hartley foi o cara que mais ganhou o campeonato, nos últimos anos com sua Arrows A6, que luta contra Tyrrell 001, Minardi F185, Tyrrell P34 e Williams FW07C. Desses eventos o que eu mais gosto é o de Silverstone Classic onde há outras provas de carros históricos, e o Jim Clark Revival. São os top destes eventos.
Notem, que não há pilotos "históricos" pilotando esses carros, mas sim milionários novos ou históricos, que tem esses F1 na garagem (alguns alugam, outros emprestam para alguns pilotos mais jovens, mas quase todo o grid é formado por seniores). Esse ano tivemos pela FIA Historic provas de monopostos (F1 e Formula Jr). A classificação desse ano em Historic F1 foi a seguinte:
Formula One Championship | Issue Date: |
24/04 16/05 07/06 28/06 25/07 28/09 | Hockenheim (D) Spa-Francorchamps (B) Monza (I) Brands Hatch (GB) Silverstone (GB) Nürburgring (D) |
FIA Historic Formula One Championship
Pos | Drivers | Class | D | B | I | Pts |
1 | Mauro PANE (I) | B | 6 | 10 | 10 | 26 |
2 | Steve HARTLEY (GB) | D | 7 | 7 | 7 | 21 |
3 | Richard EYRE (GB) | C | 6 | 4 | 9 | 19 |
4 | Peter SOWERBY (GB) | C | 9 | 6 | 2 | 17 |
5 | Abba KOGAN (BR) | A | 10 | 0 | 3 | 13 |
6 | Peter MEYRICK (GB) | B | 2 | 6 | 4 | 12 |
7 | Joaquin FOLCH (E) | C | 0 | 10 | 1 | 11 |
= | Katsu KUBOTA (J) | C | 5 | 0 | 6 | 11 |
9 | Bobby VERDON-ROE (GB) | B | 10 | 0 | 0 | 10 |
10 | Patrick D'AUBREBY (F) | D | 0 | 0 | 9 | 9 |
11 | Rodrigo GALLEGO (P) | B | 3 | 3 | 2 | 8 |
12 | John DELANE (USA) | USA | 0 | 0 | 7 | 7 |
13 | Peter DUNN (GB) | GB | 0 | 0 | 6 | 6 |
= | Gunther ALTH (A) | A | 6 | 0 | 0 | 6 |
15 | Dan COLLINS (GB) | C | 2 | 3 | 0 | 5 |
16 | Hubertus BAHLSEN (CH) | C | 3 | 0 | 1 | 4 |
= | David COPLOWE (GB) | C | 0 | 1 | 3 | 4 |
= | David ABBOTT (GB) | C | 1 | 0 | 3 | 4 |
= | Christophe D'ANSEMBOURG (B) | B | 0 | 4 | 0 | 4 |
= | Peter WUENSCH (D) | B | 4 | 0 | 0 | 4 |
= | Terry SAYLES (GB) | D | 0 | 4 | 0 | 4 |
22 | Nico BINDELS (L) | C | 0 | 2 | 0 | 2 |
= | Hamish SOMERVILLE (CDN) | B | 0 | 2 | 0 | 2 |
24 | Andrea BAHLSEN (D) | B | 0 | 0 | 1 | 1 |
= | Tony SMITH (GB) | GB | 0 | 1 | 0 | 1 |
= | Michel BAUDOIN (F) | B | 1 | 0 | 0 | 1 |
Tyrell 011
Lotus 88B
Minardi F1-185
Williams FW08/3
Brabham BT48D/18
Arrows A4/2
Lotus 91/20
Arrows A4/4
Lotus 88B
Minardi F1-185
Williams FW08/3
Brabham BT48D/18
Arrows A4/2
Lotus 91/20
Arrows A4/4
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário