Ford Escort MK2
O Ford Escort foi um carro de sucesso, tendo como inspiração e sendo sucessor do Ford Anglia (Lembram do Ford Anglia 105E, que aparece no filme: Harry Potter and the Chamber of Secrets), depois, sendo sucedido pelo Ford Focus, ou seja, fez sucesso de 1967 a 2003. Alguns modelos foram feitos nos EUA, mas o sucesso nas pistas e estradas de rallye, ficou para o modelo MK1 e depois com motores BDA, com o modelo MK2. O nome Escort surgiu em 1950, quando foi dado para a perua Ford Anglia 100E.
O MK2 ou MKII, surgiu no meio de uma grande crise de petróleo, mais precisamente em 2 de dezembro de 1974. Era a segunda geração de Escorts e esta teve uma participação marcante da Ford Alemã, que no seu projeto e desenvolvimento dava ao Escort o codinome de "Brenda". Tinha o modelo L, GL, o Sport, o México e o RS2000 (havia, também, o modelo Ghia). Este carro foi produzido na Ilha Mãe, até agosto de 1980, e em outros países, como o Brasil, até ser substituído pelo Ford Focus.
O MK2 foi muito mais brilhante que o MK1 na opinião dos pilotos e navegadores. Era um carro forte e resistente. O ronco do motor BDA ainda é por demais apreciado pelos admiradores de rallye histórico (na época já era assim). O reinado do MK2 só foi usurpado, pelo Audi Quattro, que terminou com a era de ouro do rallye de velocidade, para iniciar uma outra era, que perdura até hoje, com os carros 4x4.
O modelo México, tinha um motor de 1.6l OHC do Ford Pinto no Reino Unido, em outros mercados era utilizado o motor Kent 1.6l, chamado Sport. O modelo RS2000 surgiu da evolução do RS1600 e RS1800. Para a homologação internacional, a Ford fez 50 carros com este último motor (necessitava-se na época da fabricação de 400 modelos). Hoje o RS1800 são raros. Na verdade os times particulares usaram vários destes modelos, para as provas de época, tornando-os ainda mais raros.
O motor 1.6l tinha 1.598cc e equipava os carros de série, já o Ghia tinha 84hp e era mais luxuoso. O motor 2.ol na versão RS2000, nada mais era do que o motor do Ford Pinto, que atingia a marca dos 177kph (era um motor muito fácil de colocar, também, no modelo antigo - MK1 - muitos são equipados com este motor e com o câmbio do Ford Sierra de 5 marchas).
O Brasil nunca fez o MK2, mas a Ford australiana fez este carro em linha, mas não foi um sucesso, pois, havia a concorrência dos carros japoneses. Lá o motor era o Kent 1.6l OHV e o do Cortina 2.ol Pinto, sendo produzidos de 1979 a 1980. Na Nova Zelândia o MK2 era montado (CKD), sendo vendido nas versões 1.1, 1.3 (L, GL, 1300 Sport e peruas), além do 1.6 Ghia e 1600 Sport. A partir de 1980, nestes mercados a Ford passou a fabricar o Laser, com motorização do 323 da Mazda.
O MK2 ou MKII, surgiu no meio de uma grande crise de petróleo, mais precisamente em 2 de dezembro de 1974. Era a segunda geração de Escorts e esta teve uma participação marcante da Ford Alemã, que no seu projeto e desenvolvimento dava ao Escort o codinome de "Brenda". Tinha o modelo L, GL, o Sport, o México e o RS2000 (havia, também, o modelo Ghia). Este carro foi produzido na Ilha Mãe, até agosto de 1980, e em outros países, como o Brasil, até ser substituído pelo Ford Focus.
O MK2 foi muito mais brilhante que o MK1 na opinião dos pilotos e navegadores. Era um carro forte e resistente. O ronco do motor BDA ainda é por demais apreciado pelos admiradores de rallye histórico (na época já era assim). O reinado do MK2 só foi usurpado, pelo Audi Quattro, que terminou com a era de ouro do rallye de velocidade, para iniciar uma outra era, que perdura até hoje, com os carros 4x4.
O modelo México, tinha um motor de 1.6l OHC do Ford Pinto no Reino Unido, em outros mercados era utilizado o motor Kent 1.6l, chamado Sport. O modelo RS2000 surgiu da evolução do RS1600 e RS1800. Para a homologação internacional, a Ford fez 50 carros com este último motor (necessitava-se na época da fabricação de 400 modelos). Hoje o RS1800 são raros. Na verdade os times particulares usaram vários destes modelos, para as provas de época, tornando-os ainda mais raros.
O motor 1.6l tinha 1.598cc e equipava os carros de série, já o Ghia tinha 84hp e era mais luxuoso. O motor 2.ol na versão RS2000, nada mais era do que o motor do Ford Pinto, que atingia a marca dos 177kph (era um motor muito fácil de colocar, também, no modelo antigo - MK1 - muitos são equipados com este motor e com o câmbio do Ford Sierra de 5 marchas).
O Brasil nunca fez o MK2, mas a Ford australiana fez este carro em linha, mas não foi um sucesso, pois, havia a concorrência dos carros japoneses. Lá o motor era o Kent 1.6l OHV e o do Cortina 2.ol Pinto, sendo produzidos de 1979 a 1980. Na Nova Zelândia o MK2 era montado (CKD), sendo vendido nas versões 1.1, 1.3 (L, GL, 1300 Sport e peruas), além do 1.6 Ghia e 1600 Sport. A partir de 1980, nestes mercados a Ford passou a fabricar o Laser, com motorização do 323 da Mazda.
Fotos e filminhos - é claro:
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Luis Cezar
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